SBB

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

FRASE DA SEMANA

"OS HOMENS, PELO EMPENHO DE ALCANÇAR MELHOR CONDIÇÃO DE VIDA, SE ESQUECEM DE VIVÊ-LA".

*******************************

"Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes, pois Ele o dá aos seus amados enquanto dormem".
Salmo 127.2

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

CONGRESSO PARANAENSE

JOVENS LUTERANOS DO PARANÁ ANIMEM-SE!!!
VAMOS PARTICIPAR DO CONGRESSO PARANAENSE DE JOVENS NOS DIAS 7,8,9 DE SETEMBRO DE 2012, IMBITUVA,PR.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

IMAGEM DA SEMANA

O Jardim da Escola Bíblica está cada dia mais bonito.Vejam crianças, como Papai do céu fez crescer e florecer as mudinhas pequeninhas que vocês plantaram. Parabéns crianças! O pátio da Igreja está mais lindo!

terça-feira, 28 de agosto de 2012

NOTÍCIAS DA IELB

     Departamentos do Conselho Diretor da IELB realizaram encontro no final de semana(16 a 19 de agosto de 2012)
    A segunda Reunião dos Departamentos do Conselho Diretor da IELB, de 2012, iniciou os trabalhos, na quinta-feira, dia 16/08. A Comissão de Planejamento, o Departamento de Missão e o de Expansão Missionária( que tem a presidente da LSLB como uma das integrantes) realizaram suas reuniões iniciais, na quinta e na sexta-feira, no Centro Administrativo da IELB. Também na sexta-feira aconteceu reunião da Diretoria do Conselho Diretor, Diretoria Nacional da IELB e Comissão de Eventos, além do encontro dos integrantes do Departamento de Ensino, no Seminário Concórdia.
     A abertura oficial da Reunião dos Departamentos do CD aconteceu na manhã de sábado, 18/08, no Seminário Concórdia, com devoção do pastor Elmar Regauer e saudação dos presidentes da IELB e do Conselho Diretor. O devocionista destacou a importância do ensino para o conhecimento e a sabedoria. “Cada um de nós pode ensinar alguma coisa. Ensinar é fazer pensar. Temos o desafio de fazer a igreja pensar, diante de um mundo que produz e consome muita informação”, enfatizou.
     Após sua saudação aos integrantes dos Departamentos de Educação Cristã, Expansão Missionária, Administração, Ensino, Comunicação e Ação Social, em reunião realizada no final de semana, o presidente da IELB, pastor Egon Kopereck, anunciou o resultado da eleição para a escolha do novo diretor do Seminário Concórdia, que assumirá o cargo em 2013.
     O escolhido foi o pastor Leonerio Faller, da CEL Da Penha, RJ. Leonerio tem 52 anos e é natural de Itaguagu, ES. Casado com Márcia Faller, é pai de Rain e Ruan. Formou-se em Teologia pelo Seminário Concórdia, em Porto Alegre, no ano de 1983. É mestre em Missiologia pelo Centro de Missão, MG, em 2002.
     Foi pastor-missionário em Campina Grande, PB, durante oito anos e em Santa Rita do Passa Quatro, por cinco anos. Desde 1997 atua na CEL Da Penha, no RJ. “Sou grato por ter sido eleito para este cargo tão importante e função tão desafiadora na IELB. Agradeço pela confiança depositada pelos que me indicaram e que me elegeram. Coloco-me como servo de Cristo para continuar servindo-o na IELB, agora, nessa nova função”, declarou o pastor.
     O encontro encerrou no início da tarde de domingo. A reunião anual do Conselho Diretor da IELB acontecerá de 11 a 14 de outubro.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

GRUPOS DE ESTUDO DO PEM



Este grupo de Estudos do PEM é o de nº 13 da Paróquia Santíssima Trindade de Prudentópolis, PR. Formado por 9 famílias ( 24 pessoas). Neste dia tivemos a presença de 20 pessoas. Participação de 85%.
Quem participa do PEM amplia seus conhecimentos bíblicos, fortalece a fé em Cristo e a comunhão com os irmãos.

domingo, 26 de agosto de 2012

MENSAGEM DE DOMINGO

A mãe que eu queria ser...

     ...pedi em oração ao meu Criador ao agradecer-lhe ter Ele me permitido cumplicidade na sua obra. À medida que o pequeno ser crescia junto ao meu coração, mais razões tinha para agradecer e pedir bênçãos ao bondoso Deus.
     Eu gostaria de ser uma mãe digna da confiança que o Senhor depositara em mim permitindo que a pequena semente germinasse e aos poucos fosse alcançando a forma de uma pessoa, com cabeça, tronco, membros e toda a maravilhosa estrutura que compõem o ser humano, incluindo a parte invisível: raciocínio, os cinco sentidos, os sentimentos, e a alma, que é o sopro de Deus.
     A alma. De todos os desafios de cuidar e educar meu bebê, o que considerava (e considero) o mais importante na missão materna, era o de conduzi-lo ao conhecimento do Deus Triúno, para que viesse a saber do conforto, da segurança, da bondade e misericórdia que nos são doados graciosamente. Acima de tudo, rogava ao Senhor que lhe fosse dada fé incondicional, pela qual viesse a crer na maneira como obtemos a salvação através do nascimento e morte na cruz, do nosso único e suficiente Redentor Jesus.
     Sim, a mãe que eu gostaria de ser, pedi em oração ao meu Deus e Criador. Em resposta, ele me deu forças quando delas precisei, me confortou e assim me aconselhou através das Escrituras Sagradas: ‘Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.’ Pv 22.6 ‘A vara e a disciplina dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma vem a envergonhar a sua mãe.’ Pv 29.15
     Ser mãe é um longo aprendizado, que começa durante a gravidez e continua mesmo já sendo avós. Porque o título de mãe não indica uma profissão com direito a férias, a ‘cochilos no expediente’ ou a aposentadoria após determinado tempo ou alcançada certa idade. O título de mãe, indica uma nobre missão: ser responsável pelo corpo e pela alma de seus filhos amados. Ou podemos amar uma criança e não nos importarmos onde ela passará a eternidade?
     Por isso as mães precisam de uma firme e contínua parceria com Deus. Não há melhor fonte de ajuda e nem melhor conselheiro.
      Que o Senhor nos guie e dê sabedoria nesta nossa bela e gratificante missão!
Elaine Ikkert Stahlhoefer

sábado, 25 de agosto de 2012

Conheça a Bíblia - Cântico dos Cânticos

TEMA DO LIVRO: Este poema descreve o gozo e o êxtase do amor. Simbolicamente tem sido aplicado ao amor de Deus por Israel e ao amor de Cristo pela Igreja.


O título diz que Salomão é o autor. Isto está de acordo com o conteúdo do livro. Até agora ninguém apresentou um caso convincente contra a paternidade literária de Salomão. Foi rei de Israel entre os anos 973 a 933 a.C., aproximadamente.

O livro descreve o amor e casamento de Salomão (chamado o amado) com uma jovem camponesa (denominada sulamita). Compõe-se totalmente de discursos pronunciados principalmente pela sulamita e por Salomão. Visto como se trata de poesia oriental antiquíssima, difere basicamente da forma como um escritor devoto da atualidade poderia apresentar as mesmas idéias básicas. Descreve a beleza do amor puro entre uma mulher e um homem, amor que se aprofunda numa devoção recíproca e imperecível. A mensagem fundamental é a pureza e o caráter sagrado do amor no casamento - mensagem muito necessária em nossos dias de tantas promessas matrimoniais quebradas e de divórcios fáceis.

Ao mesmo tempo, os Cantares de Salomão lembram-nos que o que sustenta todo o amor humano puro é o maior e mais profundo de todos os amores - o amor de Deus, que sacrificou a seu Filho para redimir os pecadores, e do amor do Filho de Deus que sofreu e morreu por sua esposa, a Igreja. Cantares de Salomão não é alegoria nem tipo, mas uma parábola do amor divino que constitui o pano de fundo e a fonte de todo o verdadeiro amor humano. 

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

FRASE DA SEMANA

"É IMPOSSÍVEL AO HOMEM SE DESESPERAR, SE SOMENTE LEMBRAR-SE DE QUE SEU AUXILIADOR É ONIPOTENTE".

***************************************

"Elevo os olhos para os montes; de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra".
Salmo 121.1,2

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

CONGRESSO PARANAENSE

JOVENS LUTERANOS DO PARANÁ ANIMEM-SE!!!
VAMOS PARTICIPAR DO CONGRESSO PARANAENSE DIAS 7,8,9 DE SETEMBRO DE 2012 EM IMBITUVA,PR. 

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

IMAGEM DA SEMANA


Lago para criação de peixes na chácara do pastor Danilo Neuenfeld
Cruz Machado, PR

terça-feira, 21 de agosto de 2012

REFLEXÃO

Buscar soluções para realizar nossos sonhos...
Com as ferramentas que o SENHOR nos oferece em sua PALAVRA...
E AGRADECER pelo que temos!
Este é o desafio!
(Sérgio Reichert me enviou esta reflexão)
     Caros, recebi esta mensagem e a compartilhei, pois achei que é a MAIS BELA MESA DE SINUCA QUE JÁ VI NA VIDA!
 
     E a gente ainda reclama, que em algumas mesas que jogamos, temos descaídas, tacos ruins...

     Viva a criatividade que faz com que sonhos possam se tornar realidade e viva a esperança que nos faz agradecer pelo que temos e nos ajuda a caminhar em busca de coisas melhores e viva a simplicidade, que nos faz ficar mais perto da perfeição...

     O mais importante da vida não é o que temos, mas o que somos e o que fazemos com as coisas que temos...pessoas amam coisas e usam pessoas, quando deveriam amar as pessoas e usar as coisas, saber dividir um pão é uma tarefa fácil, mas nós a tornamos árdua!Demonstrar amor é muito fácil, mas nós preferirmos mostrar orgulho e prepotência...vivemos como se nunca fôssemos morrer e mesmo sem saber, mesmo vivos, estamos mortos...

     Bendito aquele que reconhece sua pequenez, se aconchega a Deus, este terá vida e vida em abundância, mesmo que, para jogar uma sinuquinha, tenha que construir a mesa de pau a pique, juntar uns limões para servirem de bolas...pois Deus abençoará.
     Estarão entre amigos, se divertindo, tendo o sol como iluminação da mesa, o vento como substituto ao ar condicionado...enfim, serão as pessoas mais ricas da terra, pois não terão a riqueza de TER, mas a de SER...
Sendo felizes, saudáveis e principalmente sendo gratos por tudo que Deus lhes deu!!! CRISTO é a nossa vida!

     E pode ter certeza, que os meninos que estão jogando nesta mesa, são muito mais humanos do que muitos que estão em seus suntuosos gabinetes, onde a costumeira miopia costuma prevalecer, fazendo com que só enxerguem seus umbigos...

SEJAMOS FELIZES !!!

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

REUNIÃO DOS PASTORES DO DIPARSUL

A reunião dos pastores do DIPARSUL do mes de agosto de 2012, foi realizada na chácara do pastor Danilo Neuenfeld, nas margens da represa Foz do Areia em Cruz Machado.
Estudamos neste dia dois artigos do Livro de Concórdia : Das duas espécies no Sacramento do Altar e Do Matrimônio dos Sacerdotes.
Após o almoço tratamos de assuntos gerais do Distrito, bem como de assuntos particulares dos pastores, para nos aconselharmos mutuamente.

domingo, 19 de agosto de 2012

MENSAGEM


      "Imagine a vida como um jogo, no qual você faz malabarismo com cinco bolas que são lançadas no ar... Essas bolas são: o trabalho, a família, a saúde, os amigos e o espírito.

O trabalho é a única bola de borracha.
Se cair, bate no chão e pula para cima.
Mas as quatro outras são de vidro.
Se caírem no chão, quebrarão e ficarão permanentemente danificadas.

      Entendam isso e assim conseguirão o equilíbrio na vida".

      Como?

Não diminua seu próprio valor comparando-se com outras pessoas.
Somos todos diferentes. Cada um de nós é um ser especial.
Não fixe seus objetivos com base no que os outros acham importante.
Só você tem condições de escolher o que é melhor para si próprio.
Dê valor e respeite as coisas mais queridas de seu coração.
Apegue-se a ela como a própria vida. Sem elas a vida carece de sentido.
Não deixe que a vida escorra entre os dedos por viver no passado ou no futuro.
Se viver um dia de cada vez, viverá todos os dias de suas vidas.
Não desista enquanto ainda é capaz de um esforço a mais.
Nada termina até o momento em que se deixa de tentar.
Não tema admitir que não é perfeito.
Não tema enfrentar riscos. É correndo riscos que aprendemos a ser valentes.
Não exclua o amor de sua vida dizendo que não se pode encontrá-lo. A melhor forma de receber amor é dá-lo. A forma mais rápida de ficar sem amor é apegar-se demasiado a si próprio. A melhor forma de manter o amor é dar-lhe asas. Corra atrás de seu amor, ainda dá tempo!
Não corra tanto pela vida a ponto de esquecer onde esteve e para onde vai.
Não tenha medo de aprender. O conhecimento é leve. É um tesouro que se carrega f acilmente.
Não use imprudentemente o tempo ou as palavras. Não se pode recuperar uma palavra dita.
A vida não é uma corrida, mas sim uma viagem que deve ser desfrutada a cada passo.

Lembre-se: Ontem é histó ria.
Amanhã é mistério e
HOJE é uma dádiva. Por isso se chama "presente".
Brian Dyson (ex-presidente da Coca-Cola Co.)

sábado, 18 de agosto de 2012

Conheça a Bíblia - ECLESIASTES

TEMA DO LIVRO: Na sua busca por felicidade e pelo sentido da vida, este escritor, conhecido como “filósofo”, “Sábio” ou “pregador”, faz perguntas que continuam presentes na sociedade contemporânea.


Quem é Eclesiastes? A palavra significa "homem de assembléia", podendo ser o homem que convoca uma assembléia religiosa (Números 10:7), ou aquele que é seu porta-voz ou pregador. Nosso porta-voz não é um sacerdote que fizesse uso da lei, nem um profeta que fizesse uso da palavra, mas um sábio que fazia uso do conselho (Jeremias 18:18). Grande parte da obra se assemelha ao livro dos Provérbios.

Quem é o autor? De 1:1 se deduz que se trata de Salomão, o primeiro dos sábios de Israel; pelo menos parte do livro reflete as experiências do Sábio.

A quem se dirige o livro? Embora escrito em hebraico, os traços distintivos de Israel são poucos. Nunca se emprega o nome de Deus associado com o concerto ou aliança; Israel é mencionado uma única vez. O autor fala aos filhos dos homens, e por fim à humanidade toda. Apontando para a tolice natural do homem e sua ignorância, prepara o caminho para a sabedoria e para a luz do evangelho.  

Não vemos aqui um otimismo cego: existem muitíssimos problemas sérios da vida para justificar otimismo. Não vemos aqui, tampouco, um pessimismo cínico, visto que o autor é crente no Deus da justiça. Temos aqui um penetrante realismo que faz frente à alegria e à fúria, aos triunfos e às derrotas, um jogo de luz e sombras, e termina afirmando que tudo é vaidade. Sem Deus tudo é ilusão e a vida não tem sentido; contudo, paradoxalmente, a vida toda do homem deve reverenciar e obedecer a Deus, uma vez que é a ele que finalmente prestaremos contas.  

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

FRASE DA SEMANA

"O HOMEM VENCEDOR PODE TER SIDO DEIXADO NO BANCO VÁRIAS VEZES, MAS ELE NÃO DEU OUVIDOS AO TÉCNICO".

**************************************

"Pois sete vezes o justo cairá, e se levantará, mas os ímpios são derrubados pela calamidade".
Provérbios 24.16

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

CONGRESSO JELPAR

JOVENS LUTERANOS DO PARANÁ ANIMEM-SE!!
VAMOS PARTICIPAR DO CONGRESSO PARANAENSE NOS DIAS 7,8,9 DE SETEMBRO DE 2012- IMBITUVA, PR.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

IMAGEM DA SEMANA


Vulcão em atividade!
Olhando na foto até que é lindo! 


terça-feira, 14 de agosto de 2012

REFLEXÃO

Vencendo a Corrida!

        Estamos vivendo um momento Olímpico, as Olimpíadas de Londres. Todos os dias podemos acompanhar corridas e outras competições. A Palavra de Deus compara a vida cristã também a uma corrida. A carta aos Hebreus orienta e encoraja os cristãos diante das provações, garantindo-lhes que não estão sozinhos; e que se fixarem o olhar para Jesus Cristo, terão ânimo para resistir contra o pecado e coragem diante da repressão.

        É interessante que o autor desta carta bíblica emprega a imagem de uma corrida como segredo para a vitória espiritual. Depois de mencionar uma lista de verdadeiros atletas da fé, ele nos conduz para uma corrida vitalícia que exige muita perseverança. E, então, aponta para o grande vencedor, dizendo: “Conservemos os nossos olhos fixos em Jesus, pois é por meio dele que a nossa fé começa, e é ele quem a aperfeiçoa. Ele não deixou que a cruz fizesse com que ele desistisse. Pelo contrário, por causa da alegria que lhe foi prometida, ele não se importou com a humilhação de morrer na cruz e agora está sentado do lado direito do trono de Deus” (Hb 12.2).

        Jesus competiu na corrida por nós e obteve a vitória. Nós somos fracos e incapazes de correr. Porém, Deus supre as nossas forças pela morte e ressurreição de seu Filho Jesus Cristo, de tal maneira que continuamos a correr, sem desanimar, a corrida marcada para nós.

        Os cristãos de hoje também têm seus fardos e enfrentam provações que impedem uma melhor comunhão com Deus e um testemunho mais vibrante do amor de Cristo. Medo, comodismo, desinteresse, ambição material, descompromisso, são alguns exemplos de coisas que desviam o atleta cristão da rota a ser percorrida e do seu foco final. Cuidemos para que nada disso nos desvie do rumo certo.

        Que Deus nos ilumine para que possamos enxergar sempre melhor o objetivo que nos é proposto por Jesus. E que nos faça sábios para o entendimento da sua Palavra, nos animando a vivenciá-la, diariamente.

        Oremos: Agradecemos-te, Senhor Jesus, pela corrida que por nós venceste e pela bênção que nos concedes de participar dela. Perdoa-nos quando desviamos o nosso olhar de Ti e levanta-nos quando caímos. Dá-nos sabedoria e perseverança. Aumenta a nosso FÉ para podermos chegar a linha de chegada e receber a Coroa da Vida. Em teu nome, Senhor Jesus, agradecemos e pedimos. Amém.

 Um abraço e que Deus te abençoe sempre.
Pastor Ari Schulz
Pastoral do CEULP/ULBRA
Fone: (63) 3219-8051 ou 92249827

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

CASAMENTO

No último dia 4 de agosto de 2012, foi realizado o enlace matrimonial dos jovens: Anderson Gonçalves e Thiana Caroline Pontarolo.
A cerimônia foi realizada na Igreja Evangélica Luterana Santíssima Trindade de Prudentópolis.
Desejamos as mais ricas bênçãos de Deus sobre o novo casal.
************************************

BATISMO

ELOISE STÜBBE
Filha de John Dilamar e Eliane Aparecida S. Stübbe foi batizada no dia 12 de agosto de 2012, na Igreja Evangélica Luterana Santíssima Trindade de Prudentópolis.
Seus padrinhos são:
Martinho Frederico Voss e Maria Cleonice Voss
Antônio Eliseu Ramalho e Delzite de Lima Ramalho
Seja bem-vinda a Família Cristã, Eloise, e que o bondoso Deus a abençoe ricamente.

**************************************
Crianças da Escola Dominical homenagearam os pais pelo transcurso do Dia dos Pais.

As crianças cantaram dois hinos: "Deus gosta de você" e  "Meu paizão".



domingo, 12 de agosto de 2012

 PAI, QUE DEUS O ABENÇOE! TE AMO! FELIZ DIA DOS PAIS! É ISTO QUE EU QUERIA DIZER HOJE!

MENSAGEM


       Às vezes faz noite em nossa vida. Tudo escurece. Tudo parece difícil. Nada mais dá certo. Falta coragem para novos empreendimentos. Em cada olhar, em cada gesto dos nossos amigos, começam ignorar-nos. Enfim, a vida perdeu o entusiasmo.

MENSAGEM DO DIA:

        Será que podemos confiar plenamente no que as pessoas dizem?Existem pessoas que honram a sua palavra? A experiência diária parece indicar que a resposta a estas perguntas está sendo cada vez mais negativa. Diminui o número de pessoas em cuja palavra se pode confiar e diminui a credibilidade de uma forma geral. Escutamos tantos discursos vazios e ouvimos tantas mentiras, que desconfiamos de todos, ainda mais quando as pessoas falam e não provam o que dizem.      
       Certa vez Jesus disse aos seus discípulos: ”Faz-te ao largo e lançai as vossas redes para pescar”. A ordem de Jesus soava estranha para os pescadores, uma vez que não haviam apanhado nada. Mesmo cansado Pedro não duvidou da ordem de Jesus. ”Sobre a tua palavra lançarei as redes”. Também Deus nos convida para lançarmos as redes em meio ao cansaço e angústia que nos deparamos no dia-a-dia.
Alcemar Cabreira - Pastor da IELB

sábado, 11 de agosto de 2012

Conheça a Bíblia - Provérbios


TEMA DO LIVRO: Este é um livro de máximas de sabedoria, de ensinamentos éticos e de senso comum acerca de como viver uma vida reta.

Salomão escreveu a maior parte dos provérbios. A literatura proverbial escrita já era antiga no Oriente Próximo. Estudos recentes (nem todos publicados) de contatos linguísticos e fundos literários da região norte de Canaã, do Egito, da Mesopotâmia e de países heteus (hititas) indicariam que o livro de Provérbios foi escrito na primeira metade do primeiro milênio antes de Cristo.

Há também os poemas de Agur, de Lemuel, e da esposa virtuosa. Eles não têm data conhecida, mas poderiam ter sido acrescentados anteriormente, no tempo de Ezequias, embora talvez mais tarde. Assim, a data mais antiga para o livro dos Provérbios seria o reinado de Ezequias, imediatamente depois do ano 700 a.C., ou, quem sabe, algum tempo depois.

Nos Provérbios, a sabedoria começa em Deus. Os sábios se colocam em um mesmo nível. Trata-se dos que confiam em Deus, que o conhecem, que refletem esta confiança e este conhecimento mediante sua conduta reta e amorosa para com seus semelhantes, de acordo com princípios divinamente aprovados. O bom e o mau estão vinculados com a recompensa e com o castigo, uma vez que Deus incorpora em si mesmo o amor e a justiça , de modo que deve promover o bem e evitar o mal.

Os padrões positivos e negativos do livro dos Provérbios proporcionam-nos uma prova valiosa de conduta pessoal. O Senhor Jesus Cristo aconselha seus discípulos a serem "prudentes como as serpentes" (Mateus 10:16). A sabedoria dos Provérbios é o adorno do Antigo Testamento, que respeita às muitas exortações práticas das epístolas do Novo Testamento, referindo-se aos muitos aspectos de nossa conduta diária.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

FRASE DA SEMANA

" A MELHOR MANEIRA DE SE ENSINAR O CARÁTER É TÊ-LO EM CASA".

**************************************

" O justo anda na sua integridade; bem-aventurados são os seus filhos depois dele".
Provérbios 20.7

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

CONGRESSO JELPAR

JOVENS LUTERANOS DO PARANÁ ANIMEM-SE!!
VAMOS AO CONGRESSO EM IMBITUVA DIAS 7,8,9 DE SETEMBRO DE 2012.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

terça-feira, 7 de agosto de 2012

REFLEXÃO

          Na fila da morte!!!
        A história de um jovem atirando e matando em uma universidade não é novidade. Porém o fato novo é a declaração de que o assassino teria organizado uma “fila” das vítimas. Isso ocorreu em uma pequena Universidade dos Estados Unidos.
       Imaginem a angústia daqueles que estavam nessa fila!
       A verdade é que podemos comparar nossas vidas como que numa fila para a morte, de forma que a cada dia, certamente nossa vez vai se aproximando.
       A diferença é que não precisamos andar nesta fila angustiados e temerosos. Isso porque num domingo do primeiro século Jesus ressuscitou. Ele que fora crucificado na sexta-feira anterior, voltou à vida e transformou a profunda angustia da morte em esperança.
Jesus já havia ressuscitado outras pessoas, como a filha de Jairo (Mc 5), e um amigo íntimo chamado Lázaro (Jo 10). Aliás, esse tal de Lázaro já tinha sido sepultado há quatro dias.
       Mas no Domingo da primeira Páscoa do Novo Testamento, Jesus não venceu a morte de um homem apenas, mas arruinou o poder da Morte. Assim está escrito em 1 Co 15.56: O que dá à morte o poder de ferir é o pecado. Em sua morte, Jesus tomou sobre si o nosso pecado. E Ele, mesmo sem ter pecado algum, sofreu a maldição da morte (Gl 3.13), para pagar por todos os pecados e vencer a morte com a ressurreição.
       Apesar da obra da redenção estar consumada, continuamos na fila, e nos aproximamos todos da nossa morte, porém, os que creem em Jesus não precisam se angustiar, pois eles receberam a promessa de que não sofrerão a Segunda Morte.
       Mas o que é essa Segunda Morte? É a eterna angústia da condenação (Ap 20.14)!
       Por isso poderíamos repetir o famoso versículo de João 3.16 escrevendo: porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito, para que todo o que nele crer, não pereça (sofra a segunda morte), mas tenha a vida eterna.
       Davi escreveu: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo (Sl 23.4).”
        Ainda que estejamos na Fila da Morte, não teremos medo de nada, pois já temos a Vida Eterna, e a presença consoladora para cada passo de nossas vidas já aqui nessa Grande Universidade que é a nossa vida.
Pastor Ismar L. Pinz

domingo, 5 de agosto de 2012

MENSAGEM

Pela espada e pelo Espírito



       Nos últimos estudos, ouvimos falar que Jesus é Deus entrando na história da humanidade, é o Guerreiro enviado por Deus para cumprir a Missão de Resgate. Essa Missão é o plano traçado por Deus, executado por Jesus, e anunciado pelo poder do Espírito Santo, no qual Jesus libertou a humanidade do poder do pecado. Ele fez isso morrendo em nosso lugar, carregando na cruz o peso dos nossos pecados; e o plano de Deus era claro, era preciso que o cordeiro oferecido em sacrifício (Jesus) não tivesse manchas, que fosse puro, sem pecado (Ex 12.1-5). Mas, se Jesus era tão humano quanto cada um de nós, como ele fez isso?
Jesus viveu pela espada
      O capítulo 4 de Mateus começa afirmando que Jesus foi levado ao deserto para ser tentado pelo Diabo. Você consegue se imaginar no lugar de Jesus? O que você faria se estivesse em um deserto, acompanhado somente pela pessoa que mais quer o seu mal? Depois de 40 dias, você está com fome, cansado, e com a pior companhia possível. Seu inimigo põe em questão quem você realmente é (Mt 4.3 e 6), duvida de sua honra, de seu potencial. Ele até mesmo propõe um acordo, dizendo que pode livrar você da situação horrível em que se encontra, se você fizer algo humilhante – e que não deveria fazer – para ele (Mt 4.8-9).
Jesus agiu com firmeza, com o foco na Missão que tinha para cumprir, sabendo que não poderia se render, pois tudo isso estava nos planos de Deus. Ele tinha perfeita compreensão de qual era o plano, ele sabia que era o Messias, aquele que foi enviado para salvar a humanidade; e tinha certeza disso porque as Escrituras Sagradas anunciavam o plano de forma clara (Lc 24.25-27; Jo 5.39-40; Mt 5.17-18). Por isso, em todos os momentos e na hora da dificuldade, Jesus viveu pela espada, a mais poderosa arma, que é a Palavra de Deus (Mt 4.4, 6 e 10).
Jesus viveu pelo Espírito
      Jesus foi tentado da mesma maneira que nós, mas não pecou (Hb 4.15); isso foi possível porque ele viveu pelo poder do Espírito. No batismo, o Espírito de Deus desceu sobre Jesus (Mt 3.16), e, em seguida, o próprio Espírito o conduziu ao deserto para ser tentado (Mt 4.1). Em toda a sua vida, Jesus estava acompanhado pelo Espírito Santo (Mt 1.20; Lc 1.15; Lc 4.14; Lc 10.21; At 1.2). E, pelo poder do Espírito Santo, a disposição de Jesus era sempre obedecer a seu Pai.
      Como você reagiria se um carpinteiro o convidasse a largar sua profissão – de onde você tira seu sustento – para segui-lo? E se o argumento que ele utilizasse não garantisse um salário melhor, e na verdade, nem sequer um salário? (Mt 4.18-19). Como é que esse homem simples pode ter atraído multidões (Mt 4.25)?
      Jesus viveu pela espada e pelo Espírito. Em Hebreus 4.12, lemos que “a palavra de Deus é viva e poderosa e corta mais do que qualquer espada afiada dos dois lados. Ela vai até o lugar mais fundo da alma e do espírito, vai até o íntimo das pessoas e julga os desejos e pensamentos do coração delas”. O convite que os pescadores receberam veio de um homem cheio do Espírito Santo, e o que ele dizia era capaz de transformar opiniões, arrasar multidões, porque ele tinha palavras que dão vida eterna (Jo 6.67-69).
Para nós, o que isso significa?
      Ser cristão não é garantia de uma vida fácil. As dificuldades virão, acompanhadas de críticas e dúvidas. Se você é cristão, sabe disso. Mas saiba também que nosso General nos convida a vivermos com ele, pela espada e pelo Espírito (Ef 6.17-18).
      Em meio a tentações, tome a espada em punhos. A Bíblia tem tanta importância, não porque nela você vai encontrar um manual, uma receita para viver de forma correta, mas porque ela pode “dar a sabedoria que leva à salvação, por meio da fé em Cristo Jesus” (2 Tm 3.15). A palavra de Deus não vai garantir que você não caia, ou que você não passe por dificuldades, mas vai lembrá-lo de que Jesus também passou por isso, e venceu. Para ele você pode expor suas fraquezas, e nele você encontrará graça sempre que precisar de ajuda (Hb 4.16).
      Em meio a tentações, ore, pedindo força ao Espírito Santo. No batismo, fomos sepultados com Cristo; e no batismo também fomos ressuscitados com ele por meio da fé (Cl 2.12). Cristo é a nossa verdadeira vida (Cl 3.4); nele somos livres de todo pecado, nele somos feitos novas pessoas (Cl 3.5-10).

sábado, 4 de agosto de 2012

Conheça a Bíblia - SALMOS

ESTAS 150 ORAÇÕES FORAM USADAS PELOS HEBREUS (ISRAELITAS) PARA EXPRESSAR SUA RELAÇÃO COM DEUS. ABRANGEM TODO CAMPO DAS EMOÇÕES HUMANAS, DESDE A ALEGRIA ATÉ O ÓDIO, DA ESPERANÇA AO DESESPERO.


O AUTOR. Segundo os títulos, Davi foi o autor de 73 salmos; Asafe, de 12. Os filhos de Coré, 11; Salomão, 2; Moisés e Etã um cada um. No caso de 50 salmos, não se menciona seu autor. A versão dos Setenta ou Septuaginta acrescenta Ageu e Zacarias como autores de 5 salmos. Então, metade dos Salmos é atribuída por suas inscrições a Davi, o rei cantor de Israel, que em geral procedem da idade áurea de Israel, por volta do ano 1000 a.C. Sem a menor dúvida, alguns foram escritos mais tarde, na época do cativeiro (por exemplo, o Salmo 137).

A reputação de Davi como músico é mencionada repetidamente (II Samuel 23:1; I Samuel 16:18; Amós 6:5). Os livros das Crônicas explicam com clareza que Davi organizou coros no templo e compôs salmos para eles (I Crônicas 16:4, 5; 25:1-5). O próprio Senhor Jesus Cristo fundamentou um importante argumento sobre a validez do título do salmo 110 (Marcos 12:36).

A PECULIARIDADE DA POESIA HEBRAICA. A poesia hebraica não consiste no ritmo, mas principalmente na repetição de pensamentos apresentados em cláusulas paralelas, como, por exemplo: "Não nos tratou segundo os nossos pecados, nem nos retribuiu segundo as nossas iniquidades" (103:10). Se prestarmos atenção a este paralelismo, poderemos, às vezes, interpretar palavras obscuras mediante o paralelo mais claro. Outro recurso que se emprega com freqüência no artifício poético é a dramatização. Davi não escreve para si próprio. Escreve para outros. O salmista escreve para todos nós, e podemos apropriarmos de que aqui também Davi escreve às vezes na primeira pessoa do singular; não obstante isso, proporciona-nos pormenores vividos das experiências do Messias.

O CONTEÚDO. Os salmos expressam verdades profundas num estilo poético, com a intenção de penetrar os recônditos do coração. Devem ensinar-nos que o conhecimento intelectual não é suficiente; o coração deve ser alcançado pela graça redentora de Deus. Cerca da metade dos salmos pode ser classificada como orações de fé proferidas em épocas de angústia. Salmos tão preciosos como os de número 23, 91, 121 e muitos outros, sustentam-nos nos momentos de necessidades mais urgentes, nos fortalece quando a hora da provação nos apanha de surpresa. Mais ou menos 40 salmos são dedicados ao tema do louvor.

É difícil fazer uma classificação minuciosa dos salmos, visto como são obras profundamente poéticas, e um salmo pode tratar de assuntos diferentes. Os salmos do homem justo são representados pelos de números 1, 15, 101. 112 e 133. Seis poderiam denominar-se salmos messiânicos: 2, 21, 45, 72, 110 e 132. Os salmos 32 e 51 são chamados, de modo geral, penitenciais, juntamente com partes dos salmos 38, 130 e 143. Os salmos imprecatórios pedem vingança sobre os inimigos de Deus; são eles: 69, 101, 137 e parte dos salmos 35, 55 e 58. Há, pelo menos, quatro salmos históricos: 78, 81, 105 e 106. Dois ressaltam a Palavra e a Lei de Deus: 19 e 119.

OS SALMOS MESSIÂNICOS. Os salmos messiânicos que se referem a Cristo, no Novo Testamento, são: 2, 8, 16, 22, 40, 41, 45, 68, 69, 89, 102, 109, 110 e 118. Alguns destes são tipicamente messiânicos, isto é, escritos a respeito de nossas experiências em geral, mas aplicados a Cristo. Outros são diretamente proféticos. Os salmos 2, 45 e 110 predizem o Rei messiânico. No salmo 45:6, o Messias é Deus; no 110, é ele o Sacerdote, Rei e Senhor de Davi; no salmo 2, é o Filho de Deus que deve ser adorado. Outros salmos fazem referência a seus sofrimentos (22), seu sacrifício (40), sua ressurreição (16:10, 11). No salmo 89, ele é quem completa a aliança davídica em cumprimento das esperanças de Israel.


sexta-feira, 3 de agosto de 2012

FRASE DA SEMANA

"A AUTORIDADE SEM SABEDORIA É COMO O MACHADO SEM FIO, QUE TENDE MAIS A ESTRAGAR DO QUE A CORTAR".

*******************************************

"... Segundo o poder que o Senhor me deu para edificação, e não para destruição".
2 Coríntios 3.10

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

CRISTÃOS PERSEGUIDOS


POR QUE OS CRISTÃOS SÃO PERSEGUIDOS?
Será por causa da verdade que anunciam? Por que seguem a Cristo Jesus? Por que querem viver num mundo de respeito e de paz?
Palavras de Jesus : "Sabei que antes de odiarem a vocês, adiaram a mim". João 15.18

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

IMAGEM DA SEMANA


Projeto da Escola Bíblica de Prudentópolis "LÁ TINHA LATA, AQUI TEM FLOR" já está dando o ar da graça no pátio da igreja, com estas lindas flores. São dezenas de plantas "Amor-Perfeito" que estão embelezando o jardim da Escola Bíblica. Parabéns crianças e professoras.