SBB

quinta-feira, 31 de outubro de 2013


31 DE OUTUBRO - DIA DE CELEBRAR A REFORMA‏
IELB - Comunicacao (comunicacao@ielb.org.br)Prioridade alta
     Muitas são as histórias que giram em torno do Reformador Martinho Lutero. Uma delas tenta retratar o momento em que Lutero redescobre a verdade bíblica, maravilhosa de que nós somos salvos unicamente por um favor que vem do amor e da misericórdia de Deus.
      Conta-se que em seus primeiros anos como professor, o Dr. Martinho Lutero ministrou lições no Genesis, nos Salmos, em Romanos, Gálatas e Hebreus. Ele passava muitas horas estudando as Escrituras a fim de preparar-se para as suas preleções.
     Em muitas noites quando todos já tinham ido dormir uma luz ainda brilhava no Gabinete de Lutero, que ficava no alto da torre. – Numa dessas noites em 1514, fez uma grande descoberta. Estava trabalhando em suas anotações no livro de Salmos. O Salmista tinha proferido as Palavras de Jesus sobre a cruz: “Deus meu, Deus meu porque me abandonaste?” - Lutero estava intrigado. Porque haveria de o Santo Filho de Deus sentir-se abandonado pelo Pai? É verdade, Lutero já tinha se sentido assim muitas e muitas vezes, mas ele sabia que era pecador, mas Jesus era puro e sem pecado. A única resposta é que Jesus tomou sobre si os nossos pecados. Certamente o Deus que fez isso por nós é um Deus misericordioso. – No entanto, Deus não é apenas misericordioso; ele é também santo e justo.
     Quantas vezes já tinha se deparado com as Palavras "Justiça de Deus". Para ele isso significava que Deus demonstra a sua justiça e retidão punindo o pecador. Por conseguinte tais palavras eram para ele motivo de temor. – Considerando que o apóstolo Paulo muitas vezes mencionava o termo justiça de Deus! Lutero voltou-se para as suas cartas para tentar entender melhor esse termo. Em Rm 1.17 ele leu: “Visto que a justiça de Deus se revela no Evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé.” – Para Lutero não era nada fácil esquecer o que tinha aprendido e o que tinham inculcado em sua cabeça desde que era pequeno. Finalmente pode entender o real significado do termo justiça de Deus, não significava a bondade que o próprio Deus tem, mas sim a bondade que ele nos outorga. Essa justiça não é recompensa por qualquer boa obra que a pessoa possa ter praticado. É um presente gratuito de Deus dado a todo aquele que crê que Jesus sofreu e morreu pelos seus pecados e em seu lugar.
      Essa é a notícia maravilhosa do amor de Deus por nós, somos salvos porque tudo o que tinha que ser feito pelo perdão de nossos pecados foi feito por Jesus.
Rev. Rubens José Ogg – Secretário da IELB

VÍDEO PARA REFLEXÃO

 
UMA CHANCE PRA PAZ

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

IMAGEM DA SEMANA - REFORMA

Martinho Lutero, Reformador da Igreja do século XVI.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

REFLEXÃO


“Na vida não há prêmios, nem castigos. Somente consequências.
Robert Green Ingers
CLUBE DOS 99
 
        Era uma vez um rei muito rico.
      Tinha tudo. Dinheiro, poder, conforto, centenas de súditos.
      Ainda assim não era feliz.
     Um dia, cruzou com um de seus criados, que assobiava alegremente enquanto esfregava o chão com uma vassoura. Ficou intrigado. Como ele, um soberano supremo do reino, poderia andar tão cabisbaixo enquanto um humilde servente parecia desfrutar de tanto prazer?
     - Por que você está tão feliz?, perguntou o rei.
     - Majestade, sou apenas um serviçal. Não necessito muito. Tenho um teto para abrigar minha família e uma comida quente para aquecer nossas barrigas.
     O rei não conseguia entender. Chamou então o conselheiro do reino, a pessoa em que mais confiava.
     -Majestade, creio que o servente não faça parte do Clube 99.
     - Clube 99? O que é isso?
     - Majestade, para compreender o que é o Clube 99, ordene que seja deixado um saco com 99 moedas de ouro na porta da casa do servente.E assim foi feito.
     Quando o pobre criado encontrou o saco de moedas na sua porta, ficou radiante. Não podia acreditar em tamanha sorte. Nem em sonhos tinha visto tanto dinheiro.
     Esparramou as moedas na mesa e começou a contá-las.
     -1,2,3,4....55,56…96, 97, 98,99.
     Achou estranho ter 99. Achou que poderia ter derrubado uma, talvez. Provavelmente eram 100. Mas não encontrou nada. Eram 99 mesmo.
     Por algum motivo, aquela moeda que faltava ganhou uma súbita importância.
     Com apenas mais uma moeda de ouro, uma só, ele completaria 100.Um número de 3 dígitos! Uma fortuna de verdade.
     Ficou obcecado por completar seu recente patrimônio com a moeda que faltava.
     Decidiu que faria o que fosse preciso para conseguir mais uma moeda de ouro. Trabalharia dia e noite. Afinal, estava muito muito muito perto de ter uma fortuna de 100 moedas de ouro. Seria um homem rico, com 100 moedas de ouro.
     Daquele dia em diante, a vida do servente mudou.
     Passava o tempo todo pensando em como ganhar uma moeda de ouro. Estava sempre cansado e resmungando pelos cantos. Tinha pouca paciência com a família que não entendia o que era preciso para conseguir a centésima moeda de ouro. Parou de assobiar enquanto varria chão.
     O rei percebeu essa mudança súbita de comportamento e chamou seu conselheiro.
     - Majestade, agora o servente faz, oficialmente, parte do Clube 99.
E continuou:
     - O Clube 99 é formado por pessoas que têm o suficiente para serem felizes, mas mesmo assim não estão satisfeitas. Estão constantemente correndo atrás desse 1 que lhes falta. Vivem repetindo que se tiverem apenas essa última e pequena coisa que lhes falta, aí sim poderão ser felizes de verdade.
     Majestade, na realidade é preciso muito pouco para ser feliz. Porém, no momento em que ganhamos algo maior ou melhor, imediatamente surge a sensação que poderíamos ter mais. Com um pouco mais, acreditamos que haveria de fato, uma grande mudança.  
     Só um pouco mais. Perdemos o sono, nossa alegria, nossa paz e machucamos as pessoas que estão a nossa volta. E o pouco mais, sempre vira… um pouco mais. O pouco mais é o preço do nosso desejo.
     E concluiu: Isso, majestade, é o Clube dos 99.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

NOTÍCIAS

FALECIMENTOS
Alfredo Rech, nascido no dia 22 de julho de 1936. Faleceu no dia 25 de outubro de 2013, vítima de falência múltipla dos órgãos vitais. Alcançou a idade de 77 anos. Deixa enlutados: sua esposa Ione. As filhas: Serli, Marli, Roseli, Nerli e Célia. Genros, 9 netos/as, 2 bisnetos, 2 irmãos, 2 irmãs. Parentes e amigos. Consolamos aos familiares com as palavras do Apóstolo Paulo: "Partir e estar com Cristo é incomparavelmente melhor".
 
Tereza de Jesus Inácio, nascida no dia 5 de abril de 1948. Faleceu no dia 25 de outubro de 2013, vítima de insuficiência cardíaca/respiratória. Alcançou a idade de 65 anos. Deixa enlutados: seu esposo Hamilton Rech Inácio, o filho Jonas, a filha Jane, genro Abel, nora Taciane, 4 netos, 1 irmão e 2 irmãs, parentes e amigos. Consolamos aos familiares com as palavras do Apóstolo Paulo: "Partir e estar com Cristo é incomparavelmente melhor".
 
A cerimônia fúnebre foi celebrada em conjunto na Congregação Evangélica Luterana Cristo Redentor de Nova Boa Vista e os sepultamentos no cemitério de Manduri. (Alfredo era tio da Tereza, por parte do esposo Hamilton)
 

domingo, 27 de outubro de 2013

MENSAGEM PARA DOMINGO

Um momento com Deus

     Ter um momento com Deus é experimentar uma relação de paz com ele. A nossa oração a Deus é um diálogo com alguém que nos ama, ajuda e que nos tem em alta consideração. Confiando no amor incondicional de Cristo, a nossa vida reassume o sentido original que, desde a eternidade, Deus estabeleceu para a nossa existência.   
     Aproveite todas as oportunidades que você tiver para estar com Deus em oração. Assim você poderá se aproximar do seu Criador, experimentar o seu amor nas suas tristezas e aflições, e agradecer-lhe pelas incontáveis bênçãos que ele lhe concedeu.
Oração:
     Senhor meu Deus, eu reconheço que sou pecador e estou verdadeiramente arrependido e imploro o teu perdão. Agradeço por teres enviado Jesus Cristo, que morreu por todos os meus pecados, e por causa disso tenho a certeza do perdão. Obrigado, amoroso Deus. Amém.

sábado, 26 de outubro de 2013

O QUE ENSINAM OS LUTERANOS

TÁBUA DOS DEVERES
AOS PASTORES
 
"É necessário que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar, não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento; e que governe bem a sua própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo respeito;  não seja neófito, para não suceder que se ensoberbeça, e incorra na condenação do diabo, para que tenha poder, assim para convencer os que contradizem".
(1 Timóteo 3.2, 3-6 e Tito 1.9)

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

FRASE DA SEMANA

"É PREFERÍVEL FALHAR NUMA CAUSA QUE UM DIA TRIUNFARÁ, DO QUE NUMA CAUSA TRIUNFANTE QUE UM DIA FALHARÁ".
**************************
 
"Mas graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo e por meio de nós manifesta em todo lugar o cheiro do seu conhecimento".
2 Coríntios 2.14

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

terça-feira, 22 de outubro de 2013

PARA REFLEXÃO

Os familiares de uma vítima de um crime são obrigados a perdoar ao assassino?

     Esta questão deve ser julgada à luz do episódio de José e seus irmãos ( Gênesis 50.15-21 ). Embora não se tivesse passado da intenção de cometer um crime, esse caso aponta para o perdão como o melhor caminho a ser seguido pelos filhos de Deus, mesmo quando vítimas de um crime. Como José, não devemos querer nos colocar no lugar de Deus e julgar a quem se deve e a quem não se deve negar o perdão que Deus oferece graciosamente a quem se arrepende com sinceridade. Se é difícil perdoar, mais difícil ainda é viver sem perdoar.
     O exemplo de Jesus – vítima pessoal de “latrocínio”, pois teve roubadas as suas vestes ao ser morto na cruz – orando por perdão para seus inimigos, nos deve animar a exercer o perdão em circunstancias idênticas. É claro que perdoar, aqui, não significa que o criminoso fique livre de julgamento e punição em um tribunal humano. Ele deve ser julgado e punido de acordo com a lei civil vigente, como lemos em Levíticos 34.9-15.
     Perdoar, aqui, tem mais haver com a própria alma, com a paz interior das pessoas atingidas. Como o cristão poderá comparecer diante de Deus para pedir perdão de seus pecados, se ele próprio não perdoa os dos outros? Jesus disse: “E quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas.” ( Marcos 11.25 ). Sendo assim, antes de ver este perdão como algo que se é “obrigado” a dar, queremos vê-lo como condição inerente e própria de ser cristão. Porque se é cristão, perdoa-se incondicionalmente. É isso que diferencia o cristão do não-cristo. O cristão que não perdoa, anda de muletas no caminho da santificação e a jato no caminho do pecado, excluindo-se da graça de Deus. (HL)

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

NOTÍCIAS

XVI CONGRESSO CULTURAL E ESPORTIVO DOS JOVENS DO DISTRITO PARANÁ SUL.
 
 
Alguns participantes do Congresso que foi realizado nos dias 19 e 20 de outubro de 2013 na cidade de Guamiranga, PR, na Congregação Cristo.

 
Pastor Carlos W. Chapieski, Conselheiro dos jovens do DIPARSUL, fazendo a Consagração dos elementos da Santa Ceia.

 
Jovens respondendo as questões do Teste de Conhecimento, preparado pelo pastor Martinho F. Voss, de Prudentópolis, sobre Batismo, Oração, Ofício das Chaves e Confissão e Sacramento do Altar, conforme Catecismo Menor. A Juventude Campeã do Teste foi a Cristo de Guamiranga.
 
O Campeão Geral, somando os pontos dos testes e dos esportes realizados em maio e outubro foi a Juventude Santíssima Trindade de Prudentópolis.
 
VAMOS NOS PREPARAR PARA O CONGRESSO CULTURAL E ESPORTIVO PARANAENSE, que será realizado nos dias 15,16 e 17 de novembro em Marechal Candido Rondon?
Então vamos nos mexer. O tempo é curto.

domingo, 20 de outubro de 2013

MENSAGEM PARA DOMINGO

A bondade de Deus

     Deus é bom! Muitas vezes parece difícil de acreditar. Muitos já falaram: “Se Deus é bom, por que ele permite que coisas más aconteçam?” Será que realmente Deus é a fonte das coisas más? Claro que não! Infelizmente, coisas más acontecem, e a culpa é nossa. Por nossa natureza somos todos pecadores. O egoísmo faz parte de nós. Desde pequenos já demonstramos o nosso egoísmo. A nossa sociedade está cada vez mais individualista e materialista. A ganância e a maldade humana é que causam a violência, a fome e a guerra.
     Mas, como mudar? A verdadeira mudança começa no arrependimento. Pedir perdão é o primeiro passo para, em seguida, mudar. Olhe mais para o lado e tente ajudar as pessoas. Cristo é o grande exemplo. Ele nos serviu com a sua própria vida. O que ele ganhou com isso? Tortura, sofrimento e morte. Mas, ele sabia que isso era preciso para nos salvar. E ele fez isso por você. Para dar a você vida plena e eterna.
      Oração:
     Grandioso e amado Deus, olha pela minha vida e da minha família. Permita que vivamos em comunhão e amor. Que nada interfira no bom relacionamento familiar. Cuida, Senhor, dos meus familiares e ajuda-nos no que precisamos. Amém.(HL)

sábado, 19 de outubro de 2013

O QUE ENSINAM OS LUTERANOS

Como o chefe de família deve ensinar a dar graças em sua casa.
Depois da refeição, dirão com reverência e de mãos postas:

"Louvai ao Senhor, porque ele é bom, porque a sua benignidade é para sempre. É o que dá mantimento a toda a carne; o que dá aos animais o seu sustento, e aos filhos dos corvos, quando clamam. Não se deleita na força do cavalo nem se compraz nas pernas do varão. O Senhor se agrada dos que o temem e dos que esperam na sua misericórdia".


Depois se diz o Pai Nosso e a oração seguinte:
Graças te damos, ó Senhor Deus, Pai celestial, por todos os teus benefícios, tu, que vives e reinas para sempre, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.
 

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

FRASE DA SEMANA

"A perda não é a pior das derrotas. A derrota verdadeira é nunca haver tentado".
 
*************************
 
"...Esforça-te e tem bom ânimo. Não pasmes, nem te espantes, porque o Senhor teu Deus é contigo por onde quer que andares".
Josué 1.9

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

IMAGEM DA SEMANA

Crianças da Escola Bíblica foram homenageadas pelo Dia da Criança.

terça-feira, 15 de outubro de 2013

REFLEXÃO

C R I A N Ç A

 
       Entre a inocência da infância e a compostura da maturidade, há uma deliciosa criatura chamada criança. Embora se apresentem em tamanho, pesos e cores sortidos, todas as crianças tem o mesmo credo: aproveitar cada minuto de todas as horas de todos os dias e protestar ruidosamente ( pois o barulho é sua única arma ) quando seu último minuto é decretado e os adultos os empacotam e os colocam na cama.
       Crianças são encontradas em toda parte: em cima de, embaixo de, dentro de, subindo em, balançando-se no, correndo em volta de, pulando para... As mães as adoram, irmãos e irmãs mais velhos as suportam, adultos as ignoram, o céu as protege.
       Uma criança é a verdade com o rosto sujo, a beleza com um corte no dedo, a sabedoria com um chiclete no cabelo, a esperança do futuro com uma rã no bolso.
       Quando você está ocupado, uma criança é uma conversa fiada, intrometida e amolante. Quando você deseja que ela cause boa impressão, seu cérebro vira geleia ou ela se transforma numa criatura sádica e selvagem empenhada em destruir o mundo ao seu redor.
       Uma criança é um ser híbrido: o apetite de um cavalo, a energia de uma bomba atômica de bolso, a curiosidade de um gato, os pulmões de um ditador, a imaginação de um Julio Verne, o retraimento de uma violeta, o entusiasmo de um bombeiro e quando se mete a fazer alguma coisa é como se tivesse cinco polegares em cada mão. Gosta de sorvete, canivete, serrote, pedaços de pau, bichos grandes, dos pais, sábados, domingos e feriados e mangueiras d água. Não é partidária do catecismo, escola, livros sem figuras, lições de música, colarinhos, barbeiros, agasalhos, adultos e "hora de dormir".
       Ninguém se levanta tão cedo , nem chega tão tarde para o jantar. Ninguém se diverte tanto com árvores, cachorros e mosquitos. Ninguém é capaz de colocar num só bolso: um canivete enferrujado, uma maçã comida pela metade, um metro e meio de barbante, um saco plástico, dois chicletes, três moedas, um estilingue e fragmentos de substância ignorada.
       Uma criança é uma criatura mágica; você pode mantê-la fora de seu escritório, mas não pode expulsá-la de seu coração. Pode pô-la fora da sala de visitas, mas não pode tirá-la de sua mente.   
       Queira ou não, ela é seu captor, seu dono, seu patrão, um nanico, um saco de encrencas. Mas, quando, à noite você chega em casa com suas esperanças e seus sonhos reduzidos a pedaços, ela possui a magia de soldá-los num segundo, pronunciando duas simples palavras: "alô papai, alô mamãe"....

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

NOTÍCIAS

A Paróquia Evangélica Luterana Santíssima Trindade de Prudentópolis-PR, por meio  da Assistência Social da Paróquia, construiu mais uma casa para família carente. É a 7ª casa em 14 anos.

No domingo, dia 13 de outubro de 2013, foi entregue a casa.

O pastor Martinho Frederico Voss fez uma devoção e uma oração, agradecendo a Deus por nos proporcionar bens com os quais podemos ajudar nosso semelhante.

A senhora Simone Schneider Ferreira recebeu as chaves das mãos do pastor Martinho.
Vários membros da paróquia se fizeram presentes. Todos trouxeram salgados e doces, também refrigerantes com os quais foi celebrado um coquetel.
A obra custou R$ 4.506,65. A mão de obra foi doada e o terreno é de um tio da Simone. 


domingo, 13 de outubro de 2013

MENSAGEM PARA DOMINGO

Como Lutero pregou!
 
 
Castelo Forte – 10 Setembro – 1983 - SÁBADO
Leia em sua Bíblia: Lucas 17.11-19
GRATIDÃO
 
     Então Jesus lhe perguntou: Não eram dez os que foram curados? Onde estão os nove? (v. 17)
     Esse é realmente um exemplo chocante. Os dez têm uma fé exemplar e são curados. Todavia, nove tornam a perdê-la e deixam de agradecer ao senhor pelo benefício recebido.
     Tal exemplo deve ser-nos útil no sentido de aprendermos a ser gratos, guardando-nos desse detestável vício que é a ingratidão. Pois Deus nos­so Senhor deseja - com toda razão - que lhe demos a honra de agradecer por todos os seus benefí­cios. Na verdade, deveríamos fazer isso com gosto e boa vontade, pois se trata de algo que não exige muito esforço e trabalho. Pois quanto custa voltar-­se a Deus para dizer: “Senhor, tu me deste pés, mãos olhos isso e mais aquilo, tudo perfeito; agra­deço-te do fundo do coração por tudo isso, pois são dádivas que recebi de ti.”
     Por outro lado, quanto lhe custa agradecer a seu pai ou sua mãe, a seu esposo ou sua esposa, a seu próximo quando lhe fazem um favor? Não é tão custoso assim, e deveria ser feito apenas para que se possa verificar que você se agradou do que lhe fizeram.
    É o que faz o samaritano em nossa história: volta para junto do Senhor e lhe agradece. Isso não lhe custou nada, a não ser algumas poucas palavras. E o Senhor se agrada tanto assim que fica até admi­rado.
     As pessoas gostam de ouvir uma palavra de agradecimento, e isso lhes faz muito bem. O agra­decimento também motiva as pessoas a ajudarem mais ainda numa próxima vez.
     Os gentios diziam que a ingratidão é o pior vicio. Logo, não havia pior ofensa do que chamar alguém de ingrato. Contudo notamos que esse vício é bastante comum e que, na maioria dos casos, pouco se agradece àqueles que merecem toda nossa gratidão. Temos o caso de pai e mãe que se dedi­cam a seus filhos com seus corpos, vidas, honra e bens. Mas que é que os filhos lhes dão em troca? Na verdade, um filho agradecido é coisa rara. Isso é obra do demônio.
     Por isso, se vocês quiserem ser cristãos piedo­sos, aprendam a ser gratos, primeiramente a Deus, nosso gracioso Pai celeste, que nos dá corpo e vida e os sustenta; além disso também nos dá tudo que se relaciona com a vida eterna. Sejam também gratos a seus pais, amigos, vizinhos e todos aqueles que fazem o bem para vocês, e retribuam-lhes o bem que fizeram. Assim que, se não for possível retribuir com obras, demonstrem sua alegria e gra­tidão por meio de palavras. Amém.

sábado, 12 de outubro de 2013

 
FELIZ DIA DA CRIANÇA!
 
Jesus, abençoe todas as crianças do mundo.  Que a mensagem da salvação também seja anunciada a todas as crianças, para que teu Espírito Santo, possa agir no pequeno coração desses filhos e sejam salvos.

O QUE ENSINAM OS LUTERANOS

Como o chefe de família deve ensinar a pedir a bênção e dar graças em sua casa.
 
BÊNÇÃO
Os filhos e os empregados achegar-se-ão à mesa com reverência, juntarão as mãos e dirão:
 
Os olhos de todos esperam em ti, e tu lhes dás o seu mantimento a seu tempo. Abres a tua mão e satisfazes os desejos de todos os viventes. Amém.
 
Depois se dirá o Pai Nosso e a oração seguinte:
Senhor Deus, Pai Celestial, abençoa-nos a nós e a estes teus dons que de tua bondade vamos receber, por Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

IMAGEM DA SEMANA

Depois da chuva de granizo que destruiu o telhado do templo da IELB de Prudentópolis, agora telhado novinho, novinho.
Obrigado a todos que colaboraram e ainda estão colaborando para podermos pagar o telhado novo.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

REFLEXÃO

Dúvidas Espirituais

Gostaria muito de saber o que entendem por Jugo desigual, eu sou protestante e o meu namorado não pertence a qualquer igreja embora creia em Deus pode ele ser considerado jugo desigual eu Amo-o e acredito que Deus poderá salvar a sua alma, creio no poder Dele acima de tudo. O que posso fazer mais além de orar e pedir a Deus a sua salvação????? Na minha religião condenam quem namora uma pessoa do mundo, que é o meu caso visto ele não pertencer a nenhuma denominação, o que pensam de tudo isto????

“Pois Deus aceita o homem que não é cristão por ele estar unido com a sua esposa cristã; e aceita a mulher que não é cristã por ela estar unida com o seu marido cristão. Se não fosse assim, os filhos deles não pertenceriam a Deus. Mas, sendo assim, eles pertencem.” 1Coríntios 7.14 (NTLH)
Creio que este texto representa bem a opinião bíblica a respeito. Realmente “jugo desigual” é utilizado para afirmar que uma parceria entre um cristão e uma não cristã não dará certo. Creio que não podemos ser radicais e definir isto como verdade absoluta. Existem casos que deram certos e casos em que realmente não foi bom para o cristão estar unido a uma não cristã. A fé do cristão mais o dialogo e o respeito mutuo é que apontaram para um bom relacionamento no casal. O conversar antes do casamento e definir como será o dia-a-dia do casal. A pessoa cristã precisa deixar claro ao companheiro (a) que continuará professando a sua fé e participando das atividades da sua denominação religiosa. Definir a educação dos futuros filhos é importante. Algumas denominações batizam crianças, outras não, por isso é importante o diálogo e o acordo do casal. A pessoa cristã precisa ser forte espiritualmente e buscar a Deus todos os dias para fortalecer a sua fé, pois em muitos casos a pessoa acaba se afastando da igreja e acaba optando em agradar ao esposo (a) ao invés de agradar a Deus. A pessoa cristã pode ser usada por Deus para converter o seu marido ou esposa. Para isso é necessário uma vida marcada pelo amor a Deus e ao próximo, sendo assim a pessoa cristã luz em seu lar.
Pr. Waldemar Garcia Jr

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

CULTO CANTATE

V CULTO CANTATE
 
Foi realizado dia 6 de outubro o V Culto Cantate da Congregação Evangélica Luterana Santíssima Trindade de Prudentópolis.
O Grupo de Canto da Congregação liderou os hinos.

 Mais de 80 pessoas participaram deste culto.
 
Louvamos e agradecemos a Deus pelas muitas bênçãos derramadas em nossa vida.
 
DEUS SEJA LOUVADO!


domingo, 6 de outubro de 2013

MENSAGEM PARA DOMINGO

Medo de Fracassar

     Um dos medos mais comuns e intensos é o medo de fracassar. E isto não é casualidade. Quando éramos crianças, os nossos fracassos eram apontados claramente por palavras, por expressões do rosto ou por gestos de colegas, amigos ou professores na escola. E nos sentíamos totalmente fracassados. Como adultos, sentimos a sociedade terrivelmente competitiva, e exigente. Ela só tem lugar para os vencedores.    
     E para vencer, não podemos nos enganar, e nem pensar em fazer menos do que os outros. Como não ter medo? O medo é angustiante e muitas vezes nos paralisa. Mas nós podemos aprender com os erros. E conhecendo as nossas limitações, podemos saber até onde podemos chegar e onde precisamos de ajuda. Por isso, não tenhamos medo de errar. Confiemos em Deus, pois ele nos aceita assim como somos, e sempre está disposto a nos ajudar. Diz a Bíblia: “Deus é o nosso refúgio e a nossa força, socorro que não falta em tempos de aflição.” Por isso não tenha medo, apegue-se a Deus.
Oração:
     Generoso Deus, eu quero te agradecer pelas inúmeras bênçãos que derramaste em minha vida. Peço-te perdão pelas muitas vezes em que não agradeci por tanta bondade. Ajuda-me a reconhecer sempre a tua generosidade e amor. Em nome de Jesus Cristo, o meu Salvador. Amém.

sábado, 5 de outubro de 2013

O QUE ENSINAM OS LUTERANOS

COMO O CHEFE DE FAMÍLIA DEVE ENSINAR A BÊNÇÃO DA NOITE.
 
A noite, antes de recolher-te, faze o sinal da santa cruz, dizendo:
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo! Amém.
 
Então, de pé ou de joelhos, dize o Credo e o Pai Nosso. Se quiseres, podes dizer mais esta pequena oração: "Meu Pai Celestial, graças te dou, por Jesus Cristo, teu amado Filho, por me haveres protegido bondosamente neste dia, e peço-te que me perdoes todos os pecados  e o mal que fiz e me protejas por tua graça nesta noite. Nas tuas mãos me entrego, de corpo e alma, bem como todas as coisas. Esteja comigo teu santo anjo, para que o inimigo maligno não tenha poder algum sobre mim. Amém.
Feito isto dorme tranquilamente.  

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

FRASE DA SEMANA

"TODAS AS COISAS ALCANÇAM AQUELE QUE PERMANECE ATIVO ENQUANTO ESPERA".
**************************
 
"Não desejamos que vos torneis indolentes, mas sejais imitadores dos que pela fé e paciência herdam as promessas".
Hebreus 6.12

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

VÍDEO DA SEMANA

Mesmo quem não gosta de futebol, vale a pena ver o serviço mal feito (melhor seria- não feito).

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

IMAGEM DA SEMANA

Troca do telhado da Igreja Luterana Santíssima Trindade de Prudentópolis, destruído por temporal de granizo.

terça-feira, 1 de outubro de 2013

REFLEXÃO - PENA DE MORTE

Qual é a posição da IELB em relação à pena de morte?

     Não havendo, até a data da publicação deste livro, um pronunciamento oficial da IELB sobre a pana de morte, mas, reconhecendo que os cristãos luteranos devem saber como se posicionar melhor sobre este tema, transcrevemos as partes principais de um artigo publicado no Mensageiro Luterano de Julho de 1991 sobre o assunto: “A Igreja Evangélica Luterana do Brasil não tem uma posição oficial sobre o assunto. O que existe é uma carta da Comissão de Teologia e Relações Eclesiais ( CTRE ) respondendo a uma consulta individual. A carta, datada de dezembro de 1989, diz que, embora a igreja ainda não tenha uma posição oficial, fica evidente que as Escrituras e as Confissões Luterana não se opõem à pena de morte. E arrola a seguinte argumentação:
     Em primeiro lugar, a Palavra de Deus, em várias passagens, apóia a pena de morte ( cf. Gênesis 9.6; Levíticos 24.17; Êxodo 21.12; Números 35.21; Deuteronômio 19.11; Romanos 12.4 e Atos dos Apóstolos 25.11 ).
     Em segundo lugar, também as Confissões Luteranas apóiam a pena de morte, conforme se pode ler no Catecismo Maior, quando fala o 5º mandamento: Nesse mandamento agora saímos de nossa casa e vamos aos vizinhos, para aprender como devemos viver uns com os outros, cada qual individualmente em relação ao próximo. Razão por que o presente mandamento não se aplica a Deus e ao governo, nem lhes suprime o direito de matar, que elas têm. Pois o seu direito de castigar os malfeitores Deus o delegou ao magistrado em lugar dos pais. Antigamente, esses últimos, como se lê em Moisés ( cf. Deuteronômio 21.18-21 ), tinham de levar eles mesmos seus filhos ao tribunal e sentenciá-los à morte. Por isso, o que aqui ( 5 º mandamento ) se proíbe, é proibido a uma pessoa relativamente a outra, que não ao governo” ( Livro de Concórdia, p.422 ).     
     Portanto, e isto é pacífico: a autoridade, instituída por Deus, está investida com o poder da espada ( Romanos 13 ) e tem o direito de aplicar a pena de morte. Como cristãos, porém, temos o direito e o dever de discutir se a introdução da pena de morte em nossa sociedade, considerando a sua conjuntura, o grau de desenvolvimento da sua justiça, e a estrutura de sua política, é conveniente ou não, e se vai, ou não resolver o problema da criminalidade. Acreditamos que, no caso do Brasil, o caminho ainda é muito longo para se alcançar um consenso a respeito da adoção de pena de morte. Ao cristão, portanto, convém que ele ainda se recuse a aprová-la.