SBB

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

FRASE DA SEMANA

"A CORAGEM É A RESISTÊNCIA AO TEMOR, É O DOMÍNIO SOBRE O TEMOR - NÃO A AUSÊNCIA DE TEMOR".
 
*************************
 
"Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam".
Salmo 23.4

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

VÍDEO DA SEMANA

"EXULTANTES TE ASDORAMOS"  em ritmo bem divertido.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

IMAGEM DA SEMANA

Rio do Peixe em Alto Bela Vista, SC.(foto de Cleonice Voss)

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

ARTIGO PARA REFLEXÃO

Sinal vermelho
sinal_vermelho     A cada onze minutos morre uma pessoa no trânsito brasileiro. No mundo, a cobiçada máquina de quatro rodas rouba anualmente mais de um milhão de vidas humanas e deixa 50 milhões com feridas e sequelas. É a causa principal da morte de jovens entre 15 a 30 anos, com um prejuízo anual de 500 bilhões de dólares em acidentes de carros no planeta esfumaçado pelo cano de descarga. Sem contar os dois milhões de pessoas que morrem todo ano, somados a um número incalculável de gente que sofre de bronquite, asma e outras doenças, tudo por conta da poluição dos veículos movidos pelo petróleo. São números da terceira guerra mundial, uma batalha travada por 800 milhões de veículos que se enfrentam nas rodovias de uma Terra em combustão sob o efeito estufa - outro mal desses gases mortíferos que castigam e degradam o meio ambiente.
     E o homem ainda pensa que é um ser inteligente. Acredita cegamente nas engenhocas da sua admirável tecnologia como fonte de redenção, mas fecha os olhos à realidade, regalando-se nas delícias momentâneas do desenfreado consumismo. Onde vai parar? Entre ferragens retorcidas  nos próximos onze minutos, ou, vítima de um cataclismo planetário. Há esperanças para o futuro da humanidade? As lucrativas projeções da indústria automobilística e da extração de petróleo nos dão conta que a esperteza humana está no mesmo nível do conhecimento que tem de Deus.
     Se os profetas da ciência exigem mudança radical no uso dos recursos naturais, os prenúncios bíblicos seguem no mesmo tom. Somos escravos do automóvel porque somos escravos de nossos desejos, ganância e comodismo. Uma avenida tem saída? Sim! Outro sinal de trânsito indica a direção: "Porém existe uma esperança: Um dia o próprio Universo ficará livre do poder destruidor que o mantém escravo e tomará parte na gloriosa liberdade dos filhos de Deus" (Romanos 8.21). Enquanto isto, sejamos responsáveis no volante e que Deus nos proteja nas estradas!
 

domingo, 23 de fevereiro de 2014

MENSAGEM PARA DOMINGO

Seguir a Deus ou ficar rico

Texto: Sl 119.33-40
            Se você tivesse que escolher entre fazer a vontade de Deus e ficar rico, qual seria a sua escolha? Em nosso mundo, muita gente iria escolher ficar rico. Ou será que não?
            As pessoas acreditam muito no poder do dinheiro. Vejamos alguns exemplos. Se uma multa no trânsito for barata, muita gente não liga em ser multada. Mas quando a multa pesa no bolso, as pessoas cuidam mais. Da mesma forma, muitas firmas pagam aos seus vendedores um salário baixo e o restante vem em forma de comissão sobre a quantia de vendas. Podendo ganhar mais, o funcionário irá se esforçar mais. É o dinheiro mostrando seu poder de movimentar o mercado.
            E quanta gente não tem dúvida em, de vez em quando, ser desonesta se com isso pode levar alguma vantagem financeira. A quem se respeita mais, a Deus ou ao dinheiro? E como é com você, estimada amiga e amigo leitores desta mensagem. Se você tiver de escolher entre ficar rico ou fazer a vontade de Deus, o que você escolhe?
            No Salmo 119, versículo 36, o salmista faz uma oração. Ele diz a Deus o seguinte: “Faze com que eu queira obedecer aos teus mandamentos, em vez de querer ajuntar riquezas.” O salmista reconhece que querer ajuntar riquezas é uma grande tentação. Mas ele prefere obedecer aos mandamentos de Deus.
            Esta é uma decisão que todos nós, você e eu precisamos fazer. Preferir fazer a vontade de Deus em lugar de juntar dinheiro. Na verdade a gente vem ao mundo sem nada e não leva nada junto. As pessoas mais ricas do mundo, quando morrem, não levam nada consigo. Só isso já mostra que é melhor fazer a vontade de Deus.
            Façamos da oração do salmista a nossa oração. Peçamos a Deus, que por amor de Jesus Cristo, ele nos perdoe quando decidimos em favor de ajuntar riqueza e que possamos sempre seguir a vontade de Deus.
Oração: Senhor Deus! Faze com que queira sempre obedecer os teus mandamentos em vez de querer ajuntar riquezas. Em nome de Jesus. Amém (HL)

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

FRASE DA SEMANA

"É MAIS VALENTE AQUELE QUE TRIUNFA SOBRE SEUS DESEJOS DO QUE AQUELE QUE CONQUISTA SEUS INIMIGOS; POIS A MAIS DURA VITÓRIA É A VITÓRIA SOBRE SI MESMO".
 
*****************************
 
"... antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão".
1 Coríntios 9.27

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

IMAGEM DA SEMANA

Ponte da Estrada de Ferro sobre o Rio Uruguai ligando Marcelino Ramos, RS e Alto Bela Vista, SC. (foto de Cleonice Voss)

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

ARTIGO CRÍTICO - PARA REFLEXÃO

      
   Prezado Luís,
   Eu sou o Zé, teu colega de ginásio noturno, que chegava atrasado, porque o transporte escolar do sítio sempre atrasava, lembra, né? O Zé do sapato sujo? Tinha professor e colega que nunca entenderam que eu tinha de andar a pé mais de meia légua para pegar o caminhão. Por isso o sapato sujava.
   Se não lembrou ainda eu te ajudo. Lembra do Zé Cochilo? Era eu. Quando eu descia do caminhão de volta pra ca­sa, já eram onze e meia da noite e, com a caminhada até em casa, quando eu ia dormir já era mais de meia-noite. De ma­drugada meu pai precisava de ajuda pra tirar leite das vacas. Por isso eu vivia com so­no. 
   Estou pensando em mudar para viver aí na cidade, que nem vocês. Não que seja ruim o sítio. Aqui é muito bom. Muito mato, passarinho, ar puro. Só que acho que estou estragando muito a tua vida e a de teus amigos aí da cidade. Estou vendo todo mundo falar que nós da agricultura estamos destruindo o meio ambiente.
   Veja só. O sítio do vô, que foi do pai, que agora é meu (não te contei, ele morreu e tive que parar de estudar) fica só a uma hora de distância da cidade. Todos os matutos daqui já têm luz em ca­sa, mas eu continuo sem ter porque não se pode fincar os postes por dentro de uma tal de APPA que criaram aqui na vizinhança. Então vejo televisão na praça da igreja.
   Minha água é de um poço que meu avô cavou há muitos anos, uma maravilha, mas um homem do governo veio aqui e falou que tenho que fazer uma outorga da água e pagar uma taxa de uso, porque a água vai se acabar. Se ele falou, deve ser verdade, né Luís?
   Pra ajudar com as vacas de leite (o pai se foi, né), contratei Juca, filho de um vizinho muito pobre aqui do lado. Carteira assinada, salário mínimo, tudo direitinho como o contador mandou.
   Ele morava aqui com nós num quarto dos fundos de casa. Comia com a gente, que nem da família.
   Mas vieram umas pessoas aqui, do Sindicato e da Delegacia do Trabalho, elas falaram que se o Juca fosse tirar leite das vacas às 5 horas tinha que receber hora extra noturna, e que não podia trabalhar nem sábado nem domingo, mas as vacas daqui não sabem os dias da semana, aí não param de fazer leite.
   Ô, os bichos aí da cidade sabem se guiar pelo calendário?
   Essas pessoas ainda foram ver o quarto de Juca e disseram que o beliche tava 2 cm menor do que devia. Nossa! Eu não sei como encompridar uma cama, só comprando outra, né Luis?
   O candeeiro eles disseram que não podia acender no quarto, que tem que ser luz elétrica, que eu tenho que ter um gerador pra ter luz boa no quarto do Juca.
   Disseram ainda que a comida que a gente fazia e comia juntos tinha que fazer parte do salário dele.
   Bom Luís, tive que pedir ao Juca pra voltar pra casa, desempregado, mas muito bem protegido pelos Sindicatos, pelos fiscais e pelas leis. Mas eu acho que não deu muito certo. Semana passada me disseram que ele foi preso na cidade porque botou um chocolate no bolso no supermercado. Levaram ele pra Delegacia, bateram nele e não apareceu nem Sindicato, nem fiscal do trabalho para acudi-lo.
   Depois que o Juca saiu, eu e Marina (lembra dela, né? Casei) tiramos o leite às 5 e meia, aí eu levo o leite de carroça até a beira da estrada, onde o carro da cooperativa pega todo dia, isso se não chover. Se chover, perco o leite e dou aos porcos, ou melhor, eu dava, hoje eu jogo fora.
    Os porcos eu não tenho mais, pois veio outro homem aí da cidade, de um tal de IAP, e disse que a distância do chiqueiro para o riacho não podia ser só 20 metros. Disse que eu tinha que derrubar tudo e só fazer chiqueiro depois dos 30 metros de distância do rio, e ainda tinha que fazer umas coisas pra proteger o rio, um tal de digestor.
   Achei que ele tava certo e disse que ia fazer, mas só que eu sozinho ia demorar uns trinta dia pra fazer, mesmo assim ele ainda me multou, e pra poder pagar eu tive que vender os porcos, as madeiras e as telhas do chiqueiro, fiquei só com as vacas.
   O promotor disse que desta vez, por esse crime, ele não vai mandar me prender, mas me obrigou a dar 6 cestas básicas pro orfanato da cidade. Ô Luís, aí quando vocês sujam o rio também pagam multa grande, né?
   Agora pela água do meu poço eu até posso pagar, mas tô preocupado com a água do rio. Aqui agora o rio todo deve ser como o rio da capital, todo protegido, com mata ciliar dos dois lados, pelo menos 30 metros, igual é na cidade.
    As vacas agora não podem chegar no rio pra não sujar, nem fazer erosão. Tudo vai ficar limpinho como os rios aí da cidade.
    Mas não é o povo da cidade que suja o rio, né Luís? Quem será? Será que são as vacas?
   Aqui no mato agora quem sujar tem multa grande, e dá até prisão. Cortar árvore então, Nossa Senhora! É o fim do mundo! Tinha uma árvore grande ao lado de casa que murchou e tava morrendo, então resolvi derrubá-la para aproveitar a madeira antes dela cair por cima da casa.
   Fui no escritório daqui pedir autorização, como não tinha ninguém, fui no Ibama da Capital, preenchi uns papéis e voltei para esperar o fiscal vir fazer um laudo, para ver se depois podia autorizar.
   Passaram 8 meses e ninguém apareceu pra fazer o tal laudo, aí eu vi que o pau ia cair em cima da casa e derrubei. Pronto!
   No outro dia chegou o fiscal e me multou. Já recebi uma intimação do Promotor porque virei criminoso reincidente. Primeiro foram os porcos, e agora foi o pau. Acho que desta vez vou ficar preso.
   Tô preocupado, Luís, pois no rádio deu que a nova lei vai dá multa de 500 a 20 mil reais por hectare e por dia. Calculei que se eu for multado eu perco o sítio numa semana. Então é melhor vender e ir morar onde todo mundo cuida da ecologia. Vou para a cidade, aí tem luz, carro, comida, rio limpo.
   Olha, não quero fazer nada errado, só falei dessas coisas porque tenho certeza que a lei é pra todos.
   Eu vou morar aí com vocês, Luís. Mas fique tranquilo, vou usar o dinheiro da venda do sítio primeiro pra comprar essa tal de geladeira. Aqui no sitio eu tenho que pegar tudo na roça. Primeiro a gente planta, cultiva, limpa e só depois colhe pra levar pra casa. Aí é bom, pra vocês é só abrir a geladeira que tem tudo. Nem dá trabalho, nem plantar, nem cuidar de galinha, nem porco, nem vaca pra tirar leite de madrugada , é só abrir a geladeira que a comida tá lá, prontinha, fresquinha, sem precisá de nóis, os criminosos aqui da roça.
    Até mais Luís.
    Ah, desculpe, Luís, não pude mandar a carta com papel reciclado, pois não existe por aqui, mas me aguarde até eu vender o sítio.
 
(Todos os fatos e situações de multas e exigências são baseados em dados verdadeiros. A sátira não visa atenuar responsabilidades, mas alertar o quanto o tratamento ambiental é desigual e discricionário entre o meio rural e o meio urbano.)
 
Comentário: Belo texto escrito pelo Luciano Pizzatto que é engenheiro florestal, especialista em direito sócio ambiental e empresário, diretor do Parque Nacionais e Reservas do IBDF-IBAMA 88-89, detentor do primeiro Prêmio Nacional de Ecologia.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

BATISMO NA CONGREGAÇÃO SANTÍSSIMA TRINDADE DE PRUDENTÓPOLIS
 
Os pais Claudiomiro Stubbe e Jouse Cristina Budnhak trouxeram sua filha Sabryna Cristina Budnhak Stubbe para o Santo Batismo no dia 16/02/2014.

São padrinhos:
Cristiani Terezinha Budnhak, Fabio Marcelo Barbosa, Karina Milena Stübbe, Simone Stübbe, Francisco Gabriel Dallabrida Gomes, Cleverson Hoffmann, Gabriela Maria Rios
Apresentação da Sabryna para a Congregação.
Que o bondoso Deus abençoe esta criança, pais e padrinhos para juntos crescerem na fé em Cristo Jesus para a salvação.

O Grupo de Canto encerrou o culto da noite com o hino: Meu Senhor, a noite cai.

ALIMENTAÇÃO E SAÚDE



  

.Conheça os benefícios do abacate para quem tem diabetes
 
 
  Ao contrário de praticamente todas as outras frutas, o cremoso e tentador abacate é carregado de gordura – cada um possui incríveis 25 g a 30 g. Como a gordura não tem impacto sobre a glicose no sangue, o abacate é um componente excepcional em dietas de baixa carga glicêmica, se consumido com moderação.
     Mas e toda essa gordura? Há uma boa resposta para isso: a maior parte é gordura monoinsaturada, o mesmo tipo presente no azeite de oliva e que faz bem ao coração. Pesquisas sugerem que uma alimentação rica nesse tipo de gordura ajudaria a regular a glicemia. Essa é a principal razão pela qual você deve privilegiar as gorduras boas. Incremente o sanduíche ou outros acompanhamentos contendo carboidratos com pedaços de abacate – a gordura desacelerará a digestão, beneficiando assim a glicemia.
      Diferentemente das gorduras saturadas presentes na manteiga e na carne, a gordura monoinsaturada não aumentará a resistência à insulina, problema que dificulta o controle da glicemia. Na verdade, a gordura benéfica presente no abacate (e também no azeite de oliva, nas nozes e nas amêndoas) poderia até reverter a resistência à insulina, ajudando o organismo a regular os níveis de glicose no sangue. O abacate ainda contém mais fibras solúveis (que estabilizam a glicemia e reduzem o colesterol) e proteínas do que qualquer outra fruta. É claro que com as gorduras vêm as calorias. Portanto, não coma abacates em excesso.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

FRASE DA SEMANA

"AS DUAS PALAVRAS MAIS IMPORTANTES: "MUITO OBRIGADO". A PALAVRA MAIS IMPORTANTE: "NÓS". A PALAVRA MENOS IMPORTANTE: "EU".
 
**************************
 
"Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo".
Filipenses 2.3

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

IMAGEM DA SEMANA

Amanhecendo na Serra do Rio do Rastro, SC.
 

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

ARTIGO PARA REFLEXÃO

DÚVIDAS ESPIRITUAIS
Quais são os passos na aplicação da disciplina eclesiástica em relação a um membro da congregação que vive em pecado?
 
     Antes de iniciar um processo de disciplina eclesiástica, deve-se verificar se há provas da má conduta de alguém. Enquanto não houver provas da conduta errada de um irmão na fé, não se pode acusá-lo. Havendo provas, a regra de procedimento é a que encontramos em Mateus 18.15-17: Primeiro passo: “Se teu irmão pecar, vai argüi-lo entre ti e ele só. Se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão” ( v. 15 ). Quem, pois, sabe desse pecado, enquanto ainda não se tornou publico, não o deve espalhar, mas deve conversar pessoalmente com a pessoa faltosa, mostrando-lhe a lei de Deus e advertindo-a contra as conseqüências de tal pecado. Deve também insistir nesse dialogo particular, enquanto puder esperar resolver a questão “entre ti e ele só”. Se ele não atender… Segundo passo: “Toma ainda contigo uma ou duas pessoas, para que, pelo depoimento de duas ou três testemunhas, toda a palavra se estabeleça” ( v. 16 ). Recomenda-se que, neste segundo estagio, o pastor seja informado e passe a formar com quem estiver tratando do caso, uma dupla que vai tratar do assunto. Se ainda assim, o assunto não for resolvido… Terceiro passo: “Dize-o à igreja: e, se recusar ouvir também a igreja, considera-o como gentio e publicano” ( v. 17 ). Nesse terceiro estagio, o caso é tornado publico, e publicamente tratado em assembléia da congregação. Não podemos esquecer, no entanto, que essa pratica não é revanchista e nem de castigo, mas é uma pratica de amor que nunca perderá de vista o desejo de recuperar para a família da fé, aquele que dela se desviou.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

ESTUDOS DO PEM

 
 

CADERNO DO PEM – AGORA É:  “Igreja em Grupos” - com estes conteúdos: (em 84 páginas). Como nos anos anteriores cada família  terá o seu!
Apresentação
Parte 1 - Igreja em Grupos - estudos do PEM
Estudo 1 - Jesus - a fonte da água viva
Estudo 2 - Comunicar a partir da fonte
Estudo 3 - Conheço o fundamento - Jesus, a fonte da água viva
Estudo 4 - Fui capacitado. E agora?
Estudo 5 - O que comunicar? Jesus comunica
Estudo 6 - As pessoas comunicam o Evangelho - exemplos práticos
Estudo 7 - A Igreja comunica Jesus
Estudo 8 - A Igreja comunica Jesus usando os meios de comunicação
Estudo 9 - Comunicando Jesus a partir dos nossos relacionamentos
Parte 2 - Teologia e prática
Estudo 10 - O dízimo - ontem e hoje
 Estudo 11 - Simplificando o ato de ofertar
Estudo 12 - Primícias
Estudo 13 - Conceito de Mordomia Cristã
Estudo 14 - O sentimento de Cristo e nossa ação social
Parte 3 - Anexos
Temática 2014 - A Igreja comunica a Vida: Cristo para todos
Hinos (21 Hinos diversos)
LEIA-ME
Os estudos deste caderno refletem a preocupação da igreja com estes dois assuntos básicos e fundamentais da santificação, a evangelização e a mordomia. É para isso que o Programa do PEM também surgiu.
Pensando em cumprir estes fundamentos, este caderno Igreja em Grupos foi direcionado nesta perspectiva. Especialmente a evangelização e o testemunho pessoal provocando-nos com a temática do ano.
- Na primeira parte, temos nove estudos, o primeiro diretamente abordando a temática. E, para fundamentar, o texto está colocado nos adendos, na íntegra.
- Na segunda parte, oferecemos quatro estudos. O primeiro destacando uma compreensão do dízimo, ontem e hoje; o segundo nos traz uma abordagem simplificada do ofertar, motivado pela graça. E mais dois estudos, extraídos do nosso manual Primeiro ao Senhor, visando motivar a que cada luterano tenha sempre em mãos este manual. É sugestão do senhor Renato Bauermann, responsável pelo Departamento de Administração, que cada família tenha o seu livrete, oferecido pela própria congregação.
- Também adicionamos alguns hinos, para facilitar o estudo em determinadas ocasiões e possibilitar um momento de cânticos.
- Fica a sugestão dos DVDs Louvai ao Senhor, disponibilizados pela Editora Concórdia, com acompanhamento, voz e legenda (estes DVDs possuem diversos recursos). Uma ótima ferramenta para estudos em grupo.
Adilson Derly Schünke

domingo, 9 de fevereiro de 2014

MENSAGEM PARA DOMINGO


     Os reality shows estão na moda. Na rotina de uma família famosa, nos passos de um cantor de rock, ou em um confinamento voluntário em casas e fazendas, parece que olhar a intimidade de outros, com suas brigas e relações amorosas, é algo atraente para muitos. Mas há uma realidade sem show, que deveria atrair muito mais a nossa atenção: injustiça, subempregos, escravidão, desrespeito e indiferença com quem sofre.
     Esta realidade não se desliga com o controle remoto e, talvez também por isso, tenhamos dificuldade em lidar com ela. Ou talvez seja o medo de nos desesperarmos diante de tanto a se fazer. Mas, então, Deus pode abrir nossos olhos, nos chamando à realidade e oferecendo ajuda: “Quando vocês gritarem pedindo socorro, eu os atenderei; pedirão a minha ajuda, e eu direi: ‘Estou aqui!’” (Is 58.9).
     Oração: Salvador Jesus, que bom que posso contar com você na realidade da vida. Em seu nome. Amém.(H.L.)
     Leia em sua Bíblia Isaías 58.3-9ª

sábado, 8 de fevereiro de 2014

VOLTANDO AS ATIVIDADES- DEPARTAMENTO FEMININO

 

O Departamento Feminino Santíssima Trindade de Prudentópolis, reiniciou as atividades de suas reuniões no dia 6/2/2014.
A devoção de abertura foi feita pela sra. Cleonice Voss. Após a devoção foi entregue a cada serva uma frase, que foi lida e comentada.
 

O Estudo Bíblico foi dirigido pelo pastor Martinho F. Voss, tendo como tema: "A mulher de Manoá", mãe de Sansão. (Jz 13)

Foi feita uma dinâmica com uma vela (simbolizando cada um de nós), prato(simbolizando a Palavra de Deus), água ( o mundo) e um copo (simbolizando os pecados, preocupações, tentações). 

Após a reunião fizemos um delicioso lanche com salgados, doces e chá.
Próxima reunião dia 6/3/2014 às 19h e 30min.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

FRASE DA SEMANA

"QUANDO VOCÊ FAZ AQUILO QUE TEM DE FAZER NA HORA EM QUE DEVE FAZER, VIRÁ O DIA EM QUE VOCÊ PODERÁ FAZER AQUILO QUE DESEJAR, NA HORA EM QUE BEM DESEJAR".
 
****************************
 
"O que trabalha com mão enganosa empobrece, mas a mão dos diligentes enriquece".
Provérbios 10.4

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

IMAGEM DA SEMANA

 
Lindo pôr do sol em Guamiranga, PR.
(Foto de Cleonice Voss)

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

ARTIGO PARA REFLEXÃO

ENTÃO É NO GRITO?
                                                          
imagesA matéria de capa da revista Veja de 03/07/13 referia-se aos protestos ocorridos em todo o território nacional. O povo gritou. Gritou alto. Queria honestidade, transparência e eficiência dos políticos que elegera. E o grito foi tão forte que se fez ouvir. A derrubada da PEC 37 (aquela que queria acabar com o poder de investigação do Ministério Público), a corrupção considerada como “crime hediondo” e o dinheiro dos royalties do petróleo destinado à educação e à saúde, além do congelamento dos preços dos pedágios e da redução das tarifas de transporte – por que, para obter tudo isso, é preciso gritar?
Tudo bem que no futebol já era assim. Jogador malandro e treinador astuto já ganharam muita coisa no grito.
Mas, verdade verdadeira, por que também as pessoas de bem precisam gritar para que seus direitos garantidos por lei sejam cumpridos? Infelizmente, na lei dos homens, parece que cada vez mais é preciso gritar, para que aqueles que elegemos se disponham a escutar e agir.
O problema é que, na ânsia de sermos ouvidos, nos acostumamos a uma generalizada comunicação gritada. Gritar deveria ser tão somente a última atitude de quem não é ouvido. A primeira deveria ser sempre o bom e velho diálogo, a palavra adequada e pensada com bom senso – em casa, na escola, no emprego, na igreja.
Vale o mesmo com Deus.
Ele não é surdo. Seus ouvidos escutam até os gemidos do nosso coração e interpretam de forma perfeita o silêncio da alma. Aliás, oração tem a ver com reflexão e meditação, nunca com barulho ou gritaria.
Pior ainda é quando nossos gritos se tornam arrogantes e presunçosos, achando que Deus nos deve alguma coisa. “Senhor, eu te ordeno... eu determino... eu exijo...”, com todo o respeito, não é o tipo de oração que um servo faz a seu Senhor, nem um filho ao seu Pai. Aliás, o próprio Jesus orou bem diferente: “Pai, se queres, afasta de mim este cálice; contudo, não seja feita a minha vontade, mas a tua” (Lucas 22.42). Atenção às palavras “se queres” e “não... a minha vontade, mas a tua”.
Sim, é verdade que os salmos falam algumas vezes em “gritos” para Deus. Mas é bom observar que, na grande maioria dos casos, os gritos são “gritos de socorro”, nunca de exigências ou ordens para Deus. São expressões de gente angustiada, no fundo do poço, em meio à sua dor. Tais gritos são, antes de qualquer coisa, expressões cheias de confiança em Deus, nunca expressões cheias de si. Aliás, este clamor desesperado também foi o dos cegos que suplicaram pela misericórdia de Jesus (Mateus 20.30-34).
Com Deus, o único grito que realmente conta é o grito da alma, a humildade e a convicção em forma de fé que se agarra no Deus que sabe o que melhor fazer. Por isso, entre no seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está em secreto; não fique repetindo sempre a mesma coisa (isso é para os incrédulos) e nem pense que por falar muito (ou gritar) Deus o ouvirá melhor – lembrou Jesus (Mateus 6.6-8). Por quê? “Porque o seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem” (Mateus 6.8).
Confie e persevere, no íntimo, em Jesus.
Até porque com Ele as coisas não funcionam no grito.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

MENSAGEM PARA SEGUNDA-FEIRA

 
 
     Quando Deus nos toca, nos transforma com sua palavra e nos dá salvação gratuitamente em Jesus Cristo, a vida muda. Somos seus filhos queridos, trazidos para a luz. Por isso, sob a luz e orientação do Espírito Santo, lutamos para fazer o que é certo, levando uma vida correta. Inclusive, diz o salmista sobre aquele que está em aliança com Deus: “Ele não fala mal dos outros, não prejudica os seus amigos e não espalha boatos a respeito dos seus vizinhos” (Sl 15.3).
     Em tempos de muitos reality shows, de muitas revistas sobre celebridades, de discussões intermináveis sobre a vida dos outros, como é bom saber que Deus nos orienta a buscar o caminho da paz, e do bem do outro. Afinal, olhando sinceramente para nós mesmos, certamente não mereceríamos bons comentários de Deus. E o que ele faz? Nos protege, perdoa e cura. Proteja os outros você também!
     Oração: Deus, conhecedor do meu coração, ajude-me a produzir bons frutos a partir da fé em Jesus. Amém.
     Leia em sua Bíblia o Salmo 15

domingo, 2 de fevereiro de 2014

MENSAGEM PARA DOMINGO

Qualidades futuras
     Texto: “Ó Senhor Deus, quem tem o direito de morar no teu Templo? Quem pode viver no teu monte santo?” (Sl 15.1)
     Há muito tempo, quando ainda não havia luz elétrica em muitas cidades do interior do país, as famílias tinham tempo de sobra para conversar.
     Roberto, que viveu esta época quando ainda era criança, conta que o pai sempre cantava uma canção que dizia o seguinte: “Senhor, quem entrará no santuário para te louvar? Quem tem as mãos limpas, e um coração puro, e não tem vaidade e sabe amar.”
     Todas as vezes em que Roberto lê ou ouve o Salmo 15, ele lembra da canção que o pai cantava. Este Salmo diz: “Ó Senhor Deus, quem tem o direito de morar no teu Templo? Quem pode viver no teu monte santo? Só tem esse direito aquele que vive uma vida correta, que faz o que é certo e que é sincero e verdadeiro no que diz. Ele não fala mal dos outros, não prejudica os seus amigos e não espalha boatos a respeito dos seus vizinhos. Ele despreza aqueles que o Senhor rejeita, mas trata com respeito os que o temem. Ele cumpre o que promete, mesmo com prejuízo próprio, empresta sem cobrar juros e não aceita suborno para ser testemunha contra pessoas inocentes. Aquele que age assim estará sempre seguro.”
    Cantado ou lido, o Salmo 15 acusa a nossa consciência. Somos pecadores. Temos as mãos sujas por causa do pecado. Somos tentados a pensar que não poderemos entrar na Jerusalém celestial.
     Na verdade, se depender das qualidades apresentadas pelo salmista, certamente não estaremos lá no Céu. Por isso é necessário entender o correto ensino do salmista. Ele aponta para algo que está por vir.
     O salmista está descrevendo os futuros moradores do santo monte Sião. Somente Jesus Cristo preenche todos os quesitos do Salmo. Todos aqueles que creem em Jesus, o enviado de Deus, estarão na Jerusalém celestial e desfrutarão da Vida Eterna ao lado do Pai.
     Oremos: Amado Pai Celestial, agradeço por teres enviado Jesus. Na fé em Jesus farei parte da Jerusalém celestial. Amém.
Pastor Edson Ronaldo Tressmann

sábado, 1 de fevereiro de 2014

PENSAMENTO

PENSAMENTOs  da semana –  
 
“Já se ouviu muitas vezes pessoas na igreja, dizendo não terem nenhum dom. Mas isso não é bem assim. Pois cada cristão, cada servo, cada serva que foi resgatado pelo precioso sangue de Cristo tem, com toda certeza, ao menos um dom. Observemos o que dizem as Escrituras: “Por isso, diz: Quando ele subiu às alturas, levou cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens.” (Efésios 4.8). Temos ainda muitos outros textos na Bíblia, como por exemplo, a parábola dos talentos (Mt 25.14-30) que nos fala de servos que receberam pelo menos um talento. Por isso, se queremos ser usados por Deus neste ano, saibamos que cada um de nós tem pelo menos um dom para ser utilizado no Reino de Deus durante este ano!
Pensa nisso!