SBB

segunda-feira, 30 de março de 2015

CONSTRUÇÃO DO PAVILHÃO SOCIAL DA IELB DE PRUDENTÓPOLIS

 
Rampa de acesso a parte superior.

 
Outra visão da rampa e começo da construção da escadaria.

 
Mais uma visão da construção da escadaria.

 
Rampa de acesso a parte debaixo. Acesso aos banheiros.

Outra visão da rampa para a parte superior.
 
Queridos membros, mãos a obra. Falta muito ainda para conclusão deste empreendimento.
Mas vai ficar bonito, disso tenho certeza.
Que o bom Deus abençoe o nosso trabalho.

domingo, 29 de março de 2015

MENSAGEM PARA DOMINGO

Jesus morreu por mim.
“Cristo morreu pelos nossos pecados, como está escrito nas Escrituras Sagradas; ele foi sepultado e, no terceiro dia, foi ressuscitado, como está escrito nas Escrituras” (1Co 15.3-4).
 
      “O mundo está doente”, gritava um destes anônimos oradores em praça pública. O sofrimento, realmente, é um fato notório em todos os lugares e entre todas as classes, tamanha é a ruína que o pecado causou.
      Mas a Bíblia fala do sofrimento de alguém que foi justo. Perguntemos, então: Por que Cristo morreu? O apóstolo Paulo afirma: “Cristo morreu pelos nossos pecados, como está escrito nas Escrituras Sagradas; ele foi sepultado e, no terceiro dia, foi ressuscitado, como está escrito nas Escrituras” (1Co 15.3-4).
      Foi por amor que Jesus morreu. Sua morte foi o meio pelo qual o amor de Deus nos alcançou. Não foi um amor por obrigação e sua morte não foi forçada. A morte de Cristo foi um ato voluntário, amoroso e expiatório, isto é, um sacrifício do justo pelo injusto. E sacrifício é tirar algo de si para dar aos outros. O sacrifício dói em quem o faz, mas ajuda quem o recebe.
      E havia um propósito em sua morte. Jesus Cristo não morreu por acaso, sem qualquer objetivo. Nosso texto dá claramente o propósito pelo qual Cristo morreu: Foi pelos nossos pecados, para nos reconduzir a Deus.
      Por natureza, os homens estão afastados de Deus. Não é uma distância física, mas é moral, é de culpa. E nada nos pode reconciliar com Deus, a não ser receber o favor da própria justiça divina, conquistada por Cristo em sua morte na cruz e garantida pela sua poderosa ressurreição.
      Que o sangue de Cristo derramado na cruz do Calvário não tenha sido em vão. Que a sua morte não tenha sido à toa. Confiemos de todo o coração neste Salvador que com sua morte apaziguou a justiça divina no lugar do pecador e nos garantiu perdão dos pecados, vida nova e salvação eterna.
      Oremos: Graças te dou, ó Deus, pois creio que Jesus morreu por mim e que por tua vitória sobre a morte eu também serei vitorioso. Conserva-me nesta fé, hoje e sempre. Amém.

sábado, 28 de março de 2015

MOMENTO DE REFLEXÃO












 
 
Enquanto, o homem constrói verdadeiros templos com todos os requintes, conforto e grandes investimentos na estrutura; na África existem muitos templos simples e humildade. Não possuem ar condicionado, bancos, janelas e portas. Não possuem dinheiro para construir templos com todo o conforto. Mas as pessoas estão felizes, pois possuem um lugar onde passam ouvir a Palavra de Deus. Pense nisto! Você pode ajudar estas pessoas!

sexta-feira, 27 de março de 2015

PROFISSÃO DE FÉ

 
Cleber Diego Rocha dos Santos fez profissão de fé e se uniu ao povo luterano de Prudentópolis, no culto do dia de ontem, 26.03.2015.
Seja bem-vindo, Cleber. Que o bom Deus o abençoe ricamente.
 
Também recebemos com alegria a sra. Jandira Machado, procedente de Canoinhas - SC, e que veio residir em Prudentópolis-PR.
Seja bem-vinda, Jandira. Que o bom Deus a abençoe ricamente.
 
**********************
Queridos membros, recebamos com alegria a estas duas pessoas para que se sintam bem em nosso meio.

quinta-feira, 26 de março de 2015

quarta-feira, 25 de março de 2015

domingo, 22 de março de 2015

MENSAGEM PARA DOMINGO

Cobra e Cristo pendurado

      “Assim como Moisés, no deserto, levantou a cobra de bronze numa estaca, assim também o Filho do Homem tem de ser levantado, para que todos os que crerem nele tenham a vida eterna” (Jo 3.14-15).
      Algumas histórias do Antigo Testamento são, ao mesmo tempo, interessantes e inquietantes sobre o que realmente querem ensinar. A arca de Noé e o dilúvio, as mentiras de Jacó, as aventuras do povo de Israel entre tantas outras. No entanto, a Bíblia é mais que uma coleção de histórias. É a Palavra de Deus onde, do começo ao fim, está descrito o plano da salvação em Jesus.
      Muitas situações vividas pelos personagens da Bíblia são resgatadas depois na própria Bíblia, como um símbolo ou profecia de algo que haveria de acontecer. Uma delas é a cobra de bronze no deserto.
      O povo de Deus estava no deserto rumo à terra prometida. Já não eram mais escravos, mas pessoas livres. No entanto, o caminho é difícil, o calor é sufocante, a comida é diferente. Eles perdem a paciência, reclamam, protestam e até insultam Deus e Moisés. Então, vem o castigo com cobras venenosas que feriram e mataram muitos. O povo reconhece o erro e pede ajuda. Deus orienta Moisés com as seguintes instruções: “Faça uma cobra de metal e pregue num poste. Quem for mordido deverá olhar para ela e assim ficará curado” (Nm 21.8).
      E foi o que aconteceu. Uma olhada, um milagre, uma vida.
      Essa história foi transmitida de pai para filho sem que ninguém imaginasse que, um dia, isso seria aplicado à vida de cada um de nós. Jesus, ao conversar com o fariseu Nicodemos, aplica a história da cobra de metal para falar de si mesmo e da fé que produz vida eterna. Ele disse: “Assim como Moisés, no deserto, levantou a cobra de bronze numa estaca, assim também o Filho do Homem tem de ser levantado, para que todos os que crerem nele tenham a vida eterna” (Jo 3.14-15).
      Assim é hoje com Jesus: olhamos com fé, Deus faz o milagre do perdão e as portas da vida eterna são abertas.
      Oremos: Senhor e Salvador Jesus, ajuda-me a olhar com fé para a tua vida, para o teu sacrifício e para as tuas palavras. Amém.

sexta-feira, 20 de março de 2015

FRASE DA SEMANA

"O HOMEM QUE NÃO COMETE ERROS NORMALMENTE NÃO FAZ NADA".
 
***************************
 
"Ainda que caia, não ficará prostrado, pois o Senhor o sustém com a sua mão".
Salmo 37.24

quinta-feira, 19 de março de 2015

quarta-feira, 18 de março de 2015

terça-feira, 17 de março de 2015

REFLEXÃO

De acordo com 1 Coríntios 11, é pecado a mulher tingir e/ou cortar os cabelos? E ela é obrigada a usar véu?
      Tingir os cabelos faz parte do adornar-se, que é uma característica mais acentuada no sexo feminino e que os homens, particularmente os maridos, deveriam saber elogiar nas suas esposas.
       O Antigo Testamento fala muito em adornar-se. Leia-se Isaias 60.13; 61.40 e Jeremias 31.4.
       Em o Novo Testamento, o texto de 1 Pedro 3.3 e 4, geralmente é usado contra o uso de jóias e adornos no cabelo e no vestuário das mulheres. Tudo indica que o apóstolo não está, nesse texto, pura e simplesmente, proibindo os adornos das mulheres, mas que está advertindo contra o exagero e contra a atitude de fazer dos adornos um fim para si mesmo. Ao adornar-se, a mulher não deve esquecer que a sua vida interior é o melhor dos enfeites que ela pode usar.
       A respeito de a mulher cortar os cabelos, a primeira consideração que se faz necessária é que isso era vergonhoso para a mulher cristã no tempo dos apóstolos, por ser uma marca característica das prostitutas na sociedade de Corinto. Essa conotação, porém, não existe mais em nossos dias. Além disso, o versículo 16 do texto em questão – “Contudo, se alguém quer ser contencioso, saiba que nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus” – deixa entender que Paulo não tinha em mente estabelecer uma lei apostólica, mesmo porque esse assunto não foi repetido por outros apóstolos de Cristo, como é o caso do batismo e da santa ceia, por exemplo. Tudo indica que se trata de um costume circunstancial. O uso do véu e de cabelos compridos por parte das mulheres cristãs está no mesmo nível da prática do “ósculo santo” – o beijo na face – dado como saudação entre os cristãos, conforme Romanos 16.16; 1 Coríntios 16.20; coríntios 13.12; 1 Tessalonicenses 5.26 e 1 Pedro 5.14.
       Assim sendo, quem exige o uso do véu e o uso de cabelos compridos por parte das mulheres cristãs, por uma questão de coerência, também deveria exigir hoje a pratica do ósculo santo como saudação entre cristãos. Ainda há a considerar o fato de que em todo o Novo Testamento não se registra qualquer caso de exclusão de uma pessoa da igreja, em razão de usar adornos, cortar cabelos ou não usar véu. Portanto, esses temas jamais devem exceder os limites das recomendações fraternas, nem devem entrar na esfera das leis que determinam a disciplina eclesiástica.

domingo, 15 de março de 2015

MENSAGEM DE DOMINGO

 
O preço de uma vida!
 
      “O que adianta alguém ganhar o mundo inteiro, mas perder a vida verdadeira? Pois não há nada que poderá pagar para ter de volta essa vida” (Mc 8.36-37).
      Todos sonhamos com a felicidade, com uma vida sem violência, sem desastres e sem notícias ruins. Mas, quanto custaria uma vida assim?
      Bem! Não há dinheiro no mundo que pague por isso, afinal, não há como comprar essa vida. Aliás, essa é uma das tentações atuais. O homem consumista acredita que tudo está ao seu alcance. Acredita que tudo pode ser comprado.
      O ser humano vive em meio aos grandes contrastes do dia-a-dia. Trabalho e férias; bem e mal; saúde e doença; vida e morte. Bênçãos de Deus em oposição às consequências do pecado.
      É preciso ficar atento quando alguém oferece uma vida de aparente calma e tranquilidade, sem problemas, somente com vitórias recheadas de bens materiais.
      Quando vivemos os extremos diários, saúde e doença, amor e violência, abraço e soco, é normal desejarmos só as coisas boas. Mas, a vida cristã precisa ser vivida conforme o seguinte preceito: “Também nos alegramos nos sofrimentos, pois sabemos que os sofrimentos produzem a paciência, a paciência traz a aprovação de Deus, e essa aprovação cria a esperança” (Rm 5.3-4).
      O preço da verdadeira vida foi pago com a vida de Jesus, o Filho de Deus. “Quando Cristo veio e entrou, uma vez por todas, no Lugar Santíssimo, ele não levou consigo sangue de bodes ou de bezerros para oferecer como sacrifício. Pelo contrário, ele ofereceu o seu próprio sangue e conseguiu para nós a salvação eterna” (Hb 9.12). E em meio às dificuldades da vida o evangelho mostra como é que Deus nos aceita: é por meio da fé, do começo ao fim. Como dizem as Escrituras Sagradas: “Viverá aquele que, por meio da fé, é aceito por Deus” (Rm 1.17).
      Oremos: Querido Deus, obrigado pela salvação. Obrigado por me mostrares que, nos extremos da vida, estando contigo nunca cairei no extremo da perdição. Graças te dou pelo teu Filho Jesus. Amém.
Edson Ronaldo Tressmann

sexta-feira, 13 de março de 2015

FRASE DA SEMANA

"DÊ-ME UM AUXILIAR DE ARQUIVOS QUE POSSUA UM OBJETIVO, E EU LHE DAREI UM HOMEM QUE PODE MUDAR A HISTÓRIA. DÊ-ME UM HOMEM SEM OBJETIVOS, E EU LHE DAREI UM AUXILIAR DE ARQUIVOS".
 
***********************
 
"... olhando firmemente para Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomía, e está sentado à destra do trono de Deus".
Hebreus 12.2

quarta-feira, 11 de março de 2015

terça-feira, 10 de março de 2015

CONGRESSO DISTRITAL DAS CRIANÇAS

 
14º Congresso Distrital das Escolas Bíblicas - DIPARSUL realizado em Nova Boa Vista, paróquia de Prudentópolis.
Foi fantástico! Parabéns aos organizadores e participantes. 240 crianças e 130 adultos participaram. Seguem algumas fotos. Louvado seja Deus por dias tão especiais como este!

 





























PARA REFLEXÃO

Reencarnação é igual a ressureição?
 
     Reencarnação seria quando a alma (espírito) de uma pessoa passaria a habitar um outro corpo. Este procedimento seria a partir da morte de uma pessoa e sua possível segunda/outra vida. Um dos principais componentes da teoria da reencarnação é o carma, a doutrina de que cada um recebe o que merece. Declarada de forma simples, a teoria do carma significa que existe alguma força no universo que faz com que cada ser humano sobre a terra reuna créditos ou débitos através do seu comportamento. Dessa forma, muitos mistérios e injustiças da vida podem ser explicados: o sofrimento de crianças, doenças mentais, pobreza, desastres da natureza – tudo é resultado do mal cometido em vidas anteriores. Isso, naturalmente, coloca a responsabilidade da salvação inteiramente sobre o indivíduo, que por sua própria vontade e preferência determina o curso e valores de sua vida. Desse modo, a alma pode progredir espiritualmente num sentido ascendente para outro corpo humano, ou descendente para corpos vegetais, animais ou minerais, dependendo do seu carma.
      Segundo a Bíblia isto é impossível conforme Hebreus 9.27 “Aos homens está ordenado morrerem uma só vez e, depois disto, o juízo”. Esta passagem nos mostra que o homem morre uma só vez e depois ele irá para o seu destino eterno. Outro texto bíblico que nos mostra este destino para alma após a morte está escrito em Lucas 23.43, quando Jesus diz para um dos malfeitores na cruz: “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso”, esta passagem aponta que a alma já se encaminha para o seu destino imediatamente da morte física do homem. Com estes textos podemos afirmar que não existe reencarnação.
      A Bíblia ensina a doutrina da Ressurreição. A Ressurreição dos homens irá acontecer no momento da segunda vinda de Cristo. A respeito disso dizemos: O corpo ressuscitado será o mesmo em substância, mas estará dotado de novos atributos e qualidades, adaptados à natureza e às circunstâncias de então. Em virtude do fato de estar, a partir de então, inseparavelmente unido com a alma imortal, o corpo será da mesma forma imortal e incorruptível. Também não estará sujeito às leis e condições físicas que o controlavam na vida terrena, pois as coisas antigas terão passado. Poderíamos dizer que nesse sentido os corpos são “espirituais”.
     A respeito dos ímpios (não crentes) há uma grande diferença. Os ímpios não são reduzidos ao nada, mas Deus os faz perecer, tanto o corpo como a alma, no inferno (Mateus 10.28). Sujeitos a tormento e dor (Lucas 16.24), serão objeto de desprezo (Daniel 12.2) e um horror para toda a carne (Isaías 66.24).
      Esta Ressurreição não pode ser considerada uma nova reencarnação diferente da que o espiritismo ensina. Mas esta Ressurreição é única e os crentes irão ressuscitar para a vida eterna e os descrentes irão ressuscitar para a morte eterna.
Rev. Julian Carlos Ditchum

domingo, 8 de março de 2015

MENSAGEM DE DOMINGO

O pecado e a violência.
“Então Caim saiu da presença do Senhor e foi morar na região de Node, que fica a leste do Éden” (Gn 4.16).
     A breve história de Caim e Abel é uma prévia de como seria o relacionamento humano, normalmente marcado pelo interesse, pela inveja e pelo ciúme. No caso de Caim e Abel, o relacionamento terminou em violência.
     A violência é uma das consequências da queda em pecado. Cada ser humano, ao nascer, traz embutido dentro de si o pecado, o que torna difícil a convivência com seu próximo.
     O antropólogo francês René Girard, no livro “A violência e o Sagrado”, publicado em 1972, afirma que a violência está na base da sociedade e da cultura sob a forma dissimulada do bode expiatório. O bode expiatório, sacrificado, serve para apaziguar e controlar a violência. Sacrifica-se um e todos ficam contentes. A culpa foi totalmente atribuída ao bode expiatório. Atualmente procuramos, também, os bodes expiatórios. E enquanto estes não forem sacrificados não haverá sossego.
     A violência continua causando seus estragos. E, da mesma forma que Caim, os seres humanos continuam errando e fugindo da presença do Senhor. O pecado faz a consciência pesar.
     Que bom que Deus Pai entregou seu próprio Filho Jesus para que não precisemos mais fugir. A violência humana tirou a vida do Filho de Deus. No entanto, essa morte nos deu a salvação. Jesus abriu mão de tudo o que era seu e tomou a natureza de servo, tornando-se assim igual aos seres humanos. Ele obedeceu a Deus até a morte – morte de cruz (Fp 2.7-8), para resgatar todos os errantes e para que não fujam mais da presença do Senhor.
     Oremos: Pai Celestial, tenho sido pecador desde o dia em que nasci. Minha natureza pecaminosa tem me conduzido a agir com violência para contigo e para com meu próximo. Perdoa-me! Ajuda-me a amar o meu semelhante, assim como fui e sou amado por ti. Em nome de teu Filho Jesus, aquele que violentamente sofreu em meu lugar. Amém.
Edson Ronaldo Tressmann

sábado, 7 de março de 2015

EU VOU A IGREJA

para o coração que cansou de “Igreja”


cansei de igreja
 
      Muitos amigos meus “cansaram” de ir para igreja, se cansaram do sistema, da liturgia e da hipocrisia que vêem por ai. Falam para mim que continuam amando a Jesus e que lêem a Bíblia em casa, mas que não querem mais se meter com a instituição “Igreja.” Eu tenho certeza que eles ainda amam a Jesus, que vivem de maneira santa diante de Deus e que fazem boas obras onde estão.
      Não estou aqui para criticar ou julgar ninguém, mas ultimamente tenho pensado sobre esse “movimento dos sem-igreja” e por um bom tempo achei que eles tinham suas razões e justificativas, e quem era eu para discordar?  Cresci na igreja, já vi os piores ângulos imagináveis, já vi muita hipocrisia de perto, mas continuamente ouvia uma voz que falava: “Não é a respeito dos outros, mas sim a respeito do que existe entre Eu e você.” Essa voz me manteve até hoje, 31 anos depois, ainda freqüentando reuniões e ajuntamentos cristãos.
      Ultimamente vejo que o problema nunca foi “não ir para igreja”- mas sim se conformar com a situação atual da Noiva de Jesus. Tem pessoas que vão para igreja e estão conformados, e tem aqueles que desistiram da Noiva, não querem ser parte da realidade bruta e feia em que ela se encontra, assim se conformando também.
      Por muito tempo confesso que morria de vergonha de ser classificada “evangélica” por tantos absurdos que ouvia e via de pessoas que se diziam “crentes”. Era extremamente difícil falar que fazia parte de uma Noiva tão despedaçada e bitolada. Até que um dia comecei a ver que a Igreja era sim, uma lugar de pessoas extremamente problemáticas, mas que também era parte de mim.
      Aprendi que amar o inimigo lá fora é fácil, mas perdoar o “irmão” crente do lado era um parto de mais de 96 horas. Aprendi que quando Jesus falou para carregar minha cruz, não era só sofrer a perseguição fora da igreja, mas dentro dela mesmo. Aprendi que perdoar alguém que não conhece a Jesus é leve, mas perdoar aquele que você estima estar uma posição de “unção” é muito mais pesado. Aprendi na raça e com muito suor, que fazer parte da Noiva me fazia ser mais como Jesus.
      Não sou contra quem não vai para Igreja, nem aquele que é engolido pelo sistema religioso, mas sou a favor de pagar o preço para ver mudanças, para lutar por uma Noiva saudável e unida. Minha igreja local é longe de perfeita, mas nós (meus amigos e companheiros) juntos tentamos, mesmo errando inúmeras vezes, viver um cristianismo verdadeiro. Cristianismo não é para os fracos, é para aqueles que conseguem lutar pela verdade e o amor, mesmo que estejam diante de tudo que discordam, mas que ainda têm a esperança que um dia seremos a Noiva Imaculada.
      Você sempre escolherá o preço que vai pagar.
      O que muda é o resultado desse preço.
      Eu escolho o maior preço, não porque sou melhor que ninguém, mas porque eu ainda não parei de sonhar e lutar, e não pararei até o fim.
-Z.L.
foto por Sue Bujam

sexta-feira, 6 de março de 2015

FRASE DA SEMANA

"SE UMA TAREFA FOR INICIADA, NUNCA A ABANDONE ANTES DE TERMINÁ-LA. SEJA O TRABALHO GRANDE OU PEQUENO, FAÇA-O BEM, OU NÃO O FAÇA DE MODO ALGUM".
 
*************************
 
"Tudo o que te vier a mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, pois na sepultura, para onde vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma".
Eclesiastes 9.10

quinta-feira, 5 de março de 2015

VÍDEO DA SEMANA

UMA MULHER DE FÉ.
Em homenagem a todas as mulheres cristãs. Dia 8 de março é Dia da Mulher.

(caso o vídeo não abra nesta página clique em you tube no canto inferior direito)

terça-feira, 3 de março de 2015

PARA REFLEXÃO

Os que já morreram e que estão no céu à espera da ressurreição, se reconhecem, ou a alma fica dormindo, num estado de inconsciência?
 
     Um dos grandes consolos dos cristãos, ao entregarem à sepultura os seus entes queridos, é que podem fazer isso na certeza de um reencontro, isto é, de se reconhecerem na glória celestial. Nos céus, os salvos hão de reconhecer Deus, todos os filhos de Deus que existiram desde a criação, e que morreram na fé, bem como todos os parentes e conhecidos que partiram nesta mesma fé em Cristo.
      Em Mateus 17.3 e 4, lemos: “E aparecem ( a Pedro, Tiago e João ) Moisés e Elias, falando com ele ( Jesus ). Então Pedro disse a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, farei aqui três tendas; uma será tua, outra para Moisés, outra para Elias.” Esse episódio da transfiguração de Jesus mostra como os heróis da fé do passado eram perfeitamente reconhecíveis.
      Em Jó 19.25-27, temos o grande pronunciamento de Jó acerca da sua absoluta certeza de ver Deus face a face, e ser ele mesmo reconhecível na sua aparência física, quando declara: “Eu sei que o meu Redentor vive, e por fim se levantará sobre a terra. Depois, revestido este meu corpo da minha pele, em minha carne verei a Deus. Vê-lo-ei por mim mesmo, os meus olhos o verão e não outros.” A argumentação acima já mostra que a alma não fica “dormindo”, como se estivesse num estado de inconsciência. E, para reforçar esta certeza, citamos o que o apóstolo Paulo escreve: “… desejo partir e estar com Cristo o que é incomparavelmente melhor” ( Filipenses 1.23 ). Algo só pode ser incomparavelmente melhor quando experimentado conscientemente.

segunda-feira, 2 de março de 2015

REUNIÃO DISTRITAL - DIPARSUL

1ª Reunião do DIPARSUL da IELB de 2015, realizada no dia 01.03.2015 na Congregação Cristo de Guamiranga, PR.
43 líderes e pastores se fizeram presentes.
Vários assuntos foram debatidos.
Nas fotos aparecem o pastor Carlos W. Chapieske que dirigiu a reflexão do dia e as orações. A presença dos líderes e pastores. O pastor Martinho apresentando o relatório da fundação desta Paróquia que foi concluído pelo pastor Carlos.
Reunião proveitosa sob a liderança do nosso Conselheiro Wa
nderley M. Lange.
Que o bondoso Deus continue com suas bênçãos entre nós e que todos nós cristãos luteranos diparsulenses possamos testemunhar a nossa fé no Senhor Jesus e levar o evangelho salvador aos mais diferentes recantos dessa região.
Seguem fotos do evento.