SBB

quinta-feira, 30 de julho de 2015

terça-feira, 28 de julho de 2015

ILUSTRAÇÃO

Dormir enquanto os ventos sopram

     Alguns anos atrás, um fazendeiro possuía terras ao longo do litoral do Atlântico. Ele constantemente anunciava estar precisando de empregados. A maioria de pessoas estavam pouco dispostas a trabalhar em fazendas ao longo do Atlântico.
     Temiam as horrorosas tempestades que variam aquela região, fazendo estragos nas construções e nas plantações.
      Procurando por novos empregados, ele recebeu muitas recusas. Finalmente, um homem baixo e magro, de meia-idade, se aproximou do fazendeiro.
     - “Você é um bom lavrador”? Perguntou o fazendeiro.
     - “Bem, eu posso dormir enquanto os ventos sopram”, respondeu o pequeno homem.
     Embora confuso com a resposta, o fazendeiro, desesperado por ajuda, o empregou. O pequeno homem trabalhou bem ao redor da fazenda, mantendo-se ocupado do alvorecer até o anoitecer e o fazendeiro estava satisfeito com o trabalho do homem.
     Então, uma noite, o vento uivou ruidosamente. O fazendeiro pulou da cama, agarrou um lampião e correu até o alojamento dos empregados. Sacudiu o pequeno homem e gritou,
     -“Levanta! Uma tempestade está chegando! Amarre as coisas antes que sejam arrastadas”!
     O pequeno homem virou-se na cama e disse firmemente,
     - “Não senhor. Eu lhe falei, eu posso dormir enquanto os ventos sopram”.
     Enfurecido pela resposta, o fazendeiro estava tentado a despedi-lo imediatamente. Em vez disso, ele se apressou a sair e preparar o terreno para a tempestade. Do empregado, trataria depois.
     Mas, para seu assombro, ele descobriu que todos os montes de feno tinham sido cobertos com lonas firmemente presas ao solo. As vacas estavam bem protegidas no celeiro, os frangos nos viveiros, e todas as portas muito bem travadas. As janelas bem fechadas e seguras. Tudo foi amarrado. Nada poderia ser arrastado. O fazendeiro então entendeu o que seu empregado quis dizer, então retornou para sua cama para também dormir enquanto o vento soprava.
     O que eu quero dizer com esta história, é que quando se está preparado espiritualmente, mentalmente e fisicamente - você não tem nada a temer.
     Eu lhe pergunto: você pode dormir enquanto os ventos sopram em sua vida? Espero que você durma bem!  (Copiado).

domingo, 26 de julho de 2015

MENSAGEM PARA DOMINGO

Amor e obediência

   “Jesus continuou: — Se vocês me amam, obedeçam aos meus mandamentos… A pessoa que aceita e obedece aos meus mandamentos prova que me ama. E a pessoa que me ama será amada pelo meu Pai, e eu também a amarei e lhe mostrarei quem sou.” Jo 14.15,21
 
Quando você ama alguém, qual é a sua atitude para com essa pessoa? Podemos dizer que fazemos tudo o que podemos para agradá-la, pois queremos vê-la feliz. Não conseguimos imaginar uma pessoa ferindo, ofendendo e desagradando alguém a quem ama.
Na vida cristã acontece algo muito semelhante. Muitas vezes vemos pessoas se declarando cristãs, mas não se comportando como cristãs. Ser cristão significa ser de Cristo. Significa ser amado e perdoado por Cristo. E quem é cristão sabe como é grande o amor de Deus por nós. Deus nos ama tanto que fez aquilo que nenhum de nós faria. Ele deu seu Filho Jesus Cristo ao mundo para que toda a culpa dos nossos pecados fosse jogada sobre ele e, então, ele foi castigado em nosso lugar. Ele pagou pelos nossos pecados com sua própria vida. Deus não tinha a obrigação de fazê-lo. Jesus não precisava aceitar a missão. Então, por que tudo isso aconteceu? A resposta é simples e grandiosa: Tudo isso aconteceu por amor!
Quem sente esse amor de Deus aplicado em si, não pode ter outra atitude senão a de agradecer por um amor e um sacrifício tão grande. Como agradecer? Jesus responde: “Se vocês me amam, obedeçam aos meus mandamentos… A pessoa que aceita e obedece aos meus mandamentos prova que me ama. E a pessoa que me ama será amada pelo meu Pai, e eu também a amarei e lhe mostrarei quem sou” (Jo 14.15-21). Quando eu busco agradar a Deus, estou dizendo para os outros: Eu sou feliz porque sou amado por Deus e também o amo. Deixe o amor de Deus entrar em sua vida. É maravilhoso!
Oremos: Senhor, eu sei que não mereço o teu amor, mesmo assim, tu me amas tanto! Obrigado por me salvares em Cristo. Amém

sábado, 25 de julho de 2015

MENSAGEM

Para dormir bem!


“Ligue a luz!”, grita a criança com medo do escuro, antes de dormir à noite. Estar longe de Deus, a fonte da luz, também oprime, aprisiona e amedronta. O poder dessa escuridão nos faz pequenos, inseguros, pois, sem a luz, estamos à mercê de maldades, de nossos pecados e, mesmo, da morte. Como crianças, indefesos, não conseguimos achar o “interruptor” que trará descanso e alívio. No entanto, o Pai chega, trazendo a luz. “Ele nos libertou do poder da escuridão e nos trouxe em segurança para o Reino do seu Filho amado. É ele quem nos liberta, e é por meio dele que os nossos pecados são perdoados” (Cl 1.13-14). Bons sonhos!
Oração: Salvador Jesus, Filho amado de Deus, nunca deixe que a escuridão me afaste de ti. Obrigado por trazer o perdão dos meus pecados e uma nova vida. Amém.
Leia em sua Bíblia Colossenses 1.1-14

quinta-feira, 23 de julho de 2015

quarta-feira, 22 de julho de 2015

AJUDAR

 
ESTENDER AS MÃOS

      Alguns dizem, com bom humor: “Já estou quase virando sapo!”. Para outros, infelizmente, só resta dizer: “Perdi tudo o que tinha...”. Esses são, meus amigos, alguns resultados desses quase intermináveis dias de chuva que vivemos em algumas regiões do Rio Grande do Sul. Enquanto uns apenas lamentam não ver o sol e sentem o incômodo de usar luvas, capas de chuva, galochas ou guarda-chuvas, outros veem parte da sua vida, esperanças e sonhos irem embora com a enxurrada. E então volta a velha pergunta: “Porque Deus permite que essas coisas aconteçam?”
     Eu já diria outra frase: “Porque o ser humano não para de destruir o que Deus criou?”, ou ainda, “porque não ouvimos os avisos de Deus?”. Deus criou o mundo de maneira que a terra absorvesse a chuva. Mas onde havia terra, há concreto e asfalto. Arroios são canalizados e mudados os seus cursos. Os bueiros e sistemas de esgoto, que deveriam dar vazão às chuvas, estão repletos de lixo. E por falta de apoio, oportunidade ou poder aquisitivo, pessoas constroem suas casas em locais perigosos, sujeitos a deslizamentos de terra e enxurradas. Será que é culpa de Deus? Deus prometeu que jamais destruiria o mundo novamente com água. Quando? Após o dilúvio, quando colocou o seu arco nas nuvens como símbolo da Sua promessa.
      Então que é isto que vivemos? É o resultado de um planeta desregulado. O clima está desregulado por falta de cuidado a amor com o meio ambiente, a criação de Deus. E a sociedade está desregulada por falta de amor ao próximo. Se existem pessoas morando em locais inadequados é porque faltam oportunidades melhores. E poderemos encontrar vários fatores e motivos, mas todos levam à ganância e indiferença do ser humano.
      No salmo 23 lemos: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque Tu estás comigo”, e ainda: “Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários”. Deus não abandonou seus filhos, nem mesmo agora, no meio das enchentes. Ele está ao lado dos que sofrem e quer preparar-lhes um banquete, mesmo em meio a adversidades. E Deus vai usar você para chegar nesse seu irmão que está sofrendo. Como? Basta abrir os olhos e agir. Existem várias campanhas e entidades juntando alimentos, roupas, etc. Pesquise na internet, na sua cidade, ou procure a prefeitura. Não seja indiferente, você pode fazer a diferença!
      Jesus Cristo estendeu as duas mãos abertas e espalmadas na cruz para nos dar perdão e vida eterna. Que este gesto de amor possa mover os nossos corações a amarmos quem precisa que estendamos nossas mãos para ajudar, em um gesto de carinho e amor ao próximo e resposta ao amor de Deus. Amém.
 
 Pastor Davi Schmidt - IELB

terça-feira, 21 de julho de 2015

REFLEXÃO

Meus pecados
 
“Tornará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniquidades, e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar” (Mq 7.19).
 
      Uma senhora foi encontro do seu pastor, em grande amargura de espírito, levando nas mãos um balde cheio de areia molhada.
      “O senhor está vendo o que é isto”? – Perguntou ao Pastor.
      “Sim, é areia molhada”, disse o Pastor.
      "Mas o senhor não sabe o que ela significa”?
      “Não, não sei. O que isso significa”?
      “Sou eu”– respondeu ela, chorando. – “A quantidade dos meus pecados é tão grande que não podem ser contados, como não podem ser contados quantos grãos de areia tem dentro deste balde”.
      “Onde conseguiu essa areia”? – Perguntou o pastor.
      “Lá em baixo, na praia”.
      “Volta lá”– disse o pastor – “e toma contigo uma pá. Ajunta um grande monte de areia bem perto do mar. Então, te afasta um pouco da praia e fica observando o que vai acontecer quando a onda do mar vier”.
Uma hora mais tarde ela voltou junto ao pastor e relatou o seguinte:
      “Pastor, a onda passou por sobre o monte de areia que fiz e levou-o completamente”!
      “É justamente assim” – respondeu o pastor – “quando pedimos ao nosso Pai celestial, por amor de Jesus, que nos perdoe os pecados. Deus faz desaparecer todos os nossos pecados, mesmo se forem muitos como os grãos de areia no balde”. 
      Graças a Deus, esta é a verdade consoladora. Deus nos perdoa quando arrependidos e com fé no Senhor Jesus Cristo buscamos o perdão.
      Assim, também nós podemos aprender com o perdão de Cristo e aplicá-lo no relacionamento conjugal, no relacionamento entre pais e filhos, relacionamento entre irmãos de fé, etc., removendo todo e qualquer obstáculo que impede um relacionamento cristão, sólido e duradouro.

segunda-feira, 20 de julho de 2015

CORAL DO SEMINÁRIO CONCÓRDIA EM PRUDENTÓPOLIS

Noite abençoada com muito louvor, dia 14.07.2015, na Igreja Luterana de Prudentópolis.
Com vozes afinadas, o Coral do Seminário Concórdia, sob a regência do Maestro Rev. Raul Blum, trouxe alegria, com muitos belos Hinos e uma Cantata - "Jesus e o povo ", para 100 corajosos cristãos, que saíram de casa abaixo de chuva e participaram deste evento. Obrigado a todos que vieram.
E como diz a nossa irmã Carmelita, lá de Irati: " "vai se arrepender quem não for....", realmente, foi muito bom. 
Deixamos aqui os agradecimentos a todos que hospedaram os cantores como também os que ajudaram na aquisição dos gêneros alimentícios para as refeições.
 Seguem algumas fotos.
 









domingo, 19 de julho de 2015

MENSAGEM PARA DOMINGO

Em Deus, tenho paz!

“Cheguem perto de Deus e ele chegará perto de vocês” (Tg 4.8).

            Conflitos interiores. Lutas internas. Ansiedade por não saber o que fazer. Como nós sofremos por causa de tudo isso. Quantas vezes, pela falta dessa paz no coração, nós já extrapolamos e acabamos ferindo outras pessoas, causando brigas e divisões?
            De onde vem tudo isso? Por que não conseguimos simplesmente viver em paz? A resposta é só uma: o pecado que está em nós. Ele não nos deixa em paz, ele faz guerra contra Deus, contra a sua vontade. O apóstolo Paulo reconhece esta mesma luta interior. Na sua Carta aos Romanos, capítulo 7, ele confessa: “Porque, mesmo tendo dentro de mim a vontade de fazer o bem, eu não consigo fazê-lo. Pois não faço o bem que quero, mas justamente o mal que não quero é que eu faço”.
            O que fazer? O apóstolo Tiago dá a direção: “Cheguem perto de Deus e ele chegará perto de vocês” (Tg 4.8). Como é bom ter um amigo naquelas horas mais complicadas e desesperadoras. Pois Deus quer ser esse seu amigo, sem hora marcada, sem agenda para programar. Ele quer estar ao seu lado sempre.
            Aliás, ele já demonstrou que quer isso. Ao ver a nossa situação de pecado e condenação, não esperou que fôssemos até ele. Nem teríamos a menor condição para isso. Ele veio até nós na pessoa de seu Filho Jesus Cristo. Ele nos tirou de uma situação de condenação. Provou que nele podemos confiar incondicionalmente.
            Isso vai me tirar toda e qualquer dificuldade? Não!! Agora, nunca mais vou ter lutas internas? Também não!! O pecado ainda vai continuar a me causar muitos problemas. Mas teremos mais forças para lutar.
            E podemos buscar a esse Deus na sua Palavra. A Bíblia é o lugar onde podemos encontrar as palavras que nos confortam. É só nesse Deus que encontramos paz, consolo e esperança.
Oremos:  Senhor, obrigado por me permitires chegar bem perto de ti. Obrigado por me dares paz, vida e salvação em Jesus. Fica sempre comigo, bem perto de mim. Em nome de Jesus. Amém.

sábado, 18 de julho de 2015

PENSAMENTO

"É uma pena que tantos homens carentes de consolo não se voltam às Escrituras! O que é que são, mesmo os melhores livros escritos por homens, em comparação com o Livro no qual Deus mesmo fala ao coração? Certamente não é possível confortar alguém, a não ser que escute e aceite a Palavra de Deus" (Martinho Lutero)

sexta-feira, 17 de julho de 2015

FINLÂNDIA, O PAÍS DA EDUCAÇÃO

Em todos os rankings mundiais de educação, a Finlândia costuma figurar entre os primeiros colocados. Mas o que o gélido país nórdico faz de diferente para conseguir dar uma formação tão boa as suas crianças e adolescentes?

Segundo esta reportagem especial do britânico The Guardian sobre educação, a grande diferença está na formação dos professores e na importância que é dada à profissão. Na capital Helsinki, uma escola de educação primária conveniada à universidade local funciona como uma espécie de laboratório, em que os professores-estudantes podem aplicar todas as teorias que aprendem em aula. E curiosamente, são essas escolas-laboratório as mais buscadas pelos pais das crianças.
educacao-finlandia3

Escola-laboratório de Viikki. Foto por David Crouch/The Guardian
 
Para dar aula em uma série do ensino fundamental, todo professor passa por um mestrado com duração de 5 anos, sendo metade do tempo aplicado em pesquisas e teoria e a outra metade em práticas – de forma semelhante ao período de residência pelo qual passam os médicos brasileiros. No período de aula, os professores-estudantes têm total liberdade para dar as aulas e lidar com a classe e, ao fim do período, eles se encontram com um tutor, com o qual podem desconstruir situações pedagógicas. “Essa é uma das forma de mostrarmos o quanto nós respeitamos os professores. É tão importante quanto treinar médicos“, afirma Kimmo Koskinen, diretor da escola-laboratório Viikki, em Helsinki.
finlandia-2

Foto por Oulu Winter School
 
Mas não só só os professores-estudantes que têm liberdade na hora de ensinar. Desde os anos 90, a influência do governo na pauta do ensino é mínima, permitindo que cada escola desenhe o currículo que julga mais adequado, sem que haja qualquer tipo de inspeção. Mas para ter toda essa flexibilidade, a qualidade dos professores é mais do que necessária. “Os professores precisam ter essa educação de alta qualidade para que saibam usar essa liberdade que lhes é dada e aprendam a solucionar problemas com base na pesquisa. A coisa mais importante que nós os ensinamos é a tomar decisões pedagógicas e serem capaz de fazer julgamentos por si“, explica Leena Krokfors, professora de pedagogia da Universidade de Helsinki.
filandia3
 
Foto por RIITTA SUPPERI/KEKSI/TEAM FINLAND

quinta-feira, 16 de julho de 2015

VÍDEO DA SEMANA

Meu amigo, hoje tu tens a escolha: vida ou morte, qual vais aceitar.

terça-feira, 14 de julho de 2015

REFLEXÃO


ILUSTRAÇÃO –Dá atenção às fofocas e ao veneno dos outros e verás as consequências”!

(Uma fábula – conversa entre animais)

       Havia num certo lugar uma comunidade composta de várias espécies de aves. Todos viviam em harmonia. Os patinhos e os marrecos nadavam todas as manhãs no lago, acompanhados dos cisnes e os gansos. As galinhas e as peruas dividiam a tarefa de levar os filhotes para a escola, enquanto os papagaios e as maritacas faziam a festa nas árvores, avisando sempre que algum estranho se aproximava.
      Certo dia, uma cobra e uma hiena estavam andando por ali, quando, de repente, viram o pavão.
      Ao ver os dois, imediatamente o pavão exibiu seu belo leque de penas coloridas. A hiena passou imediatamente a rir do pavão, enquanto a cobra lhe disse:
      - Você é muito exibido. É só ver alguém que logo fica todo cheio de orgulho.
      - Do que você está falando? Eu não sou orgulhoso não. Apenas estou me espreguiçando...
      - Que espreguiçando que nada. Eu conheço você muito bem. Todo mundo por aqui sabe que você não pode ver alguém que logo fica todo assanhado.
      - Espere um pouco. Você está sendo maldosa comigo. Eu nunca fiz isso. E, além do mais, o que é bonito tem que ser mostrado mesmo? Disse o pavão já um tanto irritado.
      - Viu só. E depois diz que não é exibido. Quem lhe disse que este seu penacho é bonito? Só porque é um pouco colorido? Bem que a dona gansa disse que você era metido.
      - A dona gansa disse isso? Que fingida. Ela sempre disse que me achava muito bonito.
      - Que nada...ela é falsa. Todos os dias ela se reúne com a dona cisne e com a dona perua para falarem mal de você. Disseram até que já viram sua esposa paquerando o marreco que vive lá no lago.
      - Que infâmia. Minha esposa sempre foi fiel a mim. Ninguém pode falar nada dela? Disse irritado o pavão.
      A hiena, que a tudo presenciava, continuava rindo sarcasticamente. Vendo que podia tirar algum proveito da situação, logo entrou na conversa.
      - Olha seu pavão, eu penso que a coisa está realmente feia para o seu lado.
      Eu não queria magoá-lo, mas a verdade é que ninguém gosta do senhor por aqui. Todos o olham com desprezo. O galo disse dia desses que está até com medo de que o senhor queira ocupar o lugar dele, cantando para nos despertar pela manhã.
      - Mas quem disse que eu quero cantar? Eu nem pio direito?
      - É? Disse a hiena? Mas disseram que o senhor até foi fazer aula de canto para ocupar o lugar do galo velho. A maritaca e o papagaio estão pensando em convocar uma assembleia da bicharada para tratar do assunto. E, não querendo fazer fofoca, o senhor nem sabe o quanto o papagaio tem falado mal do senhor.
      Irritado com tudo o que ouviu, imediatamente o pavão correu até onde estavam as outras aves.
      Foi logo dando bicadas no galo, no marreco e no papagaio.
      Por outro lado, sua esposa foi tirar satisfação com a dona gansa, com dona cisne e com a perua.
      Em poucos minutos, só se via penas voando para todos os lados. Enquanto isso, a cobra e a hiena estavam de longe, assistindo a cena e rindo sem parar.
     No final do dia, muitas aves estavam machucadas. Algumas tiveram que se mudar de lugar devido à confusão. Outras ficaram morando por ali mesmo, mas sem conversarem umas com as outras. Os filhotes, que culpa alguma tinham no assunto, foram proibidos de conversar com as outras espécies na escola e de brincarem juntos. E o pavão, ficou sem sua bela cauda, que foi arrancada durante a briga e sem a esposa, que o abandonou, levando consigo os filhos, pelo fato de seu esposo ter acreditado nas fofocas.
      Já a cobra e a hiena continuaram sendo amigas, até o dia em que a cobra picou a hiena, que mesmo morrendo, continuou mantendo seu sorriso mórbido.
     E a cobra seguiu seu caminho, solitária e rastejando-se, até encontrar outra comunidade onde pudesse destilar novamente seu veneno. (Cópia).

Moral da história:“Dá atenção às fofocas dos outros e verás as consequências”!

segunda-feira, 13 de julho de 2015

PROUNI

O que é o Prouni?
 
       É um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que concede bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros, sem diploma de nível superior.
       Podem participar:
      - Estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais da própria escola;
      - Estudantes com deficiência;
      - Professores da rede pública de ensino do quadro permanente que concorrerem a cursos de licenciatura, nesse caso não é necessário comprovar renda.
      Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.
quem pode participar
      Para se inscrever no Programa Universidade para Todos (Prouni) 2º/2015 é preciso ter participado do Enem 2014 e ter obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do Exame. É preciso, ainda, ter obtido nota acima de zero na redação.
      Para efetuar a inscrição no Prouni 2º/2015, o candidato deve informar seu número de inscrição e sua senha no Enem 2014.

domingo, 12 de julho de 2015

MENSAGEM PARA DOMINGO

Casamento

“Que o casamento seja respeitado por todos” (Hb 13.4).
Há alguns anos, um casamento real na Inglaterra foi assunto incessante nos meios de comunicação. Vieram à tona, então, comentários sobre a saturação do sensacionalismo. Afinal, “para que tanto alarde ao redor de um casamento”? “Vai ver é tudo de fachada, só para manter a tradição”. Não há outra coisa melhor para ver, ler, ouvir, publicar?
Bem, talvez haja. Vamos ver as alternativas.
Futebol, reality shows, “celebridades”, trailer de filmes, resumo de novelas. Notícias de violência e tragédias, horóscopo… Tudo bem que se goste disso. Mas diante destas opções, convenhamos, até que notícias sobre um casamento não fazem tanto mal.
Foi a celebração de uma instituição divina. Não dependia de ser feito na Igreja, mas o casal real inglês deu testemunho da fé cristã, por obrigação ou não, ao se dirigir a um templo para a cerimônia. A família esteve envolvida. A vontade expressada foi de que o matrimônio dure, ainda que pudesse vir a acabar. E foi mantida toda uma tradição secular.
Será que é exatamente isto que pode incomodar? A celebração de uma instituição cristã milenar em contraste com os modismos que vão e vêm a todo instante?
O casamento real inglês foi de aparência, foi sincero? Vai durar, vai acabar? Quem sabe a resposta são apenas os noivos. Independente disso, o casamento permanece – sempre vai permanecer – uma instituição divina para ser valorizado por homem e mulher. Visto por milhões ou celebrado por poucos, que o casal se esforce por ser feliz, com Cristo no centro da união. E também, que seja algo pelo que se batalhe sempre, o tempo inteiro para que permaneça, dure, continue.
E não que seja algo que simplesmente se troque como quem troca de canal.
Oremos: Senhor Jesus, fortalece marido e mulher para que o casamento seja sempre mantido, valorizado e conduzido sob a tua graça e teu amor. Em teu nome. Amém

sábado, 11 de julho de 2015

ENEM - 2015

PREPARANDO-ME PARA O ENEM-2015

ENEM - DICAS

a) Inscrição
Fique atento ao período de inscrições. Você pode se inscrever no Enem 2015, exclusivamente pela internet, entre as 10h do dia 25 de maio de 2015 às 23h59 do dia 5 de junho de 2015.

Leia o edital com atenção e preencha todos os campos solicitados de forma precisa. Lembre-se que a responsabilidade pelas informações é dos participantes.
Mantenha seus dados de contato (email e telefone) atualizados. O Inep poderá enviar informações importantes sobre o exame e as comunicações são feitas pelos contatos informados na inscrição.
Qualquer alteração nos dados cadastrais, opção de cidade de provas ou de língua estrangeira serão permitidas apenas durante o período de inscrição.
b) Cartão de confirmação
O cartão de confirmação de inscrição estará disponível para impressão na página do participante.
No cartão de confirmação, estão contidas as seguintes informações:
- número de inscrição;
- data; hora; local de realização das provas;
- indicação do(s) atendimento(s) especializado(s) e/ou do(s) atendimento(s) específico(s), se for o caso;
- opção de língua estrangeira; e
- solicitação de certificação, se for o caso.
Para obter o cartão, o participante deve acessar o endereço eletrônico enem.inep.gov.br/participante. É preciso informar CPF e senha.
c) Como são as provas
O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões cada, e uma redação.
Confira os dias da prova:
24 de outubro de 2015 (sábado)
- Ciências Humanas e suas Tecnologias; e
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Tempo para a prova: 4h30
25 de outubro de 2015 (domingo)
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
- Redação; e
- Matemática e suas Tecnologias.
Tempo para a prova: 5h30
d) No dia da prova
Os portões de acesso abrem às 12h e fecham às 13h, horário de Brasília. Recomenda-se que todos os participantes cheguem ao local de prova até as 12h (horário oficial de Brasília), já que será proibida a entrada após o fechamento dos portões.
Nesta edição, haverá uma importante mudança na aplicação. Depois que os portões fecharem, às 13h, uma série de procedimentos de segurança serão realizados e as provas só terão início às 13h30.
IMPORTANTE!
- Verifique com antecedência, na página do participante, a validação da inscrição e o local de realização das provas.
- Faça o trajeto até o local com antecedência e evite atrasos no dia da aplicação.

sexta-feira, 10 de julho de 2015

PENSANDO BEM...


A Crise
Autor:Luiz Almeida Marins Filho.

       Um homem vivia à beira de uma estrada e vendia cachorro quente. Ele não tinha rádio, televisão e nem lia jornais, mas produzia e vendia bons cachorros quentes. Ele se preocupava com a divulgação do seu negócio e colocava cartazes pela estrada, oferecia o seu produto em voz alta e o povo comprava. As vendas foram aumentando e cada vez mais ele comprava o melhor pão e a melhor salsicha. Foi necessário também adquirir um fogão maior para atender à grande quantidade de fregueses e o negócio prosperava. Seu cachorro quente era o melhor de toda região! Vencedor, ele conseguiu pagar uma boa escola ao filho. O menino cresceu e foi estudar Economia numa das melhores faculdades do país.
        Finalmente, o filho, já formado, voltou para casa, notou que o pai continuava com a vidinha de sempre e teve uma séria conversa com ele: - Pai, então você não ouve rádio? Você não vê televisão e não lê os jornais? Há uma grande crise no mundo. A situação do nosso país é crítica. Está tudo ruim. O Brasil vai quebrar. Depois de ouvir as considerações do filho estudado, o pai pensou: "Bem, se meu filho estudou economia, lê jornais, vê televisão, então só pode estar com a razão." Com medo da crise, o pai procurou um fornecedor de pão mais barato (e, é claro, o pior) e começou a comprar salsicha mais barata (que era, também, a pior). Para economizar, parou de fazer seus cartazes de propaganda na estrada. Abatido pela notícia da crise, já não oferecia o seu produto em voz alta... Tomadas todas essas "providências", as vendas começaram a cair e foram caindo, caindo, e chegaram a níveis insuportáveis. O negócio de cachorro quente do velho, que antes gerava recursos até para fazer o filho estudar Economia, quebrou. O pai, triste, então falou para o filho: - Você estava certo, meu filho, nós estamos no meio de uma grande crise. E comentou com os amigos, orgulhoso:- Bendita a hora em que eu fiz meu filho estudar Economia. Ele me avisou da crise...
 
Moral da história: Conclua você mesmo.

quinta-feira, 9 de julho de 2015

quarta-feira, 8 de julho de 2015

terça-feira, 7 de julho de 2015

NOTÍCIAS

 
6º Simpósio Internacional de Lutero no Seminário Concórdia em São Leopoldo, RS. Foram dias edificantes, onde os preletores falaram sobre:
-Panorama das teorias antropológicas na época da Reforma- Dr. Sérgio Marlow.
-Lutero e Erasmo: o debate sobre a vontade humana- Dr. Ricardo W. Rieth. 
-Antropologia em Lutero a partir do comentário de Gênesis- Dr. Roger M Wanke. -Antropologia em Lutero e Osiander: uma diferença que perdura- Dr. William W. Schumacher.
-Pressupostos antropológicos no debate entre Lutero e os antinomistas- Me. Clóvis V. Gedrat.
-A Antropologia de Lutero em diálogo com a pós-modernidade- Moderador, Me. Paulo P. Weirich
 

Culto de Abertura.
 

DIPARSUL estava presente.

ASAS, com seus quitutes para os intervalos. Obrigado queridas servas.

 
Mais de 150 participantes deste Simpósio.
(Roberto Couto, Martinho F. Voss, Alcemar Cabreira e Paulo Roberto Monteiro)

Um dos Preletores, DR. Ricardo Rieth.

Representantes internacionais. (Angola, Guatemala, Uruguai)

Moderador Me. Paulo Weirich, ao centro.
 

Rev. Benjamim Nzuzi Mavungo, bispo da Igreja Luterana de Angola e pastor Martinho F. Voss , Prudentópolis, PR.

domingo, 5 de julho de 2015

MENSAGEM PARA DOMINGO

Comparar

“Com o que podemos comparar o reino de Deus?” (Mc 4.30).
 
Ao longo de sua trajetória, Jesus Cristo contou muitas parábolas. O evangelista Marcos nos diz, inclusive, que ele só falava com as pessoas utilizando parábolas para trazer as verdades do Reino de Deus. Utilizava comparações para que até mesmo as pessoas mais simples pudessem perceber tanto a grandeza quando a simplicidade de sua obra de amor.
Em algum momento, no entanto, nossa geração se perdeu no uso do verbo “comparar”. Ele deixou de ser utilizado como uma moldura que contém verdades eternas e passou a ser uma constante medição de valor.
Só isto explica o comparativo que, muitas vezes, se faz entre viver na igreja e viver no mundo, acreditar em algo ou viver sem fé, dar dinheiro para uma igreja ou gastar em outras prioridades. O verbo “comparar” é utilizado para medir o reino de Deus em relação a outras coisas boas ou proveitosas do mundo, como se ele fosse apenas mais uma entre muitas opções.
Jesus fez muitas comparações. Mas sempre mostrando como o Reino de Deus pode ser visto através de ilustrações que ressaltam seu caráter divino, único, permanente e fundamental para a vida. Fazer parte deste Reino é receber perdão, vida e salvação eterna. Comparar o Reino de Deus com coisas humanas para tentar estabelecer graus de valor é fazer perguntas erradas, que conduzem a respostas equivocadas.
Jesus Cristo comprou nossa vida com seu próprio sangue e, pela fé, nos deu vida. E ele nos envia para a vida diária nos dando a segurança de que, por mais que tenhamos coisas boas e prazerosas neste mundo, é em seu incomparável amor que temos perdão sem limites, força sem medida, vida sem fim. Reino sem comparação.
Oremos: Senhor Jesus, obrigado porque me compraste com teu sangue e porque, em tua palavra, nos mostras o reino de Deus por meio de belas comparações. Fortalece minha fé em ti. Em teu nome. Amém.

sábado, 4 de julho de 2015

HOMENS DA BÍBLIA

OS GRANDES HOMENS DA BÍBLIA – NOVO TESTAMENTO
JOSÉ, marido da mãe de JESUS CRISTO [Um homem justo]
 
      O nome José, marido de Maria, aparece na genealogia de Jesus Cristo em Mt 1.1-16. Maria estava prometida em casamento para José. Eram noivos. O noivado judaico era um compromisso tão real que o noivo já se dizia “marido” (Mt 1.19ª), embora não houvesse relações sexuais entre o casal. A lei civil judaica sobre a castidade e o casamento era muito rígida e punia os infratores com um julgamento público e apedrejamento. (Dt 22.23-24). Estas informações são muito importantes para entender o inesperado acontecimento e seus desdobramentos: Maria ficou grávida. José sabia que ele não era o pai.  
     Quem seria o pai da criança?
      Maria falou a José que sua gravidez era obra do Espírito Santo. (Lc 1.35). A princípio foi difícil para ele acreditar que o Pai da criança era Deus.
      José decidiu romper secretamente o noivado mediante um acordo particular; assinaria os documentos jurídicos necessários porque ele era homem justo. Ele não quis acobertar com o seu nome uma criança, cujo pai ele não sabia. Ele, movido por compaixão, se recusou a entregar Maria ao rigoroso processo da Lei e à exposição pública que lhe traria a desonra.
      O rompimento do noivado foi uma decisão dramática, resultado de muitas ponderações, quando em sonho um anjo do Senhor lhe disse: “[…] não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo.” (Mt 1.20). José ficou sabendo neste primeiro sonho que Jesus é o Messias (Mt 1.21-22).
      A partir da intervenção divina houve uma reversão de atitude: José assumiu a paternidade legal de Jesus como pai adotivo segundo a lei. Os planos de casamento com Maria não foram cancelados. Jesus é um descendente de Davi porque José era desta linhagem.
     Algum tempo depois do nascimento de Jesus em Belém da Judéia, José teve um segundo sonho. O anjo o orientou como proteger a vida do menino, fugindo com a família para o Egito, permanecendo lá até à morte de Herodes. José retornou do Egito e se estabeleceu em Nazaré. Trabalhava como carpinteiro. Seu nome é mencionado pela última vez quando Jesus foi levado aos 12 anos a Jerusalém para a Festa da Páscoa. (Lc 2.42). Não há mais informações sobre José.
DESTAQUES NA VIDA DE JOSÉ
– José, um homem de fortes convicções seguiu as orientações de Deus que o capacitaram para a função de pai terreno de Jesus.
– Foi coerente nas suas atitudes.
– Foi um homem de virtudes cristãs elevadas: responsável, justo, compassivo e discreto.
ENSINAMENTOS
– Deus quer homens humildes de espírito e íntegros.
– As pessoas são escolhidas por Deus independentemente de sua posição social.
INFORMAÇÕES SOBRE JOSÉ
Yosef, nome hebraico, cujo significado é: Deus acrescente.
Lugares importantes na vida de José: Nazaré, Egito, Belém.
Profissão: carpinteiro.
Familiares: Esposa – Maria. Filhos: Jesus, Tiago, José, Judas, Simão e as filhas.
Contemporâneos: Herodes, o Grande; João Batista; Simeão; Ana.
História de José: Mt 1.16 2.23 e Lc 1.26 2.52.
VERSÍCULO CHAVE
“Mas José, seu esposo, sendo justo e não a querendo infamar, resolveu deixá-la secretamente. Enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo.” (Mt 1.19-20).

 Eduvino Krause Filho
Pastor Conselheiro da LLLB.

quarta-feira, 1 de julho de 2015

IMAGEM DA SEMANA

Flor de cactos. Exótica e mal cheirosa, mas de uma beleza ímpar.
(foto de Martinho F. Voss)