SBB

domingo, 26 de junho de 2016

MENSAGEM

Não tenho tempo
É fácil calcular que o ano tem 12 meses, ou 365 dias, ou 8760 horas, ou 525.000 minutos, ou ainda 31.536.000 segundos. Difícil é calcular quantas vezes por ano nós dizemos “Não tenho tempo!” Estamos tão preocupados que não temos tempo para a nossa família, nem para cuidar da nossa saúde, e nem para descansar, para nos divertirmos, para uma boa leitura, e muito menos para cuidar da nossa vida espiritual. Não temos tempo para nós mesmos. Deus lhe dá mais um ano ...de tempo para compartilhar com os seus entes queridos, para trabalhar, descansar, divertir-se, para se ocupar com a sua saúde física, mental e espiritual. E, para dedicar o tempo que cada uma dessas áreas exige, é preciso que você organize o tempo e estabeleça prioridades. Aproveite o seu tempo na realização de seus projetos, começando por aqueles que você tem certeza que pode realizar. Confie em Deus e peça a ajuda dele para administrar de forma positiva o seu tempo.
Oração:
Generoso Deus, obrigado pelo presente que nos deste na Páscoa. Reconheço que sou pecador e não mereço o teu amor. Por isso só posso agradecer pelo que Cristo fez por mim: deu a sua vida para salvar a minha. Obrigado pela tua generosidade. Dá-me sempre sabedoria para administrar bem o tempo que me dás. Por Cristo. Amém
(Hora Luterana)

REFUGIADOS

Foto de Sociedade Bíblica do Brasil.


sexta-feira, 24 de junho de 2016

112 ANOS

Foto de Igreja Evangélica Luterana do Brasil.

Igreja Evangélica Luterana do Brasil comemorando mais um aniversário.
FELIZ ANIVERSÁRIO, IELB! São 112 anos de uma vida de culto e serviço! Com o salmista, queremos dizer: "Não morrerei; antes, viverei e contarei as obras do SENHOR" (Salmo 118.17). Parabéns a todos os luteranos do Brasil! Ouça a mensagem especial do presidente Rev. Egon Kopereck pelo aniversário de nosso sínodo: http://migre.me/ubQgE.
 

MENSAGEM

Machucadas, perdidas, achadas
Deus olhou para as autoridades, os pastores de Israel e acusou: “Vocês não tratam as (ovelhas) fracas, não curam as doentes, não fazem curativos nas machucadas, não vão buscar as que se desviam, nem procuram as que se perdem. Pelo contrário, vocês tratam as ovelhas com violência e crueldade” (Ez 34.4).
Esse Deus, preocupado com seu rebanho, é o mesmo Deus que enviou Jesus, sabendo que, sozinhos, estamos machucados, fracos e perdidos. É o Deus que vem ao nosso encontro: “Eu mesmo serei o pastor do meu rebanho e encontrarei um lugar onde as ovelhas possam descansar. Sou eu, o SENHOR Deus, quem está falando” (Ez 34.15).
Oração: Salvador Jesus, meu bom pastor, obrigado por vir ao meu encontro pois sou fraco, machucado, doente. Obrigado pela salvação. Amém.
Leia em sua Bíblia Ezequiel 34.11-24

terça-feira, 21 de junho de 2016

REFLEXÃO

Eu quero viver em paz
Há um provérbio bíblico que diz “A paz de espírito dá saúde ao corpo, mas a inveja destrói como câncer.” (Pv. 14.30) Você sente inveja de alguém? Tome cuidado! Ela pode destruir você, e não aquele de quem se tem inveja. A inveja vai destruindo o seu interior e, em geral, não afeta a vida da outra pessoa. Ter inveja não traz nenhum proveito, só destruição. Viver em paz é bem melhor. Mas como ter paz de espírito? Em primeiro lugar a verdadeira paz só acont...ece quando estamos em paz com Deus. Esta paz só é possível pela fé em Jesus Cristo. Confie que ele morreu e perdoou os seus pecados. Assim você estará em paz com Deus e sentirá o perdão de Deus no seu coração. A partir dai você conseguirá ter paz consigo mesmo e com o próximo. Pois só podemos amar porque Cristo nos amou primeiro. Temos certeza de que você quer viver em paz. Só Cristo pode te dar a paz completa. Confie nele e viva em paz! (HL)
Oração:
Hoje é mais um dia dedicado a ti, Senhor, por isso agradeço pela tua bondade e por tudo o que tens feito na minha vida. Reconheço que sou pecador e que mereço a tua ira, mas peço, em nome de Jesus, que me perdoes os pecados e que não afastes de mim a tua presença. Eu preciso de ti hoje e sempre. Preciso da tua paz para viver em paz. Sê misericordioso comigo e me conceda as súplicas. Em nome de Jesus. Amém

segunda-feira, 20 de junho de 2016

MISSÃO NO DIPARSUL

 
PROJETO EVANGELIZAR.
O dia 18 de junho foi marcado para nosso Projeto Evangelizar do DIPARSUL, na localidade de Mato Branco, Imbituva-PR.
Sob chuva, 31 corajosos missionários apareceram. E como o bairro tem a maioria das ruas não pavimentadas, ficou difícil realizar o trabalho.
Resolvemos fazer um estudo sobre a missão da Igreja e confraternizamos com o almoço que já estava programado.
Fica para uma próxima oportunidade este trabalho....

Obrigado a todos que compareceram.
 
Seguem algumas fotos do evento.
 





sábado, 18 de junho de 2016

NOTÍCIAS

Foto de Claudio Renato Bündchen.
 
Começa a contagem regressiva dos 500 dias para os 500 anos da Reforma.
18 de junho de 2016 a 31 de outubro de 2017.

quinta-feira, 16 de junho de 2016

PERSEGUIÇÃO RELIGIOSA


 

Dado foi revelado pelo observador da Santa Sé na ONU.
Oriente Médio, África e Ásia são palcos de maior número de violações.
 

Quase 100 mil cristãos morrem todos os anos por razões relacionadas à sua fé, denunciou o observador permanente da Santa Sé nas Nações Unidas, informou nesta terça-feira (28) a Rádio Vaticano.
"Investigações confiáveis" levaram à "conclusão chocante" de que "mais de 100 mil pessoas são mortas por ano, por motivos que têm alguma relação com sua fé", denunciou o monsenhor Silvano Maria Tomasi, durante a 23ª sessão do diálogo interativo entre o Conselho dos Direitos Humanos e o alto comissário.
Monsenhor Tomasi também denunciou que cristãos são obrigados a renunciar a sua fé e a suportar a destruição de seus locais de culto, além dos sequestros de seus líderes religiosos, como ocorreu na Síria, onde dois padres ortodoxos foram levados por homens armados perto de Aleppo.
O Oriente Médio, a África e a Ásia são as regiões onde ocorrem o maior número de violações contra a liberdade religiosa.
Essas violações são "fruto do sectarismo, da intolerância, do terrorismo e de leis que excluem", indicou.
Tomasi lembrou o peso da Igreja em muitas áreas: na educação, desde a creche até a universidade; na saúde, dos berçários aos hospitais; no social, das casas de repouso e orfanatos até centros de reabilitação; nos serviços prestados nos campos de refugiados e deslocados.

Segundo a Rádio Vaticano, monsenhor Tomasi elogiou o primeiro-ministro de Bangladesh, que introduziu uma lei contra a blasfêmia na legislação de seu país.
Por sua vez, o secretário do Conselho Pontifício para a Justiça e a Paz, o arcebispo Mario Toso, declarou recentemente durante uma conferência sobre a discriminação, no quadro da plenária da OSCE (Organização para a Segurança e Cooperação na Europa) em Tirana, que os episódios de discriminação contra cristãos aumentaram na região entre a Europa e a Ásia central, apesar das conferências organizadas pela OSCE.
"Lamentamos o fato de terem traçado uma linha entre o credo religioso e a prática religiosa, o que faz com que alertemos aos cristãos, cada vez mais numerosos ante os tribunais, que há a liberdade privada de crer e praticar em suas igrejas, mas fica proibido agir publicamente em nome da fé", declarou.
A discriminação dos cristãos "deve ser combatida assim como o antissemitismo e a islamofobia", considerou Toso, segundo declaração citada pelo Vaticano.
 
 Atualizado em 28/05/2013

terça-feira, 14 de junho de 2016

REUNIÃO

 
ENCONTRO DOS PASTORES DO DIPARSUL
Foi um dia abençoado, nosso encontro. Nos reunimos na chácara de Martinho Eidam em Bom Jardim do Sul, encontro patrocinado pelo pastor Jandir Krebs, para mais um dia de estudos.
Após a oração inicial, estudamos um artigo escrito pelo pastor Horst Kuchembecker, em 06 de abril de 2016, sob o título: "Comunhão de Púlpito e de Altar".
Após o almoço, muito bom, falamos das atividades Distritais, bem como de atividades das congregações.
A todos que...
participaram, os agradecimentos.
Ao pastor Jandir e família obrigado pelo café e almoço.
Ao sr. Martinho Eidam, os agradecimentos por nos ceder a chácara e as estruturas para a realização do encontro.
Seguem fotos abaixo.
 





domingo, 12 de junho de 2016

MENSAGEM


   
Alcemar Cabreira
 
DIA DOS NAMORADOS

Ninguém poderia ser tão especial, do que a pessoa que tanto amamos. Alguém que nos oferece o verdadeiro amor e a felicidade que tanto sonhamos; alguém que sempre está ao nosso lado nos momentos difíceis; alguém com seus gestos de carinho e na sua simplicidade nos ama. Abra o seu coração para estes momentos e sinta os sentimentos da pessoa amada. Se você está namorando; se você está vivendo este grande amor, continue desfrutando este encanto em sua vida. Jesus disse: “Assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros.” (Jo 13.34). Aquele que permanece neste verdadeiro amor, seja na vida pessoal, no trabalho, na família, no relacionamento terá alegria. Ora, o amor traz consigo alegria. Alegria plena que nos torna felizes neste mundo, pois é a partir deste amor que recebemos força e coragem para permanecermos unidos uns com os outros. Mas se você perdeu um grande amor, não guarde ressentimento em seu coração, sempre há uma nova oportunidade de conhecer outra pessoa. Deus com certeza tem preparado alguém de modo especial em sua vida. Que possamos sempre permanecer no amor de nosso Deus. Que este amor faça parte de sua vida nesta neste dia e sempre.
FELIZ DIA DOS NAMORADOS!

sexta-feira, 10 de junho de 2016

MENSAGEM DA HORA LUTERANA PARA O DIA DO PASTOR

Foto de Hora Luterana.

MENSAGEM DO PRESIDENTE DO CD DA IELB

Caros irmãos em Cristo do Conselho Diretor da IELB,
nesse Dia do Pastor, quero manifestar todo o meu carinho e admiração por essa pastorada querida da IELB, transcrevendo a parte final da minha fala no Concílio Nacional de Pastores de Bento Gonçalves - RS, que se constituiu, por assim dizer, num clamor por "amor" feito aos nossos pastores:
1) AMEM A DEUS: cuidem para que Deus não se torne apenas um "tema de estudo ou trabalho" em vossas vidas! Não se esqueçam de que, a partir do amor a Deus e Dele para convosco, vem a fé, o consolo, o perdão e, por conseguinte, o amor a vossa família que, como todas, também são suscetíveis às influências e turbulências do mundo pós-moderno! 
2) AMEM VOSSO MINISTÉRIO: não se deixem abalar por eventuais conflitos de liderança ou "brigas por espaço" com lideranças leigas ou até mesmo com outros pastores! Nós, leigos e servas conscientes de nossa vocação cristã, estaremos do vosso lado! E não se esqueçam que profissionais como eu, Professor de Matemática, educam para essa vida efêmera; vocês, Ministros de Deus, educam para a vida eterna! 
3) AMEM ESSA IGREJA: Luteranos que somos, conhecemos a diferença entre igreja visível e invisível! Mas nunca se esqueçam que, apesar de todas as nossas "imperfeições sinodais", foi no lócus da Igreja Evangélica Luterana do Brasil que muitas pessoas, assim como eu há 27 anos atrás, conheceram o Deus Triúno e sua ação pela nossa salvação!   
Por fim, tenho certeza de que posso dizer isso em nome de todos os Líderes Leigos e Servas do CD: Parabéns, Pastores do Conselho Diretor da IELB, nós nos orgulhamos muito de estarmos servindo a Deus ao vosso lado!   
Um abraço, FRED.

quinta-feira, 9 de junho de 2016

NOTÍCIAS DIPARSUL DA IELB

 
Novos desafios pela frente.
Eleito Conselheiro do DIPARSUL DA IELB, no último dia 5 de junho, eu, pastor Martinho F. Voss, peço a Deus que me conceda sabedoria e espírito de brandura para poder desempenhar fielmente este cargo em nosso Distrito.
A todos os colegas pastores, a Diretoria e a todos os membros das Paróquias que compõem o DIPARSUL, rogo que Deus os abençoe ricamente e que continuemos a desempenhar fielmente o trabalho confiado pelo Senhor da Igreja a cada um de nós.
Um abraço a todos.
 
Seguem fotos do meu trabalho e da minha família.
 





MENSAGEM PARA HOJE

Foto de Hora Luterana.

domingo, 5 de junho de 2016

REFLEXÃO

Foto de Hora Luterana.


“Eu afirmo a vocês que isto é verdade: se vocês não mudarem de vida e não ficarem iguais às crianças, nunca entrarão no Reino do Céu” (Mt 18.3).

sexta-feira, 3 de junho de 2016

REFLEXÃO

Foto de Ricardo Amaral Furtado.


Ricardo Amaral Furtado
Um empresário disse ao seu empregado:
Quero que me construas uma casa; aqui estão os planos, quero que o faças conforme este projeto!... Não quero que falte nad...a!
O empregado leu os planos e chateado porque faltavam apenas 3 meses para se aposentar, começou a dizer: FALTAM 3 meses para me aposentar e este homem me dá um trabalho para seis meses, pois o farei!... Mas vou usar materiais de segunda, não vou me desdobrar muito, farei o que puder, e assim me sobrará dinheiro para mim!
As colunas as fez sem muito esmero, usou materiais baratos e de segunda, em toda a edificação da casa utilizou materiais não conformes à estrutura e só se esmerou na fachada para enganar o dono, e o que podia pular o Fez, de tal forma "poupar" o tempo que normalmente precisava para o fazer e assim sair o mais rápido possível.
Quando acabou a edificação, apareceu o dono e olhou para a casa, se aproximou de seu empregado e disse-lhe: toma as chaves!... Este é o teu presente!... Por todos os anos que você me serviu!... Esta é a tua casa!!!
Como você acha que se sentiu este homem ao ouvir aquilo? Ele infelizmente tinha colhido o que havia semeado...
Moral:
Tudo o que fizeres faça com amor, não magoe ninguém, sê um bom exemplo, dá o melhor e você receberá o melhor...
A vida é um boomerang, tudo volta para ti!... Porque o primeiro cliente que você tem é a sua integridade e ele não erra na hora de pagar.

quinta-feira, 2 de junho de 2016

MENSAGEM PARA REFLEXÃO

Tema: Qual é o segredo da IELB para chegar aos 112 anos?
Sua pregação não visa agradar pessoas!



         A IELB está completando 112 anos. Qual é o segredo? A resposta correta a essa pergunta apresenta o verdadeiro DNA da Igreja Evangélica Luterana do Brasil. Nessa mensagem, bem como nas próximas do mês de junho, estarei abordando em rápidas pinceladas, breves linhas para uma resposta adequada a pergunta sobre o segredo para se chegar com vida, entusiasmo e cheia de planos aos cento e doze anos.
      A igreja não é empresa, mas convém louvar a Deus, afinal, por mais de 100 anos a IELB atua em terras brasileiras. 
   Quantas empresas chegaram aos 100 anos no Brasil? Apenas 0,1% das empresas no Brasil chegaram e passaram dos 100 anos. Das 14,5 milhões de empresas, apenas 190 chegaram aos 100 anos de atividade no Brasil. As causas são as mais variadas possíveis: crise, revoluções, mudanças na constituição, trocas de moeda. A IELB não é uma empresa, mas também enfrentou essas situações e mesmo assim continua vibrante, motivada e cheia de planos para o futuro.
     A igreja não é uma empresa, apesar de ser administrada com viés empresarial. Seu produto não é vendido, apesar de seus proclamadores receberem salário. Não é a venda e a compra que faz seu caixa possuir saldo, mas as ofertas voluntárias de seus adeptos. Não possui muitos associados, mas os poucos a mantém com amor e afinco, de maneira voluntária e alegre.
      A IELB celebra 112 anos em 2016, mas, o que de fato a mantém de pé, vibrante, ativa, motivada, atarefada é o poder e a autoridade de Jesus que também a enviou para fazer discípulos por todos os cantos do Brasil e do mundo.
     As mais variadas empresas surgiram de acordo com a demanda de determinado produto ter se tornado necessário. Muitas empresas, preocupadas em não serem devoradas pelo mercado e pela concorrência, formaram associações entre si. Muitas empresas investem uma grande parcela de valores em marketing. Oferecem produtos de qualidade e preços acessíveis. Tudo isso na expectativa de se manterem vivas, ativas e com renda.
      Para as empresas se manterem no mercado é necessário agradar ao público.
         O apóstolo Paulo não é contra agradar pessoas. No entanto, combate o fato de que muitos para agradar as pessoas o fazem distorcendo o verdadeiro ensino do evangelho, ao qual o apóstolo Paulo chama de “outro evangelho”. Alguns pregadores queriam agradar pessoas falando palavras agradáveis.
     Alguns pregadores na época do apóstolo Paulo ensinavam doutrina humana. Doutrinas aceitáveis e agradáveis a razão humana. Há pregadores que falam para serem aplaudidos (Mt 6.2; Jo 5.44). A tarefa de um pregador não é persuadir pessoas a seu favor, sua função e conduzi-los a Cristo.
        As consequências de buscar apenas agradar pessoas com um evangelho estranho ao próprio evangelho, é fazer fanáticos que matam cristãos achando que estão agradando a Deus.
       Quando ouvimos notícias como do dia 03 de abril de 2015, que dizia que o grupo da milícia islâmica Al Shabaad deixaram 147 mortos e 79 feridos na universidade no Quênia. Ou notícias que dizem que 100 mil pessoas por ano são mortas por um único motivo: ser cristão.
       Paulo sabia muito bem que o fanatismo era perigoso. Escreveu aos Gálatas que “seu proceder no judaísmo era tão fanático que perseguia a igreja de Deus e a devastava” (Gl 1.13). Ele imaginava que por seu fanatismo estava agradando a Deus, mas, não era bem assim. Sua perseguição à igreja cristã era por causa do seu zelo as tradições religiosas e não o verdadeiro cristianismo (Gl 1.13,14; Fp3.6).
       Da parte dos homens há muitos tipos de evangelho!
      Esses muitos evangelhos estão criando fanáticos que matam e destroem toda a verdade do verdadeiro evangelho. O evangelho verdadeiro é aquele anunciado pelo apóstolo Paulo, “não segundo o homem, porque eu não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas mediante revelação de Jesus Cristo” (Gl 1.11,12).
     Qual é o evangelho revelado por Jesus ao apóstolo Paulo? Jesus disse a Paulo: “...Eu apareci a você para o escolher como meu servo, a fim de que você conte aos outros o que viu hoje e anuncie o que lhe vou mostrar depois. Vou livrar você dos judeus e também dos não-judeus, a quem vou enviá-lo. Você vai abrir os olhos deles a fim de que saiam da escuridão para a luz e do poder de Satanás para Deus. Então, por meio da fé em mim, eles serão perdoados dos seus pecados e passarão a ser parte do povo escolhido de Deus” (At 26.18).
         A mensagem é que só a fé em Jesus salva. Não se agrada a Deus através das ações somente (Hb 1.6). Jesus é quem foi o sacrifício agradável a Deus. Todo aquele que crê em Cristo, recebe a justiça de Cristo, “Pois o evangelho mostra como é que Deus nos aceita: é por meio da fé, do começo ao fim. Como dizem as Escrituras Sagradas: “Viverá aquele que, por meio da fé, é aceito por Deus”” (Rm 1.17).
       O apóstolo Paulo enfatiza que o mais importante não é o ensino humano, mas o ensino do evangelho, Gl 2.14. Só se pode ouvir a igreja se a mesma está de acordo com a Palavra de Deus.
       O apóstolo Paulo afirma que não foi chamado por merecimento. Na verdade o zelo a tradição do seus pais o cegava para a graça de Deus.
        Até onde nosso “zelo tradicional” está cegando para a graça de Deus?
       Deus por sua graça chamou Paulo e chama a cada um de nós. Corremos o risco de nos tornar piores do que éramos antes, sendo fanáticos e deixando de ser cristãos.
        O apóstolo Paulo na sua carta aos Gálatas ressalta que Deus o “chamou pela sua graça”. Com isso o apóstolo Paulo ensina que Deus o chamou não por aquilo que havia feito ou deixado de fazer. Não era ele o agradável a Deus. Deus o chamou “somente por sua graça”.
         O verdadeiro Evangelho revela o Filho de Deus.
       Parece ser fácil dizer que o Evangelho nada mais é que a revelação de Jesus Cristo. Mas, no conflito da consciência e na prática, certamente, é difícil crer nesse evangelho. Afinal, se o evangelho é a revelação de Jesus Cristo, certamente não requer obras, não ameaça com a morte, não apavora as consciências. Cristo é o objeto do evangelho. O evangelho apresenta a obra divina, doada a mim por mera graça. Esse dom eu recebo somente pela fé.
       O apóstolo Paulo não quer agradar as pessoas com um evangelho que elas queiram ouvir, mas insiste em mostrar a certeza de que seu Evangelho é a Palavra de Deus, a revelação de Jesus Cristo.
         Agradar as pessoas não é errado e nem sequer ruim, mas em matéria de pregação, não se pode querer anunciar o que agrada as pessoas, é preciso anunciar e proclamar a revelação de Jesus Cristo. Amém!

M.S.T. Rev. Edson Ronaldo Tressmann