SBB

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

A MORTE INESPERADA

O Furacão passará muito forte.
Haverá partidas que não iremos vencer, mas como afirma o hino da nossa querida Chapecoense ... nas alegrias e nas horas mais difíceis meu furacão tu és sempre um vencedor”
Temos a certeza que este “furacão” se manifestará na solidariedade, nos abraços aos familiares e amigos, no carinho e nas orações em favor dos sobreviventes e dos enlutados deste terrível acidente aéreo.
O consolo e o amparo a todos chegará como um furacão neste momento, como uma forte e refrescante ventania. Pois nela o Salvador Jesus, que venceu a disputa da morte, trará o título, a ressurreição. E diante desta realidade, conseguiremos ainda suplicar: quando eu, Senhor, andar e triste vaguear na treva e dor, ajuda-me, ó Jesus, e muda a sombra em luz, tornando leve a cruz por teu favor. (4ª estrofe do canto 412 do Hinário Luterano).
E assim continuaremos cantando: Sempre honrando nosso escudo com sua raça és alegria nos estádios nunca só”. Portanto queridos familiares e amigos de todas as vítimas desta tragédia, neste momento vocês perceberão que este furacão, que nunca nos estádios deixou o time só, levará a vocês consolo e amparo através do querido povo de Chapecó. #forçachape
https://www.youtube.com/watch?v=dlu5EhVCNsc
Carlos Kracke
Pastor da Igreja E. Luterana do Brasil
Congregação “Bom Pastor” de Blumenau.
Hino da Associação Chapecoense de Futebol ( Oficial ) Site Oficial: http://www.chapecoense.com Letra: Luiz A. Maier
youtube.com

terça-feira, 29 de novembro de 2016

REFLEXÃO

Algo para pensar:
      Uma pequena frase nos leva a pensar na importância das coisas pequenas e corriqueiras e da necessidade do envolvimento de todos naquilo que alguém precisa fazer: "Todo mundo quer salvar o mundo, mas ninguém quer ajudar a mãe a lavar a louça". Isso me atinge!
      Quantas vezes nos ocupamos com tantos afazeres que não nos damos conta, ou, propositadamente, negligenciamos a ajuda mútua que precisa haver para não sobrecarregarmos nossos amados que conosco convivem! Enquanto isso, nós mesmos "descansamos" da nossa lida!
      Por amor, Deus enviou seu Filho para salvar o mundo (Jo 3.16-17). E assim como ele nos amou, também nos envia para, contando sempre com ele, nos amemos da mesma maneira (Jo 13.34-35; 1Jo 4.19). Está aí algo que pode fazer a diferença em nossos relacionamentos em qualquer ambiente. Pense nisso.

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

REFLEXÃO

1° Advento. Profecias do Antigo Testamento
Dizei à filha de Sião: Eis aí te vem o teu Rei humilde (Mateus 21.5 ).
Advento é tempo de espera, no qual aguardamos a chegada de alguém. Desde muito cedo, a Igreja Cristã destacou, no seu calendário eclesiástico, os quatro domingos antes de Natal como um período para reflexão e preparo para o Natal.
O tempo de advento se divide em dois períodos distintos, o primeiro e o segundo advento. O primeiro advento iniciou quando Deus prometeu um salvador aos primeiros homens, Adão e Eva. Desde lá, os fiéis aguardaram a vinda do Salvador. Muitos profetas anunciaram detalhes sobre sua vinda. Por outro, muitos, infelizmente, se cansaram de esperar e caíram da fé. Este primeiro advento se cumpriu quatro mil anos após, quando vindo a plenitude do tempo determinado, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos (Gálatas 4.4,5).
Todas as profecias com respeito à vinda do Salvador se cumpriram nos mínimos detalhes. O Salvador veio conforme prometido. Nasceu da virgem Maria, na cidade de Belém da Judéia, padeceu, sofreu, morreu. Foi sepultado, ressuscitou dos mortos e subiu aos céus. Por sua paixão e morte reconciliou toda humanidade com Deus (Justificação objetiva, João 3.16). Ao subir aos céus, ordenou que se pregasse este evangelho, esta boa nova a todas as nações (Mt 28.19,20), para que todo o que ne crê, não pereça, mas tenha a vida eterna (Justificação subjetiva, Mt 16.16) Toda a pessoa que se arrepende de seus pecados e confia no perdão de Cristo, tem perdão dos pecados, comunhão com Deus e a vida eterna. E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste (João 17.3).
Após a ascensão de Jesus, quando os discípulos ainda estavam com os olhos fitos no céu, eis que um anjo lhes disse: Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Este Jesus que dentre vós foi assunto ao céu, assim virá do como o viestes subir (Atos 1.11). Aqui começa o segundo advento. Os cristãos esperam a segunda vinda de Cristo ao mundo, quando Jesus virá em glória para julgar vivos e mortos. A Bíblia tem muito a dizer sobre esta segunda vinda de Jesus. Ele virá como ladrão de noite (1 Tessalonicenses 5.2). Todos os mortos ressuscitarão (2 Coríntios 4.14). Céus e terra se desfarão (2 Pedro 3.10). Todos serão julgados. Os que confiaram em Jesus como seu Salvador, estarão à direita de Jesus, os que o rejeitaram à sua esquerda. Após o julgamento, Deus criará novos céus e nova terra, nos quais habitará justiça (2 Pedro 3.13).
Ao celebrar advento, lembramos o primeiro advento, os quatro mil anos de espera. Lembramos como os pais se apegavam à palavra de Deus. Queremos seguir o seu exemplo. Alegramos-nos no cumprimento das promessas. Lembramos também a segunda vinda de Cristo, para o juízo final e nos preparamos para o mesmo. Enquanto aguardamos a segunda vinda, Cristo vem a nós em sua Palavra. Por esta Palavra ele bate à porta de nosso coração, nos conduz ao arrependimento diário e nos fortalece na confiança na raça de Cristo. Faz-nos crescermos na comunhão com Deus e na vida santificada. Até sua vinda repentina para nos levar ao lar celestial. Oh! Vem Senhor Jesus. Amém

domingo, 27 de novembro de 2016

MENSAGEM DE ADVENTO

1º DOMINGO DE ADVENTO

Fala-se muito sobre a paz na época do Natal. Anúncios, propagandas, programas de televisão, vídeos na internet e diferentes religiões aproveitam o “clima” para “vender” um mundo melhor. Sim, o Natal é tempo de paz. Mas esta paz tem nome: Jesus Cristo. O Filho de Deus que se fez gente, veio trazer paz com Deus. Nele, não apenas sonhamos, mas temos paz e esperamos um novo mundo em que “Deus será o juiz das nações, decidirá questões ...entre muitos povos. Eles transformarão as suas espadas em arados e as suas lanças em foices. Nunca mais as nações farão guerra, nem se prepararão para batalhas” (Is 2.4). Graça e paz!
 
Oração: Deus, meu Redentor, dá-me a paz que o mundo não pode oferecer: a paz contigo, em Jesus Cristo. Amém.
Leia em sua Bíblia Isaías 2.1-5 -

terça-feira, 22 de novembro de 2016

ADVENTO


No próximo fim de semana,estaremos comemorando o Primeiro Domingo de Advento. A palavra “Advento” significa vinda, chegada. É tempo de alegria. É tempo de esperança. É tempo de crer e confiar que o Senhor irá realizar suas promessas para nossa vida. É tempo de iniciar uma nova caminhada. É tempo de viver uma vida nova andando no caminho do Senhor.É tempo de aguardar a vinda do Senhor.
 

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

INICIANDO A SEMANA


 Rei na cruz

 Um dos criminosos crucificados ao lado de Jesus, disse: “Jesus, lembre de mim quando o senhor vier como Rei” (Lc 23.42). Sim, na cruz um Rei é morto. O Rei do Universo se humilha e se deixa matar. É o mesmo Rei que não nasce em um berço de ouro, mas que é deitado em uma manjedoura. É o Rei que come com pessoas de má fama. O Rei que serve os doentes. O Rei que carrega até a cruz os nossos pecados, sobre seus ombros.
E, diante do Rei, o criminoso que arrependido coloca seus olhos, sua esperança, sua vida, nas mãos de Jesus, ouve: “Eu afirmo a você que isto é verdade: hoje você estará comigo no paraíso” (Lc 23.43). Olhe você para a cruz, e veja o Rei. Olhe para as nuvens: o Rei voltará. Confie nele: há um lugar preparado em seu Reino para você!
Oração: Cristo Rei, em tuas mãos coloco a minha vida. Amém.
Leia em sua Bíblia Lucas 23.27-43
 Mensagens de Esperança - Hora Luterana

domingo, 20 de novembro de 2016

NOTÍCIAS


O Distrito Paraná Sul da IELB, realizou sua última reunião do ano de 2016, do Conselho Distrital , neste domingo, dia 20/11 nas dependências da Igreja Luterana de Prudentópolis, PR. Foram discutidos e avaliados vários assuntos, dentre os principais, destaco: Relatório do CD da IELB, Orçamento do Distrito para 2017 ( 74,1 salários mínimos para os trabalhos distritais), Calendário para o ano de 2017. Foi uma tarde muito proveitosa que iniciou com a Palavra de Deus, proferida pelo pastor Odil S. Sontag, que anunciou a Palavra de Deus sob o tema: "Dando graças a Deus". Seguimos com os relatórios dos Departamentos. Após a reunião, a Congregação hospedeira serviu um delicioso café, chá, salgados e doces. Obrigado a todos que participaram e tambéms às famílias que doaram os comes e bebes. Seguem algumas fotos do evento.
 
 
 
 
 

sábado, 19 de novembro de 2016

ORAÇÃO

Oração de Martinho Lutero.- Agradeço-te, meu querido Deus, por ter aprendido que não devo buscar vencer meu pecado com minha própria penitência. Também não posso, por esforço próprio, despertar a fé em mim nem apagar meu pecado. Certamente, diante de seres humanos, posso fazê-lo. Diante do mundo e de todos aqueles que me julgam vale meu esforço. Frente à tua justiça, que tudo investiga, nada posso f...azer. Tenho que desistir. Por isso eu te agradeço que um outro venceu meu pecado em meu lugar, assumiu-o e pagou por ele e fez penitência. Como eu gostaria de confiar nisso! Quero sentir-me protegido e consolado. Não consigo, porém, colocar-me em tuas mãos. Não tenho forças para tanto. Pois não consigo entender tudo isso, como deveria. Senhor, puxa-me, por isso, para junto de ti. Ajuda-me, dá-me forças para que eu me possa confiar a ti. Cria em mim, Deus, um coração puro e dá-me um espírito novo, constante. Pois não consigo dar a mim um coração novo, porque é criação tua, dádiva tua. Assim como não posso deixar sol e lua nascerem e brilharem claramente, também não posso purificar meu próprio coração nem dar espírito inabalável e uma confiança que não se abate nem duvida de tua Palavra. Amém. (Ricardo Rieth. Martinho Lutero – Discípulo -Testeunha-Reformador. Editora Sinodal, 2007)

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

MEDITAÇÃO

Paz consigo mesmo
Você já sentiu uma angústia interna que o impossibilitasse de trabalhar, reagir e até de dormir? Talvez você esteja sentido isso agora. Você não encontra uma saída. Mas, temos uma boa notícia para você. Cristo é a saída. Somente ele pode dar a você a coragem e a segurança necessárias para que você viva em paz consigo mesmo. Olhe para a cruz de Cristo. Foi na cruz que Cristo derramou o seu sangue para perdoar todos os seus pecados. Com isso ele abriu para nós... o caminho para que possamos voltar para Deus. Assim em paz com Deus encontraremos a nossa paz interior. Senhor, enche o meu coração com a tua paz, só assim terei a verdadeira paz. Amém.
Oração:
Pai Celeste, peço perdão pelos meus pecados. Ajuda-me e livra-me do mal e das tentações que sofro diariamente. Concede-me perseverança para enfrentar e, se for da tua vontade, superar as dificuldades que venho atravessando. Há momentos em que não vejo saída, mas eu confio que em ti encontrarei refúgio e força para continuar lutando, com a certeza de que em Cristo sou mais do que vencedor. Amém. (HL)

terça-feira, 15 de novembro de 2016

REFLEXÃO


 REPÚBLICA, POLÍTICA E RELIGIÃO

A Proclamação da República também separou a política da religião e trouxe liberdade de culto no Brasil. É a forma mais saudável de se conviver, sobretudo num país tão diversificado. Mas um desafio constante, e por isto o tema da redação do Enem, a intolerância religiosa no Brasil. O que vemos hoje no País é uma tentativa para os tempos do Império, o retorno de uma religião no comando político. Não de forma oficial, mas indireta, sutil e planejada. Um perigo à paz social.

É o alerta da revista Veja (9/11/16). Sob o título “Ele é só o começo”, referindo-se a eleição de Crivella, a matéria da revista sugere que a eleição é um salto extraordinário no “plano de poder” de Edir Macedo, tio do governador eleito no Rio e membros do Partido Republicano Brasileiro, e que agora comanda mais de 100 cidades e governa uma população de quase 10 milhões. A matéria cita o livro Plano de Poder: Deus, os Cristãos e a Política, lançado em 2008, no qual Edir Macedo expõe o objetivo e os meios para colocar os “evangélicos” no poder político do país. Li o livro na curiosidade que a Veja me despertou. Em certo momento, o autor pergunta: “O que falta aos cristãos para se estabelecerem politicamente?”. Logo vem a resposta: “Ações bem coordenadas” em prol de um “projeto de nação idealizada por Deus para o seu povo”.

Seria apenas um jogo político tão comum na disputa pelo poder, se não fosse uma grave confusão bíblica e inconsequente disputa religiosa, e que trará terríveis dificuldades para todo o cristianismo no Brasil, problemas que já acontecem quando o assunto é a intolerância. Todos têm a liberdade de usar a Bíblia como desejam, até Satanás usou-a quando tentou Jesus no deserto. Mas, a Bíblia pode ajudar e também confundir, depende da interpretação. Como esta, de buscar nela um projeto para conquistar poder, prosperidade e glórias terrenas. E se o Templo do Salomão foi reconstruído para marcar esse plano de poder, é bom lembrar as palavras de Jesus “não ficará pedra sobre pedra”, exatamente para dizer que o reino dele não é desse mundo. Os reinos daqui da Terra são engano, ganância e confusão.


Marcos Schmidt
marcos.ielb@gmail.com
Pastor da Igreja Evangélica Luterana do Brasil

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

INICIANDO A SEMANA

Algo para pensar:
"Ó Senhor Deus, ouve a minha oração! Escuta o meu pedido. Responde-me, pois és fiel e bom. Não julgues a mim, este teu servo, pois ninguém é inocente diante de ti. [...] Tu és o meu Deus; ensina-me a fazer a tua vontade. Que o teu Espírito seja bom para mim e me guie por um caminho seguro!" (Salmo 143.1-2,10)
...
“ Portanto, orem assim: Pai nosso, que estás no céu, que todos reconheçam que o teu nome é santo. Venha o teu Reino. Que a tua vontade seja feita aqui na terra como é feita no céu! Dá-nos hoje o alimento que precisamos. Perdoa as nossas ofensas como também nós perdoamos as pessoas que nos ofenderam. E não deixes que sejamos tentados, mas livra-nos do mal. [Pois teu é o Reino, o poder e a glória, para sempre. Amém!]” (Jesus, em Mt 5.9-13)

domingo, 13 de novembro de 2016

MENSAGEM PARA DOMINGO

Iniciativa para reconciliação

      Sabe aquela luta interna sobre se você deve ou não tomar a iniciativa da reconciliação depois de uma briga com alguém? O texto da carta aos Colossenses nos ajuda: “Não fiquem irritados uns com os outros e perdoem uns aos outros, caso alguém tenha alguma queixa contra outra pessoa. Assim como o Senhor perdoou vocês, perdoem uns aos outros” (Cl 3.13). Sim, é difícil lutar contra o orgulho e o sentimento de “eu tenho a razão”. Mas ao olhar para Jesus,
descobrimos que o amor não é orgulhoso e promove reconciliação: “E, acima de tudo, tenham amor, pois o amor une perfeitamente todas as coisas” (Cl 3.14). Não deixe o orgulho estragar seus relacionamentos. Tome a iniciativa de amor e a paz reinará.
       Oração: Senhor Jesus, não deixes que o meu orgulho fique acima do amor. Em teu nome. Amém.
Leia em sua Bíblia Colossenses 3.12-17

sábado, 12 de novembro de 2016

NOTÍCIAS

































      Na tarde deste domingo, 30/10, a Igreja Evangélica Luterana do Brasil em parceria com a Prefeitura de Guarapuava, PR, inaugurou a estátua de Martinho Lutero, na rótula da Avenida Manoel Ribas com a Rua Sorocaba. O monumento em comemoração aos 500 anos da Reforma protestante homenageia o líder do movimento, Martinho Lutero, que lutou por uma reforma no catolicismo romano. A Igreja Evangélica Luterana do Brasil custeou a estátua e a reforma na rótula, enquanto a Prefeitura de Guarapuava cedeu o espaço e efetuou a limpeza. Além de homenagear Martinho Lutero, o monumento destaca também a história da Igreja Luterana, bem como as contribuições e ações comunitárias que a igreja desenvolveu em Guarapuava.
      Os pastores da Congregação Evangélica Luterana São Paulo, Everton Gustavo Wrasse, Timóteo Ramson Fuhrmann e Walduino Paulo Littig Júnior, fizemos uma breve cerimônia de dedicação, com a presença do Coral de nossa igreja, o prefeito de nossa cidade, Cesar Silvestre Filho, os vereadores Elias Rodovanski e Nerci Guiné, além de quatro pastores da igreja Presbiteriana, pastora da Igreja IECLB e o pastor Vanderlei, presidente do conselho de pastores de Guarapuava. O ato contou com a participação de cerca de 300 pessoas.
      O prefeito Cesar Silvestri Filho parabenizou a Igreja pela iniciativa e destacou a postura positiva da Prefeitura. “Martinho Lutero trouxe a renovação da fé cristã. Ele teve ousadia e coragem em suas propostas que proporcionaram melhorias para todas as religiões. Em uma das reuniões que tive com os pastores sugeri que trouxéssemos também a bíblia para o monumento, apresentando logo no início de nossa cidade que Guarapuava pertence a um só Deus”, finalizou o prefeito.

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

MENSAGEM DO DIA

TEXTO: GN 2.24
TEMA: UNI VOSSAS VIDAS NO SENHOR!

       Uma igreja bem enfeitada, pessoas bem vestidas e os noivos formando um par deslumbrante fazem parte de uma cerimônia religiosa de um casamento. É um acontecimento que causa alegria e emoção, que encanta muitas pessoas. Entretanto, o encanto, a emoção, em pouco tempo deixa de existir, para dar lugar à frieza, à indiferença e à falta de sensibilidade. O que era encanto torna-se uma tragédia na vida de muitos casais, levando-os a separação.

Este é o drama que vivem muitos casais: separação. Mas, afinal, quais são as causa de uma separação? São vários: infidelidade, ciúmes, falta de confiança, admiração, amor, e até mesmo a questão financeira. Sendo assim, para muitos casais a única saída é a separação. Separação que tem sido frequente na atual sociedade e, consequentemente, o casamento não é mais visto como uma instituição inseparável, duradoura.

       Deus não almeja a separação. Ele uniu o homem e a mulher para viverem juntos. A Palavra de Deus nos diz: “Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne”. Gn 2.24. Lemos ainda em Mateus 19.6: “De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem”. O termo unir significa aderir, cravar, prender, juntar. É um ato especial de juntar duas pessoas em uma só entidade, uma existência no qual os cônjuges estão apegados um ao outro. E a expressão uma só carne significa que não há mais duas entidades (dois indivíduos), mas agora há apenas uma entidade (um casal). É nesta união que aprendemos a conviver o amor, o perdão, a luta contra o egoísmo, a humildade, a orar juntos. É nesta união que aprendemos a ser paciente, ter coragem, a lutar diante das dificuldades.

       Se Deus une um homem e uma mulher num laço permanente, por que tantos casamentos são desfeitos? Por que muitos terminam em separação depois de alguns anos? A verdade é que com a queda do homem em pecado, caiu também sobre o casamento pesada cruz. O que Deus criou para o bem do ser humano também foi atingido pela falta de comunhão com Deus. Mas nenhuma crise, em princípio justifica a separação de um casal. Na verdade, Deus não promete um casamento sem momentos de crises. O que deveríamos fazer nesta convivência é uma adaptação constante de um para com o outro. Em que o amor precisa estar presente, que a sinceridade igualmente irá nortear o relacionamento de um casal, que a arte de perdoar precisa ser exercitado na vida matrimonial.
 


 

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

PERSEGUIÇÃO RELIGIOSA NO BRASIL

Livre para calar-se

      Na aparente e frágil liberdade religiosa em que vivemos no nosso país, talvez os Cristãos desinformados estejam perguntando, qual é a perseguição que a igreja esta enfrentando no Brasil?
      A sensação de que vivemos em plena democracia e que temos direitos garantidos por lei, cria nos cristão uma falsa segurança, levando a igreja a baixar a guarda com relação à perseguição que se vive em relação a fé cristã.
Portanto a Bíblia nunca nos permitiu baixar a guarda, especialmente a tarefa de alertar, preparar e levantar a guarda dos cristãos, entendo eu que foi dado aos pastores, quando somos colocados por Deus como capacitadores do seu povo para o crescimento na fé. Por isso Paulo em 2 Tm. 3 1 – 4 adverte o Jovem Pastor Timóteo dizendo: Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus,
      Quando Paulo inicia dizendo: “Saiba Disto”. Ele fala de algo que é certo que acontece ou acontecerá, e por isso devemos, nós pastores, ficar com os olhos abertos em relação aos ataques que podem sobrevir à igreja, para que preparemos os fieis crescimento na fé, mesmo em tempos adversos.
      Acredito que nos dias atuais, precisamos nós também gritar um forte “Saiba Disto” aos membros, alertando sobre os ataques velados e disfarçados de leis que o cristianismo no Brasil vem sofrendo.
      Pois a maior parte dos cristãos brasileiros acredita que não existe perseguição religiosa no Brasil, mesmo que o desrespeito à liberdade religiosa esta estampada na mídia secular. Então fico pensando, será que nossos irmãos e membros não estão “sabendo disto”, ou seja, será que eles não sabem que grande parte das ideologias que vem sendo pregada e levantada sob a falsa prerrogativa de direitos humanos, nada mais é do que a manifestação de homens egoístas, avarentos, presunçosos e etc. que Paulo descreveu ao pastor Timóteo.
       No Brasil, a fé cristã e os princípios morais e familiares pregados pelo cristianismo sempre foram perseguidos pela mídia de massa. Mas nos últimos tempos, está se levantando uma onda de intolerância realmente preocupante contra a fé cristã, e o direito constitucional que temos de professa-la. E o pior de tudo é que vemos claros apoios governamentais neste processo.
      Acredito que precisamos alertar a igreja como Paulo nos pediu através do pastor Timóteo. Para que a igreja saiba daquilo que a persegue e contra o que ela devera lutar, não com armas, mas com a Palavra que é a verdade e a vida. Além disso, é preciso a igreja saber que, cada crente como direito de cidadania que possui pelo artigo 5º da constituição, deve requerer o que é ali anunciado: “É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias.”
     Oração: Senhor, tu que, por meio de Cristo nos livrastes da maior prisão que são as cadeias do pecado. Concede-nos ousadia ao proclamar a tua palavra que liberta e preparo de consciência e de fé para enfrentarmos com sabedoria os inimigos que se levantam contra a igreja. Por Jesus o Salvador. Amém.

Rev. Lucimar Velmer

terça-feira, 8 de novembro de 2016

REFLEXÃO

A solução das cidades

  Hoje, 8 de novembro, é o Dia Mundial do Urbanismo. Uma data estabelecida pela ONU em 1949 para “celebrar a promoção e a integração entre a comunidade e o urbanismo, promovendo a sua consciência e a sustentação”. Portanto há 60 anos, quando boa parte das pessoas vivia em zonas rurais, já existia preocupação com a sustentabilidade urbana. No Brasil, 86% da população residem nas cidades, e por isto a loucura do trânsito nos feriados, todos querendo voltar às origens do interior, fugindo para a praia, serra, campo, longe do urbanismo.

  Interessante que no começo da Bíblia há o registro que o raivoso Caim foi o primeiro homem a construir uma cidade que chamou de Enoque, nome de seu filho (Gênesis 4.17).  Depois surge a torre de Babel, o primeiro arranha-céu para tornar a cidade famosa (Gênesis 11.4). Resultado? Confusão e desentendimentos! Pensando bem, ainda hoje este é o maior problema em nossas cidades. As casas, os edifícios, as rodovias, enfim, a urbanização não é para satisfação comum das pessoas, mas para a notoriedade, a fama, o renome. Em vez de serem populares, as cidades são para dar popularidade. Em vez de funcionais, são complicadas com suas torres.

  O caos urbano, por isto, tem nome: o nome de seus construtores. E qual o resultado de suas vaidades? O texto sagrado responde: “Porque neste mundo não temos nenhuma cidade que dure para sempre” (Hebreus 13.14). Por isto a revelação de João: “E vi a Cidade Santa que descia do céu” (Apocalipse 21.2).  Quem assistiu o último Fantástico sobre a vulnerabilidade de Nova Iorque e o alerta sobre o aquecimento global que pode inundar grandes cidades mundiais, deve ter se espantado como eu. Por isto o grito: “Olho para os montes e pergunto: - De onde virá o meu socorro? O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra” (Salmo 121). Uma salvação que viaja do interior da Galiléia para nascer numa cidade, Belém. Assim a solução das cidades surge de um Messias urbano. 
             
Marcos Schmidt

domingo, 6 de novembro de 2016

CONGRESSO DOS LEIGOS DO DIPARSUL

 
Hoje, 6 de novembro de 2016, foi dia de Congresso de Leigos do DIPARSUL.
69 homens de fé no Senhor Jesus, 12 mulheres e 5 crianças e jovens louvaram a Deus, aprenderam um pouco mais sobre a vida cristã com a bonita Devoção de Abertura proferida pela LLLB Trindade de Imbituva, a edificante palestra do Pastor Danilo Neuenfeldt, de Cruz Machado, sob o tema: "Ser bom num mundo mau",. teste de conhecimento Bíblico- Atos 1 a 9, instalação da nova diretoria. À tarde nos divertimos com esportes.

 Sagrou-se Campeã Geral a Liga de Leigos da Paróquia de Prudentópolis, PR. Obrigado Membros da Congregação Cristo Redentor de União da Vitória, pela acolhida, excelentes refeições e boa programação. Foi tudo 10.
 
 


 
Devoção de abertura.

 
Palestra do pastor Danilo Neuenfeldt.

 
Teste de conhecimento Bíblico.

 
Instalação da Nova Diretoria.


 
Homenagem aos palestrantes.

 
Time de futsal de Prudentópolis, campeão do torneio.


MENSAGEM

Quem avisa amigo é!

Texto: 2 João 7-11
       “Se alguém for até vocês e não levar o ensinamento de Cristo, não recebam essa pessoa na casa de vocês, nem lhe digam: “Que a paz esteja com você!” Pois quem deseja paz a essa pessoa é seu companheiro no mal que ela faz.” (2Jo 10-11)...

     “Deus é um só” – “Todas as religiões são iguais” – “O importante é fazer o bem”. Afirmações como estas são ouvidas em nosso dia a dia e entram pelos nossos ouvidos como se nada de errado estivesse sendo dito. Este espírito de que “todos os caminhos levam a Deus” está presente em praticamente todas as filosofias no século 21, como estavam presentes na postura de alguns cristãos do primeiro século.
      Por isto o apóstolo João afirma: “tomem cuidado com vocês mesmos para que recebam a recompensa completa”. Com estas palavras ele está alertando os cristãos para que permaneçam atentos aos perigos que rondam a nossa fé e nos expõem ao risco de nos fazer perder a nossa salvação. A pergunta é “o que pode fazer com que alguém perca a salvação?”
     A resposta tem a ver com a pessoa e a obra de Jesus, que é a razão da nossa salvação. Quando cremos na obra de Cristo somos perdoados e salvos. Contudo, quando deixamos de depositar nossa fé na obra de Cristo ou quando passamos a crer em um “outro cristo” que é diferente do Cristo revelado nas escrituras, estamos depositando nossa fé no objeto errado. A fé que salva é a fé depositada no objeto certo: na obra do Cristo revelado na sua palavra.
      Por isto João fala que “quem não fica com o ensinamento de Cristo, mas vai além dele, não tem Deus”. Estes são chamados por João de “enganadores” e “inimigos de Cristo”.
     O apóstolo é duro ao falar a respeito de pessoas que ensinam e creem em um “cristo” diferente do Cristo revelado nas escrituras para que os cristãos não acreditem que aquilo que as pessoas pensam a respeito de Jesus não faz diferença. Faz toda a diferença sim. João sabe que ninguém é salvo porque crê que o mundo foi criado por um ser superior, nem porque crê que existe um Espírito Santo. Aquilo que nos salva é a fé na pessoa e obra de Jesus.
      Oremos: Meu Salvador, não permitas que eu perca de vista o Jesus que se revela a mim na Escritura. Amém

sábado, 5 de novembro de 2016

SALVAÇÃO: EM GUARDAR O SÁBADO OU CRER EM CRISTO?

     Tomo a liberdade de usar um texto do colega Ordilei Linhaus, que, respondendo a um "adorador do sábado", coloca a interpretação Bíblica onde ela de fato está... Omito os nomes, menos do pastor, para preservar os participantes da conversa, mas os textos estão aqui:
      A pessoa coloca um vídeo adventista, lembrando que a "lei" do sábado ainda existe... E quer "converter" (ou desconverter, no caso) o pastor de sua fé Bíblica e verdadeira, enquanto quer puxar para uma interpretação sectária e antibíblica... Veja:
       Pastor Ordilei Linhaus:
      Quando se questiona entre guardar o sábado ou o domingo, devemos ter em mente a diferença que existe entre lei cerimonial e lei moral. Lei cerimonial é tudo aquilo que, no Antigo Testamento, implicava a prática e a forma do culto judaico na vida religiosa do povo. Exemplo disso são os sacrifícios de animais que deviam ser feitos para obtenção de perdão de pecados; as leis a respeito do comer ou deixar de comer determinados alimentos; leis a respeito de determinadas doenças e sua purificação; leis que envolviam a observância de dias e de fases da lua etc. ( Cf. o livro de Levítico ). Lei moral compreende tudo aquilo que implica a maneira de viver dentro ou fora da religião judaica. Exemplo: Não matar, não adulterar, não mentir, não roubar, não dar falso testemunho etc. O decálogo, pois, é o resumo da lei moral. Ainda é importante observar que Deus jamais ameaçou de castigo um povo não-judeu que não guardasse a lei cerimonial, mas, qualquer povo, judeu ou não, está sob o juízo de Deus por não guardar a lei moral. É isso que leva à necessidade de qualquer povo crer em Cristo para obter a remissão. A lei cerimonial foi dada só ao povo de Israel, para reger o culto judaico e apontar para o Messias, que deveria vir. A lei moral foi dada a todos os homens da terra em todos os tempos. Diante dessa exposição, precisamos ver se a lei do sábado era cerimonial ou moral. Podemos dizer que o sábado, em parte é lei cerimonial e, em parte, é lei moral. O aspecto cerimonial do sábado consistia em determinação de um dia certo da semana ( o sétimo ) para descanso, no qual não se podia trabalhar e em que era lembrada a obra da criação e o descanso do próprio Deus. O aspecto moral do sábado consistia na principal razão por que Deus determinou a observância desse dia: ouvir e guardar a palavra de Deus. No seu aspecto cerimonial, a observância do sábado só era exigida do povo de Israel e dos estrangeiros que estivessem vivendo em meio a esse povo ( Êxodo 20.10 ). No seu segundo aspecto, que era ouvir e guardar a palavra de Deus, o sábado é extensivo a todos os povos de todos os tempos. A atitude de Cristo em relação ao sábado é fundamental para uma melhor compreensão do assunto. Em primeiro lugar, Cristo jamais repetiu a lei do sábado-cerimonial, enquanto que citou várias vezes os dez mandamentos ( cf. Mateus 19.16-22; Marcos 10.17-22; Lucas 18.18-23 ). 
     Quanto ao ouvir e guardar a palavra de Deus sempre, Jesus, como todo o Novo Testamento, são abundantes em citações e recomendações. Além disso, lembramos que Jesus se declara “o Senhor do Sábado” ( cf. Mateus 12.8 ). Isso ele faz num contexto em que ele mesmo permite a seus discípulos uma atitude contrária à lei cerimonial do sábado: colher espigas pelas searas. Que sentido teria este “ser Senhor do Sábado”, senão o de Jesus se declarar poderoso para abolir o aspecto cerimonial que envolvia o sábado? Vejam-se, ainda, as muitas curas que Jesus efetuou em sábados sob críticas dos chefes religiosos, as quais Jesus sempre rebateu ( João 9.16 ). O apóstolo Paulo ainda disse em Colossenses 2.16: “Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados, porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo.” Assim chegamos à pergunta: Por que o domingo? Teria Cristo nos libertado de um julgo para nos submeter a outro? O domingo não foi instituído por nenhuma lei. Foram os primeiros cristãos que, na sua liberdade, escolheram o domingo, dia em que Cristo ressuscitou, para descansarem dos trabalhos e terem ocasião para servir e adorar a Deus em conjunto e guardar a palavra de Deus de um modo especial. 
     Assim, além de propiciar oportunidade de ouvir e guardar a palavra de Deus e, dessa forma, cumprir aquele aspecto espiritual e universal, o domingo também lembra a liberdade que Cristo nos trouxe. Liberdade completa e total. Liberdade do poder do diabo, da morte e do pecado. Liberdade do julgo de lei cerimonial. Se alguém entende que, ainda hoje e fora da religião judaica, se deva guardar o sábado no seu aspecto cerimonial, então, por coerência, também deverá guardar as demais cerimônias que, no culto judaico, estavam compreendidas nessa lei: sacrifícios, comidas, bebidas, dias de festas, fases da lua etc. O dia do descanso é cumprido hoje através do amor a palavra de Deus. Nesse sentido, o louvor a Deus em qualquer dia, o trabalho na igreja, a oração em qualquer hora, enfim, todo o serviço e adoração prestados a Deus, no culto do domingo, ou em outro dia, ou ainda fora do culto, será tido como obediência ao mandamento do dia de descanso. Deus não nos julgará pela observância de um determinado dia da semana. Ele nos julgará pelo aceitar ou não a sua palavra, pelo crer ou não nas suas promessas. O sábado lembra o descanso de Deus após a obra da criação do mundo. O domingo lembra a não menos importante obra, que foi a ressurreição de Cristo, a vitória do filho de Deus e nossa vitória sobre a morte.
      Ao que a pessoa contesta: Muitos irmãos que não admitem a diversidade de leis na Bíblia, afirmam que o Sábado é cerimonial. Valem-se de certas passagens isoladas e deslocadas das Escrituras, para garantirem que o Sábado está nulo hoje. Mas, que diz a Bíblia?
      O Santo Livro faz referência clara e insofismável a dois Sábados. A saber: o sábado cerimonial e o Sábado moral. Trocado em miúdo: Um de Deus e outro do homem. Um abolido, outro em vigor. Um é o Sábado do sétimo dia da semana. O outro ocorria em datas fixas do ano, como se fora um feriado nacional. Era apelidado de Sábado porque ao chegar revestia-se de toda a solenidade do santo Sábado do Senhor. Eram os “FESTIVAIS” sabáticos (Isaías 1:13; Oséias 2:11).
      SÁBADOS MORAIS
      Consideremos, em primeiro lugar, o Sábado do sétimo dia da semana, pois é o dia de guarda estabelecido por Deus, após a criação do mundo. Santificado, separado e abençoado. É ele encontrado na Bíblia em vários lugares, dos quais destacamos: Êxo. 20:8-11; 23:12; 31:15; 35:2; Mar. 2:28; Mat. 24:20; Apoc. 1:10 (João o denominava “O Dia do Senhor”, etc).
      É O ÚNICO DIA ABENÇOADO E SANTIFICADO POR DEUS
     “E abençoou Deus o sétimo dia, e o santificou…” Gên. 2:3. (Mais: Êxo. 20:11; 31:14; 35:2; Deut. 5:12; Jer. 17:22,27; Eze. 20:20, etc.).
É TAMBÉM UM SINAL ENTRE DEUS E SEUS FILHOS
     “E santificai os Meus sábados, e servirão de sinal entre Mim e vós…” Eze. 20:20. (Mais: Êxo. 31:13, 17; Eze. 20:12; Apoc. 7:2 e 3; 9:4, etc…).
DEUS OS CHAMA DE “OS MEUS SÁBADOS”
      “Guardareis os Meus Sábados…” Lev. 19:30. (Mais: Lev. 19:3; Êxo. 31: 13; Lev. 26:2; Isa. 56:4; Eze. 20:12, 13, 16; 20:21, 24; 22:8,26; 23:38; 44:24, etc…).
    SÃO TAMBÉM CLASSIFICADOS DE SÁBADOS DO SENHOR
“…Amanhã é repouso, o santo Sábado do Senhor…” Êxo. 16:23. (Mais: Êxo 16:25; 20:10,11; 31:15; Lev. 23:38; Deut. 5:14; Nee. 9:14, etc…).
      Prezado irmão, por estas passagens bíblicas, não há dúvidas de que o Sábado do sétimo dia da semana é o quarto mandamento da santa, justa e boa Lei de Deus (Rom. 7:12). E este Sábado foi abonado da seguinte maneira, por Seu Criador, o Senhor Jesus: “E orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno NEM NO SÁBADO” (Mat. 24:20). E arremata categoricamente: “…assim o Filho do Homem, até do SÁBADO É SENHOR.” (Mar. 2: 28).
      Eis portanto diante de você o santo Sábado do Senhor. O selo da criação, que revela e aponta Deus como o verdadeiro e único Criador de todas as coisas. Por conseguinte, este mandamento é parte integrante da Lei Moral, e classificado por Deus como: “DIA SANTIFICADO”, “MEU SÁBADO” e “SÁBADO DO SENHOR.”
     SÁBADOS CERIMONIAIS
      O tratamento que Deus dá a estes sábados é bem diferente. Apelo ao Espírito Santo para que o irmão alcance esta diferença e a faça valer.
DEUS OS CHAMA DE “OS VOSSOS SÁBADOS”
“…duma tarde a outra tarde, celebrareis o vosso sábado.” (Lev. 23:32).
TAMBÉM CLASSIFICA O SENHOR DE “OS SEUS SÁBADOS”
“E farei cessar… as suas luas-novas, e os seus sábados…” Oséias 2:11.
(Mais as passagens: Lev. 16:29-31; 23:5-8, 15-16, 24, 37, 39; 26:34, 35, 43; Lam. 1:7; (2:6); Isaías 1:13 e 14.
      Esses sábados cerimoniais eram em número de sete. Eles tinham uma finalidade: “Eram sombras das coisas futuras” (Heb. 10:1). Aconteciam durante o transcorrer do ano judaico. Eram datas fixas em dias móveis; data fixa quer dizer um dia de determinado mês. Dia móvel indica que esse dia podia cair numa segunda-feira, quarta, sexta, etc. Quando o sábado cerimonial caia no Sábado do sétimo dia, este era considerado “Sábado grande”. João 19:31.
      Exemplo: 15 de Novembro é feriado nacional, mas ele não cai todos os anos no mesmo dia da semana. Há ocasiões em que ocorre na segunda, quinta, domingo e até mesmo no Sábado.
      Veja, então, a data é fixa: 15 de Novembro. Mas o dia é móvel: pode cair em qualquer dia da semana, e quando acontece, é feriado. Eram feriados fixos.  Esses festivais sabáticos estão em Levíticos capítulo 23 e eram os seguintes:
1º Sábado – Páscoa – 15º dia do primeiro mês
2º Sábado Festa dos Pães Asmos – 21º do primeiro mês.
3º Sábado – Festa das Prímicias(Pentecostes) – 6º dia do terceiro mês.
4º Sábado – Memória da Jubilação(Festa das Tormbetas) – 1º dia do sétimo mês.
5º Sábado – Dia da Expiação(Yonkipur-Grande yoma) – 10º dia do sétimo mês.
6º Sábado – 1º Dia da Festa dos Tabeernáculos – 15º dia do sétimo mês.
7º Sábado – Último dia da Festa dos Tabernáculos – 22º dia sétimo mês.
      Esses dias eram chamados sábados, porque, ao chegarem, imprimiam na mente dos israelitas a mesma santidade do Sábado semanal. Como vê, irmão, nesse exaustivo consultar da Bíblia, denota-se que há uma diferença entre o Sábado de Deus (semanal) e o Sábado do homem (cerimonial).
      Efetivamente, há um abismo entre os dois. O Sábado semanal Deus chama de “MEU SÁBADO” e “SANTO SÁBADO”, e o sábado cerimonial classifica-o de “SEU SÁBADO” e “VOSSO SÁBADO”. O Sábado do homem está sempre ligado com cerimônias, abluções, ofertas, manjares, e ordenanças, ao passo que o de Deus está ligado com ações morais.
      Se alguém ainda duvida, tome a Bíblia novamente e vamos ler pausadamente: “ALÉM DOS SÁBADOS DO SENHOR…” (Lev. 23:38). Veja a clareza da expressão divina: “ALÉM… dos Sábados do Senhor.” Denota-se seguramente a existência de outros sábados. (Efetivamente, os sábados cerimoniais).
      Sabe irmão, o Sábado semanal foi instituído na criação, e nele Deus descansou. O Sábado cerimonial foi instituído no Sinai, e nele Deus não descansou. O Sábado do sétimo dia era guardado 52 vezes ao ano (uma vez por semana); o cerimonial o era 7 vezes ao ano. O Sábado do sétimo dia foi criado antes da queda do homem; o cerimonial, após a entrada do pecado. O Sábado do sétimo dia da semana foi criado “no ambiente da original perfectibilidade edênica, em que o homem, sem a jaça do pecado, privava com o seu Pai Celestial.” – Subtilezas do Erro, pág. 136.
      Por isso ele é exclusivamente moral.
     “O Sábado parece ter sido ordenado aos nossos pais logo que foram criados; e juntamente com a instituição do casamento constituem as únicas relíquias que nos restam da vida sem pecado no paraíso. O mandamento de santificá-lo foi incluído entre os Dez Mandamentos, a lei moral, QUE É DE OBRIGAÇÃO PERPÉTUA.”
      – Comentário do Evangelho de São Mateus, Vol. 1, pág. 344, de John A. Broadus (teólogo Batista)
     “O Sábado é de OBRIGAÇÃO PERPÉTUA… A sua instituição antedata o Decálogo e forma parte da Lei Moral.” – Teologia Sistemática, pág. 408, de A.H. Strong (teólogo Batista)
       Bem irmão, como o Sábado do Decálogo não é cerimonial, pelo que foi apresentado neste estudo, e alicerçado nestas duas declarações, reasseguro-lhe: Ele não foi abolido, e agora ficará fácil entender as passagens de Isaías 1:13; Oséias 2:11; Colossenses 2:16; Romanos 14:5 e Gálatas 4:10, etc., não é?
      O pastor Ordilei Linhaus responde novamente:
      Que pena que enquanto eras luterana não estudaste a Bíblia como vejo que agora de forma distorcida tens estudado! Repito: Jesus não te condenará por causa de um dia SÁBADO! MAS SIM POR NÃO CRERES NELE!!
     Outra pessoa comenta: "Trabalhe seis dias, mas descanse no sétimo; tanto na época de arar como na da colheita." - Êxodo 34:21
      Não há menções sobre ser sábado, segunda ou terça!
      "E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito." Gênesis 2:3
      Aqui cabe a interpretação. Ao meu ver Deus "acabou" no dia sétimo, quer dizer que ainda "trabalhou" neste dia e após isso descansou.
       A mesma pessoa sabatista insiste: São respostas como essas, que me fazem pensar que não faz sentido, você acaba de me afirmar que Deus não me condenará pelo dia de sábado, mas como explicar texto Rm 3:31 onde Paulo faz um pergunta. “Anulamos, pois, a lei pela fé? “Isso é uma pergunta que Paulo faz, e logo em seguida ele mesmo responde, e a resposta é: “Não, de maneira nenhuma! Antes, confirmamos a lei.” Aqui fica claro que ter só fé, em Deus, ou somente crê em Deus, não anula a lei, a lei continua em vigor, e de acordo com Tg 2:12 “...que hão de ser julgados pela lei...” Ou seja haverá um julgamento e seremos julgados pela lei moral que inclui o sábado como quarto mandamento. Mas a pergunta que surgirá na mente de vocês é: Nós somos salvos pela graça, porque seguir lei? Eu posso afirmar, não guardo lei pra alcançar salvação, mas eu guardo lei porque Deus me salvou e porque eu amo a Cristo. Bom de acordo com Jo 14:15 todo aquele que ama a Cristo deve guardar os mandamentos.
Aqui é o ponto chave, pra entendermos Jo 14:15. Jesus só sofreu na cruz porque nós pecamos, daí podemos concluir que se não pecássemos Jesus não sofreria, então aqui está a questão, se você sabe que toda vez que pecamos, Jesus sofreu e ainda sofre, porque transgredir a lei?
      Quer provar pro universo, pra Deus, que você o ama, guarde os mandamentos.
       E o pastor Ordilei Linhaus: Estimada ... Primeiro quero dizer-lhe que não irás me converter à sua posição errônea de interpretar a Bíblia. Segundo já tenho fé em Jesus, o que aconselho então que vá pregar o evangelho, se este era o seu objetivo, a quem de fato vive nas trevas e longe do Salvador Jesus, isto inclui deixar até mesmo os teu pais em paz. Terceiro respondendo novamente a vossa argumentação: Você usa o texto fora do contexto, vejamos o que realmente diz esta passagem: Romanos 3. "19Nós sabemos que tudo o que a lei diz é dito para os que vivem debaixo da lei. Isso a fim de que todos parem de se justificar e a fim de que todas as pessoas do mundo fiquem debaixo do julgamento de Deus. 20Pois ninguém é aceito por Deus por fazer o que a lei manda, porque a lei faz com que as pessoas saibam que são pecadoras. 21Mas agora Deus já mostrou que o meio pelo qual ele aceita as pessoas não tem nada a ver com lei. A Lei de Moisés e os Profetas dão testemunho do seguinte: 22Deus aceita as pessoas por meio da fé que elas têm em Jesus Cristo. É assim que ele trata todos os que creem, pois não existe nenhuma diferença entre as pessoas. 23Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus. 24Mas, pela sua graça e sem exigir nada, Deus aceita todos por meio de Cristo Jesus, que os salva. 25-26Deus ofereceu Cristo como sacrifício para que, pela sua morte na cruz, Cristo se tornasse o meio de as pessoas receberem o perdão dos seus pecados, pela fé nele. Deus quis mostrar com isso que ele é justo. No passado ele foi paciente e não castigou as pessoas por causa dos seus pecados; mas agora, pelo sacrifício de Cristo, Deus mostra que é justo. Assim ele é justo e aceita os que creem em Jesus.
      27Será que temos motivo para ficarmos orgulhosos? De modo nenhum! E por que não? Será que é porque obedecemos à lei? Não; não é. É porque cremos em Cristo. 28Assim percebemos que a pessoa é aceita por Deus pela fé e não por fazer o que a lei manda. 29Ou será que Deus é somente Deus dos judeus? Será que não é também Deus dos não judeus? Claro que é! 30Deus é um só e aceitará os judeus na base da sua fé e também aceitará os não judeus por meio da fé que eles têm. 31Será que isso quer dizer que, por causa da fé, nós tratamos a lei como se ela não valesse nada? Não; de modo nenhum! Pelo contrário, afirmamos que a lei tem valor." Todo o texto não enfatiza o cumprimento da lei em si, mas justamente o contrário, a salvação unica e exclusivamente pela fé. "31Será que isso quer dizer que, por causa da fé, nós tratamos a lei como se ela não valesse nada? Não; de modo nenhum! Pelo contrário, afirmamos que a lei tem valor." Ela tem o seu valor, é dada por Deus e dão testemunho do seguinte: "A Lei de Moisés e os Profetas dão testemunho do seguinte: Deus aceita as pessoas por meio da fé que elas têm em Jesus Cristo." Rm 3.21-22. E ainda Gl 4. "10Os que confiam na sua obediência à lei estão debaixo da maldição de Deus. Pois as Escrituras Sagradas dizem: “Quem não obedece sempre a tudo o que está escrito no Livro da Lei está debaixo da maldição de Deus.” 11É claro que ninguém é aceito por Deus por meio da lei, pois as Escrituras dizem: “Viverá aquele que, por meio da fé, é aceito por Deus.” 12Mas a lei não tem nada a ver com a fé. Pelo contrário, como dizem as Escrituras: “Viverá aquele que fizer o que a lei manda.”
      13Porém Cristo, tornando-se maldição por nós, nos livrou da maldição imposta pela lei. Como dizem as Escrituras: “Maldito todo aquele que for pendurado numa cruz!”" Paulo preocupado com os Gálatas que influenciados por falsos mestres que queriam a todo custo impor estes irmãos ao cumprimento da lei diz em Gl 4. "8No passado vocês não conheciam a Deus e por isso eram escravos de deuses que, de fato, não são deuses. 9Mas, agora que vocês conhecem a Deus, ou melhor, agora que Deus os conhece, como é que vocês querem voltar para aqueles poderes espirituais fracos e sem valor? Por que querem se tornar escravos deles outra vez? 10Por que dão tanta importância a certos dias, meses, estações e anos? 11Estou muito preocupado com vocês!" e pra finalizar: Gl 3. "19Então, por que é que foi dada a lei? Ela foi dada para mostrar as coisas que são contra a vontade de Deus. A lei devia durar até que viesse o descendente de Abraão, pois a promessa foi feita a esse descendente. A lei foi entregue por anjos, e um homem serviu de intermediário. 20Porém não é preciso haver intermediário quando se está falando de uma só pessoa; e Deus é um só. 21Será que isso quer dizer que a lei é contra as promessas de Deus? É claro que não! Porque, se tivesse sido dada uma lei que pudesse dar vida às pessoas, então elas seriam aceitas por Deus por obedecerem a ela. 22Porém as Escrituras Sagradas afirmam que o mundo inteiro está dominado pelo pecado, e isso para que as pessoas que creem recebam o que Deus promete aos que têm fé em Jesus Cristo.
      23Mas, antes que chegasse o tempo da fé, nós éramos prisioneiros da lei, até que fosse revelada a fé que devia vir. 24Assim, a lei ficou tomando conta de nós até que Cristo viesse para podermos ser aceitos por Deus por meio da fé.     
     25Agora que chegou o tempo da fé, não precisamos mais da lei para tomar conta de nós.
26Pois, por meio da fé em Cristo Jesus, todos vocês são filhos de Deus. 27Porque vocês foram batizados para ficarem unidos com Cristo e assim se revestiram com as qualidades do próprio Cristo. 28Desse modo não existe diferença entre judeus e não judeus, entre escravos e pessoas livres, entre homens e mulheres: todos vocês são um só por estarem unidos com Cristo Jesus. 29E, já que vocês pertencem a Cristo, então são descendentes de Abraão e receberão aquilo que Deus prometeu." Jesus sofreu uma vez por todas para nos dar o perdão para todas as vezes que inclusive pecamos! O seu sacrifício foi único, ele não fica como você diz sofrendo toda vez! Ele se alegra em receber o pecador que arrependido se achega a Ele e confessa que necessita dele, pois somente por meio Dele pode-se obter vida eterna e salvação! Deus lhe abençoe para que seus olhos sejam abertos para a verdade! Em Cristo! Pr.
Ordilei Linhaus.
      Obrigado pastor Ordilei Linhaus.
      Mas para os cegos, não adianta acender uma luz, não é verdade?
      Muitos parecem não apreciar a liberdade que a Palavra de Deus nos dá, como é ensinada na Igreja Luterana e preferem se lançar novamente debaixo da lei. Sob o cabresto de alguém que teve a revelação de que o mandamento mais importante é sobre o sábado... Que previu diversas vezes que Jesus voltaria, e quando errou todas, disse que Jesus já teria vindo, porém só os "escolhidos" é que viram (essa história parece a lenda da roupa nova do imperador)...
      Pessoas que se esforçam para a boa alimentação, evitando isso aquilo e aquilo outro... Mas que são como sepulcros caiados... Lindos por fora... Por dentro, podridão da lei... Correndo atrás de salvar-se a si mesmo, pelas leis, e tornando inútil o sacrifício GRATUITO de amor de Jesus Cristo por nós.

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

REFLEXÃO

 
     Esta semana tivemos três dias significativos: Reforma, dia de Todos os Santos e Finados.
      Pela Reforma, Deus trouxe novamente à luz o santo evangelho, em todo seu esplendor. Deus despertou Lutero. Pela lei, Deus requer do ser humano justiça, santidade perfeita. Visto que, após a queda de Adão e Eva, nascermos em pecado, completamente corruptos, ninguém é capaz de alcançar a justiça que Deus requer de nós. Por isso a lei provoca a ira e mata. A lei nos condena e joga no in
ferno.
     Pela leitura da Bíblia, Deus Espírito Santo levou Lutero ao conhecimento do evangelho, que oferece e dá ao pecador desesperado a justiça divina que Cristo trabalhou e conquistou para toda a humanidade: perdão, vida e eterna salvação. O evangelho traz consolo, tira do inferno e conceda vida nova em Cristo. Para que todo o que crê, confia no evangelho, não pereça, mas tenha a vida eterna.
     Pela fé em Cristo, o pecador é vestido com o manto branco da justiça de Cristo, pelo qual subsiste diante do trono de Deus. Esta justiça de Cristo confere ao pecador a verdadeira santidade. Pela fé é enxertado em Cristo, faz parte da nação santa é propriedade de Deus. Isto enche o coração dos fiéis com verdadeira esperança da vida eterna.
     Mesmo tendo esta fé em nosso corpo pecaminoso e andando aqui na terra sob a cruz, pelo evangelho o Espírito Santo nos fortalece na fé, nos console a concede paz. Confessamos no final do Credo Apostólico: Creio na remissão dos peados, na ressurreição dar carne e na vida eterna. – Perder não quero agora / a minha salvação; / arrependida, implora / minha alma o teu perdão. / Pecado, inferno e morte / não podem me magoar; / em ti, bendita sorte / terei no eterno lar. (HL 98.4)      Horst Reinhold Kuchenbecker

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

PENSAMENTOS PARA O DIA

Não se pode fortalecer o fraco, enfraquecendo o forte. Não se pode trazer prosperidade, desencorajando a iniciativa. Não se pode ajudar o recebedor de salário, prejudicando o pagador de salário ". Abraham Lincoln
 
" Se você tem colegas nerd's na escola, trate de ser amigo deles, porque a chance de você trabalhar para um deles amanhã, são muito grandes". Bill Gates
 
" O preguiçoso morre desejando, porque as suas mãos recusam trabalhar. Para conseguir riqueza, respeito dos homens e uma vida feliz, você precisa ser humilde e temer o Senhor . Provérbios de Salomão  21.25; 22.4

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

FINADOS - LEMBRANÇA DE QUEM PARTIU

Resultado de imagem para mensagem para dia de finados
 
"EU SOU A RESSURREIÇÃO E A VIDA, DISSE JESUS, QUEM VEM A MIM NÃO SERÁ LANÇADO FORA".

terça-feira, 1 de novembro de 2016

UM DEUS DE MISERICÓRDIA

   
 
 
TEXTO RM 1.7
TEMA:COMO POSSO ENCONTRAR UM DEUS MISERICORDIOSO?

 Ontem lembramos a Reforma realizada pelo Dr. Martinho Lutero, iniciada no dia 31 de outubro de 1517,quando afixou as 95 Teses na porta da Igreja de Wittenberg, na Alemanha.

Não pretendo fazer um relato histórico sobre a Reforma, mas refletir sobre a pergunta que atormentava Lutero. Preocupação de Lutero surge em função da situação espiritual que vivia o povo naquela época. O povo acreditava em bruxarias, superstições e só ouvia falar de Jesus como Juiz irado e não como um Salvador amoroso. Além disso, o mais grave era a venda das indulgências. Já as obras desempenhavam o papel principal nos ensinamentos dos mestres e professores naquela época. O relacionamento entre o homem e Deus era através das boas obras.

Diante destes ensinamentos Lutero vivia preocupado: “Como posso encontrar um Deus misericordioso”? Esta era a pergunta que atormentava não somente Lutero, mas todas as pessoas da época. A resposta da Igreja, diante desta pergunta: cumpre a lei e as ordens da Igreja. Mas se você quer ter plena certeza do perdão, torne-se monge. Lutero seguiu o caminho das obras ensinado pela Igreja. Entrou no mosteiro. Orou. Mendigou. Flagelou-se, mas tudo em vão!

Em todo esse desespero, Lutero encontrou a resposta para pergunta. A resposta estava nas Escrituras. Foi na Bíblia que Lutero encontrou o evangelho obscurecido durante muitos anos: “O justo viverá por fé”. Lutero: Comecei a entender a justiça de Deus através da qual os justos são salvos pela graça de Deus, a saber, pela fé, e não pelas riquezas, posição social e nem pelas boas obras.

Também é a pergunta da humanidade nos dias de hoje. Por que a nossa geração não está longe dos costumes, crenças e preocupações que havia no tempo de Lutero. O homem de hoje também pergunta: Como posso adquirir justiça que vale diante de Deus? Faça como Lutero! Procure a resposta nas Escrituras! Encontrará a justiça de Deus revelada no evangelho.

Enfim, a dedicação de Lutero e sua preocupação de encontrar um Deus misericordioso, é que hoje podemos nos alegrar e regozijar, agradecendo a Deus pela clareza que encontrou na Palavra. Agradecer porque temos a Palavra de Deus e as Confissões que expõem a Escritura com clareza. Por isso pedimos a Deus que nos faça crescer no consolo da graça, nos firme na fé, no amor à sua palavra e nos capacite para nossa missão de anunciar que o “justo viverá por fé”.