SBB

sábado, 14 de janeiro de 2012

Conheça a Bíblia – 2 Coríntios


O apóstolo Paulo escreveu pelo menos quatro cartas aos cristãos da cidade de Corinto. Em 1Co 5.9-13, ele fala de uma carta que ele havia escrito antes de escrever 1 Coríntios; e, em 2 Co 2.3; 7.8, ele faz referência a outra carta sua, que havia causado tristeza aos coríntios. A situação entre Paulo e os cristãos de Corinto piorou depois que eles receberam aquela carta dura. Alguns dos membros mais exaltados da igreja andavam dizendo que Paulo não era apóstolo de verdade e, portanto, não tinha autoridade para tratar dos problemas da igreja. Paulo reage com firmeza e defende a sua autoridade como verdadeiro apóstolo de Jesus Cristo.

A segunda Carta aos Coríntios trata de um modo todo especial do relacionamento entre Paulo e os coríntios. Ele se esforça para fazer as pazes com eles. Por isso, ele fala sobre sua preocupação, tristeza e seu grande amor por todos eles. Outro assunto importante é a oferta para os cristãos necessitados da Judéia. Essa oferta não é somente um ato de caridade; é uma expressão concreta da unidade do corpo de Cristo, a Igreja. Paulo está apelando aos cristãos não-judeus que sejam generosos no auxílio que vão prestar a cristãos judeus.

Mas o assunto mais importante desta Carta é a autoridade de Paulo como apóstolo, e ele escreve demoradamente sobre isso. Paulo abre o seu coração de pastor e apela a seus amados irmãos que aceitem a sua autoridade. Tudo o que ele diz e faz é resultado do seu grande amor por todos eles.

Paulo escreveu esta carta um ou dois anos depois de escrever 1 Coríntios, isto é, em 56 ou 57 d.C. ele estava na província da Macedônia quando escreveu. Ali, ele se encontrou com Tito, o seu companheiro de trabalho, e ouviu dele boas notícias a respeito da situação na igreja de Corinto. Então Paulo escreve esta carta aos cristãos de lá.

0 comentários:

Postar um comentário