SBB

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Igreja e Ensino

A importância do ensino da igreja se faz notório nas páginas da Escritura Sagrada. De acordo com o próprio testemunho bíblico pode-se notar qual é o um dos papéis da Igreja aqui na terra, da família e até do próprio governo instituído por Deus. O ensino da Igreja é um aspecto muito relevante para a vida de uma pessoa, seja dentro da Igreja seja na existência secular.
A atividade educacional da Igreja, ou teológica, por assim dizer, tem relação com o que se entende e qual é a missão da Igreja, e o propósito de Deus para com a humanidade. Para se falar da função da Igreja como educadora, primeiro tem-se a necessidade de falar do propósito de Deus para com a humanidade, disto se tira as conclusões acertadas e coerentes acerca do ensino, transmitida pelo próprio Cristo e pelos seus discípulos.
O propósito de Deus encontra-se, dentre muitas passagens na Bíblia, no livro de Atos dos Apóstolos. Naquele trecho é relatado o discurso de Paulo em Atenas e Antioquia de Psídia, nos capítulos treze e dezessete. Nestes capítulos é mostrado o que Deus fez para a humanidade, primeiro intervindo na história já com suas promessas e realizações com Abraão e o povo de Israel (At 13. 17-22). Deus expressa definitivamente o seu propósito em relação à humanidade ao intervir na história com a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos (At 13. 23-41). Então Paulo, em seu discurso, chama todas as pessoas ao arrependimento e a acreditarem em Jesus Cristo como o seu Senhor para perdão dos pecados (At 17. 16-31).
Mostrar a missão da Igreja no Mundo compete em falar de suas funções decorrentes dessa sua missão, que é levar o Evangelho até as pessoas para que possam aceitar Jesus como seu único Salvador. Deste modo, podemos definir que uma das funções da Igreja, além de pregar o evangelho, seria ensinar.
Todos aqueles que verdadeiramente crêem no Evangelho e confiam em Jesus Cristo como seu Salvador, que os livra do pecado e das conseqüências do pecado, são chamados de corpo de Cristo, a Igreja, da qual Ele é a cabeça. Até a volta de Cristo, a Igreja continua a ter certas funções para cumprir, entre os quais estão o culto, o testemunho, o ensino e a pregação, a prática do amor cristão e a comunhão.
Há então algumas funções que são pertinentes à Igreja, e essas funções são um compromisso das pessoas que fazem parte da Igreja, o corpo de Cristo, da qual Ele é o cabeça. Dentre as suas funções, advindas desse compromisso, que seria levar Cristo até as pessoas, há também um compromisso advindo do principal, que é importantíssimo, ensinar.
Desta maneira a Igreja de Cristo tem desde o seu princípio tentado manter, em meio a sua missão, o aspecto no que diz respeito ao ensino. De acordo com a instrução de Jesus, na grande comissão em Mateus 28. 18-20 deve-se fazer discípulos em todas as nações, batizando-os e ensinando-os a guardar todas as coisas que Ele ordenou.
Do mesmo modo Mateus 28. 18-20 mostra que o ensino não pode ser limitado somente aos cristãos, entretanto, deve ser levado a todas as pessoas, inclusive não cristãos, este princípio é claramente ensinado nessa passagem. Isso dá sustento teológico para a manutenção do ensino dentro da Igreja, inclusive da sua importância, não podendo ser deixado de lado pela Igreja de Cristo.
Vendo o ensino, então, numa perspectiva da obra de Deus, em que Deus redimiu o mundo, e o mundo não sendo uma mera obra do acaso, e sim, com uma efetiva intervenção de Deus para a salvação da humanidade, compete aos cristãos, responsáveis pela administração do que o Senhor deixou ao seu dispor, administrarem de forma coletiva e individual as coisas do Mundo. Sugere-se que se olhe para o tema numa perspectiva da fé e ética cristãs.
Pode-se dessa maneira fazer uma reflexão sobre o papel do ensino na igreja para a vida das pessoas. Deve-se deixar claro que a função primordial da Igreja é o anúncio do Evangelho, isso, inclusive, é deixado claro pelos apóstolos e profetas. Porém essa não é a única função da Igreja, mesmo sendo a primordial e testemunhada por eles, consequentemente tem-se que levar em consideração que as demais funções, inclusive o ensino, são subordinadas e provém da proclamação do Evangelho às nações.
Por isso, pais e responsáveis, valorizem o ensino dado aos seus filhos. Tanto o ensino secular, quanto o ensino religioso. Levem seus filhos à Igreja e à escola, eles irão agradecer no futuro. 

0 comentários:

Postar um comentário