SBB

terça-feira, 25 de junho de 2013

REFLEXÃO ( especialmente para os homens)

OS GRANDES HOMENS DA BÍBLIA - Ageu
PDF Imprimir E-mail
AGEU E A MISSÃO DE ENCORAJAR UM POVO RECÉM LIBERTO
Introdução:
     Quando os Babilônicos em 605 a.C. derrotaram Judá, a cidade de Jerusalém e o Templo foram destruídos e parte do povo foi levado cativo para a Babilônia (2Rs 24.14; Jr 24.1, 52.28-30).
     Mas com a ascensão do domínio Persa em 538 a.C, sob a liderança de Ciro e Dario, os babilônios foram derrotados e os Judeus, depois de setenta anos de cativeiro, foram libertados, podendo voltar para Jerusalém (2Cr 36.22-23; Ed 1.1-4; 2Rs 25.1-22).    
     Quem liderou o retorno foi Zorobabel o qual teve a incumbência de liderar o povo para a reconstrução da cidade e principalmente do Templo. No entanto, a euforia logo deu lugar ao desânimo. A inversão de valores fez com que o povo relaxasse e abandonasse a construção do Templo, dando mais atenção a suas atividades pessoais do que a Casa de Deus. Não demorou para que o resultado deste desprezo refletisse em suas vidas  com más colheitas (Ag 1.4-11).
     Então, Deus chamou Ageu para conclamar homens e mulheres a reavaliarem suas atitudes para com a construção do Templo, pois o tempo e os recursos dedicados ao mesmo demonstrariam o quanto Deus era prioridade em suas vidas.
     Sua mensagem consiste basicamente em uma exortação a começar sem demora a reconstrução do templo, que não podia permanecer em ruínas por mais tempo, mas devia ser restaurado para a glória de Deus (1.8) mediante sua promessa de bênçãos (2.19).
     Em seu ministério, Ageu tratou de três problemas comuns a todos os povos em todos os tempos: o desinteresse (1.1-15); o desencorajamento (2.1-9); a insatisfação (2.10-23), cuja solução começa com a reavaliação dos nossos valores e prioridades e a reflexão do lugar que Deus realmente ocupa em nossa vida (Mt 6.33).

Pontos fortes e êxitos na vida de Ageu:
- Foi o primeiro profeta de Deus após o exílio babilônico
- Sabia o que era importante e o que deveria ser feito, e desafiou o povo de Deus a reação.
- Foi um profeta motivador e encorajador.
- Levou o povo a reavaliar sua maior prioridade: Deus.
 
Lições de Vida:
       Deus reivindica o primeiro lugar em nossa vida e em nossas prioridades.
      Nossos valores e prioridades são refletidos na maneira como usamos nossos recursos – tempo, dinheiro, força e talentos.
      Frequentemente nossas ações desmentem nossas palavras. Dizemos que Deus ocupa o primeiro lugar em nossa vida; entretanto, na prática o deixamos numa posição menos importante em nossa lista de prioridades.
      Devido a corrida pela vida, no atendimento daquilo que é necessário, ao que é imediato e ao que é urgente, frequentemente corremos o risco de deixar de lado aquilo que é realmente mais importante.

Informações essenciais:
     - Pouco se sabe a respeito de Ageu, além do fato de ter sido ele o primeiro profeta da recém-estabelecida colônia judaica, formada pelos que regressaram da Babilônia à Palestina. Uma tradição antiga declara que ele nasceu em Jerusalém, tendo sido levado cativo por Nabucodonosor, e que lhe foi permitido por Ciro o regresso à Jerusalém de modo que ele deveria ter entre 70 e 80 anos de idade quando iniciou seu ministério .
     - Contemporâneos: Os reis persas: Dario e Ciro; Zorobabel da linhagem davídica que liderou os judeus de volta a Judá; Zacarias, Esdras e Neemias.
     A história do profeta Ageu pode ser encontrada no livro de sua autoria e a libertação dos judeus do exílio babilônico está no livro de Esdras que nos capítulos 5.1 e 6.14 fazem menção ao profeta.
     Versículo chave: “Povo de Judá, será que fica bem vocês viverem em casas luxuosas enquanto o meu Templo continua destruído?” (Ag 1.4).

Rev. Emerson Zielke – Pastor Conselheiro da LLLB

0 comentários:

Postar um comentário