SBB

sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

CULTO DOMÉSTICO

 Culto Doméstico - 33/2020 – 6 de dezembro/2020 ADVENTO

1. Saudação e acolhimento (líder)

2. Oração: Misericordioso Deus – Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Graças te rendemos porque enviaste teu Filho para salvar a todos nós. Obrigado pela oportunidade de celebrarmos novamente o tempo de Advento e recordarmos a bela história do nascimento de nosso Salvador Jesus Cristo.

Perdoa todos os nossos pecados, por graça de Jesus Cristo. Concede a todos nós o Espírito de graça e sabedoria para que a tua santa palavra nos fortaleça na fé e confiança em tuas promessas e nos capacite a produzir frutos de louvor ao teu santo Nome. Faz com que a tua Palavra seja pregada com entusiasmo, zelo e muito amor – para que muitos te conheçam e creiam em Jesus Cristo. Abençoa este Culto com a tua presença e bênção. Ouve-nos por amor de Jesus, nosso Salvador. Amém.

3. Canto - Hino 572 (HL) – Já vem perto o Natal

1. Já vem perto o natal / canta o verde pinhal / há sons festivos no ar / vibram acordes no lar.

2. Cessem prantos e dor: / vence as mágoas o amor / do meigo infante Jesus /trevas transformam-se em luz.

3. Folga ó meu coração: / ouve a doce canção /da multidão celestial. / eis que está perto o natal!

4. Leitura: Salmo 85 – Título: Pede-se perdão de Deus.

(Salmo para o 2º Domingo de Advento

5. Reflexão: Leitura - Mc 1.1-8

Preparados para receber perdão, vida e salvação

Caros irmãos,

Estamos no início do novo ano eclesiástico/litúrgico da igreja cristã. Este novo ano iniciou no 1º Domingo de Advento, dia 29/11. A partir desta data, a IELB atuará sob o novo lema para 2021: “Recebemos e compartilharemos perdão, vida e salvação”.

Os textos bíblicos recomendados para o próximo domingo, 2º domingo de Advento, nos levam a refletir sobre a trilogia anunciada no lema. O Evangelho de Marcos 1.1-8 é a narrativa da pregação de João Batista no deserto que chama o povo ao arrependimento em preparação à vinda do Senhor Jesus Cristo.

João Batista foi o mensageiro de Deus com o propósito de preparar o caminho para a chegada do Senhor. Esse profeta foi enviado para ser a “voz que clama no deserto”, anunciando: “Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas” (V. 3), pregando: “Arrependam-se dos seus pecados e sejam batizados, que Deus perdoará vocês” (V.4 – NTLH). Enfatizou a necessidade do arrependimento do povo.

A pergunta é: Quem recebe a graça do perdão, vida e salvação? Todos aqueles que se arrependem de seus pecados, creem em Jesus Cristo, que é verdadeiro Deus e verdadeiro homem, que veio para sacrificar a sua vida em pagamento da nossa culpa, conquistando assim o perdão para nós.

O reconhecimento de Jesus como o Cordeiro de Deus que veio com a missão de conquistar o perdão para nós está convictamente anunciado por João Batista no momento em que, mais tarde, Jesus foi até ao Jordão para ser batizado pelo profeta. A “Voz do deserto”, chama a atenção do povo e aponta para Jesus, dizendo: “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (Jo 1.29). O povo precisava saber que o Messias anunciado desde Gênesis 3.15 e durante todo o Antigo Testamento pelos profetas FINALMENTE CHEGOU! O provo precisava conhece-lo e crer no Messias Salvador!

É significativo o que João anuncia ao se referir ao “batismo de arrependimento para a remissão dos pecados”.

Para compreender este momento da manifestação de João Batista, é importante conhecer o contexto histórico que antecedeu o início do Novo Testamento.

Houve “400 anos de silêncio” no final do Antigo Testamento, desde Malaquias (O último livro do Antigo Testamento) até à “Plenitude dos tempos” (Nascimento de Jesus - Novo Testamento). Neste tempo, nenhum profeta foi enviado ao povo de Israel. Durante todos esses anos, o povo estava dominado e explorado por impérios estrangeiros e vivia em pecado, desobediência a Deus e em idolatria. Foram 400 anos de silêncio profético e de ansiosa expectativa pela vinda do Messias prometido que, segundo a crença deles, viria para libertá-los da opressão e exploração de governos estrangeiros. Podemos dizer que Deus “se fechou” para o povo que se corrompera e desviara Dele. Este povo precisava ser chamado ao arrependimento.

Finalmente, após os anos de silêncio, Deus fala novamente ao povo através do profeta João Batista, que mais tarde é descrito por Jesus como o maior profeta de todos os tempos. A pregação dele foi para que o povo entendesse que o Messias estava vindo com a missão de libertá-los da escravidão do pecado, da descrença e da condenação.

O arrependimento dos pecados e a fé no Senhor Jesus era questão absolutamente necessária para o recebimento do perdão, vida e salvação. Mas é necessário lembrar que recebimento destas dádivas é por graça e amor de Deus, sem merecimento algum das pessoas.

Hoje

A maioria do povo de nossos dias está mergulhada na descrença, na imoralidade, na idolatria e no desprezo à Palavra de Deus. Muitos seguem os seus caminhos de perdição. Outros são apenas cristãos nominais como, naquela época, o povo judeu era nominalmente “povo de Deus”, sem segui-lo.

Mesmo assim, Deus não está em silêncio. Em sua misericórdia continua anunciando o seu amor e chamando todos ao arrependimento e à fé em Jesus Cristo. Não abandonou a humanidade, mas quer a salvação de todos.

Neste 2º Domingo de Advento também nós somos convidados a pensar sobre a nossa condição de pecadores e diariamente “afogar o velho homem” em arrependimento e nos alegrar porque Jesus Cristo veio nos salvar.

É importante que todos nós aproveitemos este tempo de Advento e preparação para o Natal para diariamente “afogar o velho homem que está em nós” e nos apegarmos à graça de Jesus Cristo para que Ele nos contemple gratuitamente com o perdão, vida e salvação.

Aproveitemos o tempo para meditar na Palavra de Deus para sermos fortalecidos na fé e na confiança em todas as bondosas promessas de Jesus e a vivermos como verdadeiros filhos de Deus e esperando a volta de Jesus Cristo. Pois, ele prometeu que voltará. Crer nesta promessa fará a diferença em nossa vida.

“Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus. A graça do Senhor Jesus seja com todos” (Ap 22.20-22). Amém.

Pr. Martinho Sonntag

6. Oração – Ler o Hino 3 (HL) como oração (em conjunto)

1. Ó Salvador, dos altos céus / Abre os portais e desce aos teus / Liberta-nos do mal aqui / Dá-nos abrigo junto a ti.

2. Tal como orvalho sobre a flor / Vem hoje a nós, ó Salvador / Vós, nuvens, com frescor trazei / Para Israel seu grande Rei

3. A terra toda em flor se faz / E em tempo próprio frutos traz / Eis de Jessé nos nascerá / Renovo que nos livrará

4. Aqui sofremos dor atroz / A morte espera a todos nós / Aos filhos teus, Senhor, conduz / Com forte mão ao céu de luz.

5. E lá no céu, com gratidão / A ti louvor e adoração / Nós renderemos, ó Senhor / Eternamente, e com fervor.

7. Hino: Ó tempo santo de Natal (549 – HL)

1. Ó tempo santo de Natal,

tu tens mensagens lindas!

O mundo não tem luz nem paz,

mas isto meu Jesus me traz.

ó tempo santo de Natal,

tu tens mensagens lindas!

2. Ó tempo santo de Natal,

alegras toda a gente!

Jesus a cada coração,

traz vida, paz, consolação.

Ó tempo santo de Natal,

alegras toda a gente!

3. Ó tempo santo de Natal,

eternamente lindo!

Reina alegria em terra e céu:

O amor do Pai Jesus nos deu.

Ó tempo santo de Natal,

eternamente lindo!

8. Pai Nosso – em conjunto

9. Bênção em conjunto

O Senhor nos abençoe e nos guarde. O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre nós e tenha misericórdia de nós. O Senhor sobre nós levante o seu rosto e nos dê a paz. Amém.

0 comentários:

Postar um comentário