SBB

quarta-feira, 5 de maio de 2021

O ABC DA PALAVRA DE DEUS

  04-05-21 – O CULTO CRISTÃO (11) O GLORIA IN EXCELSIS

    A graça e a paz de nosso Deus estejam com vocês! O ABC da Palavra de Deus desta terça-feira, dia 04-05, traz mais uma mensagem a respeito do Culto cristão, falando do GLORIA IN EXCELSIS – a partir da passagem de Lucas 2.13,14: “E, de repente, apareceu com o anjo uma multidão do exército celestial, louvando a Deus e dizendo: “Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem.”
    O “Gloria in excelsis Deo” ou o Grande Glória é um dos mais antigos e belos cânticos litúrgicos da Igreja Cristã. Após os atos penitenciais e o canto do Kyrie, o qual pede a Deus pelas dores deste mundo, o Glória é um canto de exaltação e louvor ao Deus Triúno. A primeira frase reproduz fielmente o texto do Evangelho segundo São Lucas, quando da revelação dos anjos aos pastores de Belém a respeito do nascimento do unigênito Filho de Deus, o Salvador da humanidade. Semelhante à estruturação dos credos, após o cântico inicial, o Grande Glória é dividido em três estrofes: 1- A primeira “estrofe” descreve brevemente a obra de “Deus Pai, todo-poderoso”, a quem louvamos, bendizemos e adoramos; 2- A segunda “estrofe” retrata a obra da redenção, realizada pelo “Senhor Jesus Cristo", que é Senhor e Deus, é o Cordeiro de que tira o pecado do mundo. A ele pedimos que tenha misericórdia de nós, que atenda as nossas súplicas e que nos perdoe. Jesus é o Cristo, que governa com poder, pois está à direita de Deus Pai. Só ele é digno de louvor; 3- A terceira “estrofe”, mui breve, destaca que o louvor a Deus deve ser também atribuído ao “Espírito Santo”, para a glória de Deus Pai. O Grande Glória é utilizado nas liturgias católicas, ortodoxas, luteranas e anglicanas e é recomendado o seu uso especialmente no tempo de Natal e da Páscoa. Este lindo cântico não deveria ser simplesmente omitido de nossas liturgias, mas utilizado de forma criativa e bonita, com a participação de oficiante, comunidade e coro. Saber este lindo hino cristão “de cor”, pode nos ajudar em nosso testemunho de fé a respeito da Trindade de Deus, de sua obra poderosa e de sua misericórdia que dura para sempre. Cantemos sempre com alegria esse belo cântico “Glória a Deus nas alturas, e paz na terra entre os homens a quem Ele quer bem”.
Oração: Ó Deus Pai Onipotente, Jesus Unigênito Filho de Deus e Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo e Santo Espírito consolador, guarda-nos sempre nesta fé e ajuda-nos a louvar-te, bendizer-te e glorificar-te para sempre. Amém.
O ABC da Palavra deseja que o Trino Deus manifeste seu poder, misericórdia e sua consolação a todos vocês.

0 comentários:

Postar um comentário