SBB

domingo, 22 de agosto de 2021

AFLIÇÕES

 Ajuda aos aflitos

Quem nunca passou por aflições? As aflições existem desde que o homem cometeu o primeiro pecado. A cada momento milhares de pessoas estão sofrendo. Jesus sempre tem alguma coisa boa a ensinar ou realizar em cada situação da sua vida. O seu amor nos ensina a amar ao próximo. Ao invés de dizer a Jesus: “Por que estou sofrendo?”, podemos perguntar a ele: “Para que estou sofrendo?” Jesus não tem prazer nas aflições. Jesus apresenta-se para socorrer. Sendo solidário, você pode ser o socorro de Jesus para alguém. E tenha certeza de que Jesus envia socorro para você enfrentar as aflições, pois Jesus nos mostra o seu amor sempre, inclusive nas aflições. Senhor Jesus, esteja comigo nas minhas aflições, e ensina-me a socorrer aos outros, quando estiverem em problemas. Amém.
Oração:
Pai que estás nos céus, eu agradeço pelo teu perdão e pela tua misericórdia. Sei que estás comigo e que me amas. Reconheço que sou pecador e que muitas vezes não faço o que o tu esperas de mim. Ajuda-me a ser mais fiel a ti. Em nome de Cristo. Amém
Hora luterana

domingo, 15 de agosto de 2021

REFLEXÃO - DEUS FALANDO

 *A VOZ DO SENHOR*

"As pessoas pensam: 'Se eu pudesse pessoalmente ouvir Deus falando, correria tão rápido para ouvi-lo que meus pés até mesmo iriam sangrar'... Se em tempos antigos alguém tivesse dito: 'Eu sei de um lugar no mundo onde Deus fala, e quando chegar lá, você vai ouvir o próprio Deus, em pessoa, falando'; e se eu tivesse chegado lá, visse um pobre pregador batizando e pregando, e as pessoas dissessem: 'Este é o lugar; ali Deus está falando através do pregador: ele está ensinando a Palavra de Deus' - então sem dúvida eu teria dito: 'Ah! Eu me esforcei em vir aqui e só vejo um ministro!' ... Mas agora você tem a Palavra de Deus na igreja, nos livros, em sua casa; e esta é tão certamente a Palavra de Deus como se o próprio Deus estivesse falando".
(Martinho Lutero. In: Bíblia de Estudo da Reforma. Comentário sobre Salmo 29.3-9)

sábado, 7 de agosto de 2021

REFLEXÃO PARA O DIA DOS PAIS

 DIA DOS PAIS 

        Reflexão: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” (Mt 11.28).

        Tema: Um convite aos pais e suas famílias.

         Estimados irmãos, Não preciso perguntar a vocês, queridos pais e filhos, se querem ter uma família muito abençoada, onde reine a harmonia e prevaleça um relacionamento amoroso, agradável, alegre e construtivo.

        Por que não? Porque sei que este é o desejo de todas as famílias, cristãs ou não.

        Como construir e manter um “lar doce lar”, em que haja saúde espiritual, emocional e social? Provavelmente obteremos as mais diversas e contraditórias respostas, dependendo a quem iremos recorrer em busca de orientação e aconselhamento.

        Conheço e recomendo um “manual” infalível. Ele foi escrito pelo autor da vida, que criou os seres humanos, instituiu a família e conhece perfeitamente todas as pessoas com suas imperfeições, necessidades e anseios. Esse “manual” é a Sagrada Escritura, a Bíblia, escrita por inspiração de Deus. O que lá está escrito é verdade pura e as orientações são absolutamente certas para vivermos amparados e em segurança com o Senhor.

        Deus resolveu o maior problema da humanidade por meio de Jesus Cristo que veio ao mundo, assumiu a forma humana e derramou seu sangue perfeito na morte, pagando a culpa pelo pecado da humanidade. Ele é o nosso Senhor Jesus Cristo que triunfou sobre a morte, pecado e condenação. Ele está vivo e governa o universo. Ele, Senhor do universo está com os seus filhos e os ampara. Jesus acolhe a todos os que vem a ele em arrependimento. Por meio da sua santa Palavra, oferece as orientações necessárias para os que necessitam de sabedoria para conduzir a sua vida particular e a da sua família.

        Tiago 1.5: “Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida”.

         Jesus faz um generoso convite e uma promessa: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” (Mt 11.28). O convite: “Vinde a mim...”. E a promessa: “vos aliviarei”.

        Com essa generosa promessa de alívio, os pais e filhos são convidados a depositarem diante do Senhor todos os pesados fardos, em confiança no seu amor, dizendo: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem-presente nas tribulações” (Sl 46.1).

        Que fardos? Os fardos são muitos. Um deles, sem dúvida, é a consciência atribulada pela culpa do pecado. Essa culpa maltrata o íntimo das pessoas. É o sentimento de culpa por pecados praticados. Este fardo, por mais pesado que seja, Jesus já o tomou sobre si e pagou a culpa de todos diante do Pai eterno: “Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido” (Isaías 53.4).

        Todo aquele que chega diante de Deus com humildade, arrependimento e fé em Jesus Cristo, é aliviado com o perdão gratuito, que recebe por graça e misericórdia do Senhor.

        O salmista Davi apresenta uma confortadora mensagem: “Bendito seja o Senhor que, dia a dia, leva o nosso fardo! Deus é a nossa salvação” (Sl. 68.19). O salmista nos lembra que o Senhor carrega o nosso fardo no nosso dia a dia.

        Olhemos para a história na cruz do Calvário. Lá Jesus sacrificou a sua vida em nosso favor. Esta história nos traz um grande alívio. É lá que entendemos que Jesus disse: “Eu vos aliviarei”. O convite que os pais e filhos recebem é que confiem no Senhor, ouçam a sua Palavra e peçam ao Espírito Santo para que os ilumine, dando-lhes sabedoria e capacidade para organizarem a vida do dia-a-dia em conformidade com as Suas orientações.

        Mesmo os mais fiéis cristãos carregam inúmeros fardos. São os medos e pressões que afligem os corações; são perigos que rodam a vida; são as tentações; são as decepções e frustrações no mundo em decadência; são relacionamentos abalados e sofrimentos causados por separações; por doenças, e assim por diante.    Mas, ninguém precisa desesperar! Mesmo que a caminhada dos cristãos seja de muitos percalços e adversidades, as famílias cristãs podem caminhar com passos firmes e decididos porque o Senhor Jesus dá a guarida com sua graça e poder.

        O salmista informa: “A pessoa que procura segurança no Deus Altíssimo e se abriga na sombra protetora do Todo-Poderoso pode dizer a ele: “Ó SENHOR Deus, tu és o meu defensor e o meu protetor. Tu és o meu Deus; eu confio em ti ” (Sl 90.1-2). Aqueles que vão andando e confiando em Deus, estão seguros e amparados pela graça e poder de Jesus.

        Confie no amor e graça de Jesus e coloca os teus fardos aos pés do Senhor Jesus. E não esqueçamos: TEMOS UM PAI NOS CÉUS QUE NOS AMA! Amém!

Pastor Martinho Sonntag