SBB

sábado, 2 de julho de 2011

A Bíblia como o cerne do ensino na visão de Lutero

A idéia de que a Bíblia tem que ser o cerne do currículo nas escolas e que todos têm que estudar o Evangelho é um ponto que Lutero defendia com muita força. A Bíblia é o livro principal que as escolas deveriam possuir para instruir as crianças, é lógico que depois deste viriam os outros livros para instrução no que diz respeito a outras coisas do mundo.
“Em primeiro lugar deveria figurar a Sagrada Escritura em latim, grego, hebraico e alemão ou em outras línguas mais”, com essas palavras Lutero destacou a importância da Bíblia para a vida das pessoas, pois ela contém as coisas de Deus. Ainda destaca que deveria estar nas línguas originais e também na língua que o povo entendesse para que todos pudessem usufruir desse presente dado por Deus. Desde a infância as pessoas deveriam ter contato com as Sagradas Escrituras para que dela pudessem aprender coisas úteis, e o mais importante, a Boa Nova da salvação.
A Bíblia tem que ser o padrão de autoridade final, pois isso está firmado nela mesma, desta maneira Lutero excluía que a autoridade para interpretá-la pudesse vir de fora. Se a autoridade viesse de fora quebraria a própria autoridade da Bíblia, incluindo o fato de que a Bíblia se auto-interpreta. A autoridade da Bíblia então faz com que ela se faça presente no currículo de qualquer escola ou universidade para o ensino das pessoas, Martinho Lutero percebeu isso e defendeu esse ponto de vista.
Inclusive, o reformador cita algumas passagens que podem ser muito úteis para a formação das pessoas. Ele fala que certas passagens da Bíblia foram escritas diretamente para a juventude e deveriam ser usadas para tal propósito. Esse ponto é interessante, pois mostra o próprio testemunho bíblico para o seu uso, ao falar para os jovens dá um testemunho de como devem progredir e se encaminhar no mundo, inclusive na sociedade em que estão inseridos.
(...) Tomai por exemplo o grande esforço desempenhado por Salomão neste sentido! Como se preocupou com a juventude escrevendo, inclusive, apesar de seus muitos negócios como rei, um livro para os jovens chamado “Livro de Provérbios”(...)
Além de dar a importância da Bíblia como fonte de ensino, ainda dá uma boa dica para que o governo mantenha escolas, usando o exemplo do rei Salomão, que mesmo sendo rei e tendo seus afazeres se preocupou com os jovens.
Vocês pais, estão se preocupando com o ensino de seus filhos? O seu governo tem a Bíblia como livro importante para o ensino? E fica uma ultima pergunta, quem sabe a mais importante. A Bíblia é o cerne do ensino em sua casa?

0 comentários:

Postar um comentário