SBB

sábado, 23 de julho de 2011

O que é a Bíblia? Parte 1

A palavra “Bíblia” vem do grego Bíblos e significa “livro” ou coleção de livros. Ele é composto de sessenta e seis livros, que são aceitos por todos, já que na Bíblia da Igreja Católica há outros livros, que todas as outras Igrejas não reconhecem como Palavra de Deus. Nestes sessenta e seis livros, 39 estão no assim chamado Antigo Testamento (AT) e 27 no Novo Testamento (NT). Esta divisão é feita como base no conteúdo, língua e época que foi escrita. O Antigo Testamento foi escrito em Hebraico e Aramaico. Fala da história da criação do mundo e da história do povo de Israel que foi o povo escolhido por Deus para levar a sua Palavra a todas as nações e aponta para alguém que haveria de vir para livrar o mundo do pecado. O Novo Testamento foi escrito em Grego e fala de Jesus Cristo que foi prometido no Antigo Testamento. Ele veio para salvar toda a humanidade de seus pecados e dar a cada ser humano uma nova vida.  A Bíblia contém outra divisão com base no conteúdo de cada livro.
- O Pentateuco que são os 5 livros escritos por Moisés, Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio. Falam da criação do mundo e da lei de Deus.
- Livros Históricos, Josué, Juízes, Rute, 1ª e 2ª Samuel, 1ª e 2ª Reis, 1ª e 2ª Crônicas, Esdras, Neemias, Ester.  Falam da história do povo de Israel.
- Livros Poéticos, ou de Sabedoria, Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos. Que trazem a sabedoria e a poesia divina.
- Livros Proféticos, que são Isaias, Jeremias, Lamentações, Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias.
- Evangelhos que é composto por Mateus, Marcos, Lucas, João.
- Epistolas ou cartas, Romanos, 1ª e 2ª Coríntios, Gálatas, Efésios, filipenses, Colossenses, 1ª e 2ª Tessalonicenses, 1ª e 2ª Timóteo, Tito, Filemom, Hebreus, Tiago, 1ª e 2ª Pedro, 1ª, 2ª e 3ª João, Judas e Apocalipse.
- A Bíblia é a Palavra de Deus divinamente inspirada. Isso quer dizer que ela não foi inventada por homens, mas o próprio Deus disse ao homem o que ele deveria escrever. “Pois toda Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver.”2 Tm 3.16
-É a única fonte e norma de fé e de vida cristã. Isso quer dizer que é o único livro que nós usamos para guiar a nossa vida. É somente ela que nos diz em que acreditar. “Então Jesus disse para os que crêem nele: - Se vocês continuarem a obedecer aos meus ensinamentos, serão, de fato, meus discípulos e conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.” Jo 8.31-32.

0 comentários:

Postar um comentário