SBB

terça-feira, 21 de abril de 2015

REFLEXÃO



Qual é a origem das raças?

       Não há dois seres humanos iguais. O exame dos detalhes mostra alguma diferença, mesmo entre sósias. Mas, ao mesmo tempo, os círculos científicos modernos concordam que todos os seres humanos vivos pertencem a uma única espécie. Uma espécie se compõe de todos os organismos que podem reproduzir-se sexualmente, criando descendentes férteis.
       A concentração de certas características em cada agrupamento humano torna-se a base da classificação das raças. Assim, as populações nativas da África central têm taxas muito mais altas de genes que produzem pele escura do que as populações europeias.
       As raças se diferenciam dentro da espécie humana devido a quatro fatores. Esses quatro fatores deram origem às diferentes raças. Esses quatro fatores são:
a) Seleção: a influência do meio ambiente em várias intensidades, que impede ou encoraja a reprodução de genes dos indivíduos que os transportam. Há forças que permitem que certas populações se multipliquem mais rapidamente do que outras.
b) Desvio genético: refere-se à perda de genes através de acidentes no processo de produção e recombinação de genes. Em uma população numerosa, a contribuição de um indivíduo é menor do que no caso de populações rarefeitas.
c) Mutação: a reorganização molecular do código genético. Um gene não se repete exatamente dentro do processo de réplica, o que ocorre com relativa raridade. As mutações, porém, só produzem variações dentro de uma espécie, e nunca em novas espécies. Mas em seguida há a regressão ao tipo anterior.
d) Fluxo genético: a transmissão de genes de uma população para outra.
      Cientistas recentemente afirmaram que chegaram à conclusão de que as origens da raça humana está ligada a uma origem específica, ou seja, surgiu de um casal. Esta conclusão está sendo levantada através do estudo do genoma.
      A Bíblia registra este início em Gênesis 1.26 a 28. Sobre este assunto destacamos o versículo 28 que diz: “E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra…”. Esta é a origem da raça humana. Ela surgiu de Adão e Eva que foram criados por Deus no sexto dia da criação.
Rev. Julian Carlos Ditchum

0 comentários:

Postar um comentário