SBB

quinta-feira, 11 de maio de 2017

ARTIGO

 
Lázaro, João 11

     Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou para despertá-lo (João 11.11).
      O evangelista João só relata alguns milagres de Jesus. Ele os comenta e destaca importantes detalhes. Na história de Lázaro, o evangelista João trata da ressureição.
       Ele começa dizendo que Lázaro adormeceu. Lázaro era irmão de Marta e Maria. Estas três pessoas pertenciam aos discípulos de Jesus e tinham um relacionamento mais íntimo com ele. Jesus esteve muitas vezes na casa deles. Por isso, ao Lázaro adoecer, mandaram mensageiros a Jesus, comunicando o fato. Jesus se encontrava perto, no outro lado do Jordão. Quando Jesus recebeu a notícia da doença de Lázaro, ele disse a seus discípulos: Lázaro, nosso amigo, dorme, mas eu vou para despertá-lo (v.11). Os discípulos, que não sabiam que Lázaro havia morrido e tomaram as palavras ao pé da letra. Jesus, no entanto, indicou com estas palavras que Lázaro havia morrido.
      Jesus disse: Lázaro está dormindo, para indicar que Lázaro, morreu. Da mesma forma, Jesus se expressou em relação à filha de Jairo. Ele disse: Retirai-vos, porque não está morte a menina, mas dorme” (Mt 9.24). No Novo Testamento, os mortos são chamados de “os que dormem” (Mt 22.52; 1 Co 15.6.20; 1 Ts 4.13).
      Muitas vezes, nós compreendemos a morte e o dormir de forma errada. Isto, porque temos uma noção errada da vida e da morte. Consideramos a vida algo que possuímos, algo de que dispomos, e o sono é um período de descanso, uma pausa para recuperar forças. Nós vivemos, e consideramos isso algo bem natural, bem como o despertar do sono. Ao a Bíblia chamar a “morte “ de “sono”, ela está dizendo que ainda estamos vivos e possuímos a vida. Temos a imortalidade (somos imorais) e despertaremos.
      Na realidade, a vida não é algo que possuímos, mas algo que recebemos. A vida é um dom (um presente) de Deus. Nós estamos ininterruptamente nas mãos de Deus e dependemos dele. Nós vivemos só enquanto Deus nos mantém. Ele mantém sua criatura, minuto após minuto.
      Assim o é também no dormir. A verdade bíblica sobre o “dormir” encontramos nos Salmos: “Deito-me e pego no sono, acordo, porque o Senhor me sustenta” (Sl 3.6). Eu estou todo o tempo nas mãos de Deus, dia e noite, no trabalhar e no dormir. Se acordo de manhã para um novo dia, é porque Deus, que me mantém, está-me dando mais um dia.
      Quando a Bíblia caracteriza a morte como um “sono”, um “dormir”, isto significa que também os mortos estão nas mãos de Deus. O Criador tem o mesmo poder sobre eles, como sobre os vivos. Os mortos não desaparecem, a morte não é o fim, com a qual tudo acaba. Não. Eles não são importais, no sentido de que continuam sua existência e tomam decisões por suas próprias forças, como aparentemente o fazem em vida. Mas, eles estão inteiramente nas mãos de Deus.
      Aqueles que conhecem Jesus e confiam em sua graça, receberam pelo batismo uma vida nova. Já participaram da primeira ressurreição. Eles foram enxertados, pela graça de Cristo, em Cristo. Pela fé na graça sabem-se “bem-aventurados”. Sabem que a “morte” corporal é a grande hora de entrar na glória do Pai celestial, de passaram do crer para o ver. Nós confessam no Credo Apostólico: Eu creio... na remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna. Amém. Sim, bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre esses a segunda morte não tem autoridade; pelo contrário, continuarão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele (Ap 20.6).
      No dia do Juízo Final, Deus ressuscitará a todos os que viveram aqui na terra, e convidará seus filhos, os fiéis, a entrarem no novo céu e na nova terra, para uma vida bem-aventurada com Deus. Os incrédulos serão condados ao fogo eterna.
Oração
Amado Pai, me seja dado
que eu possa em ti adormecer.
Por graça, em Cristo perdoado,
no céu contigo irei viver.
Pois vivo agora e morrerei
em teu amor, ó eterno Rei. (HL 517.3)Horst Reinhold Kuchenbecker

0 comentários:

Postar um comentário