SBB

sexta-feira, 14 de setembro de 2018

DAR DESCULPAS AO CONVITE DE JESUS, É PREJUÍZO NA CERTA.

                  
Leia em sua Bíblia: Lucas 14.15-24
“Mas eles, um por um, começaram a dar desculpas.” (Lc 14.18)
 
      Hoje, para certas festas já se espera que os convidados confirmem presença. Às vezes os convidados comunicam que não poderão comparecer. Nos tempos bíblicos, convites para festas eram algo sério, especialmente quando se tratava de um grande banquete, oferecido por um homem rico e preparado com antecedência. Era praticamente impensável recusar o convite, pois isso seria uma grande ofensa.
Resultado de imagem para imagens de pessoas rejeitando convites
 
      Com isto em mente, estranhamos a reação dos convidados para o banquete, numa história que Jesus contou em Lucas 14. Se recusar o convite já soa estranho, ainda mais estranhas nos parecem as desculpas apresentadas.
       Um convidado disse: “Comprei um sítio e tenho de dar uma olhada nele!” Ora, um sítio não foge e pode ser visitado sete dias mais tarde.
Resultado de imagem para imagens de um campo
 
 Outro disse: “Comprei cinco juntas de bois e preciso ver se trabalham bem!” Ora, os bois não estavam passando fome e parece que não era época de plantio.
Resultado de imagem para imagens de uma junta de bois
 
      Pelas desculpas apresentadas, percebe-se que os interesses de ordem econômica eram mais importantes do que o convite. Em resumo, os convidados estavam dizendo: “Preciso trabalhar, cuidar da minha vida. Quem tem tempo para festejar?”
Resultado de imagem para imagens de pessoas trabalhando na roça
 
      Você já deve ter percebido que, na parábola da grande ceia, Jesus não está querendo ensinar etiqueta relacionada a festas. O banquete de que ele está falando é o Reino de Deus. Trata-se do convite que Deus nos faz, nos seguintes termos: “Venha para junto de mim, que sou o seu Rei. Ouça a minha palavra, receba o perdão que consegui para você, viva a vida que lhe trará felicidade”.
Resultado de imagem para imagens do convite de Jesus para a grande festa
 
       Se recusarmos o convite, dizendo: “Preciso trabalhar”, “Hoje tenho de ficar com a família”, os únicos que poderão sair perdendo somos nós. A festa que Deus preparou sai de qualquer jeito. E o convite dele continua valendo para nós também.
      Oremos: Senhor, muito obrigado pelo convite gracioso que estendes a mim também. Permite que o Reino dos Céus seja a prioridade em minha vida. Amém.
Hora Luterana

0 comentários:

Postar um comentário