SBB

domingo, 9 de dezembro de 2018

LEVAR CONSOLO AO POVO

TEMA: CONSOLAI O MEU POVO
TEXTO: IS. 40.1
      Que mensagem sublime para este 2º Domingo de advento: “Consolai o meu povo”. De fato, Deus quer consolar o seu povo que vive numa situação de desespero, de opressão, sendo subjugado por um povo estrangeiro. Deus quer consolar ao trazer-lhe uma palavra de ânimo e encorajamento. Quer consolar através do profeta Isaías, oferecendo o verdadeiro consolo. Isaías torna-se o portador desta mensagem ao povo: “Consolai, consolai o meu povo, diz o vosso Deus. Ele anuncia que Deus não esqueceu o seu povo e promete libertá-lo das mãos de tiranos.
      Estamos constantemente revivendo a situação de Isaías em nossos dias. Temos a mesma missão de anunciar o consolo, salvação e libertação às pessoas desesperadas. Deus deu esta tarefa não somente aos profetas, especialmente a Isaías, mas também aos ministros do evangelho de hoje. Temos esta sublime tarefa de levar este consolo às pessoas desesperadas, que estão nos asilos, hospitais, presídios, ou alguém que perdeu o sentido da vida. Por isso é uma tarefa que requer urgência. Aliás, o fato de ser repetida a ordem, “Consolai, consolai”, indica a urgência. Além do mais são palavras ditas pelo próprio Deus, e Deus tem urgente necessidade de consolar o seu povo e acima de tudo, oferecer-lhe o perdão.
      Precisamos de consolo. Afinal, estamos vivendo num “vale de lágrimas” onde existem angústias, frustrações, tristezas e desesperos. Encontramos pessoas vivendo na insegurança e no medo. E, muitas vezes, estes sofrimentos nos leva ao caos. Por isso, é natural que neste momento de sofrimento, as pessoas precisem de consolo. Na verdade, sempre precisamos de consolo neste “vale de lágrimas”, principalmente dos amigos cristãos. Como é bom termos alguém ao nosso lado na angústia. Como é consolador saber que existem amigos cristãos que oferecem o verdadeiro consolo nestes dias tão sombrios e escuros de nossa vida.
      Deus enviou Isaías para proclamar que o verdadeiro consolo vem de Deus. Da mesma forma Deus enviou Jesus, que morreu na cruz para nos salvar, oferecendo assim o verdadeiro consolo à humanidade. E apesar dos nossos pecados e falhas, Deus nos consola, apascenta suas ovelhas, recolhe seus cordeirinhos em seus braços junto ao seio, guiando-os mansamente. Este é o grande amor que o Pai celestial tem para conosco em todos os instantes. Ele estende as suas mãos para nos ajudar, oferecendo o verdadeiro consolo, ao nos levar à eternidade. Somente em Deus encontramos este verdadeiro consolo, realizado unicamente através da sua graça divina.
      Que Deus abençoe a todos para que juntos possamos consolar e ser consolados.

0 comentários:

Postar um comentário