SBB

domingo, 14 de novembro de 2021

SOU LIVRE!

 Reflexão -  João 8.31-36; Salmo 46:

Tema: Eleutherius, sou livre

        Na época da Reforma, não era incomum que os estudiosos adotassem uma forma grega de seu nome, um pseudônimo, ou o que hoje chamaríamos de "pseudônimo". Lutero fez isso. Ele tinha um nome com o qual assinou alguns de seus escritos, e esse nome que escolheu para si mesmo diz praticamente tudo o que precisamos saber sobre ele e sua teologia. Pois o nome que escolheu para si mesmo foi: Eleutherius - o livre.

        Agora, se você fosse perguntar pessoas para resumir o que a Reforma representa, em uma palavra, você pode obter respostas com o sola, para o que se tornou conhecido como as três grandes solas da Reforma - sola gratia, sola fide, sola scriptura; somente pela graça, somente pela fé, somente pelas Escrituras.

        Mas é o próprio Lutero quem nos diz o que essa palavra realmente é, do que se trata a Reforma: liberdade. Porque é disso que trata o Evangelho. Liberdade. Liberdade do pecado. Livre de condenação. Liberdade de ter que se justificar. Livre de preocupações e medo. Liberdade de julgamento. Liberdade de ter que ganhar o favor de Deus. Liberdade de viver. Porque se você não estiver livre de todas essas outras coisas, não poderá viver de verdade. Não a vida que Cristo tem para você. Porque você está muito ocupado tentando fazer o que acha que tem que fazer - viver de acordo com os padrões de outras pessoas, viver de acordo com os padrões de Deus, ser bom, mostrar que vale alguma coisa. Que você é melhor do que a maioria. Você merece ser um cristão. Você merece ser salvo.

        E se é assim que você está vivendo sua vida, então você sabe: é um fardo terrivelmente pesado para carregar. E mesmo que você administre por um tempo, e faça o bem por um tempo e tenha uma boa aparência por um tempo, isso o desgasta e no final irá esmagá-lo.



    Que é exatamente como Satanás quer. E então o que ele sempre fará.    Já ouvi isso dito uma vez: ele usa espelhos como costumam usar em circos - aqueles que distorcem sua aparência. O primeiro que ele mostrará para você é aquele que o faz parecer mais magro do que o normal, ou mais baixo do que realmente é, para fazê-lo pensar que não é tão cheio de pecados quanto realmente é. Viu? Você está indo muito bem. Seu pecado é pequeno. Mantenha o bom trabalho! Até a hora certa… e então ele vai tirar aquele outro espelho, aquele que faz você parecer mais gordo do que o normal, ou mais alto do que você realmente é, para que você veja não apenas o quão cheio de pecado você realmente é, mas o amplie. Para esmagar você. Para fazer você pensar que não há esperança para você. Você tentou tanto, mas olhe para você! Você não é nada bom. Você é um fracasso. Você é uma decepção. Você é apenas uma grande bolha de pecado.

        Lutero também passou por isso. Até que ele parou de se olhar naqueles espelhos. Até que ele parou de tentar medir o quão bem estava se saindo como cristão e começou a olhar para Cristo. E lá ele viu a liberdade. Em Jesus na cruz, Ele viu a graça gratuita do Deus livre que torna seu povo livre. Ele viu o fardo que estava tentando carregar sendo suportado por Cristo. Ele viu o pecado e a culpa que estava tentando expiar, expiado por Cristo. Ele viu o julgamento do qual temia tanto, e a punição e condenação que tanto merecia, derramadas sobre Cristo. E uma vez que ele viu isso, que tudo estava em Cristo e não nele, Lutero estava livre! Lutero era Eleutério - o livre.

        O que ele foi incapaz de fazer, Cristo fez por ele. Cristo era o Salvador que desceu a ele. Para levantá-lo. Para libertá-lo. Para perdoar seu pecado e culpa. Para dar-lhe vida e a promessa de vida eterna. O que Lutero não pôde fazer, Cristo fez e deu a ele. Sola gratia. Toda graça. Todo presente. Tudo de graça. E isso não era apenas para os outros, mas para ele, para Lutero. Porque Jesus fez isso por todas as pessoas. E se por todos, então por ele também. E assim foi. Sola fide. Pela fé, essa promessa também era para ele. Esta promessa é a essência das Escrituras. Sola Scriptura. Promessa feita, promessa cumprida.

        E Lutero estava livre. Eleutherius. E tão livre que não podia deixar de proclamar essa liberdade a todos. O Filho o libertou. E, como ouvimos, se o Filho o libertar, você será realmente livre. E não apenas Lutero. Você também. Um Eleutério. Em Cristo. A liberdade de não fazer o que quer que sua natureza pecaminosa queira. Essa é uma liberdade carnal. Isso, como Jesus disse, é escravidão. Quem quer que peque é escravo do pecado, não é livre. Em vez disso, essa liberdade é uma liberdade verdadeira e real. A liberdade de alguém tão livre que se torna livre até de si mesmo, de seus anseios e desejos e vontades, até mesmo de sua própria vontade de ser livre, e assim se torna como Cristo. Muitas filosofias tentam atingir isso, por seu próprio trabalho e esforço - e por você mesmo. Mas só Cristo pode, e para você.

        Pois como Cristo usou sua liberdade perfeita? Não para si mesmo. Em vez disso, ele desceu do céu para servi-lo, para morrer por você, para salvá-lo, para libertá-lo. Para torná-lo um Eleutério.
        E isso não é apenas o que Cristo fez no passado, mas o que ele ainda está fazendo agora. Livrar pecadores como você e eu de nossos pecados e culpas, de nossos fardos e medos, de ter que nos justificar e fazer algo de nós mesmos, por meio de seu batismo, absolvição, proclamação, alimentação, perdão e salvação. Seus dons, para você, para torná-lo livre.
        E permanente, mantendo-se, vivendo nestas palavras, sua Palavra - proclamou a você e derramou sobre você e alimentado para você - você é verdadeiramente seu discípulo, e conhecerá a verdade, e a verdade libertará você. Ou em outras palavras, você conhecerá Jesus, e Jesus o libertará.
        Então você aprendeu uma nova palavra hoje - Eleutherius, o livre. Foi assim que Lutero se chamou, e é isso que você é. O que não é apenas um pensamento positivo, mas a verdade, porque Cristo diz isso. Ele disse isso quando te batizou e te fez seu filho, para que você fosse libertado e não mais um filho do pecado e da morte. Ele diz isso quando o absolve e o liberta de seu pecado e culpa: eu perdoo todos os seus pecados. Tudo. E ele diz isso quando coloca seu corpo e sangue em sua boca - seu corpo e sangue dados e derramados por você para o perdão de seus pecados. Vá, você está livre. Amém.

Pastor Júlio Ribak

0 comentários:

Postar um comentário