SBB

sexta-feira, 1 de julho de 2022

IGREJAS LUTERANAS UCRANIANAS E RUSSAS

 Protestantes de Tradição Bizantina?

"A Igreja Evangélica Batista da Geórgia, originada de comunidades batistas perseguidas nos tempos do czarismo e do regime soviético, é uma Igreja Protestante histórica sediada na Catedral da Paz em Tbilisi, capital da Geórgia. Seu regime é episcopal, sendo atualmente liderada pelo bispo Metropolita Malkhaz Songulashvili. Apesar de adotar uma teologia liberal e aceitar a ordenação de mulheres para os seus ministérios e clero, a Igreja Batista da Geórgia conserva tradições eslavo-bizantinas em sua liturgia, embora com menos rigor ritual que nas Igrejas Ortodoxas Calcedônicas ou Católicas Orientais de Rito Bizantino. Seu metropolita usa batina e barba, a catedral é decorada com ícones e um altar com velas, usa-se incenso na liturgia e seus ministros ordenados oficiam o culto vestindo paramentos de estilo bizantino-eslavo (cf. Imagem 1).


Um outro exemplo de tradição litúrgica oriental no Protestantismo pode ser visto na Igreja Luterana da Ucrânia, que usa, alternadamente, a Liturgia Ocidental comum aos seus correligionários de outras regiões e a Liturgia de São João Crisóstomo celebrada com algumas alterações (cf. Imagem 2).
Esses fatos nos mostram o quanto as fronteiras eclesiológicas da Reforma eram e ainda são elásticas, não podendo ser encaixadas em classificações muito rígidas como entende mentalidade contemporânea de algumas denominações cristãs".
Créditos: Rafael Diehl (GEHOC)

0 comentários:

Postar um comentário