SBB

sábado, 16 de junho de 2012

Conheça a Bíblia - II Reis

Não se sabe quem seja o autor dos livros dos Reis. O escritor deve ter vivido depois da queda de Judá no ano 596 a.C., visto que registra o livramento de Joaquim da prisão na Babilônia, por volta do ano 560 a.C. (II Reis 25:27-30).
Pelo interesse que demonstra na aliança, podemos presumir que se tratava de um profeta aproximadamente contemporâneo de Jeremias, e que escreveu na primeira metade do século dezesseis antes de Jesus Cristo.
O livro de 1 Re inicia com o reinado de Salomão em Israel. Depois de sua morte, o reino se dividiu em consequência da guerra civil entre o norte e o sul, resultando no surgimento de duas nações: Israel no Norte e Judá no Sul.
Na continuação da história do povo de Deus, Israel é conquistada pela Assíria em 721 a.C, a capital Samaria cai sob o domínio dos inimigos e, Judá é conquistada pela Babilônia, em 586 a.C., com a destruição da capital Jerusalém pelo rei Nabucodonosor. Estes acontecimentos foram considerados como um castigo ao povo pela desobediência às leis de Deus e idolatria.
A queda dos reinos de Israel e de Judá acontece porque tanto os reis quanto o povo foram infiéis ao Senhor, pelo fato de o povo constantemente romper a Aliança que Deus havia estabelecido com eles. A destruição de Jerusalém e a ida de grande parte do povo de Judá para o cativeiro babilônico marcam um momento decisivo na história israelita.

0 comentários:

Postar um comentário