SBB

segunda-feira, 21 de maio de 2018

ÉPOCA DE PENTECOSTES

 
Pentecostes
 
Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. (Jo 17.17)
 
       Pentecostes, dia do aniversário da Igreja Cristã. Dia em que Jesus enviou o Espírito Santo, conforme prometeu a seus discípulos. Eu (Jesus) rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade. (Jo 14.16) Esta promessa se cumpriu no dia de Pentecostes. Lemos em Atos: Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; de repente veio do céu um som como de um vento impetuoso e encheu toda a casa onde estavam reunidos. E apareceram línguas como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo. (At 2.1-3)
       1. Quem é o Espírito Santo? Ele é a terceira pessoa da Santíssima Trindade, que desde a eternidade procede do Pai e do Filho, que juntamente com o Pai e o Filho é adorado e glorificado. Ele é o doador da vida. Ele atuou na criação do universo, na formação do povo de Israel e concedeu dons aos profetas e reis.
       2. Qual é o seu trabalho hoje? Seu trabalho é glorificar a Cristo nos corações. (Jo 16.13) Convencer as pessoas de que Jesus Cristo é verdadeiro Deus e também verdadeiro homem, único e suficiente Salvador da humanidade.
       3. Como o Espírito Santo vem a nós? No dia de Pentecostes, o Espírito Santo foi enviado diretamente aos apóstolos; aos demais, ele veio pelos meios da graça, que são a Palavra de Deus e os sacramentos. Por estes meios, ele atua ainda hoje poderosamente. Sem ele não há compreensão da Escritura Sagrada, nem fé, nem igreja. Assim ele vem ainda hoje aos corações somente pela Palavra de Deus e os sacramentos. Seu poder vivificador, o Espírito Santo não delega a ninguém, nem à igreja, nem a pessoas ou pregadores. Nesta ação, ele mantém sua liberdade, pois trabalha “quando e onde lhe aprouver”. (CA V) Por isso diz o apóstolo: Ninguém pode dizer: Senhor Jesus! senão pelo Espírito Santo. (1 Co 12.3) E: Habite ricamente em vós a palavra de Cristo. (Cl 3.16) Hoje, ao ouvires a sua voz, não endureçais os vossos corações. (Hb 3.7)
       4. O que o Espírito Santo opera? Pela Palavra de Deus, o Espírito Santo chama, ilumina, santifica, congrega e concede dons. O que significa isso? Pela Lei, os Dez Mandamentos, o Espírito Santo mostra que somos totalmente corrompidas pelo pecado e réus da eterna condenação. Ele conduz ao arrependimento. Pelo Evangelho, ele chama e atrai a Cristo, o qual por sua morte na cruz conquistou completo perdão para toda a humanidade. Assim ele ilumina com seus dons, levando as pessoas à fé, a confiar no perdão de Cristo. Pelo perdão temos paz com Deus e recebemos a adoção de filhos, tornando-nos herdeiros da vida eterna.
       Vemos isto no dia de Pentecostes. O apóstolo Pedro disse aos ouvintes: Vocês mataram a Jesus, o Filho de Deus. Mas Jesus, com seu sacrifício, reconciliou a humanidade com Deus. Agora há perdão, vida e salvação. Três mil pessoas estremeceram diante desta pregação e exclamaram: Senhores que faremos? Pedro os consolou com a mensagem do perdão e foram batizados.
       Sim, Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (Jo 3.16) Carregou ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos aos pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas fostes sarados. (1 Pe 2.24) Deus... deseja que todos sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. Porquanto há um só Deus e um só Mediador, entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem. (1 Tm 2.4,5)
       5. Ele concede dons aos homens. Aos fiéis, o Espírito Santo concede força e sabedoria para poderem viver como filhos de Deus neste mundo em trevas, e pelo testemunho da Palavra edificar a Igreja. No dia de Pentecostes, o Espírito Santo aparelhou os discípulos com uma clara compreensão das Escrituras, deu-lhes coragem para testemunharem e o dom das línguas, para que todos pudessem ouvir o Evangelho em sua língua materna e proclamá-la.
       6. Enchei-vos do Espírito. (Ef 5.18) Andai no Espírito. Deus nos ordenou pedir o Espírito Santo, para sermos guiados por ele. Nós o encontramos na Palavra de Deus. Ali devemos procurá-lo, isto é, ler e meditar em sua Palavra, com oração. Por esta Palavra, o Espírito Santo guia em toda a verdade e dá o que precisamos como seus cooperadores na edificação do reino de Deus, em nossa caminhada ao lar celestial. Pela leitura e o estudo da Palavra de Deus sob oração e a participação da Santa Ceia, o Espírito fortalece a fé. Da fé brotam os frutos: “Amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio” (Gl 5.16-23). Andai no Espírito, e jamais satisfareis à concupiscência da carne (Gl 5.16) Confissão de Augsburgo, Artigo V
       Para conseguirmos essa fé, instituiu Deus o ofício da pregação, dando-nos o evangelho e os sacramentos, pelos quais, como por meios dá o Espírito Santo, que opera a fé, onde e quando lhe apraz, naqueles que ouvem o evangelho, o qual ensina que temos, pelos méritos de Cristo, não pelos nossos, um Deus gracioso, se o cremos.
 
A imagem pode conter: 5 pessoas

0 comentários:

Postar um comentário