SBB

terça-feira, 22 de maio de 2018

MENSAGEM DO DIA - NASCER DE NOVO

Resultado de imagem para imagem de batismosTEMA: IMPORTA-VOS NASCER DE NOVO!  JO 3.1-17

       Celebraremos no próximo fim de semana o primeiro domingo da Santíssima Trindade. São domingos em que a igreja cristã medita sobre a ação do Espirito Santo, ou seja, o relacionamento da igreja com o Espirito Santo, a santificação, a luta da igreja contra o mal e os tempos do fim.

       Diante do tema exposto, “Importa-vos nascer de novo”, surge à pergunta: Havia necessidade de nascer de novo? Afinal, Nicodemos era homem justo e piedoso. Era membro do Sinédrio. Fazia parte da elite dos lideres religiosos. Era “um dos principais dos judeus” (V.1) e mestre da lei, pois estudava, interpretava e ensinava as Escrituras ao povo. Era um homem extremamente religioso, frequentava assiduamente as sinagogas, dava esmolas e era fiel nos dízimos.

       No entanto, apesar de todas as suas qualidades e méritos religiosos, Nicodemos era um homem perdido, que não tinha ainda alcançado a verdadeira salvação. Precisava nascer de novo. Sendo assim, foi em busca de maior entendimento, do que Jesus falava sobre “nascer de novo”. Jesus conversa com Nicodemos. Jesus o corrige, mostra a necessidade de “nascer de novo”, e com amor o explicou e lhe deu o entendimento do verdadeiro sentido.
Resultado de imagem para imagem de batismos
 Mas, afinal, em que consiste este “nascer de novo?” Seria “voltar ao ventre materno?” Como ironicamente perguntou Nicodemos? Não! “Nascer de novo”, é um afogar do velho homem e um nascer do novo homem. É uma renúncia ao pecado e um despertar para Deus. É ter uma fé inabalável em Cristo como único Redentor. E isto é possível pela água e pelo Espírito Santo. Pelo batismo e pela palavra de Deus,  o Espírito Santo realiza o novo nascimento. Jesus apresenta a Nicodemos às necessidades deste novo nascimento: Em primeiro lugar, porque o que é nascido da carne é carne. E carne não pode herdar o reino dos céus. Em segundo lugar, porque sem o renascer, não podemos ver o reino de Deus. Enfim, porque renascido para Deus temos vida em Cristo.

Um ótimo dia e uma semana de muitas bênçãos!
Alcemar Cabreira

0 comentários:

Postar um comentário