TEMA: JESUS DISSE: EU SOU O PÃO DA VIDA. TEXTO: JO 6.35
Jesus havia realizado o milagre da multiplicação dos pães. Foi o milagre mais popular e mais desejado pelo povo da época. Eram cinco mil pessoas que acompanhavam a Jesus, que somente receberam alimentação. Após este milagre, Jesus à noite, atravessou o Mar da Galileia e foi para Cafarnaum. Uma vez em Cafarnaum, a multidão que havia estado com Jesus no dia anterior, o procura e encontra nesta cidade.
Com o propósito de alcançá-lo novamente, as pessoas correm atrás de Jesus. Vencem grandes distâncias, encontram formas de transpor os obstáculos, e nem mesmo o mar consegue ser empecilho para ficar perto de Jesus. Mas, afinal, qual é a intenção desta procura? Jesus sabia perfeitamente, que o motivo, foi causado pelo milagre da multiplicação dos pães, que havia acontecido no dia anterior. O povo estava com fome e com o desejo de ter mais pão com facilidade.
É evidente que Jesus não deixou de atender as necessidades materiais da multidão. Sempre procurou ajudar as pessoas de suas necessidades corporais, durante toda sua peregrinação neste mundo. No AT Deus ajudou o seu povo. Ele providenciou o sustento necessário para a continuação da longa viagem, realizada à terra prometida. Ele continua nos sustentando. Precisamos admitir que a generosidade de Deus é muito grande, pois ele concede o pão de cada dia a todos.
No entanto, Jesus oferece outro pão. Ele afirma: Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim nunca terá fome; aquele que crê em mim nunca terá sede. (v.35). Jesus identificou-se não só como aquele que farta de bens a nossa vida, mas principalmente é o pão da vida em pessoa que desceu do céu.
Ele se apresenta e se oferece a nós como o pão da vida, o alimento espiritual que nos dá força para caminhar com maior firmeza, ajudando-nos a superar dificuldades e obstáculos que podem aparecer no caminho até chegarmos à vida plena junto de Deus.
A nossa busca de Deus tem de ser constante e em qualquer circunstância da vida. Seja na alegria ou na tristeza, precisamos manter Deus no centro de tudo. Isto quer dizer que Cristo é o alimento espiritual que nos é oferecido de graça pela fé através do evangelho. Esta fé é a única possibilidade para recebimento da comida que subsiste para a vida eterna.
Ele está disposto a oferecer este pão. Aquele que aceitar jamais terá fome ou sede. A resposta de Jesus é semelhante à que foi dada à samaritana (Jo 6.35): quem está com Jesus nunca mais terá fome nem sede.
Resta saber, qual será a posição que as pessoas tomarão com relação a este convite, pois sabemos perfeitamente o quanto este ser humano tem rejeitado Jesus, o pão da vida. Amém.
|
0 comentários:
Postar um comentário