SBB

quinta-feira, 27 de junho de 2019

MENSAGEM DO DIA


TEXTO: 1 REIS 19.9-21
TEMA: QUE FAZES AQUI, ELIAS?

    Enfrentamos diariamente humilhações, perseguições, zombarias adversidades, angústias, ansiedades. O profeta Elias também se encontrava nesta situação. Ele tinha demonstrado tremendo poder, tinha derrotado os profetas de Baal, fogo desceu do céu para consumir a sua oferta no altar, nada poderia derrubar aquele homem de Deus. Mas foi ameaçado de morte por Jezabel. Ao sentir-se solitário, desgostoso de viver e com medo, Elias fugiu para o deserto e foi parar dentro de uma caverna.
        Naquele lugar, olhando para si e para a sua luta, reconhece a sua impotência e incapacidade. Continua sozinho. Não quer mais importar-se com ninguém. Deitou-se para morrer. Então, em total estado de pessimismo, ele pediu a morte a Deus: “Basta; toma agora, ó Senhor, a minha alma, pois sou não melhor do que meus pais.” (1Rs 19.4). Quem poderia imaginar esta cena? Depois de tudo que ele havia feito? Depois das grandes e poderosas manifestações de poder da parte de Deus por meio de Elias? Depois de sua fidelidade e firmeza, sua coragem e retidão? Onde estava, agora, a ousadia daquele que desafiara os 450 profetas de Baal?
        Contudo, Deus não abandona seu servo. Deus queria que seu servo voltasse ao seu povo. Ao pernoitar na caverna, o Senhor lhe pergunta: Que fazes aqui, Elias? (v.9). Essa foi a primeira ordem que Deus dá para Elias, ali não era o lugar que Deus queria que ele estivesse. A pergunta convidava Elias a considerar as razões pelas quais ele particularmente estava naquela caverna Em outras palavras o Senhor diz: Não era para você estar aqui. Você não precisava ter feito toda esta caminhada, não precisava ter sofrido tanto. Deus sabia que aquele lugar não era o lugar onde Elias deveria estar.
          Também vivemos na mesma situação de Elias. Quem já não se sentiu um fracassado? Ou com vontade de desistir, diante das crises na família e no trabalho? Ficamos, às vezes, desanimados e com medo; decepcionados, frustrados. E diante dos nossos problemas ao invés de lutarmos e avançarmos; recuamos e nos escondemos. Falhamos com o Senhor. Por falta de fé, por falta de coragem, por nossas reclamações, por medo, por decepções com as pessoas. Que fazes aqui, Elias? (v.9). Levante-se e saia desta caverna! Não fique se escondendo, reclamando, questionando. É tempo de estar em outro lugar, servindo a Deus na obra para a qual foi chamado.
       Nesses momentos precisamos voltar-nos para o Senhor e permitir que ele nos ajude a superar a depressão, a ansiedade, o medo para que não nos enfraqueçamos e nos afastemos dele. Precisamos confiar no Senhor. Precisamos nos levantar e nos ocupar, deixando de pensar em nós mesmos e realizar o obra do Senhor.
Um ótimo dia!
Alcemar Cabreira

0 comentários:

Postar um comentário