SBB

sábado, 19 de setembro de 2020

CULTO DOMÉSTICO


Culto Doméstico - 28/2020 – 20/09/2020

16º Domingo após Pentecostes

Siga também em: ielbprudentopolis.blogspot.com

1. Saudação e acolhimento

2. Invocação: Iniciamos este culto doméstico em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém

3. Oração: Amado Pai celestial, como é bom saber que nos amas e tens cuidado de nós diariamente. Tu tens sido o nosso refúgio de geração em geração. Tu tens sido a fortaleza de nossa alma. Muitos têm sido os momentos de lutas, dores e tribulações que nós, seus filhos, precisamos enfrentar diariamente. Muitas vezes nos encontramos fragilizados por todas essas lutas. Senhor, tem compaixão de nós, e socorre-nos. A tua Palavra nos ensina que tu és a nossa “luz e a nossa Salvação” e nos convida a colocarmos em ti a nossa confiança e desejarmos estar sempre em tua presença. Renova em nós, SENHOR, diariamente o dom da fé, e permite-nos sempre estar na tua companhia, habitando em tua casa, todos os dias de nossa vida. Faze-nos também luz neste mundo, refletindo na vida das pessoas em nossa volta o teu amor, acolhimento e salvação, a fim de que, conheçam o teu amor e possam sentir-se acolhidos na tua presença e graça. Por amor de Jesus Cristo, nosso querido Salvador. Amém.

4. Hino: Bendito Jesus! Divino Pastor (68 – LS).

1. Bendito Jesus! Divino Pastor/ Oh! Vem conceder teu rico favor! / As súplicas ouve, recebe nos céus/ o culto que agora rendemos a Deus.

2. Celeste SENHOR! Oh! Vem ensinar/ nossa alma a sentir e a língua falar/ com muita ternura, com todo o fervor/ o santo Evangelho, mensagem de amor.

3. Concede-nos paz e amor no viver/ dá forças a fé e aumenta o poder/ Oh! Faze a pureza em teus filhos florir/ e neles SENHOR, a verdade fulgir.

5. Leitura Bíblica: Salmo 27.1-9

6. HINO: Andam procurando a razão de viver (82 – LS)

1. Andam procurando a razão de viver/ neste mundo mau, querem paz receber/ seguem seus caminhos, pensando em achar/ Algo que pra vida valor possa dar/ :: Mas só Jesus pode dar a razão de viver/ paz perdão e amor/ só Jesus pode dar./ E assim você será bem feliz/ em Jesus::

2. Como todo mundo, eu também procurei/ E agora digo que a paz encontrei/ Cristo me falou, e eu posso falar/ que uma nova vida ele pode me dar/ :: Mas só Jesus pode dar a razão de viver/ paz perdão e amor/ só Jesus pode dar./ E assim você será bem feliz/ em Jesus::

7. Reflexão: Salmo 27.1-9: Deus é o nosso socorro e a nossa luz!

        “O SENHOR Deus é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O Senhor me livra do perigo; não ficarei com medo de ninguém” (Sl 27.1).

Conta uma história, que certa vez, um pastor visitando uma família muito querida de sua comunidade, observou um quadro com uma frase presente naquele lar o qual lhe chamou muito a atenção. A frase dizia o seguinte: “Nessa casa pode faltar tudo menos confiança em Deus”.

        Olhando profundamente para essa frase, que verdadeiramente, é uma oração, percebemos em um primeiro momento, que ela está na contramão do mundo em que vivemos, onde observamos uma busca incansável “por todas as coisas” a ponto de deixar de lado a confiança em Deus. Ao mesmo tempo, esta frase expressa o anseio de uma sociedade que necessita ser amparada, consolada e socorrida constantemente do vazio que se tornou a sua existência.

        Há alguns anos a Sociedade Bíblica do Brasil lançou um livreto chamado – “Famílias por um fio”. Nesse livreto somos convidados a olhar para dentro de nossos lares e observar a realidade do “vazio existencial” que tem tomado conta de nossa vida, vazio gerado pelo estresse e pela correria do dia a dia. Como afirma o autor do livreto: “Tudo na vida parece andar mais depressa nos dias de hoje, e a estabilidade da família está sendo ameaçada cada vez mais por uma variedade de fatores, sejam eles de natureza econômica, educacional ou emocional”.

        Vivemos em constante estresse, ansiosos e temerosos pelo amanhã. Esse estresse acaba trazendo grandes consequências para a nossa vida, para a vida de nossa família e para a saúde de nossos relacionamentos: rompimentos, ausência, medos, sofrimentos, entre outras consequências. E, como conclui esse autor: acabamos nos tornando escravos de nós mesmos e de nossa própria busca.

        Diante dessa realidade que nos cerca e que cada vez mais tem estado presente em todas as esferas de nossa vida, acabamos nos encontrando em um beco sem saída, no fundo de uma “caverna escura”, sem saber o que fazer. Encontramo-nos diante de uma contradição presente em nossa vida e em nosso viver. Por um lado, a necessidade de trabalhar, dar o melhor para os nossos familiares, termos uma formação, sermos bem-sucedido, entre outras coisas. Do outro lado o estresse e o alto preço que cobra de nós.

        Quando nos encontramos nessa realidade, perante essa contradição que se faz presente em nossa vida, então algumas perguntam surgem. Perguntas que anseiam por respostas. Perguntas que se tornaram para nós em um grito por socorro e por alguém que possa nos socorrer diante dessas contradições: O que fazer diante dessa realidade? Onde podemos encontrar uma “luz” no fim do túnel que possa nos socorrer, que possa nos libertar da escravidão que se tornou a nossa vida por causa do estresse e da ansiedade pela vida?

        O Salmista e Rei Davi, Salmo 27, aponta para nós uma luz que ilumina o beco escuro, a caverna escura que se encontra a nossa vida. Em meio as nossas dúvidas e medos, Davi aponta para a ação graciosa de Deus. Em seu Salmo, que é uma oração de confiança e a expressão de uma alma que anseia pela presença de Deus, o rei Davi nos mostra que “Deus é o nosso socorro e a nossa luz”: “O Senhor Deus é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O Senhor me livra do perigo; não ficarei com medo de ninguém” (Sl 27.1). Para o rei Davi uma coisa é certa: Deus é o nosso socorro e a nossa luz porque Deus nos oferece direção e restauração.

        Duas palavrinhas nos chamam a atenção nesse texto: “Luz” e “Salvação”. Davi afirma: “Deus é a nossa “luz” e a nossa “Salvação””.

        Mas, meus amados no SENHOR, o que significa para nós sabermos que Deus é “Luz” e “Salvação?

        O rei Davi foi um homem que viveu em estresse constante em toda a sua vida. Desde a sua escolha por Deus para se rei de Israel em lugar do rei Saul até a sua morte, a vida do rei Davi foi cercada por inúmeros momentos de tensões, medos, perseguições, perigo de morte, pecado, e assim por diante. Muitos foram os momentos em que Davi viu-se no fundo de uma caverna escura, sozinho, sem ter para onde fugir. Em todos esses momentos, entretanto, Davi sempre preservou algo muito firme em seu coração: A confiança em Deus! Assim, nos momentos de maiores perigos, quando Davi tinha mais medo, quando se sentia mais angustiado e solitário, ele corria para Deus, pois, sabia e reconhecia em Deus o “socorro bem presente nas tribulações”.

        Dessa forma, saber que Deus é a nossa luz e a nossa salvação é saber e reconhecer, assim como o rei Davi, que em Deus está a nossa ajuda e o nosso socorro. E, por meio dessa ajuda e socorro Deus agora direciona a nossa vida para o caminho certo e nos oferece a oportunidade de recomeçar. Ele restaura a nossa vida.

        E, como a nossa vida, os nossos relacionamentos e o nosso mundo estão carentes de direção e restauração. O nosso mundo hoje e consequentemente a nossa própria vida encontram-se desorientados e quebrados.

        Quando afirmamos que Deus é quem nos orienta, quem nos dá a direção certa, estamos afirmando a forma graciosa de como Deus faz isso e, como essa direção de Deus dá renovação e restauração as famílias. A direção que Deus aponta a nossa vida, a vida de nossa família, nossos relacionamentos e também o nosso mundo estão presentes nas qualidades que Deus nos ensina por meio de sua santa Palavra: humildade, unidade, respeito, moralidade e perdão constante (Gl 5.22-23). Qualidades que são o oposto do que o mundo nos ensina. E, essas qualidades geram em nós e em nossos relacionamentos a paz, a alegria verdadeira e a vida plena e feliz

        A salvação que Deus nos oferece é muito mais que apenas livrar do inferno. É isso também. Mas esta salvação se faz presente em nossa vida e em nossos relacionamentos de forma concreta e palpável, de maneira que podemos ver e sentir essa salvação em meio a nossa vida aqui nesse mundo. Ela está presente em nosso lar, no nosso casamento, na forma como educamos nossos filhos em meio aos nossos relacionamentos interpessoais no trabalho, na vizinhança e na igreja.

        Mas, como a salvação que Deus nos oferece se faz presente em nosso viver de forma tão concreta e palpável?

        Se faz presente por meio do perdão, pela reconciliação (o fazer as pazes um com o outro), pela restauração da família e pelo amor presente em nossa vida.        Existe um pensamento que demonstra para nós como o perdão, a reconciliação, a restauração e o amor tornam-se partes fundamentais de nossa vida, materializando e tornando concreta a salvação que Deus nos oferece, principalmente em nossos relacionamentos familiares. Diz esse pensamento: “Devemos ter a disposição de querer enxergar da mesma forma que o nosso próximo (cônjuge, filhos, amigos, irmãos na fé, etc.), enxerga”. Em outras palavras, é aceitar o outro como ele é e ver o mundo a partir dos seus olhos, não dos nossos apenas. Isso é o exercício pleno do amor, do perdão, da restauração e da reconciliação.

        Foi isso que Jesus fez por nós. Ele não nos julgou pelo que éramos ou pelo que somos, mas, antes, veio a esse mundo para enxergar, ver a nossa realidade a partir de nossos olhos. E o que Jesus viu? Pessoas carentes de amor, perdão, reconciliação e de um novo começo. O que Jesus fez diante do que seus olhos viam? Deu-nos a salvação!

        Em nossa vida pode faltar tudo, menos confiança em Deus, pois, por meio desta confiança somos enriquecidos com os tesouros de Deus, seus cuidados e amor, e então nada nos faltará! Que nossa oração seja sempre como a do rei Davi: “A Deus, o SENHOR, pedi uma coisa, e o que eu quero é só isso: que ele me deixe viver na sua casa todos os dias da minha vida, para sentir, maravilhado, a sua bondade e pedir a sua orientação” (Sl 27.4). Amém.

Pastor Elton Américo - PEL Cristo SENHOR – Campinas do Sul -RS

8. Oração

9. Pai – Nosso

10. Bênção: O Senhor nos abençoe e nos guarde. O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre nós e tenha misericórdia de nós. O Senhor sobre nós levante o seu rosto e nos dê a paz. Amém

11. Hino: 178 LS – “Em paz e com perdão”

1. Em paz e com perdão/ despede a tua grei/ que de alma e coração/ observa a tua Lei/ Ensina-nos, SENHOR/ em tua Lei andar/ viver em santo amor/ e sempre o praticar. 

0 comentários:

Postar um comentário