SBB

sexta-feira, 18 de setembro de 2020

MENSAGEM -LUCAS 10.1-20

 Lc 10. 1- 20

Tema: Você também é um dos setenta enviados de Cristo!           

"A Colheita é grande mas os trabalhadores são poucos”, Lc 10. 2.

No início do seu ministério o Senhor Jesus tinha escolhido 12 discípulos que o acompanhariam sempre e seriam seus apóstolos. O texto de hoje mostra que agora ele tinha escolhido 70 homens, e os tinha enviado para preparar o caminho por onde Jesus iria passar. Assim, todos saberiam que Jesus iria passar lá.

A história da missão dos setenta é relatada apenas pelo evangelista Lucas. Algumas versões, baseadas em manuscritos diferentes, dizem que eram 72. E há quem acredita que estes números sejam apenas simbólicos.  

Sinceramente falando o objetivo do texto não é comprovar números, mas é dizer que a missão salvadora de Jesus é urgente e é oferecida para todos os povos.

O que importa deste texto é dizer que Jesus enviou pessoas como seus legítimos representantes dando-lhes toda autoridade. E como a missão de Deus no mundo ainda não terminou, podemos dizer que, eu e você fazemos parte destes setenta.  

As palavras de recomendação, ditas para eles, valem para nós também.  E, por serem palavras ditas diretamente pelo dono da missão é que elas nos são especialmente relevantes e oportunas.   

Vamos ver o que Jesus diz:

Diz o Senhor que a colheita é grande. Curiosamente para a parte mais difícil, que vem antes da colheita como preparar a terra, gradear, fertilizar, irrigar e capinar os 70 não foram convidados. Esta parte o Senhor preparou. Sempre se disse que é preciso "fazer missão" e que cada cristão deve estar engajado nela.

Mas afinal, qual é o nosso compromisso na missão do Senhor? Será que o nosso compromisso é diferente e maior do que o dos 70?

É preciso compreender que toda obra missionária é do Senhor. Ainda que o Senhor nos ordene lançar a semente da Palavra, mas não somos nós que fazemos germinar a fé nos outros.  

Ainda que pregamos a palavra, não somos nós que alimentamos a fé das pessoas. Isso também é obra de Deus.

E ainda que Deus queira o nosso testemunho e que através dele, outras pessoas podem vir a crer, ainda assim é obra de Deus.

A colheita também é Deus quem faz. Mas este é o único lugar onde somos chamados efetivamente a ter parte.   E a parte que nos cabe na colheita não é exatamente fazer a colheita, mas sentir alegria pelo que o Senhor está colhendo.

Nas demais partes nós somos apenas instrumentos do Senhor. E Deus quer que o sejamos da melhor forma possível e com os dons que ele nos deu.

Este texto nos dá dicas de como ser instrumentos do Senhor.

Antes de enviá-los, Jesus convidou seus 70 mensageiros a orar e só depois os enviou. A oração e o trabalho são dois aspectos que sempre fizeram parte da igreja.  

Quem está disposto a orar por alguma causa, certamente estará disposto à se envolver com aquela causa. Você ora pela sua igreja? O QUANTO VOCÊ ESTÁ DISPOSTO A SE ENVOLVER NESTE TRABALHO NA SUA IGREJA?

O que você acha de um membro que fica um mês sem vir a igreja? Sem se preocupar com a situação da sua igreja?

Depois, Jesus não ilude ninguém.  Ele não promete um mundo cheio de maravilhas. Pelo contrário diz o Senhor: "Eu estou mandando vocês como ovelhas para o meio dos lobos."(v.3) 

Ser testemunha de Jesus não é tarefa fácil. Requer enfrentar perigos e muitas lutas.   Mas nas próprias palavras de Jesus há um grande consolo V. 16: Quem ouve vocês está me ouvindo; quem rejeita vocês está me rejeitando. 

Além disso, a missão do Senhor envolve algumas estratégias.  Quando ele diz no v. 4 para não levar bolsas, nem sacolas, nem sandálias, Jesus quer dizer que eles deveriam ir com as condições que eles tinham.

Quantas vezes deixamos de ser instrumentos com a desculpa de que não temos recursos?

Ao dizer no v. 4 de que não deveriam saudar ninguém pelo caminho, não significa descortesia. Ele apenas quer mostrar que a missão de Deus é urgente.   Parar para conversar longamente poderia colocar em risco o objetivo da missão de Deus.  No mínimo iria atrasar. O objetivo agora era outro: levar o evangelho, não era passeio, não era viagem para um Congresso de jovens, servas ou leigos.

Para a igreja de hoje, isso significa que ela precisa ter objetivos bem claros. Quantas vezes a igreja fica parando pelo caminho, se envolvendo com certos detalhes que não são importantes e deixando de fazer o que realmente deve ser feito?

Ao dizer no V. 7 de que deveriam ficar na mesma casa, Jesus quer lembrar que aceitar o desafio da missão de Deus significa conhecer bem o local, a realidade.   Significa convivência, amizade, significa conhecer os hábitos, atitudes, linguagem, o comportamento. 

Jesus lembra finalmente que em nenhum momento podemos desistir de ser seus instrumentos.

Quando dermos o testemunho para alguém e, se não formos aceitos, Jesus recomenda sacudir o pó das sandálias, diante daqueles que os rejeitavam, que era uma maneira de dizer que a rejeição deles, era um problema deles.   Eles tinham recebido o convite do Reino de Deus, mas não aceitaram o convite. A rejeição teria como consequência o castigo de Deus.

Rejeitar um servo de Deus, que é fiel a Deus, sempre equivale a rejeitar o Salvador e o próprio Deus. Ouvir um servo fiel do Senhor significa sempre ouvir o próprio Senhor Deus.

Finalmente irmãos, os 70 trouxeram relatórios bonitos e muito animadores.  Mas Jesus respondeu para eles: V. 20: "Não fiquem alegres porque os espíritos maus lhes obedecem, mas sim porque o nome de cada um de vocês está escrito no céu".

Os relatórios são sempre saudáveis e bonitos.  Mas é preciso lembrar que quando eles são positivos, quem os colhe é o Senhor e que nós podemos nos alegrar neles.  Mas quando são negativos e quando não vemos resultados, Deus não nos dá o direito de nos entristecer, de nos magoar, de desanimar ou desistir.   Pois sementes lançadas hoje nem sempre nascem amanhã. Há sementes que podem demorar muitos anos para nascer.

Além disso, o trabalho de qualquer trabalhador do Senhor, seja ele pastor ou membro da congregação, não deveria ser avaliado pelos relatórios, mas sim se o seu trabalho foi realizado em fidelidade ao Senhor.

Pois há algo muito maior e mais bonito do que os relatórios, saber que o nosso nome está escrito no céu por sermos escolhidos de Deus para esta nobre missão. A nossa maior alegria é saber que Deus nos acolheu em Cristo, nos perdoa, nos mantém na fé e nos dá a certeza da salvação. É saber que Deus nos protege até mesmo quando o diabo quer nos destruir tentando nos atacar fulminantemente como um raio, e que ali estará o Senhor nos dando força para resistir e sermos vitoriosos.

Nesta alegria e certeza aceitemos sempre o desafio de ser parte dos 70. Amém

0 comentários:

Postar um comentário