SBB

terça-feira, 19 de outubro de 2021

SALMO 126 - REFLEXÃO

 Hoje, vamos refletir sobre o Salmo 126!

Este salmo foi escrito após o cativeiro babilônico. Fazia parte da história do povo de Israel e era cantado durante a peregrinação à Jerusalém. Sendo que a temática e a importância desse salmo, na história do povo de Deus, refletem o sofrimento, as dores, as decepções, as provações que o povo de Deus na sua história de vida vivenciou, bem como também retrata o triunfo, a conquista, o cumprimento das promessas de Deus, a fidelidade, enfim, o agir de Deus em favor do seu povo ao derrotar os babilônios e libertá-lo do cativeiro.
Diante do que Deus havia realizado, o salmista exclama: "Grandes coisas fez o Senhor por nós, por isso, estamos alegres". Da mesma forma, Deus tem feito muitas coisas nas nossas vidas, na vida das nossas famílias, na vida dos nossos amigos, no nosso trabalho. Deus sempre fez, faz e fará grandes coisas por nós. Ele nos salvou, foi uma grande coisa que Deus fez por nós. O Seu amor e cuidado em todas as situações dramáticas das nossas vidas, situações que tiraram noites de sono e, muitas vezes, nos deixaram sem esperança para continuar com nossos sonhos e projetos, ou seja, no casamento em crise, nas crises financeiras sem fim, crises na saúde – e o Senhor nos resgatou de todos eles. Temos um Deus maravilhoso, que não mede esforços para nos ajudar. Que coisas você gostaria que Deus fizesse por você? Quais são as coisas grandiosas que Deus tem realizado em sua vida?
“Restaura, Senhor, a nossa sorte, como as torrentes do Neguebe”, (v.4). Este foi o pedido do povo. É uma súplica para que Deus lhe torne a dar uma nova perspectiva de vida. A vida do povo estava árida como o deserto do Neguebe. Também suplicamos ao Senhor: “Restaura-nos!”, pois passamos por tribulações em algum momento de nossa vida. Temos problemas dos mais diversos, lutamos contra adversidades, somos provados e experimentados. Por isso, em meio às tribulações, devemos buscar a restauração da nossa sorte no Senhor, lembrando que o Deus que nos salvou é poderoso para mudar qualquer situação da nossa vida, mas isto no seu devido tempo.
O povo sabe que a restauração virá, mas no tempo de Deus. Será longo e árduo: Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão. (v. 5). Aquele que sai chorando, levando a semente para semear, voltará com cânticos de jubilo, trazendo consigo seus molhos. (v.6). Semear com lágrimas é semear sem ver a colheita. Não há como semear, senão com lágrimas, porque a semeadura precede a colheita. Por isso, o povo ao sair a semear, vai se defrontar com muitos fatores desconhecidos, o que poderá levá-lo as lágrimas. Por vezes, o plantio vai exigir esforço e determinação. Mas há esperança de uma abundante colheita. A bênção é prometida para os trabalhadores.
É tempo de semear. Somos semeadores. Temos a boa semente, que é a Palavra. E o campo já está preparado para recebê-la. Lancemos essa semente nos corações e preparemo-nos para uma colheita abundante e jubilosa! Mas não os esquecemos que o nosso semear também é feito de lágrimas, frustrações, de derrotas. Não sabemos se vamos colher. Mas precisamos acredita nas promessas de Deus que diz: Os que semeiam em lágrimas ceifarão com alegria. Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos. Então, podemos afirmar: Com efeito, grandes coisas o Senhor fez por nós; por isso, estamos alegres!
Um ótimo dia e uma semana de muitas bênçãos!
Pastor Alcemar Cabreira

quarta-feira, 13 de outubro de 2021

CRIANÇAS.

 CRIANÇAS PODEM CRER?

Quando aquele menino de 4 anos viu o pai chegando em casa, correu em sua direção olhando para as mãos dele, tentando adivinhar o conteúdo das sacolas.
E foi logo falando: "Meu pão de queijo!". Lembrando que não havia comprado, o pai foi logo se explicando: "Oi, filhinho, não tinha mais quando fui à padaria."
Mas o teimoso rapazinho não se conformou: "Eu quero meu pão de queijo!"
O pai, mesmo ouvindo as súplicas de seu filho, foi tomar o seu banho. Quando saiu do chuveiro, notou que o filho tinha parado de reclamar. Ao abrir a porta, descobriu a causa: aquele pimpolhinho estava de joelhos, orando, pedindo a Deus que seu pai fosse comprar o "meu pão de queijo".


Momentos depois, lá estava o pai voltando da padaria com o tão desejado pedido.
Algumas pessoas se recusam a aceitar que crianças podem ter fé e crer. Alegam que é preciso alcançar uma tal "idade da razão", compreender a Palavra e, então, aceitar racionalmente a Jesus Cristo. Consideram esse dia a "data da sua conversão".
Bom, o Salvador e Senhor Jesus Cristo discorda peremptoriamente.
Em Mt 21.16, ele fala (lembrando o Salmo 8): "Deus ensinou as crianças e as criancinhas (recém-nascidas / que ainda mamam) a oferecerem o louvor perfeito." Como pode uma criança que não crê louvar a Deus?
Em Mt 18.6, Jesus continua: "Quanto a estes pequeninos (o termo original grego aponta especificamente uma criança pequena) que creem em mim..."
Aliás, Jesus foi ainda mais longe: "Quem não receber o Reino de Deus como uma criança, nunca entrará nele" (Mc 10.15), afirmando que a fé que uma criança tem (afinal, só se pode receber o Reino de Deus pela fé) é superior a de um adulto, em plena "idade da razão".
Então vem o incentivo para os pais, neste Dia da Criança, a investirmos na educação cristã de nossos filhos, desenvolvendo neles a fé que eles já tem.
E para aqueles que duvidam que uma criança pode crer ou acham que isso é impossível, quero que conheçam duas pessoas: Jesus Cristo e o meu filho Arthur (o teimoso cristãozinho da história, hoje com 25 anos e uma fé que surpreende a cada dia ).
FELIZ E ABENÇOADO DIA DAS CRIANÇAS a todos, de todas a idades.
Pr Sergio Flor

segunda-feira, 11 de outubro de 2021

CULPA - REFLEXÃO

 Sente-se culpado?

    A culpa é um dos piores sentimentos humanos. Ela sempre bate à porta do nosso pensamento querendo atormentar a nossa vida. A culpa aponta os nossos erros. E os nossos erros castigam a nossa consciência.
    O medo do castigo por algo que você fez de errado está perturbando você? Se você se sente assim, é porque está arrependido dos seus pecados e da decisão de viver pelas suas próprias forças.
    Você está arrependido? Saiba que Deus aceita o seu arrependimento. Não porque você merece, mas porque Jesus já pagou o preço dos seus erros passados, presentes e futuros. Portanto, entregue o fardo pesado da culpa para Jesus e descanse a sua alma na certeza de que em Jesus Cristo todos os seus pecados foram perdoados. Amado Deus, livra minha alma de todo o sentimento de culpa, fortalece a minha fé em Jesus como o meu Salvador. Amém.
Oração:
Obrigado, bondoso Deus, por abençoar a minha vida em mais esta semana. Sou grato pelo perdão que recebi de ti através do sacrifício de Cristo. Dá-me força e motivação para levar o teu amor às pessoas. Abençoa o trabalho de “Cristo Para Todas as Nações”, para que continuem semeando a tua Palavra. Capacita-me a também semear o teu amor, hoje e sempre. Amém.
(Hora Luterana)

domingo, 10 de outubro de 2021

REFLEXÃO

  O CHORO

Olá, bom dia! Você já chorou alguma vez na vida? Acredito que sim! O choro já faz parte da vida de cada ser humano. Choramos por diversas razões. Alguém chora quando perde um jogo de futebol, a namorada chora quando perde o namorado, as crianças choram quando estão doentes. Uns choram mais, outros menos e há aqueles que não choram por dureza de coração. O fato é que nos sentimos a necessidade de chorar, pois somos assombrados pela perda de um ente querido, pelo isolamento, tristeza, solidão, depressão, desamparo. Enquanto, estivermos nesta vida terrena, teremos desafios, dores, dificuldades. Estes fatos fazem parte da vida de todos nós, são realidades que nos fazem chorar. É justamente neste momento que precisamos de ajuda e consolo.


A Bíblia nos oferece o consolo e esperança. O livro de Lamentações é uma ótima opção para as nossas reflexões. É aqui que o livro se torna um companheiro em nossas vidas. Ele fala sobre o luto do povo de Deus, a dor do isolamento, a realidade da fome, perguntas e incertezas. Fala de lamento, de esperança e consolo. Dá espaço para chorar. Permite expressar nossas incertezas. A Bíblia também diz que quando Jesus viu os familiares de Lázaro, chorando sua morte, comoveu-se profundamente e chorou. Jesus chora ao ver a angústia daqueles que Ele ama. Ele deixa transparecer sua verdadeira compaixão e chora diante da dor de seus amigos. Mas transforma a lágrima de tristeza em lágrima de alegria, ressuscitando Lázaro. (João 11.32-36).
Quando passamos por tribulações, Deus como um Pai amoroso, que se preocupa em nos consolar, Ele enxuga as nossas lágrimas. João diz em Apocalipse 21.4: "Deus enxugará de seus olhos toda a lágrima. Não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, pois já as primeiras coisas são passadas”. O texto bíblico diz que a morte não existirá mais, e com ela também desaparecerão a tristeza, a dor e o choro. Não haverá mais nenhum motivo para chorar. Deus enxugará de nossos olhos toda lágrima para sempre! E no novo céu e na nova terra haverá paz, harmonia, alegria e pleno contentamento. Este é consolo que o bondoso Deus nos oferece!


Você está chorando! Lembre-se: você não está sozinho! Chore na presença do Senhor, sabendo que Ele está ao seu lado! O próprio Jesus afirma: “Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos.” (Mt 28.20). “Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados.” (Mt. 5.4). Deus falou para Jacó: “Eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra; pois não te deixarei até que haja cumprido aquilo de que te tenho falado”.(Gn 28.15).Deus falou Isaías “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel” (Is 41.10).Deus falou para Josué: “Não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares” (Js 1.9).
Portanto, Deus nos consola a todo momento. Recorra ao Senhor diante nas tribulações, este é o caminho, busque-O na oração, na meditação da Palavra.
Um ótimo dia e que o bondoso Deus conceda muitas bênçãos!

sexta-feira, 8 de outubro de 2021

A EXPLORAÇÃO DO PRÓXIMO E A PALAVRA DE DEUS

 

Deus não é indiferente...
“Onde está Deus?”, nos perguntamos diante das injustiças no mundo.
E Deus nos responde mostrando quem são os responsáveis: “Vocês exploram os pobres, cobram impostos injustos, aceitam dinheiro para torcer a justiça”....: “Voltem para o Senhor... Odeiem aquilo que é mau, amem o que é bom e façam com que os direitos de todos sejam respeitados” (Am 5.15).




Não, Deus não é indiferente: ele vê a maldade, a injustiça, e age enviando Jesus Cristo, que nos dá o perdão e a vida eterna. Em Cristo, nossos olhos são abertos, nossa mente modificada e a luta de Deus pela justiça também é nossa.
Deixe Jesus agir em sua vida, e seja justo no agir.
Oração: Jesus, que teu amor e a vida que recebo de ti me impulsionem a não ser indiferente diante das injustiças. Em teu nome. Amém.
Leia em sua Bíblia Amós 5.6-15
(Hora Luterana)



terça-feira, 5 de outubro de 2021

MURALHAS.

 REFLEXÃO

Olá, amigos! Graça e paz da parte de Jesus Cristo! Hoje, a nossa reflexão é sobre o tema: MURALHAS.
Desde o tempo do surgimento das civilizações, houve a necessidade da construção de muralhas. As cidades eram fortificadas, visando a segurança e proteção das comunidades contra os inimigos. Essa estrutura era a maior defesa contra esses invasores. Quanto mais altos fossem as muralhas e mais fortes , mais seguro seria a cidade.

Mas com o tempo, as velhas muralhas desapareceram como forma de proteção, servindo apenas sítios arqueológicos pelo mundo afora.

No entanto, no mundo contemporânea as pessoas ainda continuam construindo muralhas. Apesar de afirmarem, como sendo uma suposta segurança contra as comunidades, elas se transformaram em verdadeiras barreiras entre as pessoas.

Alguns chamam de muralhas do Apartheid, pois separam pessoas umas das outras, isolando, dividindo e segregando mais, do que proteção das cidades. Na verdade, são muralhas do preconceito, das ideologias, do racismo, discriminação. Muralhas que se fortificam, cada vez mais, com o advento das redes sociais, criando um clima de distanciamento, de violência, de discórdia, de ódio; que destrói vidas, relacionamentos e sonhos das pessoas, atitudes profundamente lamentáveis e reprováveis.
A bíblia cita vários exemplos sobre esta questão: O encontro de Jesus com a Mulher Samaritana é um exemplo bíblico dos mais destacados para contextualizarmos a muralha do preconceito, do racismo, discriminação. Outro exemplo: Jesus ao contar a parábola do Bom Samaritano, tinha como alvo derrubar a barreira preconceituosa e religiosa que havia da parte dos judeus em relação aos samaritanos. A passagem bíblica narrada em Atos 10 nos fornece um típico exemplo de preconceito, ocorrido na vida do apóstolo Pedro e um centurião romano chamado Cornélio. A sua forte identidade étnica judia o impedia de se misturar com os gentios.
Lembre-se: todos os seres humanos são criados à imagem e semelhança de Deus (Gn 1.26-27); Jesus nos ordena que amemos uns aos outros, assim como Ele nos ama (João 13.34); Ele entregou sua vida por todos no mundo inteiro (I Jo 2.2). O apóstolo Paulo afirma: “Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.”(Ef 4.34). através do evangelho as barreiras do preconceito devem ser derrubadas para a proclamação do amor de Deus por toda a humanidade. O apóstolo Paulo afirma: “Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.”(Ef 4.34).
Esses exemplos nos ensinam algumas lições que nos esclarecem de como devemos ajudar as pessoas, que são segregadas, isoladas, divididas em nossa sociedade.
Pastor Alcemar Cabreira

domingo, 3 de outubro de 2021

QUE TENTAÇÃO!!!!

 Tentação não é brincadeira

“Que tentação!”, dizem alguns em tom de brincadeira diante de um pote de sorvete ou de um belo churrasco. Outros, sem muita cerimônia ou pudor, ao olhar o corpo de outra pessoa, exclamam com um sorriso malicioso: “Que tentação!” Mas apesar de brincarmos com a palavra “tentação”, ela não é brincadeira. Cair em tentação não é simplesmente escolher o prazer. É escolher o pecado e ir contra a vontade de Deus. Não brinque com a tentação. Quando ela aparecer, lembre-se de que o pecado machuca, estraga relacionamentos e traz sofrimento. E lute! Você não estará sozinho: “Agora Jesus pode ajudar os que são tentados, pois ele mesmo foi tentado e sofreu” (Hb 2.18).
Oração: Salvador Jesus, obrigado por estares comigo quando sou tentado a ir contra o teu amor e a tua vontade. Faze-me perceber o quanto é prazeroso andar em teus caminhos. Amém.
Leia em sua Bíblia Hebreus 2.14-18 -
Compartilhe #HoraLuterana

sábado, 2 de outubro de 2021

NÃO CARREGUE BATATAS!"


Um professor pediu aos alunos que levassem uma sacola com batatas para a sala de aula. Disse-lhes que separassem uma batata para cada pessoa que os magoara, ou que de alguma forma os fizera sofrer. Depois disso, que escrevessem o nome de cada pessoa em cada batata para colocá-las na sacola.
Os alunos foram lembrando e escrevendo uma a uma as pessoas que os tinham magoado. Algumas sacolas ficaram muito pesadas!
A tarefa seguinte consistia em durante uma semana carregar consigo para todos os lugares a sacola com as batatas.


Com o tempo as batatas foram se estragando. Era um incômodo carregar a sacola o tempo todo e ainda sentir seu mau cheiro. A preocupação em não esquecê-la em algum lugar fazia com que deixassem de prestar atenção em outras coisas que eram importantes para eles.


E foi assim que os alunos entenderam a lição de que carregar mágoas é tão ruim quanto carregar batatas podres.
Quando damos importância aos problemas não resolvidos, ou às promessas não cumpridas, nossos pensamentos enchem-se de mágoas, aumentando o stress e roubando nossa alegria.
A Bíblia diz: "Não procurem vingança nem guar­dem rancor contra alguém do seu povo, mas ame cada um o seu próximo como a si mesmo" (Levítico 19.18).
Perdão é uma palavra muito conhecida e pouco praticada. O orgulho humano impede que se perdoe.
Deus em seu grande amor não apenas ensinou que devemos perdoar, mas na prática Ele fez isso conosco. Ou você acha que Deus tinha obrigação de enviar Jesus para morrer pela humanidade? Deus fez isso por amor!
Quanto mais contato com Jesus mais podemos praticar o amor e o perdão. Isso não é apenas fé, é inteligência também. Guardar mágoa faz mal para a saúde espiritual, física e psicológica.
Como ensina Jesus, infinitamente vamos perdoar e pedir perdão. Isso é fruto da fé e ainda tira um peso dos ombros enorme.
Sejamos felizes. Peçamos perdão e perdoemos. A vida é bem mais leve quando jogamos as "batatas" fora.
Fica calmo. Vai dar tudo certo!
Pastor Claudio Schreiber
Igreja Luterana de Chapadão do Sul - MS