SBB

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Dia de lembrar de um servo especial


Na história do cristianismo sempre encontramos pessoas dedicadas exclusivamente ao Reino de Deus, no papel de sacerdotes, profetas, missionários, diáconos ou diaconisas. De forma simbólica e bem marcante, essas pessoas representam Deus na sociedade e se colocam diante do Senhor como porta-vozes da gratidão e dos pedidos do povo, como intermediários entre o céu e a terra. 

A data de hoje, 10 de junho, é dedicada aos pastores, nome comum entre as igrejas protestantes para os líderes religiosos. É o Dia do Pastor, indivíduo que busca acima de tudo trabalhar pela causa do Reino de Deus, conduzindo sua vida na tarefa de anunciar o Evangelho de Jesus, a saber, a notícia de que há completo e suficiente perdão para todos os pecadores que confessam sua culpa e tomam para si a graça divina. Para tanto, prega, visita, consola e coopera na manutenção de comunidades de fiéis que voluntariamente se mobilizam para uma vivência da fé e missão. E para o pastor, o grande exemplo é Cristo, perfeito e sublime pastor dos pastores, que andava no mundo atento às necessidades humanas. Percebendo a realidade, o próprio Jesus orientou seus seguidores a que orassem a Deus pedindo trabalhadores, ou seja, servos dedicados. No Evangelho de Mateus, capítulo 9, versículos 37 e 38 (NTLH), Jesus disse aos seus discípulos: ”- A colheita é grande mesmo, mas os trabalhadores são poucos. Peçam ao dono da plantação que mande mais trabalhadores para fazerem a colheita”.

Pastor de dedicação exclusiva também passou a ser uma profissão, tarefa da qual brota o sustento. Como tal, existe o risco de ser uma atividade com um fim em si mesma. Infelizmente muitos pastores deveriam criar vergonha e deixar de comercializar a Palavra de Deus e de explorar a Igreja.

Aos pastores fiéis, que juntamente com lideres e outras pessoas voluntárias, contribuem para que o Evangelho deixe suas marcas neste mundo necessitado de luz e paz, nosso reconhecimento, parabéns e obrigado. Que o mesmo perdão e graça anunciados nas mais diferentes formas e locais pelos inúmeros pastores, possa também servir de ânimo e consolo em suas realidades particulares.

Oremos: Ó Pai, em nossa caminhada de fé, com certeza, tivemos a ajuda ou mesmo a bênção de termos pastores nos servindo com seu trabalho, pregação, escritos ou contatos pessoais. Obrigado pela vida dessas pessoas. Ajuda-os a serem fiéis e recompensa-os com tua graça. Amém.

Pastor Augusto F. Kirchhein – Hora Luterana

0 comentários:

Postar um comentário