SBB

terça-feira, 25 de setembro de 2012

ARTIGO - REFLEXÃO

Quem manda nessa favela?


“Quem manda nessa favela somos nós.” Foi exatamente isso que queriam dizer os traficantes da favela da Chatuba no Rio de Janeiro ao executar seis jovens pelo simples fato de morarem em uma favela vizinha.
     Não é diferente com os atentados terroristas, como também não é diferente da violência dentro dos lares, ou ao apelo pela aprovação do aborto. Tudo gira em torno do: “quem manda aqui sou eu!”
     Na Bíblia lemos que Pilatos mandou matar alguns galileus que estavam no templo. A chacina foi tão violenta que o sangue dos galileus se misturou com o sangue dos sacrifícios (Lc 13.1).
     Pilatos, assim como os traficantes, quis mostrar força, porém revelou fraqueza. Afinal, quando falta argumento o jeito é gritar. Quando falta domínio natural, apela-se a violência.
     Cada um de nós é um pouco de Pilatos. Cada um gosta de se fazer deusinho de algum lugar.
     Os discípulos de Jesus, seguindo a natureza pecaminosa presente em todo ser humano, igualmente queriam marcar território. Cada um queria ser mais importante do que outro. Porém Jesus os ensinou que nem mesmo Ele veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em favor dos outros (Mc 10.45).
     Diante de Pilatos, Jesus afirmou que seu Reino não é desse mundo (Jo 18.36). Enquanto autoridades e facções buscam poder e exigem que outros se curvem, Cristo lava os pés dos discípulos em humildade (Jo 13) e ensina a oferecer a outra face. Ensina que é ignorante o caminho daquele que quer ganhar e dominar as coisas – pois de que adianta ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? (Mc 8.36).
 
Por último, para vencer as forças do mal, Jesus não convoca um exército de anjos dispostos a uma chacina, mas antes, oferece seu próprio sangue, sofrendo sobre si a condenação pelos pecados do mundo inteiro – inclusive os pecados de violência. Ele ressuscitou e quer conceder vida em abundância a todos os que nele creem, reconhecendo que há um único Deus e Senhor de tudo e de todos.
Pastor Ismar L. Pinz
ismarpinz@yahoo.com.br

0 comentários:

Postar um comentário