SBB

domingo, 24 de fevereiro de 2013

MENSAGEM PARA DOMINGO

MENSAGEM DO DIA
TEXTO: Ez 36-22-28 
TEMA: EU VOS DAREI UM CORAÇÃO NOVO
     O coração, que Deus havia criado à sua própria imagem, em perfeição, santidade e retidão foi dilacerado e corrompido pelo pecado. Tornou-se um coração de pedra. O que é um coração de pedra? É um coração endurecido. É um coração arrogante, soberbo, não perdoa, vingativo, corrupto, perverso.
     As Escrituras relatam o quanto o coração petrificado do homem é capaz de realizar no relacionamento com Deus e com o próximo. Lemos em Gênesis 6.5: "E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente”.
     O coração do homem tornou-se enganoso: ”Enganoso é o coração,mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” (Jr 17.9). E Cristo afirma: “Do coração procedem os maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias.” (Mt 15.19).
     O povo de Deus possuía um coração obstinado:”Os filhos são de duro semblante e obstinados de coração”(Ez 2.4). O povo de Deus está no exílio. Foi levado para a Babilônia, na “terra dos caldeus, junto ao rio Quebar” (Ez 1.3), porque havia desobedecido a Deus. Tornaram-se rebeldes, de duro semblante e obstinados de coração. Deus demonstra bondade e misericórdia ao seu povo. Ele toma a iniciativa. Preocupa-se com este povo rebelde. Ele quer dar um novo coração ao seu povo. Por isso, envia o profeta Ezequiel, cujo nome significa "Deus fortalecerá", era um dos cativos de Judá na Babilônia. Foi escolhido por Deus para falar ao Seu povo no exílio; chamado para profetizar aos filhos de Israel, sobre a promessa de Deus de que eles voltariam a sua terra, mas seria necessário arrependimento, mudança no coração. 
     O povo de Deus é convocado a confessar a sua culpa. Existe uma única alternativa: Arrependimento. Para haver um verdadeiro arrependimento é necessário reconhecer a dependência de Deus. Somente Deus tem o poder de tirar a imundícia, limpar, purificar.
     Vejamos o que dizem as Escrituras: O profeta Joel aconselha o povo a buscar o arrependimento: “Ainda assim, agora mesmo, diz o Senhor: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, com choro e com pranto. Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor, vosso Deus, porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal”. (Jl 2 12-13).
     Davi se arrepende: ”Ó Deus, lava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado; cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova dentro em mim um espírito inabalável” (Sl 51).
     Deus quer a conversão de seu povo “de todo coração”. O Profeta prega para que o povo se arrependesse de seus pecados. Voltasse a Deus. Fosse libertado do cativeiro e recebesse um coração novo. O povo tinha que aprender a ouvir e obedecer aos desígnios divinos, servir de coração íntegro. Deus quer tirar este coração de pedra e colocar um coração novo, um coração de carne, um coração quente, amoroso, misericordioso e temente a Deus na vida do povo.
     Antes de receber este coração novo, Deus haveria de purificar todas as imundícias, contaminações dos ídolos que havia no coração do povo. Muitas pessoas têm o coração endurecido que não se sensibiliza com o próximo, que pensa somente em si, que não consegue compreender o imenso amor de Deus por nós, e viver uma vida de fidelidade para com o Senhor. O nosso coração precisa de limpeza; precisa ser trocado, pois ele é egoísta, mundano, influenciado pelo pecado, e devido a isso não pode ouvir a voz de Deus, seguir suas orientações e o caminho que ele nos propõe a seguir.
     Na verdade precisamos fazer uma análise do nosso coração, porque o problema não está nas circunstâncias que nos cercam, mas o problema está em nosso interior, em nosso coração. De fato a mudança deve acontecer em nosso interior. É preciso tirar tudo o que não presta que está estragado e colocar algo novo em nossa vida. Esta mudança em nosso coração apenas o Espírito Santo é capaz de realizar. ”Quem não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus”. O Espírito Santo é que nos converte, regenera e arranca o nosso “coração de pedra” e coloca um coração cheio de fé, amor, bondade e compaixão. Então, sim, teremos paz com Deus. E tendo paz com Deus, seremos criaturas felizes e alegres, e já nenhuma tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada nos separará do amor de Deus. Com o coração purificado, saberemos amar a Deus e nele permanecer fiéis até a morte. Saberemos andar em seus estatutos, guardar e observar a sua palavra, e poder estar em constante comunhão com o nosso Deus."
Alcemar Cabreira


0 comentários:

Postar um comentário