SBB

domingo, 3 de fevereiro de 2013

OUÇAMOS O CHAMADO DE DEUS

"MENSAGEM DO DIA
TEXTO: JR 1.4-10
TEMA: OUÇAMOS O CHAMADO DE DEUS!
      Jeremias foi chamado por Deus para proclamar libertação e ensinar ao povo os desígnios de Deus. Mostrar os pecados e caso não se arrependesse seria destruído.
      Por isso, o chamado de Deus passa a ser irrevogável, pois o profeta deveria executar sua missão para que a nação fosse salva da apostasia a que estava submetida.
      Mas o profeta foi tomado pela sua fraqueza. Sentiu-se extremante angustiado ao ponto de questionar tudo aquilo que Deus preparou para sua vida: “Ah, Senhor Deus! – disse – Eis que não sei falar; porque não passo de uma criança”. J
      Jeremias sentiu a incapacidade para tão elevada tarefa. Reluta em aceitar o chamado, dando a entender que a sua falta de capacidade era devida à sua juventude, pois não havia alcançado a maioridade, conquistado os seus direitos como cidadão israelita. 
      As desculpas não foram somente do profeta Jeremias. Esta característica era comum entre aqueles que foram chamados pelo Senhor. Muitos vacilaram diante do chamado de Deus. Não se acharam dignos e apresentaram as suas devidas desculpas: Moisés disse que era pesado de língua. Reconheceu sua falta de dicção e liderança. E ainda disse mais: "Envia aquele que quiseres enviar, menos a mim. (Ex.4.13). Deus chamou Jonas, e o profeta fugiu da presença do Senhor (Jn 1.3). Isaías confessou a necessidade de purificação: Como poderia um homem de lábios impuros, falar em nome do Senhor? (Is 6.5). Gideão achava-se pobre, olhou primeiro para sua condição financeira. (Jz 6.15,16). Todos nós somos chamados por Deus. Quais são as nossas desculpas? O que nos impede de cumprirmos o chamado de Deus? Por que não respondemos positivamente a este chamado? Por que damos tanto valor as nossas limitações e fraquezas?
      Porque nossas mentes estão inundadas de outros pensamentos, preocupações da vida diária, de planos, ambições; estamos tão ocupados tentando construir nossas vidas; tão voltados para alcançar nossos sonhos, as nossas prioridades, que nos esquecemos de ouvir a voz de Deus.   
      Mas Deus continua nos chamando. Todo o chamado é oportunidade para servir a Deus. Ele espera que entendamos o seu chamado e sigamos imediatamente. Basta ouvir o chamado! Ouvir o chamado de Deus é fazer a sua vontade. Jeremias fez a vontade de Deus. Deus o fortalece com as seguintes palavras: “Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar, diz o Senhor” (vs 8). Deus oferece uma palavra de esperança, motivação, proteção e incentivo a Jeremias. Não tenha medo... Eu sou contigo. 
       Mais uma vez a soberania de Deus. Dele vem a ajuda. O livramento vem do Senhor. Por isso, não há motivo a temer.
      Além disso, Deus garante a Jeremias que sua mensagem profética seria inspirada por Ele; as palavras do profeta seriam as palavras de Deus. Jeremias pôde testemunhar isso: “Depois, estendeu o Senhor a mão, tocou-me na boca e me disse: Eis que ponho na tua boca as minhas palavras” (vs 9). 
      Deus nos chama, nos comissiona, nos capacita a sermos cumpridores da Palavra de Deus, fazendo sua obra, não olhando para nossas limitações, nossas falhas. Deus não abandona quem ele chama, mas o acompanha onde quer que  estiver. Cumpra com a missão que Deus lhe confiou. Seja na Igreja, na família, no serviço, na escola. Disponha-se! Apresenta-se ao Senhor!"

0 comentários:

Postar um comentário