SBB

terça-feira, 9 de julho de 2013

REFLEXÃO

 

Santifique o dia de descanso
Texto: Êxodo 20.8-11

     “Guarde o sábado, que é um dia santo. Faça todo o seu trabalho durante seis dias da semana;mas o sétimo dia da semana é o dia de descanso, dedicado a mim, o Senhor, seu Deus” (Êx 20.8-10).

     O trabalho faz parte da rotina do ser humano desde a sua criação. Por isso, Deus estabeleceu um dia para o descanso. Dia de descanso é a tradução do termo hebraico sabbath, que significa repousar, descansar do trabalho.
     No Antigo Testamento, Deus destacou o sétimo dia, instituindo-o como dia de repouso e ordenando que fosse santificado acima dos demais. Neste dia todos deveriam parar o trabalho pesado e repousar, para que as pessoas e os animais se recuperassem.
Os judeus não deveriam apenas descansar no sábado, mas santificar este dia, isto é, separá-lo para uso santo. Eles santificavam o sábado quando não trabalhavam e se reuniam para ouvir a Palavra de Deus e trazer ofertas ao Templo. Além do sábado, havia também outros dias do ano que o povo deveria santificar.
     O sábado lembrava aos fiéis do Antigo Testamento da futura vinda de Jesus ao mundo. Jesus veio e cumpriu toda a Lei de Deus em nosso lugar. Jesus aboliu a observância do sábado por tratar-se de uma questão meramente exterior como outros preceitos do Antigo Testamento ligados a costumes, pessoas, tempos e lugares específicos. Cristo nos libertou de todos esses vínculos. Hoje, não somos obrigados a descansar e ter os cultos somente nesse dia. Podemos fazer isso em qualquer dia da semana, mas geralmente os cristãos se reúnem em culto aos domingos, porque nesse dia a ressurreição do Salvador Jesus é lembrada.
     A compreensão cristã daquilo que Deus exige de nós é que observemos os dias de repouso e que nesses dias tomemos tempo para cultuar a Deus. Assim as pessoas podem se reunir para ouvir e tratar da Palavra de Deus, louvar a Deus, cantar e orar.

     Oremos: Querido Deus, hoje eu aprendi novamente a necessidade de buscar descanso em ti. Quero santificá-lo com toda a minha vida. Por isso, peço a ajuda do teu Espírito para evitar toda e qualquer atitude que possa desonrá-lo. Amém.

0 comentários:

Postar um comentário