SBB

terça-feira, 11 de novembro de 2014

ARTIGO PARA REFLEXÃO

Como é Jesus?

RETRATO DE JESUS

     “Sabendo que desejas conhecer quanto vou narrar, existindo nos nossos tempos um homem, o qual vive atualmente de grandes virtudes, chamado Jesus, que pelo povo é inculcado o profeta da verdade, e os seus discípulos dizem que é Filho de Deus; Criador do céu e da terra e de todas as coisas que nela se acham e que nela tenham estado; em verdade, ó César, cada dia se ouvem coisas maravilhosas desse Jesus: ressuscita os mortos, cura os enfermos em uma só palavra; é um homem de justa estatura e é muito belo no aspecto, e há tanta majestade no rosto, que aqueles que o veem são forçados a amá-lo ou temê-lo. Tem os cabelos da cor da amêndoa bem madura, são distendidos até as orelhas e das orelhas até as espáduas, são da cor da terra, porém, mais reluzentes.
      Tem no meio da sua fronte uma linha separando os cabelos, na forma em uso nos Nazarenos, o seu rosto é cheio, o aspecto é muito sereno, nenhuma ruga ou mancha se vê em sua face, de uma cor moderada; o nariz e a boca são irrepreensíveis.
      A barba é espessa, mas semelhante aos cabelos, não muito longa, mas separada pelo meio, seu olhar é muito afetuoso e grave: tem os olhos expressivos e claros, o que surpreende é que resplandecem no seu rosto como os raios do sol, porém ninguém pode olhar fixo o seu semblante, porque quando resplende, apavora, e quando ameniza, faz chorar; faz-se amar e é alegre com gravidade.
      Diz-se que nunca ninguém o viu rir, mas antes chorar. Tem os braços e as mãos muito belos; na palestra, contenda muito, mas o faz raramente e, quando dele se aproxima, verifica-se que é muito modesto na presença e na pessoa. É o mais belo homem que se possa imaginar, muito semelhante à sua mãe, a qual é de uma rara beleza, não tendo, jamais, visto por estas partes uma mulher tão bela, porém, se a Majestade tua, ó César, deseja vê-lo, como no aviso passado escreveste, dá-me ordens, que não faltarei de mandá-lo o mais depressa possível.
      De letras, faz-se admirar de toda a cidade de Jerusalém; ele sabe todas as ciências e nunca estudou nada. Ele caminha descalço e sem coisa alguma na cabeça. Muitos se riem, vendo-o assim, porém em sua presença falando com ele, tremem e admiram.
      Dizem que um tal homem nunca fora ouvido por estas partes. E em verdade, segundo me dizem os hebreus, não se ouviram, jamais, tais conselhos, de grande doutrina, como ensina este Jesus; muitos judeus o têm como Divino e muitos querem condená-lo, afirmando que é contra a lei de tua Majestade; eu sou grandemente molestado por estes malignos hebreus.
      Diz-se que este Jesus nunca fez mal a quem quer que seja, mas, ao contrário, aqueles que o conhecem e com ele têm praticado, afirmam ter dele recebido grandes benefícios e saúde, porém à tua obediência estou prontíssimo, aquilo que Tua Majestade ordenar será cumprido.
      Vale, da Majestade tua, fidelíssimo e obrigadíssimo… Públio Lêntulo, presidente da Judéia.
Lindizione setima, luna secunda.
      (Este documento foi encontrado no arquivo do Duque de Cesadini, em Roma. Nesta carta se traça o retrato físico e moral de Jesus, e foi mandada de Jerusalém ao Imperador Tibério César, em Roma, no tempo de Jesus.)

0 comentários:

Postar um comentário