SBB

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

ARTIGO PARA REFLEXÃO

Jesus foi batizado com água ou na água? Se Batismo significa “sepultar”, não é a imersão o seu símbolo correto? E no caso de Nicodemos, Jesus disse ser necessário nascer “da água”. Jesus foi batizado “no rio Jordão” e o eunuco “nas águas”. Isso não significa imersão?

     O batismo “com água” ( aspersão) praticado pela Igreja Luterana, em vez do batismo “em água”, praticado em algumas outras igrejas cristãs, não se fundamenta em nenhuma instrução bíblica, porque em nenhum caso de batismo citado em o Novo Testamento, é dito expressamente que o batismo deva ser feito por aspersão ou por imersão. No caso de Nicodemos ( João 3.5 ), nem o de Jesus ( Mateus 3.13-17 ), nem o do eunuco ( Atos dos Apóstolos 8.26-40 ) provam suficientemente a necessidade da imersão no batismo, pois mesmo nas águas e no rio Jordão, a aspersão pode ser usada perfeitamente. E, mesmo que nesses casos tenha sido praticada a imersão, ela não é ordenada explicitamente, como se vê no sentido da palavra “baptizein”, explicado abaixo. 
     A formula usada pela Igreja Luterana – aspersão – baseia-se na palavra grega “baptizein” que não significa apenas imersão na água, mas também lavar, pegar e aspergir com água. É o que Lutero explica no Catecismo Maior.  
      Portanto, a palavra original que designa o batismo, permite tanto a imersão na água como a aspersão com água no batismo. E ao argumento de que a “imersão” é o símbolo do “sepultar” ( Romanos 6.3,4 ), respondemos com o dogmático John T. Mueller: “… o batismo não é só sepultamento, mas também lavagem dos pecados ( Atos dos Apóstolos 22.16 ), derramamento do Espírito Santo ( Tito 3.5,6 ) e aspersão com o sangue de Cristo ( Hebreus 10.22, comparar com Êxodo 24.8; Hebreus 9.19 e 1 Coríntios 10.2 ), de sorte que cada um dos diferentes modos de aplicação da água simboliza o seu significado.”.

0 comentários:

Postar um comentário