SBB

domingo, 8 de fevereiro de 2015

MENSAGEM DE DOMINGO

Um pé de figo

        “Aprendam a lição que a figueira ensina. Quando seus ramos ficam verdes, e as folhas começam a brotar, vocês sabem que está chegando o verão” (Mc 10.28).
  
            Há muitas espécies de figueira no mundo. Mais de 700! Na Bíblia, lemos que Adão e Eva, depois de pecarem, sentem vergonha da nudez e costuram folhas de figueira para usar como tanga. O figo também é uma das frutas citadas por Moisés, ao falar sobre a terra prometida (Dt 8.8).
            Assim, a figueira era uma árvore muito conhecida nos tempos de Jesus. Por isso, ele a utiliza para falar do fim deste mundo: “Aprendam a lição que a figueira ensina. Quando seus ramos ficam verdes, e as folhas começam a brotar, vocês sabem que está chegando o verão” (Mc 10.28). Jesus acabara de falar sobre sua segunda vinda, descendo nas nuvens, e os anjos reunindo os escolhidos de Deus pelo mundo.
            Nem todos nós conseguimos, hoje, identificar a lição da figueira. Afinal, a sociedade menos rural nem mesmo olha para os brotos em plantas. Compramos figos em conserva, industrializados ou em bandejas em feiras e mercados. Mas Jesus quer nos fazer olhar outros sinais: falsos Messias e falsos profetas fazendo milagres para enganar, notícias de guerra, falta de alimentos, tremores de terra, cristãos perseguidos e mortos, tempo de grande sofrimento. Jesus nos orienta a prestar atenção não para definirmos a data da sua vinda, mas para que, quando ele voltar, estejamos preparados: confiando que ele é o Salvador, que trouxe o perdão e a reconciliação com o Deus que fez a figueira e que fará um novo céu e uma nova terra. “O céu e a terra desaparecerão,” disse Jesus, “mas as minhas palavras ficarão para sempre” (Mc 13.31).
            Olhe para figueira, não para se esconder atrás de suas folhas, mas para lembrar que um dia, Jesus voltará e que seu amor dura para sempre.
Oremos: Salvador Jesus, obrigado por lembrar-me que, mesmo diante do fim deste mundo, estarei contigo eternamente. Amém.

0 comentários:

Postar um comentário