SBB

domingo, 22 de março de 2015

MENSAGEM PARA DOMINGO

Cobra e Cristo pendurado

      “Assim como Moisés, no deserto, levantou a cobra de bronze numa estaca, assim também o Filho do Homem tem de ser levantado, para que todos os que crerem nele tenham a vida eterna” (Jo 3.14-15).
      Algumas histórias do Antigo Testamento são, ao mesmo tempo, interessantes e inquietantes sobre o que realmente querem ensinar. A arca de Noé e o dilúvio, as mentiras de Jacó, as aventuras do povo de Israel entre tantas outras. No entanto, a Bíblia é mais que uma coleção de histórias. É a Palavra de Deus onde, do começo ao fim, está descrito o plano da salvação em Jesus.
      Muitas situações vividas pelos personagens da Bíblia são resgatadas depois na própria Bíblia, como um símbolo ou profecia de algo que haveria de acontecer. Uma delas é a cobra de bronze no deserto.
      O povo de Deus estava no deserto rumo à terra prometida. Já não eram mais escravos, mas pessoas livres. No entanto, o caminho é difícil, o calor é sufocante, a comida é diferente. Eles perdem a paciência, reclamam, protestam e até insultam Deus e Moisés. Então, vem o castigo com cobras venenosas que feriram e mataram muitos. O povo reconhece o erro e pede ajuda. Deus orienta Moisés com as seguintes instruções: “Faça uma cobra de metal e pregue num poste. Quem for mordido deverá olhar para ela e assim ficará curado” (Nm 21.8).
      E foi o que aconteceu. Uma olhada, um milagre, uma vida.
      Essa história foi transmitida de pai para filho sem que ninguém imaginasse que, um dia, isso seria aplicado à vida de cada um de nós. Jesus, ao conversar com o fariseu Nicodemos, aplica a história da cobra de metal para falar de si mesmo e da fé que produz vida eterna. Ele disse: “Assim como Moisés, no deserto, levantou a cobra de bronze numa estaca, assim também o Filho do Homem tem de ser levantado, para que todos os que crerem nele tenham a vida eterna” (Jo 3.14-15).
      Assim é hoje com Jesus: olhamos com fé, Deus faz o milagre do perdão e as portas da vida eterna são abertas.
      Oremos: Senhor e Salvador Jesus, ajuda-me a olhar com fé para a tua vida, para o teu sacrifício e para as tuas palavras. Amém.

0 comentários:

Postar um comentário