SBB

terça-feira, 10 de março de 2015

PARA REFLEXÃO

Reencarnação é igual a ressureição?
 
     Reencarnação seria quando a alma (espírito) de uma pessoa passaria a habitar um outro corpo. Este procedimento seria a partir da morte de uma pessoa e sua possível segunda/outra vida. Um dos principais componentes da teoria da reencarnação é o carma, a doutrina de que cada um recebe o que merece. Declarada de forma simples, a teoria do carma significa que existe alguma força no universo que faz com que cada ser humano sobre a terra reuna créditos ou débitos através do seu comportamento. Dessa forma, muitos mistérios e injustiças da vida podem ser explicados: o sofrimento de crianças, doenças mentais, pobreza, desastres da natureza – tudo é resultado do mal cometido em vidas anteriores. Isso, naturalmente, coloca a responsabilidade da salvação inteiramente sobre o indivíduo, que por sua própria vontade e preferência determina o curso e valores de sua vida. Desse modo, a alma pode progredir espiritualmente num sentido ascendente para outro corpo humano, ou descendente para corpos vegetais, animais ou minerais, dependendo do seu carma.
      Segundo a Bíblia isto é impossível conforme Hebreus 9.27 “Aos homens está ordenado morrerem uma só vez e, depois disto, o juízo”. Esta passagem nos mostra que o homem morre uma só vez e depois ele irá para o seu destino eterno. Outro texto bíblico que nos mostra este destino para alma após a morte está escrito em Lucas 23.43, quando Jesus diz para um dos malfeitores na cruz: “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso”, esta passagem aponta que a alma já se encaminha para o seu destino imediatamente da morte física do homem. Com estes textos podemos afirmar que não existe reencarnação.
      A Bíblia ensina a doutrina da Ressurreição. A Ressurreição dos homens irá acontecer no momento da segunda vinda de Cristo. A respeito disso dizemos: O corpo ressuscitado será o mesmo em substância, mas estará dotado de novos atributos e qualidades, adaptados à natureza e às circunstâncias de então. Em virtude do fato de estar, a partir de então, inseparavelmente unido com a alma imortal, o corpo será da mesma forma imortal e incorruptível. Também não estará sujeito às leis e condições físicas que o controlavam na vida terrena, pois as coisas antigas terão passado. Poderíamos dizer que nesse sentido os corpos são “espirituais”.
     A respeito dos ímpios (não crentes) há uma grande diferença. Os ímpios não são reduzidos ao nada, mas Deus os faz perecer, tanto o corpo como a alma, no inferno (Mateus 10.28). Sujeitos a tormento e dor (Lucas 16.24), serão objeto de desprezo (Daniel 12.2) e um horror para toda a carne (Isaías 66.24).
      Esta Ressurreição não pode ser considerada uma nova reencarnação diferente da que o espiritismo ensina. Mas esta Ressurreição é única e os crentes irão ressuscitar para a vida eterna e os descrentes irão ressuscitar para a morte eterna.
Rev. Julian Carlos Ditchum

0 comentários:

Postar um comentário