SBB

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

CELEBRAÇÃO

Hoje foi dia de confraternização na Congregação Luterana Santíssima Trindade de Prudentópolis.
 

 
Estava tudo muito gostoso. Parabéns às cozinheiras e aos  assadores.


 
Obrigado aos assadores da carne. Estava uma delícia.

domingo, 28 de fevereiro de 2016

MENSAGEM PARA DOMINGO

O que mais necessitamos

Texto: Mt 6.11-12
“Dá-nos hoje o alimento que precisamos” (Mt 6.11).
     A vida é uma preciosidade que nos foi dada por Deus. Quando oramos o “Pai Nosso” e pedimos pelo alimento diário, estamos pedindo pelas condições básicas para a sobrevivência neste mundo.
     Quando pedimos pelas necessidades terrenas, existe correlação entre a ação de Deus e a nossa participação. Não adianta Deus fazer a sua parte se nós deixarmos de fazer a nossa. Não basta ele conceder o alimento e nós fazermos um uso inadequado do mesmo. Isto significa uma alimentação equilibrada bem como uma distribuição justa entre as pessoas. Se repararmos melhor, veremos que há pessoas destruindo sua vida pelo excesso de alimento enquanto outras morrem de fome.
     A oração pelo pão diário é importante porque nos faz lembrar de onde provém os recursos para nossa sobrevivência, bem como nos lembra que precisamos nos comprometer com o uso responsável das ricas dádivas divinas. O mesmo amor com que somos amados por Deus é o amor que nos motiva a amar o semelhante e contribuirmos para a preservação de sua vida. Esta compreensão é o melhor caminho para um mundo com menos diferenças econômicas e sociais. Certamente um mundo melhor.
     Jesus ainda acrescentou mais três pedidos. O pedido de perdão para o pecado que incapacita a humanidade de amar com o amor divino. O pedido de que não sejamos tentados pela ambição de pensarmos apenas em nossos próprios interesses. E por último nos livre de todos os males que afetam o corpo e a alma, os bens e a honra, e principalmente do pior de todos os males, que é a condenação eterna. Ao invés disto, depois desta vida tenhamos a vida que é eterna na glória dos céus.
     Oremos: Salvador, como é completa e perfeita a oração que tu nos ensinaste. Dá-nos um coração puro e reto para sempre pronunciá-la com nossa mente voltada para o seu real sentido. Amém.

sábado, 27 de fevereiro de 2016

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

CONGRESSÃO DA JELB - 2017

Foto de JELB - Juventude Evangélica Luterana do Brasil.

JELB - Juventude Evangélica Luterana do Brasil
Chegou o momento tão esperado!
A Juventude Evangélica Luterana do Brasil e a Comissão Latino Americana, formada também por representantes do Chile, Argentina e Paraguai, têm o prazer de apresentar para vocês o local e a data do 45º Congresso Nacional da JELB e 1º Encontro Latino Americano - sim, dois eventos em um só!
Governador Celso Ramos/SC abrigará esse abençoado congresso de comemoração aos 500 anos da Reforma, que reunirá irmãos de todas as tribos, em momentos mais que especiais.
Mobilize seus amigos e a sua juventude. Comecem as campanhas para juntar aquela graninha para o congresso. Cotem e montem caravanas.
Estamos ansiosos e contando muito com a sua presença.
Em breve, lançaremos o tema e o logo do evento! Fiquem ligados Emoticon wink
Que Deus abençoe todos os preparativos para que, de 17 a 22 de janeiro de 2017, estejamos todos juntos por e para Ele

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

IMAGEM DA SEMANA

 
Essa árvore é maravilhosa, parece que são vários buquês de flores juntos, sem contar a cor dela que é muito bonita também.

domingo, 21 de fevereiro de 2016

MENSAGEM PARA DOMINGO

Alguém em quem confiar

Texto: Salmo 146
     “…nem confiem em seres humanos, pois eles são mortais… Feliz aquele que recebe ajuda do Deus de Jacó” (Sl 146.3,5)
      A nação brasileira está demonstrando muito descontentamento com a corrupção que tem marcado a administração dos bens públicos de um modo geral. Nós, cidadãos brasileiros, nos sentimos inseguros quanto ao nosso futuro no que diz respeito à saúde, educação, família, trabalho, aposentadoria.
      Nada disto é novidade: o povo de Israel já sofria deste mal. A vida do ser humano vem sendo perturbada pelo pecado que mora no coração do homem. O autor do Salmo 146, nos versículos 3 e 5, vendo a insegurança e o sofrimento do povo de Israel, dá um conselho e mostra o seu exemplo de vida, que serve muito bem nos dias em que nós vivemos. Ele diz: “Não confiem em seres humanos, pois eles são mortais… Feliz aquele que recebe ajuda do Deus de Jacó”. A confiança não pode ser depositada em pessoas, por mais importantes e capacitadas que sejam, pois elas são mortais e, com a sua morte, os seus planos também se acabam.
      O salmista, em meio aos seus problemas, leva uma vida de alegria, pois ele confia em Deus. Os planos de Deus são dignos de confiança porque são eternos e estão sendo executados por Deus com fidelidade – a história do povo de Israel é uma demonstração da fidelidade de Deus.
      Deus criou o ser humano e tem cuidado dele desde então. E Deus cuida de você, por isso, Jesus Cristo morreu numa cruz para pagar pelos seus pecados e lhe dar uma vida nova, transformada. O cristão pode viver como cidadão deste mundo, dando o melhor de si para o bem-estar de todos. Mas a perspectiva do cristão vai além e, confiante no amor de Deus, ele também evidencia aos outros a segurança que sente porque tem alguém em quem confiar – esse alguém é Jesus.
      Oremos: Amado Pai, a fidelidade com que as tuas promessas foram cumpridas para com o povo de Israel e para comigo me trazem segurança. Muito obrigado. Por amor do Salvador Jesus. Amém.

Airton Glitz

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

VÍDEO DA SEMANA

As quatro estações de Vivaldi - Quinteto

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

IMAGEM DA SEMANA

 
Essa árvore é sensacional, parece aqueles cenários de filmes, ela é bem velha e bem linda.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

NOTÍCIAS

No dia de hoje, 14.02.2016, aconteceram coisas muito boas em nossa Paróquia. Veja abaixo:
 
O coral, após descanso de 2 meses, voltou com empolgação. Foram cantados dois hinos: Um só rebanho e Rosa Vermelha.


Foi realizado o batizado de Eduarda Iensen Agibert.
 








 
Também foram recebidos a Rodrigo Agibert, Monique Iensen Agibert e Valentina  Iensen Agibert, por profissão de fé.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

CARNAVAL X QUARESMA

     CARNAVAL E QUARESMA: A maior parte dos especialistas acha que o termo vem de outra expressão latina: carnem levare, que significa "retirar ou ficar livre da carne".(Exageros e depois restrições de alimentos e abstinências de muitas coisas)
      (Veja isso) porque, já na Idade Média, essas velhas festividades pagãs foram incorporadas pela Igreja Católica, passando a marcar os últimos dias de "liberdade" antes das restrições impostas pela Quaresma. Nesse período de penitência para os cristãos (durante os 40 dias antes da Páscoa), o consumo de carne era proibido. A variação da data do Carnaval no calendário se deve justamente à ligação direta com a Páscoa - que, no hemisfério sul, sempre acontece no primeiro domingo após a primeira lua cheia do outono. Determinada a data do feriado cristão, basta retroceder 46 dias no calendário (40 da Quaresma mais seis da Semana Santa) para se chegar à Quarta-Feira de Cinzas.
      AGORA reflita sobre meu artigo, em seguida, escrito para o Jornal A Tribuna do extremo Oeste catarinense (sujeito a questionamentos e melhoramentos):Carnaval: Adeus para a carne?
       Estamos dizendo adeus para a carne? O Churrasco? Embora, com o início da quaresma, muitos deixam de lado a carne e comem só carne de peixe, mas não é disso que estamos falando aqui nesse artigo. Estamos falando dos prazeres e desejos pecaminosos da carne que é a velha natureza em nós. Todos somos pecadores e pela fé em Jesus Cristo, temos o perdão, a paz e a vida Eterna!.
       Queria fazer um estudo e pesquisa bem fundamentado, porém o que vamos colocar aqui é interessante e edificante. Com a quarta feira de cinzas se inicia um período conhecido como Quaresma, que são os 40 dias antes da Páscoa, marcado por jejuns, orações, penitências e imposição de cinzas sobre a cabeça ou testa em sinal de arrependimento.
      É um costume herdado dos israelitas, em cujo meio as cinzas simbolizam o sentido passageiro das coisas, conforme as palavras de Deus a Adão: “Lembra-te de que és pó, e ao pó tornarás”.( Gn 3.19). A solenidade das cinzas”, tem sua origem na Igreja primitiva e geralmente considerava 3 significados importantes: 1. A Humildade; 2. O arrependimento; 3. A purificação.
      1. A Humildade fundamentada na oração de Abraão a favor dos habitantes de Sodoma e Gomorra:”Eis que me atrevo a falar ao senhor, eu que sou pó e cinza”(Gn 18.27); 2. Arrependimento: ver Mt 11.21 – não havia milagres em Tiro e Sidom mesmo assim havia o arrependimento com “pano de saco e cinzas”. 3. A Cinza também significava “purificação” Hb 9.13-14.
       Se pesquisarmos sobre a origem e significado de “carnaval”, com algumas diferenças, temos do latim “carnis” que significa carne e “valles” que significa “prazeres”, ou melhor, “adeus, despedida”. Então significa um período de festas e comidas e bebidas antes do período da quaresma onde se tem restrições de alguns alimentos e também de bailes e outras coisas conforme tradição localizada em diversas regiões e/ou denominações religiosas. Há quem vê só aspectos negativos no Carnaval já que é quase um vale tudo e os exageros acontecem. Então para alguns a quarta feira, após a “terça feira gorda”, é apenas um balanço do carnaval e um juntar de lixos e computar mortos e feridos durante o feriadão de carnaval. Mas como fica o balanço da vida espiritual num período chamado Quaresma que lembramos do grande amor de Deus em seu Filho Jesus que nos ama e nos quer dar o perdão e a paz verdadeira?
       Estamos rumando para a semana santa e a Páscoa onde lembramos do amor de Deus na Cruz do Gólgota e na celebração de vida e ressurreição de nosso Senhor Jesus no domingo de Páscoa. Nós fazemos a opção pelo espírito e não pela carne que é a nossa inclinação natural aos desejos da velha natureza corrupta. Portanto a palavra "Carnaval" está, desse modo, relacionada com a ideia de deleite dos prazeres da carne marcado pela expressão "carnis valles", que, acabou por formar a palavra "Carnaval".
       Não podemos assumir uma atitude hipócrita, moralista e nada amorosa e evangelística querendo condenar todos os carnavalescos ao inferno. Não nos cabe e não nos compete julgar. Só cabe a Deus julgar a todos nós.
       A nós cabe anunciar a salvação para todos pela fé em Cristo Jesus. Porque todos pecamos e precisamos do amor perdoador de Deus. Eu pessoalmente até compartilho uma opinião de um professor do seminário (já falecido) onde ele via o carnaval e seus desfiles como uma “liturgia”que tem ordem: início, meio e fim. Vejo que é retratado sobre a História, homenagens a cantores, escritores e ainda tem o seu aspecto cultural. Tem os radicalmente contra e os que são a favor do carnaval. 1 Co 6.12 e 10.23 afirma:”Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convém: todas são lícitas, mas nem todas edificam”. Por isso penso que não convém os exageros! E não convém dar ocasião para os pecados da carne. Mas sim viver alegremente, em paz e com muita festa e alegria na alma participando de uma igreja onde se prega Jesus Cristo como único Senhor e Salvador. Pratiquemos os frutos do Espírito e não da carne. Leia em sua Bíblia Gálatas 5.16-25 e tire suas próprias conclusões e opinião sobre o assunto em pauta nessa breve reflexão.
Rev. Orivaldo R. Bündschen

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

RETIRO DE CARNAVAL DOS JOVENS DO DIPARSUL

Eis algumas fotos do Retiro de Carnaval da JELB DIPARSUL. Foi maravilhoso, apesar de corrido e cansativo para os organizadores. Agradecimentos a todos que colaboraram, desde a construção dos barracos para o evento, passando pelas cozinheiras e assadores de carne ( Sirlei Corrent e sua filha, Adair Cellarius e esposa Maristela e o Cleber) aqueles que doaram bolos e gêneros alimentícios, emprestaram barracas, aos dirigentes do culto de abertura ( Fagner e Felipe) estagiários de... Prudentópolis e Imbituva, a Banda Káris pela maravilhosa apresentação, aos nossos palestrantes: pastor Odil Sonntag: "Sou jovem cristão e não uso máscara" e pastor Roberto Couto: "Não durma no ponto", At 20.9, diga-se de passagem - ótimas palestras. A todos os jovens que participaram. Deus vos abençoe. Vocês são fortes porque tendes vencido o maligno e a vossa fé brilha mais forte no reino de Deus (Carta de Tiago)
 
Fotos desde a construção do acampamento até a realização do Retiro.
 















quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

IMAGEM DA SEMANA

 
Essa rua com essas árvores lindas fica na Alemanha, deve ser delicioso sentar para tomar um café ou conversar com os amigos com uma vista dessa.

domingo, 7 de fevereiro de 2016

MENSAGEM PARA DOMINGO

O Senhor renova nossas forças

Texto: Isaías 40.27-31
“Os que confiam no Senhor recebem sempre novas forças” (Is 40.31).
     Onde está Deus em meio ao nosso mundo, de tantos perigos, sequestros, roubos e injustiças? Será que ele é mesmo o senhor do universo ou é Satanás que está no controle?
     O povo de Deus do Antigo Testamento, exilado na Babilônia, fazia perguntas semelhantes: “O Senhor não se importa conosco, o nosso Deus não se interessa pela nossa situação?” (Is 40.27) Mas o profeta Isaías consolava o povo de Israel, mostrando que Deus é poderoso e que o fim do exílio e o consequente retorno à terra natal viria em breve.
     Tal qual o povo de Deus exilado da Babilônia, nós, hoje, precisamos ouvir a palavra do profeta Isaías: “O Senhor é o Deus Eterno, ele criou o mundo inteiro. Ele não se cansa, não fica fatigado”. E diz mais o profeta: “Os que confiam no Senhor recebem sempre novas forças” (Is 40.27-31).
     Em nosso íntimo, pensamos que não merecemos perseguições e injustiças. Mas, se olharmos para os nossos pecados, para a nossa imperfeição, temos que reconhecer que também não somos merecedores de nada que seja bom.
     A mensagem consoladora de Jesus é: “No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem! Eu venci o mundo” (Jo 16.33). Quando iniciamos mais um ano, cheio de expectativas e incertezas, não podemos esquecer da verdadeira perspectiva de vida que Deus nos quer dar: ele nos enviou o seu Filho Jesus para passarmos diante de todas as dificuldades do mundo e nos mantermos seguros até a vida eterna. A confiança em Deus sempre será o caminho certo para sermos amparados por ele. Por isso, só podemos concordar com o profeta: “Os que confiam no Senhor recebem sempre novas forças”.
     Oremos: Senhor Deus, perdoa-me por não confiar plenamente em ti. Guarda-me de momentos de aflição, mas quando estiver em perigo, faze-me olhar para além das dificuldades, para a certeza da vida eterna. Em nome de Jesus. Amém.

sábado, 6 de fevereiro de 2016

A TRANSFIGURAÇÃO DO SENHOR JESUS

A Epifania chega ao seu ponto máximo. Jesus, o Senhor dos Senhores, deixa transparecer sua glória diante dos seus discípulos.
Junto com Cristo aparecem Moisés e Elias, a Lei e os Profetas, que se cumprem em Cristo.
Neste final de semana, 07 de fevereiro, celebramos esta data significativa na Igreja Cristã.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

IMAGEM DA SEMANA

 
Esses são os Baobás em Madagascar, são realmente lindos.