SBB

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

CARNAVAL X QUARESMA

     CARNAVAL E QUARESMA: A maior parte dos especialistas acha que o termo vem de outra expressão latina: carnem levare, que significa "retirar ou ficar livre da carne".(Exageros e depois restrições de alimentos e abstinências de muitas coisas)
      (Veja isso) porque, já na Idade Média, essas velhas festividades pagãs foram incorporadas pela Igreja Católica, passando a marcar os últimos dias de "liberdade" antes das restrições impostas pela Quaresma. Nesse período de penitência para os cristãos (durante os 40 dias antes da Páscoa), o consumo de carne era proibido. A variação da data do Carnaval no calendário se deve justamente à ligação direta com a Páscoa - que, no hemisfério sul, sempre acontece no primeiro domingo após a primeira lua cheia do outono. Determinada a data do feriado cristão, basta retroceder 46 dias no calendário (40 da Quaresma mais seis da Semana Santa) para se chegar à Quarta-Feira de Cinzas.
      AGORA reflita sobre meu artigo, em seguida, escrito para o Jornal A Tribuna do extremo Oeste catarinense (sujeito a questionamentos e melhoramentos):Carnaval: Adeus para a carne?
       Estamos dizendo adeus para a carne? O Churrasco? Embora, com o início da quaresma, muitos deixam de lado a carne e comem só carne de peixe, mas não é disso que estamos falando aqui nesse artigo. Estamos falando dos prazeres e desejos pecaminosos da carne que é a velha natureza em nós. Todos somos pecadores e pela fé em Jesus Cristo, temos o perdão, a paz e a vida Eterna!.
       Queria fazer um estudo e pesquisa bem fundamentado, porém o que vamos colocar aqui é interessante e edificante. Com a quarta feira de cinzas se inicia um período conhecido como Quaresma, que são os 40 dias antes da Páscoa, marcado por jejuns, orações, penitências e imposição de cinzas sobre a cabeça ou testa em sinal de arrependimento.
      É um costume herdado dos israelitas, em cujo meio as cinzas simbolizam o sentido passageiro das coisas, conforme as palavras de Deus a Adão: “Lembra-te de que és pó, e ao pó tornarás”.( Gn 3.19). A solenidade das cinzas”, tem sua origem na Igreja primitiva e geralmente considerava 3 significados importantes: 1. A Humildade; 2. O arrependimento; 3. A purificação.
      1. A Humildade fundamentada na oração de Abraão a favor dos habitantes de Sodoma e Gomorra:”Eis que me atrevo a falar ao senhor, eu que sou pó e cinza”(Gn 18.27); 2. Arrependimento: ver Mt 11.21 – não havia milagres em Tiro e Sidom mesmo assim havia o arrependimento com “pano de saco e cinzas”. 3. A Cinza também significava “purificação” Hb 9.13-14.
       Se pesquisarmos sobre a origem e significado de “carnaval”, com algumas diferenças, temos do latim “carnis” que significa carne e “valles” que significa “prazeres”, ou melhor, “adeus, despedida”. Então significa um período de festas e comidas e bebidas antes do período da quaresma onde se tem restrições de alguns alimentos e também de bailes e outras coisas conforme tradição localizada em diversas regiões e/ou denominações religiosas. Há quem vê só aspectos negativos no Carnaval já que é quase um vale tudo e os exageros acontecem. Então para alguns a quarta feira, após a “terça feira gorda”, é apenas um balanço do carnaval e um juntar de lixos e computar mortos e feridos durante o feriadão de carnaval. Mas como fica o balanço da vida espiritual num período chamado Quaresma que lembramos do grande amor de Deus em seu Filho Jesus que nos ama e nos quer dar o perdão e a paz verdadeira?
       Estamos rumando para a semana santa e a Páscoa onde lembramos do amor de Deus na Cruz do Gólgota e na celebração de vida e ressurreição de nosso Senhor Jesus no domingo de Páscoa. Nós fazemos a opção pelo espírito e não pela carne que é a nossa inclinação natural aos desejos da velha natureza corrupta. Portanto a palavra "Carnaval" está, desse modo, relacionada com a ideia de deleite dos prazeres da carne marcado pela expressão "carnis valles", que, acabou por formar a palavra "Carnaval".
       Não podemos assumir uma atitude hipócrita, moralista e nada amorosa e evangelística querendo condenar todos os carnavalescos ao inferno. Não nos cabe e não nos compete julgar. Só cabe a Deus julgar a todos nós.
       A nós cabe anunciar a salvação para todos pela fé em Cristo Jesus. Porque todos pecamos e precisamos do amor perdoador de Deus. Eu pessoalmente até compartilho uma opinião de um professor do seminário (já falecido) onde ele via o carnaval e seus desfiles como uma “liturgia”que tem ordem: início, meio e fim. Vejo que é retratado sobre a História, homenagens a cantores, escritores e ainda tem o seu aspecto cultural. Tem os radicalmente contra e os que são a favor do carnaval. 1 Co 6.12 e 10.23 afirma:”Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convém: todas são lícitas, mas nem todas edificam”. Por isso penso que não convém os exageros! E não convém dar ocasião para os pecados da carne. Mas sim viver alegremente, em paz e com muita festa e alegria na alma participando de uma igreja onde se prega Jesus Cristo como único Senhor e Salvador. Pratiquemos os frutos do Espírito e não da carne. Leia em sua Bíblia Gálatas 5.16-25 e tire suas próprias conclusões e opinião sobre o assunto em pauta nessa breve reflexão.
Rev. Orivaldo R. Bündschen

0 comentários:

Postar um comentário