SBB

quinta-feira, 5 de maio de 2016

MENSAGEM

   
Alcemar Cabreira
 
TEXTO: LC 24.44-53
TEMA: POR QUE JESUS SUBIU AO CÉU?

A Igreja Cristã comemora a Ascensão de Jesus. A palavra ascensão significa escalada, subida, elevação. Para os cristãos essa palavra tem um significado muito mais profundo, principalmente quando se fala da Ascensão de Cristo. Lembra o momento de sua morte, a sua ressurreição e o cumprimento do plano da salvação, estabelecido por Deus. Lembra a sua subida ao céu para preparar-nos o lugar na casa paterna.

Mas o que dizem as Escrituras sobre a Ascensão de Jesus? Os textos canônicos dos Evangelhos não trazem uma mesma narrativa. Mateus há uma despedida, que acontece na Galileia, exatamente onde começou o ministério de Jesus; nessa despedida, Jesus se despede e envia os discípulos, referidos como Os Onze (Mt 28.16-20). O texto de Marcos é muito semelhante ao de Mateus, mas acrescenta ao final que “O Senhor Jesus, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu e assentou-se à destra de Deus” (Mc 16.14-20). No Evangelho de João, nem há referência a isso; o evangelho termina bruscamente, com Jesus e seus discípulos comendo peixe assado por Ele.

O nosso texto, conforme o Evangelho de Lucas, também há uma semelhança com Mateus e Marcos, momento em que Jesus fala sobre a missão dos discípulos e depois os levou até Betânia onde viram Jesus subindo aos céus. Mas antes deste grande acontecimento, da subida de Jesus aos céus, os discípulos, após a ressurreição, ficaram confusos, temerosos e tanto desorientados. Diante deste medo e angústia, Jesus os prepara para uma missão sublime. Ele faz isto ao citar as Escrituras como base de sua pregação. É nas Escrituras que está registrado o plano de Deus para a salvação da humanidade, um plano tem sua centralidade nos acontecimentos da paixão, morte e ressurreição de Jesus.


0 comentários:

Postar um comentário