SBB

terça-feira, 24 de maio de 2016

REFLEXÃO

   
Alcemar Cabreira
 
TEMA: IMPORTA-VOS NASCER DE NOVO
TEXTO: JO 3.1-17
Celebramos o primeiro domingo da Santíssima Trindade. São domingos em que a igreja cristã medita sobre a ação do Espirito Santo, ou seja, o relacionamento da igreja com o Espirito Santo, a santificação, a luta da igreja contra o mal e os tempos do fim.

Diante do tema exposto, “Importa-vos nascer de novo”, surge à pergunta: Havia necessidade de nascer de novo? Afinal, Nicodemos era homem justo e piedoso. Era membro do Sinédrio. Fazia parte da elite dos lideres religiosos. Era “um dos principais dos judeus” (V.1) e mestre da lei, pois estudava, interpretava e ensinava as Escrituras ao povo. Era um homem extremamente religioso, frequentava assiduamente as sinagogas, dava esmolas e era fiel nos dízimos.

No entanto, apesar de todas as suas qualidades e méritos religiosos, Nicodemos era um homem perdido, que não tinha ainda alcançado a verdadeira salvação. Precisava nascer de novo. Sendo assim, foi em busca de maior entendimento do que Jesus falava sobre “nascer de novo”. Jesus conversa com Nicodemos. Jesus o corrige, mostra a necessidade de “nascer de novo”, e com amor o explicou e lhe deu o entendimento do verdadeiro sentido.

Mas, afinal, em que consiste este “nascer de novo?” Seria “voltar ao ventre materno?” Como ironicamente perguntou Nicodemos! Não! “Nascer de novo”, é um afogar do velho homem e um nascer do novo homem. É uma renúncia ao pecado e um despertar para Deus. É ter uma fé inabalável em Cristo como único Redentor. E isto é possível pela água e pelo Espírito Santo. Pelo batismo e pela palavra de Deus, por ambos o Espírito Santo realiza o novo nascimento. Jesus apresenta a Nicodemos às necessidades deste novo nascimento: Em primeiro lugar, porque o que é nascido da carne é carne. E carne não pode herdar o reino dos céus. Em segundo lugar, porque sem o renascer, não podemos ver o reino de Deus. Enfim, porque renascido para Deus temos vida em Cristo.

Na vida de Nicodemos aconteceu o novo nascimento. Mais tarde vamos encontra-lo defendendo Jesus diante do Sinédrio e também por ocasião do sepultamento, ajudou a descer o corpo de Jesus da Cruz. Faça como Nicodemos. Deixe que o Espírito Santo faça você nascer de novo. Deixe renovar seu coração, seu espírito, e com toda a certeza você terá uma feliz e abençoada vida com a presença do Senhor Jesus em tua casa, família e na vida profissional.

0 comentários:

Postar um comentário