SBB

terça-feira, 18 de abril de 2017

JESUS RESSUSCITOU!

      Saiu, pois, Pedro e o outro discípulo (João), e foram ao sepulcro. (Jo 20.3)

       Maria Madalena chegou aos discípulos quase sem fôlego, com a espantosa notícia: Tiraram do sepulcro o Senhor e não sabemos onde o puseram! Que notícia. Que susto. Saiu, pois, Pedro e o outro discípulo (João), e foram ao sepulcro. Ambos corriam juntos, mas João chegou primeiro. João relata: Ele (João) chegou primeiro ao sepulcro; e, abaixando-se viu os lençóis de linho, todavia não entrou....
Então Pedro, seguindo-o, chegou e entrou no sepulcro. Ele (Pedro) também viu os lençóis e o lenço que estivera sobre a cabeça de Jesus, e que não estava com os lençóis, mas deixado num lugar à parte. (v. 4-8)
       O que os dois discípulos viram na sepultura foi maravilhoso. Os lençóis de linho, com os quais haviam envolvido o corpo de Jesus estavam deitados ali. O lenço que cobria a cabeça de Jesus estava num lugar separado. Tudo bem ordenado. Portanto, a sepultura não fora violada, nem o corpo de Jesus roubado. Mãos humanas não deixariam tudo em ordem como se vê aqui. Os sinais de ordem indicavam claramente de que aquele que estava deitado aqui ressuscitara para a vida e deixou os panos nos quais estava enrolado cuidadosamente nos seus devidos lugares.
       João viu e creu. Ele creu o que? Ele creu que Jesus ressuscitou dos mortos. Isto vale também para Pedro. Alguns exegetas o interpretam diferente, julgando que eles creram o que Maria Madalena lhes havia dito, a saber: Tiraram do sepulcro o Senhor. O contexto, no entanto, não permite tal interpretação.
       Pois ainda não tinham compreendido a Escritura que era necessário ressuscitar ele dentre os mortos (v.9). Eles creram, pois até aqui eles não tinham compreendido a Escritura. Jesus o havia predito várias vezes. (Mt 20.18-19). Mas eles não compreenderam nem podiam imaginar sua morte, muito menos sua ressurreição. Agora, diante dos fatos, eles creram que Jesus ressuscitou e voltaram.
       Cristo entregou-se à morte vil, / livrou-nos do pecado; / venceu por nós o mundo hostil: / Seu nome seja honrado! / Nós queremos exultar / e eternamente te exaltar. / Cantemos: Aleluia! Aleluia! (HL 109.1)

0 comentários:

Postar um comentário