SBB

domingo, 30 de julho de 2017

MUDAR? MUDAR O QUE?

HÁ UM SÓ BATISMO!
 
     "O SENHOR, nosso Deus, dará a vocês e aos seus descendentes corações dispostos a obedecer, a fim de que o amem com todo o coração e com toda a alma e assim continuem a viver naquela terra". Dt.30.6
      Ele ainda estava muito emocionado.
     – Sabe, disse me ele, com brilho nos olhos. – Há pouco eu fui convidado por uma igreja livre para um batismo de adultos. No início eu nem queria ir, mas o que eu recebi então ... Como cantaram felizes e como suas orações são profundas! E depois então, o batismo! Pois ainda me faltam palavras para descrever de como foi bonito.
      Por um momento o meu interlocutor ficou calado, para então encaixar a frase seguinte: – Desde então passa pela minha cabeça se não seria melhor para mim deixar me batizar outra vez!
      Enquanto silenciou, dirigiu os seus olhos para mim. Obstinadamente aguardava de mim uma resposta.
      Talvez a palavra bíblica do texto de Deuteronômio primeiramente desse uma resposta desconcertante.
      Já o antigo cristianismo remetia a “circuncisão do coração” ao batismo.
      Primeiramente, porque Deus mesmo é que age no batismo – e não o homem!
      Depois circuncisão, para o entendimento dos judeus, significa que o homem foi juntado ao povo da aliança.
      Semelhante a isto dizemos nós cristãos, que com o batismo Deus mesmo conduz o homem ao seu novo povo: a Igreja de Jesus Cristo!
      E não por último está a figura da “circuncisão do coração”, como única e irreversível ação de Deus nas pessoas. Circuncisão e batismo, estes dois não são renováveis.
      Bem, Paulo disse inequivocamente aos efésios e para todos nós: Há um só Senhor, uma só fé e um só batismo. E há somente um Deus e Pai de todos, que é o Senhor de todos, que age por meio de todos e está em todos. Ef.4.5-6 
     Circuncisão e batismo para o povo de Deus , estes dois não são renováveis. Uma vez só. É Deus agindo no coração das pessoas, sejam grandes ou pequenas. E assim Deus vai acrescentando ao seu povo, grandes e pequenos.

      Oração: Por favor, Espírito Santo, preenche-me com teu amor. Por favor, Jesus, perdoa-me sempre de novo a minha culpa. Querido Pai do Céu, eu te agradeço que diariamente me recebes com criança amada. Amém!

sexta-feira, 28 de julho de 2017

A GLÓRIA DE DEUS

"Os céus proclamam a glória de Deus".
 
A imagem pode conter: nuvem, céu, atividades ao ar livre, água e natureza

quarta-feira, 26 de julho de 2017

REFLEXÃO

Raiva
 
      Sentindo rejeitado, Caim estava furioso. “Então o Senhor disse: “Por que você está com raiva? Por que anda carrancudo? Se tivesse feito o que é certo, você estaria sorrindo; mas você agiu mal, e por isso o pecado está na porta, à sua espera. Ele quer dominá-lo, mas você precisa vencê-lo” (Gn 4.6-7).
     Caim não dominou sua raiva, e acabou assassinando o seu irmão, Abel. Não deixe a raiva tirar a alegria do seu coração e abalar amizades e relacionamentos. Ouça a voz de Deus em sua Palavra. Confesse suas dificuldades, fraquezas, lutas e pecados ao Pai e tenha seu coração acalmado pelo Espírito Santo. Jesus estará ao seu lado nesta luta.
      Oração: Salvador Jesus, perdoa-me por deixar que a raiva me leve a pecar. Que a tua paz seja o árbitro em minhas decisões. Em teu nome. Amém.
      Leia em sua Bíblia Gênesis 4.1-7

terça-feira, 25 de julho de 2017

MENSAGEM

Tradução do devocionário "FESTE BURG"

      "Irmãos, eu quero que vocês lembrem do que aconteceu com os nossos antepassados que seguiram Moisés. Todos foram protegidos pela nuvem e passaram pelo mar Vermelho. Como seguidores de Moisés, eles foram batizados na nuvem e no mar. Todos comeram da mesma comida espiritual e beberam da mesma bebida espiritual. Pois bebiam daquela rocha espiritual que ia com eles; e a rocha era Cristo. Mas Deus não ficou contente com a maioria deles, e por isso eles morreram, e os seus corpos ficaram espalhados no deserto". 1 Co.10.1-2,5

      Me lave o pelego mas não me molhe.
      Este provérbio descreve o comportamento de muita gente, pessoas que querem ser os principais de um empreendimento, mas não se propõem a assumir responsabilidades.
      Nós cristão vivemos muitas vezes este moto. Gostamos de ostentar nome de filhos de Deus que nos é dado no batismo. Nos alegramos pela dádiva do Espírito Santo. Mas viver segundo a vontade de Deus muitas vezes não faz parte da nossa vontade.
      Se reconhecemos isto por nós mesmos, não estamos sozinho nisto.
      Os primeiros cristãos de Corinto também tiveram dificuldade em conduzir a sua vida cristã e fazer uma clara separação da até então vida sem Deus.
Paulo adverte a nós, cristãos, não desprezar a graça recebida no batismo e dirigir toda a nossa vida alinhada com a vontade de Deus.
      Como um cauteloso exemplo ele conta a história do povo de Deus: da salvação pelas águas do Mar Vermelho e a condução segura pela coluna de nuvem. Todo o povo tinha percebido a grande salvação que receberam: a libertação da escravidão no Egito.
      E mesmo assim muitos foram infiéis a Deus: eles não tinham paciência e fizeram deuses para si.
      Assim perderam a comunhão com Deus, não obtiveram a Terra Prometida, foram castigados.
      Assim infelizmente também pode acontecer hoje.
      Paulo não quer nos meter medo com isto, mas quer nos encorajar a viver todo o tempo como filhos de Deus.
      Força para isso obtemos de Deus mesmo pela sua palavra; ele nos preenche completamente – como água em um pelego.
      Oração: Deus, nós te agradecemos por tua proteção. Antes que a ti procurássemos a tua luz já nos iluminou. Faça desaparecer as trevas em nossa vida. Dá-nos olhos abertos para vermos a tua luz, abre nossos ouvidos para ouvirmos a tua palavra, abra nosso coração para confiarmos em ti. Amém!

segunda-feira, 24 de julho de 2017

domingo, 23 de julho de 2017

IDENTIFICANDO A IELB

Selo IELB


       O emblema da IELB foi criado pelo pastor Martinho Lutero Hasse e aceito oficialmente na 32ª Convenção Nacional, comemorativa do Cinquentenário da IELB, no dia 27 de janeiro de 1954. A partir da exposição feita pelo autor e apresentada no programa da Convenção, o significado do selo oficial da IELB é o seguinte:
      Nossa fé cristã (representada pelo emblema de Lutero) é pregada e praticada sob o CRUZEIRO DO SUL (a constelação de cinco estrelas) e tem como centro a doutrina da GRAÇA DE DEUS (o símbolo da graça – a cruz dentro do coração – no emblema de Lutero). Esta graça de Deus revela-se na CRUZ do Calvário, símbolo do sacrifício de Cristo e de sua gloriosa ressurreição, a qual emerge do coração das SAGRADAS ESCRITURAS, que estão abertas ao povo (o livro aberto sob a cruz maior). Consideramos as Sagradas Escrituras Palavra inspirada do DEUS TRIÚNO (a Santíssima Trindade está representada pelos três círculos menores de proporções iguais abaixo da Bíblia).
       Como Palavra verbalmente inspirada por Deus, as Escrituras Sagradas são fielmente interpretadas pelas Confissões da Igreja Luterana, reunidas no LIVRO DE CONCÓRDIA de 1580 (o nome Concórdia).
       Os RAIOS de luz que saem da cruz maior em todas as direções indicam que a Igreja reconhece e cumpre o privilégio de anunciar o Evangelho de Cristo a todas as pessoas. O círculo interno contém ainda as três colunas mestras da doutrina luterana: SOLA SCRIPTURA, SOLA GRATIA, SOLA FIDE (somente a Escritura, somente por Graça, somente pela Fé).
       O círculo externo apresenta o nome completo da IGREJA EVANGÉLICA LUTERANA DO BRASIL e o ano de 1904, data da sua fundação.

sábado, 22 de julho de 2017

LOGO MARCA DA IELB



      A logomarca da IELB foi aprovada pelo seu Conselho Diretor, reunido de 23 a 26 de maio de 1991. Em 2014 e 2015 foi feito um trabalho de aprimoramento e padronização do material. A logomarca atual, padronizada, foi apresentada na reunião do Conselho Diretor, nos dias 09 a 12 de outubro de 2015.
       A ideia central da logomarca é a cruz. Ao longo da história, a cruz tornou-se o símbolo mais conhecido do Cristianismo. As razões, certamente, são óbvias, pois a cruz lembra a morte expiadora de Cristo. A maioria das igrejas cristãs, como instituição, também adotaram a cruz como símbolo central. Lutero insiste na centralidade da cruz no altar dos templos. São razões porque se optou por um símbolo que tivesse como idéia central a cruz. Além disto, a mensagem da cruz é a que deve ser divulgada e vivida no mundo de forma contextualizada. As linhas modernas e arrojadas do modelo escolhido sugerem esta mensagem da cruz para o mundo em que vivemos.
       A logomarca sugere diversas perspectivas e volumes, lembrando a diversidade dos dons. As hastes, como flechas indicativas, sugerem a missão da igreja. As diversas direções apontam para a multidirecionalidade da mensagem a ser levada a todas nações. As diversas intensidades e tonalidades lembram as diversas ações e/ ou ministérios da igreja de Cristo. 
       O desenho obedece à "proporção áurea", adotada no mundo artístico a partir de Leonardo da Vinci e Frei Lucca Patioli. O conjunto representa o equilíbrio do crescimento da natureza em perspectiva perfeita, indicando inspiração dos dons que descem sobre o crente, através da cruz, na qual se encontram as linhas de intersecção representando a reconciliação de Deus com o homem. É na cruz que se dá o encontro Deus – homens e só a partir desta reconciliação/intersecção entre Criador e criatura que torna sentido a Igreja. O desenho é completado com o nome Igreja Evangélica Luterana do Brasil em letras desenhadas.
       Neste link você encontra a lista de arquivos do logotipo para baixar e o manual de identidade visual.
       Desejamos que todos utilizem este manual como referência no uso da logomarca da IELB, para que comuniquemos de maneira uniforme que, de norte a sul, somos parte de uma mesma igreja, que tem como missão levar Cristo para todos. 

sexta-feira, 21 de julho de 2017

REFLEXÃO

Salário, presente e liberdade!
 
Gostamos de receber o que é justo. E quando pecamos? “Pois o salário do pecado é a morte, mas o presente gratuito de Deus é a vida eterna, que temos em união com Cristo Jesus, o nosso Senhor” (Romanos 6.23). Ainda bem que Deus não nos paga de acordo com nossos pecados! Ao invés disso, Jesus nos resgatou com sua morte na cruz e ao vencer a morte. Em Jesus, Deus oferece um presente gratuito: vida eterna. Viva hoje a vida livre!
 
Oração: Deus, eu te louvo por me dares vida gratuitamente. Ajuda-me a não ser escravo do pecado e a viver plenamente como teu servo. Em nome de Jesus. Amém.
Hora Luterana.

quinta-feira, 20 de julho de 2017

SBB E A REFORMA

      Reforma é tema de exposição da SBB em Porto Alegre, RS
      Mostra itinerante reúne peças do acervo Museu da Bíblia, apresentando aos visitantes como o legado de Martinho Lutero chegou aos nossos dias.
Reforma é tema de exposição da SBB em Porto Alegre, RS
       A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) levará a Porto Alegre, RS, a exposição “No princípio era o Verbo”, alusiva aos 500 Anos da Reforma Protestante. O evento acontecerá de 13 de julho a 15 de agosto, na Unidade Regional da SBB, reunindo peças do acervo do Museu da Bíblia (MuBi), de Barueri, SP, para mostrar a contribuição do movimento iniciado por Martinho Lutero para a tradução, impressão e divulgação das Sagradas Escrituras.
       “O ano de 2017 será marcado por celebrações pelos 500 anos da Reforma Protestante, por isso a SBB une-se a iniciativas que porrsibilitam destacar um dos principais legados deste movimento, que é a disseminação do texto bíblico”, afirma Erní Seibert, secretário de Comunicação, Ação Social e Arrecadação da SBB.
       A exposição foi projetada para ressaltar três momentos da história de como a Bíblia chegou aos tempos atuais: os manuscritos, os impressos e os formatos digitais. Os visitantes poderão conhecer também os projetos de tradução das Escrituras que a SBB está desenvolvendo.
       Para que o público tenha a melhor experiência possível, há um Livro Interativo, que reproduz as páginas de uma Bíblia de Estudo baseada na tradução de Martinho Lutero para a língua alemã, de 1736, com pequenos sumários e introduções a cada capítulo, comentários sobre versículos, citação de passagens paralelas, auxílios para os leitores e ilustrações. Outra atração é a Mesa Interativa, que oferece acesso a todo o conteúdo da exposição, fotos, vídeos e infográficos, por exemplo.
       Desde o lançamento da exposição, em fevereiro deste ano, em Campina Grande, PB, a SBB tem a proposta de promovê-la em várias cidades brasileiras.  Em junho, as peças foram exibidas em Curitiba, PR, seguindo dali para Santa Catarina.
                       
Serviço: Exposição “No princípio era o Verbo”
Data: 13 de julho a 15 de agosto
Local: Unidade Regional da SBB em Porto Alegre
Avenida Brasil, 944 – Navegantes – Porto Alegre, RS
Horário: De segunda a sexta feira, das 9h às 18h
Entrada: gratuita

quarta-feira, 19 de julho de 2017

NOTÍCIAS DA IELB

IELB realiza primeiro culto em Barra do Ribeiro, RS
Trabalho missionário da CEL São João Batista, de Guaíba, RS, iniciou há dois anos e meio, com estudos do PEM, nas casas
IELB realiza primeiro culto em Barra do Ribeiro, RS
      Após dois anos e meio do início de uma missão em Barra do Ribeiro, RS, o primeiro culto aconteceu no dia 11 de junho, com a presença de 27 pessoas, sendo sete não luteranas. 
      O trabalho parte da Congregação Evangélica Luterana São João Batista, de Guaíba, RS, sob a responsabilidade do pastor Ademir Stahl. Segundo ele, a missão teve início com estudos do PEM - Igreja em grupos, realizado com nas casas de duas famílias. Hoje, já são três famílias, ou seja, nove pessoas. "Uma família, fruto de missão", comemorou o pastor.
      Ainda segundo o reverendo, o objetivo é realizr um culto mensal, além de dois Estudos Bíblicos mensais com estas famílias.
      "Se alguém souber de algum luterano que mora na cidade da Barra do Ribeiro ou proximidades, entre em contato comigo", conclamou. Os contatos do pastor podem ser conferidos neste link.

segunda-feira, 17 de julho de 2017

CAMPANHA DA HORA LUTERANA

Semear uma mensagem de salvação e esperança pode ser tão fácil quanto deixar um devocionário em um banco de praça ou entregar para alguém que está esperando um ônibus. É rápido, simples e poderá fazer toda a diferença na vida de uma pessoa.
Queremos incentivá-lo a formar o seu próprio grupo e replicar na sua vizinhança a ação exemplificada no vídeo. Por isso estamos oferecendo devocionários Cinco Minutos com Jesus, da Hora Luterana, em condições especiais, para quem entrar em contato.


sábado, 15 de julho de 2017

sexta-feira, 14 de julho de 2017

SOCIEDADE BÍBLICA

A imagem pode conter: área interna
 
A exposição organizada pela SBB, "No princípio era o Verbo: 500 Anos da Reforma", chegou a Porto Alegre (RS). Com peças do acervo do Museu da Bíblia (MuBi), de Barueri (SP), a mostra destaca a contribuição da Reforma para a tradução, impressão e divulgação da Bíblia Sagrada. Venha conferir. A exposição vai até o dia 15 de agosto, na Unidade Regional da SBB em Porto Alegre. A entrada é gratuita.
Saiba mais:
http://www.sbb.org.br/…/sbb-inaugura-exposicao-do-mubi-sob…/

domingo, 9 de julho de 2017

INAUGURAÇÃO

O Brasão de Lutero
 
 
 
Inaugurado no Centro Educacional Concórdia durante a realização do 7º Simpósio Internacional de Lutero em julho de 2017.

sexta-feira, 7 de julho de 2017

Tradução do devocionário "FESTE BURG"

 

 O ensinamento verdadeiro e que deve ser crido e aceito de todo o coração é este: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior. 1 Tm.1.15 

      Não preciso de igreja. Se existe um Deus, eu também posso vê-lo na natureza.
      Meu velho amigo dos tempos de escola certamente não é o único que usa estes argumentos contra a Igreja e a fé cristã. Em alguns casos, a igreja ainda é uma demanda por motivas não tão ortodoxos...
     Ela é portadora de uma tradição cultural, dizem outros. Pense, por exemplo, os maravilhosos concertos clássicos em nossas igrejas, na promoção da paz e justiça e outros eventos.
      Para o que a Igreja está ai?
      Há 2000 anos atrás, quando Paulo escreveu as palavras acima, o mundo não era muito diferente do que é hoje. Na igreja em Corinto, por exemplo, o antigo espírito mundano penetrou sutilmente entre os membros.
      Então muitos eram de opinião de que a vinda de Jesus Cristo a este mundo não foi um evento real, mas apenas uma noção espiritual necessária para manter uma conduta moral.
      Configurou apenas uma dimensão "espiritual" da fé cristã.
      Hoje temos outros tempos, mas é incrível notar que opiniões semelhantes sobre a pessoa de Jesus Cristo se espalham também hoje.
      Mas segundo o apóstolo Paulo não existe nenhuma dúvida de que Jesus Cristo realmente veio ao mundo para salvar pessoas. É por isso que existem as igrejas. Não encontramos Jesus Cristo na natureza.
      Na Igreja é anunciado aquele que veio ao mundo, foi crucificadoe ressuscitou: o Senhor Jesus Cristo!
      Isto nós cremos e confessamos e disto não somos meros espectadores, mas fomos pessoalmente afetados.
      Estou feliz por que isto é assim!
      Oração: Ó Senhor Jesus Cristo, dá-me pelo teu Espírito Santo, que eu sempre reconheça o que fazes por mim e me ajuda, que eu sempre confesse a outros cristãos nos cultos e a pessoas fora da igreja que tu vieste ao mundo para nos salvar. Amém!

quinta-feira, 6 de julho de 2017

REFLEXÃO

Eureca!

     “Eureca”, grita Arquimedes, com alegria por descobrir algo importante. Quando Jesus nos revela quem é, e o que nos oferece, encontramos a melhor notícia do mundo. “Quem procura os seus próprios interesses nunca terá a vida verdadeira; mas quem esquece a si mesmo, porque é meu seguidor, terá a vida verdadeira” (Mt 10.39). Eureca! Agora entendemos: a vida não está na satisfação por nossas conquistas. Na verdade, quanto mais tentamos nos agradar, menos conseguimos. A vida, verdadeira, está em Jesus. Segui-lo, mesmo com a loucura de esquecer de si mesmo, de perseguições, é finalmente dizer: “Eureca! Encontrei a vida!”
     Oração: Salvador Jesus, obrigado por me fazer encontrar a vida em ti. Amém.
Leia em sua Bíblia Mateus 10.34-39
HoraLuterana

terça-feira, 4 de julho de 2017

VIR A JESUS


Só poderão vir a mim aqueles que forem trazidos pelo Pai, que me enviou, e eu os ressuscitarei no último dia. Jo.6.44 

      É uma tarde de verão. É quente e o sol está brilhando. Pai e filho estão em um parque. Em dado momento ouve-se um som e a medida que se aproxima dolocal onde eles estão o som aumenta. É o sorveteiro. O pai diz a seu filho: - aqui você tem dinheiro! Compre um sorvete para você!
      O que a criança fará? Vai pegar o dinheiro ...
e correr para o sorveteiro, porque ele está ansioso para tomar o sorvete?
      Ou se a criança é ainda muito pequena e o pai tem que levá-la pela mão, vai com ele até o sorveteiro e compra o sorvete para a criança.
      Ninguém pode vir a Cristo e crer nele sem que o Pai do Céu o trouxer para Cristo, diz a Bíblia.
      Como é que Pai do Céu que faz isto?
      Deus dá aos pais o ensejo de trazer seus filhos para serem batizados. Faz com que Palavra de Deus ao chegar até os ouvintes, constrange as pessoas a se envolver com Cristo, o Senhor e Salvador, reconecê-lo, confiar nele e amá-lo.  Ouvindo as orações proferidas em momentos de aflição e muito, muito mais.
      Quem já por um tempo recusou em ir aos cultos ou foi impedido de participar, este, depois de algum tempo vai perceber que está faltando alguma coisa a ele.
      Esta percepção vem de Deus que sempre de novo quer atrair as pessoas a Cristo.
      Esta é a vontade do Pai. - E a vontade de quem me enviou é esta: que nenhum daqueles que o Pai me deu se perca, mas que eu ressuscite todos no último dia, diz no versículo 39 de João 6.
      Ó que gracioso presente é, desde pequeno aprender a orar, cantar a liturgia e junto com a comunidade louvar e orar. Ser educado por Deus, receber sua graça.
      Com tudo que tenho e sou, em gratidão, quero viver para a sua honra e glória, .
      Oração: Querido Pai Celestial, obrigadopor me atrair ao teu Filho e sempre de novo me chamar ao convívio com ele. Deixa-me estar na sua presença, agora e eternamente. Amém.

Jens Wittenberg
Tradução do devocionário "FESTE BURG"

domingo, 2 de julho de 2017

Para ir ao céu.
 
     “Eu vou para o céu porque sou bonzinho, honesto e nunca matei ou roubei”, alguns pensam. Mas logo a consciência começa a fazer as contas dos erros, do orgulho, da falta de misericórdia, “e o próprio mandamento que me devia trazer a vida me trouxe a morte” (Rm 7.10).
     Por isso Jesus paga por nossos pecados: ele sofre o nosso castigo. Em Cristo, “do ponto de vista da lei, vocês também já morreram, pois são parte do corpo de Cristo. E agora pertencem a ele, que foi ressuscitado para que nós possamos viver uma vida útil no serviço de Deus” (Rm 7.4). Agora, vamos ao céu, por causa de Jesus.
Oração: Jesus, sou teu. Amém.
Leia em sua Bíblia Romanos 7.1-13
HoraLuterana
Resultado de imagem para imagem do céu