REFLEXÃO
Bom dia! Numa certa ocasião estava Jesus orando. Quando terminou, um dos seus discípulos pediu: Senhor, ensina-nos a orar como também João ensinou aos seus discípulos. (v.1). O que é exatamente uma oração? Oração é aquele culto divino, em que apresentamos, com o coração e com os lábios, todos os nossos desejos a Deus e rendemos louvor e graças. É um diálogo do cristão com Deus. Quando falamos de oração, nos lembramos obrigatoriamente do Senhor Jesus, pois Ele é a maior referência que temos neste assunto. Qualquer leitura dos Evangelhos deixa muito clara a prática constante de oração na vida de Jesus. Ele é um exemplo. Sempre orava. Toda a sua vida foi alternada em agir, pregar o evangelho e orar. Nos momentos mais decisivos de sua vida, Ele orava ao Pai para tomar as melhores decisões. O apóstolo Paulo aconselha os cristãos à prática da oração: “Orai em todo o tempo” (Ef 6,18), “perseverai na oração” (Cl 4,2), “orai sempre e em todo o lugar” (1 Tm 2,8). “Antes de tudo recomendo que se façam súplicas, orações, petições, ações de graças por todos os homens” (1 Tm 2,1). Não é uma simples recomendação; é uma palavra de ordem, o que significa sem interrupção, sem suspensão, sem descansar.
No entanto, os ensinamentos de Jesus e os conselhos do apóstolo Paulo sobre a oração, parece ter perdido à sua real validade para boa parte da cristandade de nossos dias. Ora-se pouco. Muitos não têm tempo para orar; outros só oram quanto há necessidade. Enfim, perdemos a percepção da presença de Deus. Ignoramos sua companhia. Esquecemos suas promessas. Não confiamos no poder de Deus. Na verdade, nossas orações, muitas vezes, se assemelham mais as orações dos “gentios que não conhecem a Deus, e pensam que pelo muito falar serão ouvidos.” (Mt 6.7,8).
Precisamos pedir ao Senhor: “Senhor, ensina-nos a orar!” Quando pedimos a Deus para nos ensinar a orar, experimentamos grandes mudanças na nossa maneira de orar. Aprendemos a confessar as nossas dificuldades, esperar o agir de Deus, saber do que realmente precisamos, confiar nas promessas de Deus, mesmo que aparentemente nada esteja acontecendo. Aprender a orar é seguir a Jesus, sem buscar prestígio, sem esperar recompensa das pessoas, mas tendo a certeza de que sempre seremos recebidos na presença do Pai, que enviou seu Espírito para estar conosco todos os dias e em toda e qualquer circunstância. Precisamos orar e, caso não soubermos, simplesmente façamos como o discípulo de Jesus: "Senhor, ensina-nos a orar".
Um ótimo dia!
Alcemar Cabreira
0 comentários:
Postar um comentário