SBB

quarta-feira, 17 de julho de 2019

SABER ESCOLHER O MELHOR

Feed de Notícias

TEXTO: LC. 10.38-42
TEMA: SAIBAMOS ESCOLHER A BOA PARTE
Vivemos num mundo de escolhas. Nossa vida é um jogo de escolhas. Escolhemos ficar em casa, escolhemos jogar bola, escolhemos visitar um amigo, o que fazer no final de semana. Precisamos, muitas vezes, analisar corretamente com objetividade para escolher o melhor diante das nossas escolhas. É justamente neste momento que ficamos preocupados quanto a forma de agir sem saber qual é a mais correta. Na verdade, é uma das coisas mais difíceis para administrarmos em nossas mentes. Sentimos um dilema diante das nossas escolhas. Mas devido a essa escolha nos tornamos ansiosos, deprimidos e confusos. A vida de Davi foi marcada por uma má escolha que o levou a cair em pecado. O pecado lhe trouxe tanta amargura, tristeza e agonia. Davi entrou em pânico e desespero com receio de ter sido abandonado por Deus. Será que você está pronto para fazer suas escolhas?
O nosso texto de hoje fala de escolhas e serve de orientação para fazer tal análise, ou mesmo um exame de nossas vidas, se realmente estamos escolhendo a boa parte que é a palavra de Deus. A passagem fala de um dilema enfrentado entre duas irmãs, uma deseja manter-se ocupada com os seus afazeres e outra deseja estar ao lado de Jesus. Marta fez tudo para oferecer uma boa acolhida ao seu hóspede. Afinal, era uma visita muito importante e merecia o melhor. Assim, ela preparou um trabalho com cuidado minucioso ao apresentar uma calorosa recepção. Preocupou-se com a arrumação da casa e tudo mais que envolve uma hospedagem. Corria apressadamente para a despensa, para a horta, para o fogão. Pretendia oferecer do melhor a Jesus. Mas ficou desanimada, inquieta, irritada, e começou a murmurar. O seu trabalho de amor estava se tornando uma tarefa pesada demais!
Todos nós sabemos como uma dona de casa corre quando chega um hóspede. Ela procura recebê-lo da melhor maneira possível. Nada deve ser esquecido! São inúmeros os pequenos preparativos que requerem a atenção de uma boa dona de casa. Podemos muito bem entender que Marta quisesse receber dignamente a visita de Jesus. Afinal, Jesus era uma pessoa importante. Deveria receber todas as honras possíveis. Porém se deixou levar pelo trabalho sem perceber que perdeu o foco em Jesus e na sua Palavra. Ela não pôde mais se conter. Saiu da cozinha e, olhando para Jesus, disse: "Senhor, não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude!" (v.40). Marta estava ansiosa, preocupada, afadigada, aflita, com muitas coisas em seu coração, e ficou incomodada com Maria, porque ela estava aos pés de Jesus, tranquila descansando.
Jesus respondeu: "Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada". Por que Jesus repreende-a, Ela não estava recebendo aquele a quem não tem onde reclinar a sua cabeça? Não organizou Levi uma grande ceia sem que Jesus o condenasse? Parece-a me não tanto a falta de tempo e o estar atarefada ser o problema. A questão torna-se perigosa quando coloca o agir em concorrência nos seus serviços domésticos do que o ouvir da palavra de Deus. O que Jesus faz, respondendo a Marta, é recolocar as coisas em seus devidos lugares. Ele não diz que as suas preocupações não sejam importantes. Mas que elas jamais deveriam estar no topo das escalas dos valores, ou seja, em primeiro lugar.
Algo estava faltando na vida de Marta. Uma coisa que deve ocupar o primeiro lugar: a palavra de Deus. Esta coisa mais necessária, do que todos os seres humanos necessitam e que Marta não estava colocando em primeiro lugar. Isto não significa que Marta não cria, no Salvador. Mas deixou-se prender demais com as ocupações da casa. Preocupou-se unicamente em oferecer uma boa refeição a Jesus, esquecendo-se de cuidar das suas próprias necessidades espirituais.
Jesus também nos adverte. A sua advertência é dirigida a cada um de nós. Todos nós precisamos ser advertidos porque andamos preocupados demais com as coisas materiais. Diariamente, trocamos o tempo que deveríamos dedicar no nosso relacionamento com Deus, para realizarmos outras atividades que julgamos mais urgentes e importantes. Em meio às atividades rotineiras, dificilmente paramos para refletir ou para ouvir o que Deus requer através de sua Palavra. Normalmente, as pessoas colocam como primeira prioridade a comida, a roupa, o dinheiro, a família, a carreira. Mas existe algo que é mais importante que todas essas coisas: o Reino de Deus. Quando buscamos o Reino de Deus acima de tudo, Deus cuida de nossas outras necessidades. Nada é mais importante que o Reino de Deus.
Que Deus nos abençoe e que saibamos como Maria, sempre escolher a melhor parte: o reino de Deus.
Um ótimo dia!

0 comentários:

Postar um comentário