SBB

sábado, 1 de agosto de 2020

CULTO PARA 02/08/2020


Culto Doméstico - 22/2020 – 02/agosto/2020
Siga também em: ielbprudentopolis.blogspot.com
9º Domingo após Pentecostes
1. Saudação e acolhimento (pelo líder)
2. Invocação: Iniciamos em nome de Deus Pai, Filho e Espírito Santo, um só Deus para todo o sempre!
3. Oração: Senhor, Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Estamos aqui para te adorar e louvar por tudo que és e fazes por nós. Somos gratos pela graça, amor e proteção que sempre nos dás.
Pedimos que perdoes os nossos pecados, por amor de Jesus Cristo, e nos agracies com a ação continuada do teu Espírito Santo para que fortaleça a nossa fé e confiança em ti e nos habilite a te servirmos com muita dedicação e gratidão.
Estamos reunidos para realizar o Culto Doméstico. Concede-nos a tua presença graciosa e guia-nos para que cresçamos em conhecimento, amor e fé.
Ouve-nos por Jesus Cristo. Amém.
4. Leitura Bíblica: Salmo 136.1-9       Romanos 9.1-5     Mateus 14.13-21
5. Hino: Eu creio em ti, Senhor (426 – HL)
1. Eu creio em ti, Senhor, /pois tu sofreste a dor / por mim na cruz. / Vem, ouve meu orar, / a culpa vem tirar / e faze-me ficar / só teu, Jesus.
2. Vem rica graça dar, / e força para amar / com zelo e ardor. / Por mim foi teu morrer. / Vem, faze o amor arder, / fiel e puro ser / por ti, Senhor.
3. E quando eu percorrer / o vale do sofrer, / vem me guiar. / As trevas torna luz,
bem leve a minha cruz. / Só junto a ti, Jesus, / eu quero andar.
4. Meu sonho vai findar, / a vida irá mudar, / a morte vem, /oh! Tira o medo então;/ do céu me dá visão / e toma a minha mão, Jesus. Amém.
6. REFLEXÃO - Texto: Mt 14.13-21
É PRECISO CAMINHAR
Tema: “Viu Jesus uma grande multidão e compadeceu-se deles”.
        Estimados irmãos,
        Como você está hoje? Como se sente? Está bem, está forte ou ... talvez, sente fraqueza e solidão, mesmo estando em meio à multidão de pessoas. Está passando por necessidades?
        Seja qual for a sua realidade, tem alguém que está olhando por você agora e se importa com você! E muito mais, ele está aí com você para ajudá-lo.
        Me refiro ao Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, que foi descrito assim pelo profeta Isaías (com as seguintes credenciais): “Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Is 9.6). É este Senhor que está olhando para você e está aí para ajudá-lo, pois Ele é o Deus da compaixão. Nele estamos seguros e tranquilos.
        O apóstolo Paulo, referindo-se a respeito das provas e certeza do amor de Deus pelo Seu povo, escreve: “Aquele que não poupou a seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura não nos dará graciosamente com ele todas as coisas”? (Rm 8. 32).
        O Evangelho de hoje nos revela a compaixão do Senhor Jesus Cristo pela humanidade.
        O texto que antecede o Evangelho de hoje relata a morte cruel de João Batista. Ao receber a notícia da morte de João Batista, Jesus ficou impactado, conforme está escrito: “Jesus, ouvindo isto, retirou-se dali num barco, para um lugar deserto, à parte” (Mt 14.13). No Evangelho de João há este registro: “Então, subiu Jesus ao monte e assentou-se ali com os seus discípulos” (Jo 6.3). Jesus queria ficar a sós com os seus discípulos para descansar, fortalecer, reanimar e instruir os discípulos que estavam sendo preparados para o trabalho de evangelização do mundo.
        Porém, eles não conseguiram ficar sozinhos. Está no texto: “... sabendo-o as multidões, vieram das cidades seguindo-o por terra” (Mt 14.13). Escreve um comentarista bíblico que a caminhada do povo foi de aproximadamente 8 quilômetros pela região deserta. Podemos imaginar a dificuldade nesta caminhada de ida e, depois, no retorno para casa. A dificuldade na volta seria maior, pois, estariam com fome e teriam que viajar no escuro. Imaginem a caminhada de uma multidão composta por homens, mulheres e crianças! O relato foi este: “... foram cerca de cinco mil homens, além de mulheres e crianças” (Mt 14.21). O total de pessoas talvez estaria em torno de 15 (quinze) mil pessoas. Eles teriam dificuldades para suportar esta caminhada. Os discípulos confirmam a dificuldade ao dizer para Jesus: “O lugar é deserto e vai adiantada a hora; ...” (Mt 14.15b). Sem ajuda, teriam muitas dificuldades.
        Jesus conhecia a realidade da vida desta multidão. O texto diz: “Viu Jesus uma grande multidão e compadeceu-se deles”. Vamos contemplar este olhar compassivo e a ação de Jesus em favor do povo nesta história:
        1. Ao descer do barco “viu Jesus uma grande multidão, compadeceu-se dela e curou os seus enfermos” (Mt 14.14). Jesus demonstrou o poder e amor pela multidão que “estava exausta como ovelhas que não têm pastor” (Mt 9.36). Foi um olhar de compaixão de Jesus pelo povo que era carente de ajuda material e física. Jesus teve um olhar holístico pelo povo.
        No final do dia, Jesus não deixou a multidão com fome. Incumbiu os discípulos de providenciar alimento. Quando eles disseram “Não temos aqui senão cinco pães e dois peixes”, Jesus nada questionou. Simplesmente disse: “Pois tragam para mim” (NTLH). Podemos imaginar que Jesus estava transmitindo: “Deixem que eu resolvo. Quero que saibam quem eu sou e o que posso fazer para que vocês confiem mais em mim e tenham a certeza de que eu sou Deus”! E tomando os pães e os peixes “erguendo os olhos ao céu, e os abençoou”. E o milagre aconteceu! Diz o texto: “Todos comeram e se fartaram” e ainda sobraram doze cestos cheios”.

Proseando: Porque Jesus multiplicou duas vezes os pães?
        Jesus sempre cuida do seu povo. Ele também conhece a nossa realidade. Por isso, não precisamos viver ansiosos e preocupados. No Sermão do Monte, Jesus diz: “... não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir” e acrescenta: “... pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas”. E continua: “ ... buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6.25,32-33). Com a bênção de Deus, a nossa vida está amparada pela generosidade e providência divina. Eu creio neste cuidado de Deus! E você?
        Saibamos ser gratos pelo poder e generosidade de Deus a nosso favor!
        2. Antes de multiplicar os pães e os peixes, Jesus acolheu as multidões e falou-lhes a respeito do reino de Deus” (Lc 9.11). Isto nos lembra do presente mais importante, de valor eterno, que Jesus deu à multidão: a salvação. Através da sua morte e ressurreição pagou a nossa Culpa e nos dá perdão, vida e salvação. É o “suprimento” mais valioso que Ele fornece aos que nele creem! Com a graça de Jesus, estamos “abastecidos” para fazer a viagem rumo aos Novos Céus e Nova Terra, com toda a graça e proteção de Jesus!
        Jesus também falou a nós a respeito do seu Reino de amor e graça pela humanidade. Nos acolheu e incluiu em sua família. Este é o maior objetivo da sua vinda ao nosso mundo.
        Assim como os discípulos atuaram como serviçais na distribuição dos pães e peixes, estejamos sempre prontos e ativos na distribuição e proclamação do Evangelho da salvação a todos. Amém
Evangelho do dia - 06/12/2017 - Jesus multiplica os pães - Mt 15 ...
7. Hino: Ergue-se o estandarte (327 – HL)
1. Ergue-se o estandarte, / tremulando à luz: / a coroa brilha, / circundando a cruz! / Na cruzada invicta, / quem quer hoje entrar / e o Evangelho aos povos com fervor pregar?
Estr.: Ergue-se o estandarte, / tremulando à luz: / a coroa brilha, / circundando a cruz.
2. Luta contra as trevas! / Luta contra o mal! / Vamos à peleja santa, divinal, / dar combate ao erro, / à superstição, / proclamando aos homens, Cristo, a redenção!
Estr.: Ergue-se ...
3. Vinde ao bom combate, / sem esmorecer; / de valor eterno / glória haveis de ter. / A quem quer segui-lo, / eis que diz Jesus: / Negue-se a si mesmo, / tome sua cruz.
Estr.: Ergue-se ...
4. Salvador, confio / em teu grande amor. / Entro na batalha / com vibrante ardor.
Dá que em teu serviço / saiba a cruz tomar, / e teu santo nome / hoje e sempre honrar.   Estr.: Ergue-se...
8. Confissão de fé – Credo apostólico
9. Oração (feita por um dos participantes)
10. Oração do Pai Nosso (em conjunto)
11. Hino: (197 – HL)
1. Em paz e com perdão / Despede a tua grei
Que de alma e coração / Observa a tua Lei.
2. Ensina-nos, Senhor / Em tua luz andar
Viver em santo amor / e sempre o praticar.
12. Bênção (em conjunto) O Senhor nos abençoe e nos guarde. O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre nós e tenha misericórdia de nós. O Senhor sobre nós levante o seu rosto e nos dê a paz. Amém.
Abençoado Culto Doméstico


0 comentários:

Postar um comentário