SBB

sábado, 28 de novembro de 2020

CULTO DOMÉSTICO - PARA 29 DE NOVEMBRO

 

VIDA CRISTÃ

Edição 49 – novembro 2020 - Tempo de ADVENTO Contatos: Pastor Martinho Sonntag: martinho@ielb.org.br (51) 99644-0761

ADVENTO - Deus conosco

As Escrituras Sagradas estão repletas de afirmações altamente significativas e consoladoras, mas há uma que é extraordinariamente significativa e consoladora e ela está registrada em Mt 1.23: “... e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco”.

Deus conosco! Você já pensou o que isto significa?

Significa que Deus não desistiu de nós e continua tendo planos para nós tanto para esta vida como para eternidade. Significa que Deus faz questão de estar conosco em nossa caminhada neste mundo e faz questão que nós estejamos com ele, no céu, quando a nossa vida aqui neste mundo se findar.

Significa que Deus não está ausente ou distante de nós, mas está conosco. Significa que Deus realmente vem ao nosso encontro.

E é exatamente isto que celebramos no Advento: a Vinda de Deus, através de seu Filho Jesus Cristo, ao nosso encontro para cumprir a lei em nosso lugar e dar a sua vida em nosso favor. Celebramos o fato dele ter vindo no primeiro Natal (o que teremos o privilégio de comemorar no dia 25/12), dele vir ao nosso encontro através dos meios da graça (Palavra, Batismo e Santa Ceia) e celebramos a promessa de que ele virá em glória para julgar os vivos e os mortos no Juízo Final.

E tudo isto acontece porque Deus nos ama e em sua graça nos perdoa, nos acolhe e nos salva.

Qual é a postura que podemos ou devemos ter diante de tanto amor e graça?

Infelizmente há muitas pessoas que têm uma postura de orgulho, de indiferença, de desobediência e de desprezo para com Deus. Mas nós somos convidados a termos uma postura de confiança nas promessas que Deus nos faz, de humildade, de obediência e de serviço a Deus e ao próximo. Desta forma poderemos, diariamente, durante toda a nossa vida, usufruir das promessas: “... E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século” (Mt 28.20) e “Quem Crer e for batizado será salvo” (Mc 16.16).

Enfim, pela fé em Jesus Cristo, podemos usufruir do conforto e do consolo de termos Deus conosco para sempre. Abençoado tempo de Advento!

Pr. Geraldo Schüler - Presidente da IELB

Seminário Concórdia - Estagiários 2021

 "E lhes disse: — A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, peçam ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara." Lucas 10:2 (NA17).

Um emaranhado de teorias filosóficas tece o novo pensamento evangélico brasileiro. Ser pastor na pós-modernidade é um desafio dos mais difíceis. A secularização empurrou igrejas para as margens de nosso país. O relativismo moral, que acompanha uma visão secular da realidade, afetou profundamente a obra da Igreja e o seu Ministério. O Ministério inserido nessa cultura torna-se um trabalho complexo. A mudança de pensamento teológico nos últimos anos, vem operando um recrudescimento do conteúdo bíblico pregado em algumas igrejas. Dito isto, aponto para a importância do Seminário Concórdia, que há 117 anos vem formando obreiros para a Igreja Evangélica Luterana do Brasil. O Seminário Concórdia tem como objetivo formar homens de Deus para o exercício do Ministério Público da Palavra de Deus. De extrema importância para os alunos do Seminário, estudantes da teologia confessional luterana, é o ano de Estágio. O Estágio em Teologia corresponde a 12 meses de atividades numa congregação, paróquia ou missão da Igreja, sob a supervisão direta de um pastor orientador. O Estagiário necessita da aplicação da litúrgica e homilética no exercício paroquial para garantir a desenvoltura requerida do futuro Pastor. Para o ano de 2021, o Seminário Concórdia disponibiliza 28 (vinte e oito) estagiários para a IELB. Até o presente momento não recebemos pedidos suficientes para todos os estagiários realizarem essa prática tão importante para a formação ministerial.

Estimados pastores e líderes das congregações e distritos da IELB, em nome do Seminário Concórdia e Departamento de Ensino da IELB, pedimos a vossa colaboração e participação ativa neste processo chamando um estagiário para o ano de 2021. Abraços e bênçãos.

Pr. Joel Müller - Vice-Presidente de Ensino

 

ADVENTO 1. Tempo de Advento

O Calendário eclesiástico/litúrgico marca datas e períodos para que os cristãos tenham uma oportunidade especial para recordar e comemorar os fatos mais marcantes da narrativa da obra de Deus e da salvação que temos em Jesus Cristo.

O ano eclesiástico inicia com o Primeiro Domingo de Advento, que neste ano acontece no dia 29 de novembro. O tempo de Advento são 4 (quatro) semanas que precedem o Natal.

2. O significado do Advento.

 A palavra “advento” significa “o que se espera” ou “o que virá”. Nesse período somos convidados a meditar sobre o mistério da graça divina, revelada na vinda tríplice de Jesus: a) no nascimento em Belém, na vinda ao mundo para salvar humanidade; b) na vinda a cada um através da Palavra e Sacramentos; c) na segunda vinda, no Juízo Final.

Advento é o tempo especial de espera, de meditação e de preparação para uma vida consagrada ao Senhor - na expectativa do grande momento da volta de Cristo. Todos são convidados a meditarem de maneira especial sobre os relatos bíblicos a respeito da ação amorosa de Deus em favor da humanidade.

 É tempo de refletir também sobre a realidade do pecado na vida de cada um e sobre a maravilhosa graça divina revelada em Jesus.

Por ser um tempo lindo de esperança e de gratidão, supliquemos a Deus para que mantenha firme a nossa esperança no cumprimento das Suas promessas.

Louvado seja Deus pela maravilhosa graça da salvação em Jesus Cristo. Divulguemos com entusiasmo a mensagem da salvação a todas as pessoas ao nosso alcance. Neste período de Advento e Natal muitos estarão impedidos de participar de programas nos templos devido à pandemia. Aproveitemos, então, intensamente os meios de comunicação social para anunciar a muitas pessoas o significado e a mensagem do Natal.

Tenham muitas bênçãos neste tempo de Advento, em preparação para o NATAL!

Pr. Martinho Sonntag - Vice-Presidente Educação Cristã

Pedidos de Oração

1. Pastor Horst Kuchenbecker e família – Para que os console e ampare com o Seu amor lembrando a partida da esposa, mãe e avó ÚRSULA para a eternidade junto de Deus. Deus abençoe o pastor Horst para que supere as dificuldades da saúde.

2. Pastor Bruno Sonntag – Está hospitalizado no Ernesto Dorneles, Porto Alegre. Lembremos de incluí-lo em nossas orações.

3. Pastores e congregados – Vários pastores e congregados foram contagiados pelo Covid19. Intercedamos junto a Deus pela proteção destes irmãos e pelo pronto restabelecimento da saúde deles, segundo a Sua vontade.

4. Pastor Valci Sering, de Ministro Andreaza, RO, pede para que nos juntemos a ele no agradecimento a Deus pelas orações e pela bênção da recuperação da saúde de sua esposa Elenilda Sering. Deus seja louvado por esta bênção.

 

Importantes publicações de Educação Cristã pela Editora Concórdia para 2021 – Encomendas já podem ser feitas, em pré-venda.

Livro “Igreja em Grupos – PEM” 2021.

 O conteúdo desta edição é este: 1. Três temas (estudos) de cunho evangelístico, abordando a temática do lema da IELB para 2021: a) Compartilhando o Perdão b) Compartilhando a Vida d) Compartilhando a Salvação. 2. Dez estudos sobre o livro de Tiago São estudos com ênfase na vida de santificação, que é a marca deste livro. São assuntos muito importantes para a vida de consagração dos cristãos, para a vivência da fé cristã. 3. Hinos para os encontros de estudo bíblico. 

Livro Portas Abertas – R$ 36,00

São cultos preparados para serem conduzidos por leigos, especialmente. Os cultos preparados abrangem o período de Natal até após a Páscoa. Todos eles foram escritos pelos formandos do Seminário Concórdia de 2020, sob a supervisão e orientação do Prof. Dr. Vilson Scholz. Além destes Cultos, o livro contém 11 Cultos temáticos sobre os 10 Mandamentos., cujos textos foram escritos pelos professores do Seminário Concórdia. São ótimos auxílios também para os pastores. 

Livro O Jovem na Igreja – R$ 55,00

 É um valioso auxílio para pastores e líderes que atuam no trabalho com jovens. A intenção da publicação deste livro é proporcionar ao público alvo orientações para um trabalho eficaz com os jovens. A leitura auxiliará a liderança no importante trabalho para que a Igreja continue anunciando Cristo Para Todos, especialmente para os jovens.

0 comentários:

Postar um comentário