SBB

sábado, 14 de novembro de 2020

CULTO DOMÉSTICO

 

Culto Doméstico - 32/2020 – 15 de novembro/2020

Siga também em: ielbprudentopolis.blogspot.com

1. Saudação e acolhimento (líder)

2. Oração

Amado Deus Pai, estamos reunidos em família para o Culto Doméstico. Foi através dos meios da graça, Batismo e Palavra, que teu Espírito Santo nos levou à fé. Agora fazemos parte da tua grande família de salvos e protegidos por ti. Obrigado pela obra de teu Filho Jesus Cristo, nosso Deus Salvador, que pagou a nossa culpa com o seu sacrifício e morte na cruz, conquistando para todos nós o perdão gratuito de nossos pecados. Também te louvamos por todos os bens que temos. Tudo vem de tua bondosa mão abençoadora. Pedimos que nos orientes e inspires ao meditarmos na tua santa Palavra neste encontro de hoje. Oramos em nome de Jesus, nosso amado Salvador.

3. Canto - Hino 205 (HL) – “Digno és, ó Cordeiro”.

a. Digno és, ó Cordeiro, de todo o louvor, graças nós rendemos por teu amor.

b. Tua seja a glória e o domínio também, para todo o sempre. Amém. Amém.

c. Teus são os poderes e os tronos também, hoje e para sempre. Amém. Amém.

d. Glória nas alturas, na terra também, glórias, aleluia! Amém. Amém.

5. Reflexão: Solidão? Como vencê-la?

Texto bíblico:1 Jo 4.18 - “No amor não há medo

Texto bíblico: Lc 5.16 - Jesus se retirou e ficou sozinho

        Hoje vivem no mundo mais de 7 (sete) bilhões de pessoas! Com tanta gente ao redor, é possível alguém ficar isolado, sem que alguém tome conhecimento dos seus sofrimentos, dores, alegrias?


        No lar: solidão de um pai, de uma mãe, de um marido, de uma esposa, de filhos ...

        Todos nós já sentimos a solidão. A pergunta é: Como lidar com ela?

        O que é solidão?

        Alguém disse: “É sentir-se só e ter a impressão de que não se presta para nada”.

        Antigamente as pessoas nasciam, cresciam e morriam na mesma localidade e, em muitos casos, até na mesma casa.. As famílias eram mais numerosas do que hoje. Em alguns casos, reuniam-se até três gerações sob o mesmo teto e, por isso, não havia lugar para a solidão nessas casas.

        Hoje o ambiente é diferente: Famílias menores, filhos vão estudar e/ou trabalhar em outras cidades, muitos divórcios e separações, as ocupações profissionais e de lazer separam as pessoas, os meios de comunicação tomam a atenção das pessoas que não mais conversam.

    Por incrível que pareça, a solidão se faz mais presente nas grandes cidades, nas maiores aglomerações populacionais. É difícil estabelecer relações com estranhos. Há a desconfiança, as hostilidades, os perigos, etc. Cada um se isola e se fecha.


        Como vencer ou superar a solidão?

        Jesus aproveitou o seu tempo a sós para meditar e orar (Mc 14. 25 e outros).

        Estar sozinho, às vezes, é necessário, embora difícil. Como ficar sozinho? Estar sozinho não é a mesma coisa do que estar solitário. Solidão alguém pode sentir mesmo não estando sozinho.

        A nossa solidão pode ser um sinal de que não gostamos de nós mesmos, e nem queremos estar conosco mesmos.

        Podemos estar sozinhos (solitários) se continuamos dando sempre aos outros a responsabilidade de nos amar, de cuidar de nós e de decidir por nós.

        Também podemos ser solitários se vivermos uma vida rebelde e independente. Esta independência nos tira o apoio das pessoas de quem precisamos. Outras vezes podemos sentir solidão quando procuramos demonstrar que nós sabemos mais que os outros, que somos mais importantes do que os outros, etc. Com estes pensamentos e atitudes levamos as pessoas a se afastarem de nós. Porém, se aprendemos a estar sozinhos conosco mesmos ou junto a outros, com humildade e amor (ágape= o amor de Deus), a nossa solidão diminuirá e vai embora!

        Precisamos perder o medo de encontrar-nos conosco mesmos. Precisamos aprender a tarefa de manejar a nossa própria individualidade. Se não nos sentimos suficientemente seguros ou responsáveis por nós mesmos, a nossa individualidade pode nos amedrontar.

        O “estar sozinho” diante de Deus pode ser uma ocasião oportuna para conhecermos mais profundamente a nós mesmos e aceitarmos melhor a nossa individualidade, se somos agradecidos a Deus pelo que somos.

        A quietude da meditação permite-nos ver a nossa vida (até a morte) e contemplar o seu significado à luz daquilo que Jesus Cristo fez por todos nós.

        Jesus praticava a meditação quando se afastava para ficar a sós. Alguns escritores consideram a meditação como parte essencial das atividades humanas. Na vida cristã isto é fundamental! Quem ainda medita hoje? Chega em casa, liga a TV... e, não sobra tempo para meditar e orar.

        A meditação espiritual é a contemplação espiritual de versículos bíblicos ou de palavras bíblicas. Meditar significa identificar-se com um pensamento. Para fazer isso, é necessário eliminar as distrações e concentrar-se.

        Outras ideias para aliviar a ansiedade produzida pela solidão. Por exemplo: a) Viver um dia de cada vez, adotando o que Cristo diz em Mt 6.34: “Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal”.  Analisar com cuidado tudo o que você tem e é, e você se dará conta de que a sua vida não é tão ruim assim. Você vai começar a sorrir, sentir alegria e vai ser mais agradecido a Deus! Acima de tudo, faça o que diz o Ap. Paulo em Fp 4.6-7: Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus”.

        Outro bom caminho para não sentirmos solidão é o do servir as pessoas, motivado pelo amor de Deus. Quem ama as pessoas, a Igreja, etc. se colocará a serviço delas, conviverá com elas e não terá tempo para sentir solidão.

                Permitam que diga ainda o seguinte: Se um cristão diz que está em solidão é porque, talvez, não ama os outros como convém e não serve a Deus como Ele deseja!  Quem ama “sai de si mesmo” e vai ao encontro dos outros – e aí a solidão se vai!

        Jesus Cristo foi traído, julgado, humilhado, crucificado e abandonado.         Completamente sozinho, ele morreu ridicularizado, pregado na cruz. Mas, morreu para reunir a todos junto ao Pai. A morte de Cristo é a chave para o triunfo sobre a solidão. Leia o que Jesus diz em Jo 16.32: “Eis que vem a hora e já é chegada, em que sereis dispersos, cada um para sua casa, e me deixareis só; contudo, não estou só, porque o Pai está comigo”. E Mt 28.20: “... ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século”. Você ainda sente solidão?


        Tente falar seguidamente de Cristo a pessoas em sua volta e você verá como a solidão se vai!

        Quando a solidão nos assalta, saibamos que Jesus é nosso amigo e que Ele está conosco, nos dá ânimo para viver com esperança.

        Na realidade, os filhos de Deus nunca estão sozinhos!

                                                                                        Martinho Sonntag

6: Oração – feita por um dos presentes

7. Hino: 189 (LS) – Eu só confio no Senhor

1. Eu só confio no Senhor, que não vai falhar. Eu só confio no Senhor, sigo a cantar. Se o sol chegar a escurecer, e o céu nublar, eu só confio no Senhor, que não vai falhar.

:: Posso confiar. Posso confiar. Que um lar no céu Cristo vai me dar.

Se o sol chegar a escurecer, e o céu nublar,

eu só confio no Senhor que não vai falhar.

2. Confiando no meu Senhor, eu não temo o mal. Confiando no meu Senhor, tenho paz real. Se o mal vier me perturbar, N'ele confiarei, pois a Jesus me entreguei. Ele é meu Rei!

:: Agora sou feliz! Como sou feliz! Cristo me salvou. Vencedor eu sou.

Se o mal vier me perturbar, N'ele confiarei,

pois a Jesus me entreguei. Ele é meu Rei!

8. Pai Nosso – em conjunto

9. Bênção em conjunto

O Senhor nos abençoe e nos guarde. O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre nós e tenha misericórdia de nós. O Senhor sobre nós levante o seu rosto e nos dê a paz. Amém.

 

0 comentários:

Postar um comentário